terça-feira, outubro 13, 2009

As eleições aqui do burgo - III (a tal versão intimista!)

Há muito tempo que tinha resolvido ficar em casa na noite de Domingo! Não gosto de festas e preferia ficar sozinho em casa! Gosto de noites eleitorais a correr os canais de televisão e de internet ligada! Afirmei meses antes e Domingo outra vez, que só iria para a sede em caso de derrota: se tal acontecesse o meu lugar seria ao lado do Jorge, assumindo as minhas responsabilidades! (isto está escrito no blogue desde Junho!)
Jantei um bife com queijo azul enquanto vi as notícias! E até às oito não estava nervoso! Ligaram-me da sede e disse que não ia! Mas estava a receber por sms os resultados, que eram trágicos! Depois de receber a notícia da derrota na quarta junta, embrulhei o pc e fui para a sede! Deviam estar cinquenta pessoas, já de rostos carregados!
Os maus resultados continuaram a chegar! Mesa a mesa, derrota atrás de derrota, com a CDU a manter e aumentar os resultados!
Às nove da noite ligam-me a dizer que já se comemorava na sede da CDU. Comento com duas pessoas (uma delas o candidato) que naquele momento ainda tinha esperanças! Cinco minutos depois, passam 4 carros da caravana CDU, que abrandam junto à sede, buzinam, abanam as bandeiras e proferem uma frase nada agradável! A TVI dá a notícia da vitória CDU, com mais de 50%! Algumas pessoas abandonam a sede! Ficámos cerca de 30! Rostos carregados, ainda esperando uma espécie de milagre!
Começam a chegar as sms de conforto: levantem a cabeça, fizeram uma boa campanha, mas em Beja era impossível melhor! Os primeiros resultados das freguesias urbanas, não são animadores! Se às nove horas estávamos a perder por seiscentos votos, às nove e meia a diferença era mais de 900! Liga-me um amigo! Atendo pela primeira vez, depois de recusar dez chamadas: assumo a derrota!
Ninguém na sede acreditava que ainda era possível! Excepto o Barriga, que continuava com a certeza! Alguém comenta comigo: o Barriga faz lembrar o Ministro do Iraque: os americanos em Bagdad e ele ainda dizia que as coisas estavam controladas!
Sento-me sozinho a ver os resultados no site oficial! Faço comparações com 2005! 900 a menos e faltavam 4 freguesias! (sendo que numa delas, já sabia que tínhamos perdido!) Faço a comparação com 2005! Com as mesmas freguesias, 4 anos antes a diferença era de 1900! Comento com o Jorge. Digo que ainda há uma hipótese: um "milagre" de São João Baptista!
A primeira mesa de S. Joao Baptista dá 300 votos a mais! Eram exactamente 21h41, quando pela primeira vez, acreditamos que ainda é possível!
Os dez minutos seguintes, não consigo descrever! Os resultados das freguesias urbanas começam a chegar e tudo muda! Grita-se a primeira vez vitória às 21h50: prematuro! Erro nas contas! É preciso esperar mais uns minutos! Que pareceram horas! Depois há a festa: lágrimas e sorrisos! Surge gente de todos os lados! Ninguém comemora a maioria absoluta: só percebemos isso meia hora depois!
Um desfile a pé pela cidade, evitando passar perto da sede da CDU! Porque quem não sabe ganhar, não merece ganhar! Antes do fim de festa na Casa da Cultura, passámos frente à sede de campanha do PSD, onde vivemos um dos momentos mais emocionantes da noite! Espontaneamente centenas de pessoas aplaudem! Sem ironia, apenas por respeito! Porque não se lutou contra ninguém, mas por aquilo que achamos melhor para a cidade!
Na Casa da Cultura o discurso final: o melhor do Pulido em toda a campanha! A ideia base é despir a camisola partidária e vestirmos todos a camisola de Beja! Porque neste projecto cabem todos, mesmo os muitos que não votaram Beja Capital!

Vim para casa cedo. Não fui para caravanas, nem festas, nem festarolas! Apetecia-me estar só! Foi a primeira vez que estive envolvido directamente numa coisa destas e jamais me passou pela cabeça as sensações que se vivem naquelas horas! E apesar de não perceber o silêncio de quem ontem devia ter falado, não me dá gozo nenhum pensar no que se sente "do outro lado"! Porque apesar de discordar, respeito! Mesmo aqueles que durante meses não me respeitaram e tantas e tantas vezes me atacaram! Por respeito por quem luta pelas suas convicções, muito do que tinha pensado escrever hoje, calei! E com estas palavras encerro os comentários sobre as eleições! Durante seis meses, vou ficar em total silêncio sobre política regional!!!

46 comentários:

  1. Parabéns pelo esforço e dedicação. Beja merece! Só não compreendo como é que ainda há tantas pessoas que votam CDU. Estes últimos 4 anos foram maus demais, o que me deixa algo perplexo.

    P.S.: O último a rir é quem ri melhor!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo08:36

    Meu Kerido H
    Não gostei do discurso de JPV, " ao fim de 35 anos a democracia chegou a Beja....".
    Comparei-o com o do meu Presidente:
    "... é hora de todas as pessoas do concelho da Vidigueira darem as mãos, porque o futuro ganha-se com o esforço de todos, e esse futuro cada vez terá mais sociedade civil e cada vez menos com os partidos politicos,. Não podemos perder mais oportunidades...."
    Substancialmente diferente.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:17

    Eu votei JPV, mas acho que as declarações à TVI foram infelizes. Quem estava no poder, estava eleito democraticamente, quer se goste ou não.
    Vamos esperar pelo seu trabalho e esperar que não seja apenas mudar os "boys".

    ResponderEliminar
  4. Susana Zambujo10:05

    És ENORME!...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:30

    caro H

    espero mesmo para ver, se o mandato for o que deixou antever no seu discurso de vitória, o Presidente JPV, nao vai longe, sempre vivi em democracia nesta cidade, nunca me calaram a boca porque a liberdade conquistou-se com o 25 de Abril, nao com a chegada deste Sr.
    espero pois que o futuro seja entao de liberdade e de democracia, tanto na cidade como nas freguesias rurais onde o PS, nao ganhou, esperando que todas sejam tratadas por igual.
    já agora uma pastilha reni para os Hs. do PSD para melhor digirirem o sapo engolido, mas deixo já a pergunta e daqui a 4 anos vao votar PSe acabaram neste concelho, ou vao querer afirmar-se como força politica?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:36

    Hugo, é verdade que o Francisco Santos não deu os parabéns ao Pulido Valente nem falou com a comunicação social para assumir a derrota?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo10:53

    parece um romance :)

    ResponderEliminar
  8. @anonimo 10.30
    Quando se perde há que o saber fazer e acima de tudo com dignidade, foi o que fez o PSD em Beja. Em que os seus dirigentes deslocaram-se à sede do Beja Capital para dar os parabéns aos vencedores, permaneceram aí cerca de 5 minutos e regressaram à sua sede.
    Quando passou a caravana a pé junto à sede do PSD, bateram-se palmas e mais uma vez deram-se os parabéns aos vencedores.

    O PSD é um partido grande que sempre tem dado a volta por cima nos momentos mais dificeis, como tal não esteja preocupado com a sua extinção no concelho.

    Os nossos eleitores decidiram mudar Beja, revela inteligência, capacidade de escolha, democracia e liberdade partidária, repare sem nunca se apelar ao voto noutra candidatura.

    Daqui a quatro anos esses eleitores estarão cá para decidir quem conduzirá os destinos de Beja.

    "OS VENCEDORES NÃO SÃO OS QUE NÃO CAEM MAS SIM OS QUE DE IMEDIATO SE LEVANTAM."

    ResponderEliminar
  9. Kerido Vidigueira - De um discurso de 10 minutos, os jornalistas escolhem uma frase! Acredite, foi um grande discurso de apelo à união!
    Vou ficar calado e guardar a minha opinião, mas, recordo apenas as palavras do Barriga no primeiro jantar e, de certo modo, a música que aqui deixei na quinta!
    MAs.. tudo isso é passado! Agora é tempo de JPV e a sua equipa demonstrarem se merecem a confiança!

    ResponderEliminar
  10. @anónimo do PSD - Confirmo o que diz! Apenas não mencionei no relato, para evitar interpretações inaceitáveis!

    ResponderEliminar
  11. Não acredito que o PSD tenha saido derrotado, embora o seu eleitorado natural tenha, conscientemente ou não, sacrificado a possibilidade de conseguir um vereador para dar ao concelho uma oportunidade de mudança.

    O Dr Pires dos Reis fez uma boa campanha e acredito que noutras condições teria uma votação superior a 15%, só não o teve porque se terá tornado imperiosa a mudança para o seu eleitorado.

    Depende do trabalho do novo executivo, e da precepção que o eleitorado normalmente PSD faça deste, a manutenção deste sentido de voto daqui a 4 anos.

    Estou curioso em saber a leitura que a estrutura concelhia do PSD têm do resultado.

    ResponderEliminar
  12. Euzinha12:25

    Democracia... 25 de Abril... são tudo formas de expressão. Mas não se esqueção quem ganhou foi o "reles funcionário". Gánhamos todos pelo menos a oportunidade de ver se é possivel fazer algo diferente. Acredito que sim. Viva Beja, viva o JVP e todos os que nele acreditaram. Felicidades

    ResponderEliminar
  13. Hugo:

    Como não li o programa do JPV na totalidade, corrija-me se estiver enganado, por favor.
    O programa do JPV não contempla a criação de uma polícia municipal - eu sei que é da responsabilidade do governo tal acto -, que seria muito útil em matérias, tais como a fiscalização de obras, ambiente, poluição sonora, fiscalização de horários de estabelecimentos, etc ( mas que não se dedicasse, em exclusivo, ao trânsito, que é o mais fácil de fiscalizar).
    Cumptºs

    ResponderEliminar
  14. Anónimo13:57

    O resultado do PSD tem início com a escolha do candidato. Ou seja, o PSD (em cujo candidato votei) foi varrido do mapa autárquico bejense, exceptuando a Junta de S. João Baptista.

    A análise destes resultados, estou convicto, representa a maior vergonha que este partido já passou em Beja! PSD não é um partido pequeno, pelo que esta posição tomada pelos seus dirigentes (ninguém me convence de que a escolha de um candidato desconhecido não foi deliberada para facilitar a vida a JPV) reflecte a incompetencia política dos mesmos, ou quiçá a cedência a interesses económicos não condizentes com o serviço público!

    Em suma, a única solução para este PSD de Beja é a demissão imediata dos seus responsáveis, os quais devem assumir a cabal responsabilidade pelos seus actos e correspondentes resultados eleitorais!

    ResponderEliminar
  15. Domingo senti orgulho nos vizinhos que tenho!! Por serem pessoas de mente aberta e que acreditam que a mudança tinha de ser agora.
    Em 30 anos de vida já morei em três casas diferentes sempre na Freguesia de S. Joaõ Baptista e como eu, a esmagadora maioria dos moradores desta freseguisa soube utilizar o voto util, saindo da direita e contribuindo decisivamente para que a cidade pude-se sair do "fundo do poço."
    Agora espero ver obra feita...

    ResponderEliminar
  16. http//:alvitrando.blogs.sapo.pt14:54

    H: Sei, de experiência própria, o que é saborear a vitória e a derrota. Felizmente, em qualquer dos casos, confirmei que sou, de facto, o que julgo ser - intrinsecamente democrata. No primeiro caso, saudei os que "não ganharam", realçando a importância do seu papel para a construção do futuro; no segundo caso, saudei, aplaudindo, os vencedores.
    Mas que não é fácil gerir a derrota lá isso é verdade. Mais difícil só, mesmo, a vitória...

    ResponderEliminar
  17. O comentário das 2.54 PM é meu. Peço desculpa mas tenho dificuldade em utilizar a "identidade".
    LG

    ResponderEliminar
  18. Vitor - Não desgosto da ideia. Mas não me parece que existe disponibilidades financeiras! No entanto, o programa está em aberto!

    ResponderEliminar
  19. LG - Repito o que escrevi no momento em que fecharam as urnas: quem não sabe ganhar, não merece ganhar!
    Tentei - se consegui ou não, não sou o melhor juiz - respeitar quem, teve um bom resultado, mas negativo face às aspirações!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo19:24

    Votei CDU mas louvo a postura do Dr. JPV ontém à tarde à porta da Câmara Municipal. Espero que Beja ganhe e a Câmara não seja governada com politiquices e tachos...

    PS: Actualmente estou na Câmara Municipal de Beja através do PEPAL.

    ResponderEliminar
  21. Maria Manuel19:36

    Brilhante postura, pela qual o saúdo. Grande exemplo de correcção o seu, H.
    Acredito que acredite no que escreve, apenas gostaria de acreditar tanto quanto você. Cá estaremos para ver, confirmar. Ou não.

    ResponderEliminar
  22. @maria manuel - se me permite um "momento maria josé nogueira pinto" eu acredito que acredita que eu acredito no que acredito! Como sei que acredita que eu acredito que acredita no que acredita!
    MAs.. agora: é o momento de conseguir fazer outros acreditar! Porque há coisas que só fazem sentido se unirem todas as pessoas de boa vontade! Porque todos, somos poucos...

    ResponderEliminar
  23. C.C.21:57

    Creio que neste momento existe um pouco daquele deslumbramento que existia no pós- 25 Abril , em que a máxima dos Anarcas era de " exigir o impossivel". O JPV , em quem votei incluido naqueles mais de 2000 votos do do centro-direita , tem que descer á terra pois a luta vai ser árdua.Aqueles que lhe entregaram o seu voto útil esperam uma gestão da CMB , com competência e responsabilidade, afastada dos " boy´s" , pois esses continuam a ser exactamente os mesmos que estavam com Carlos Figueiredo e o celebre Monge , que ainda há 4 anos chefiava a concelhia do PS e hoje aparece de alma e coração com o Jerónimo , enfim " saiu do armário"

    ResponderEliminar
  24. C.C.22:17

    Só mais um post.Se o PCP tivesse como Presidente ou como candidato, uma pessoa como o Lopes Guerreiro concerteza o JPV não teria tido a vitória que teve.Para os adversários do PCP é óptimo o sub-aproveitamento que é realizado das capacidades e das competências do LG.
    Nota : Quem o escreve é um eleitor , desde sempre , do Centro-Direita

    ResponderEliminar
  25. passei pelo mesmo mas numa vitória assombrosa :D

    ResponderEliminar
  26. Anónimo23:18

    Apesar de atribuir muitas qualidades ao Dr. Francisco Santos (honestidade, humildade, integridade, empenho e inteligência)penso que a política praticada por ele e por a sua equipa ficou muito àquem, tenho de reconhecer que o dr. Jorge Polido Valente é uma esperança para a mudança da situação de Beja. A nossa cidade tem estado a ficar para trás, com tantas oportunidades de desenvolvimento que surgiram. Tem de haver uma estratégia, um rumo, uma imagem de marca, uma articulação de projectos com o aeroporto, agricultura, produtos regionais e Alqueva.
    Vamos criar empregos exportar o que temos de melhor para toda a europa, que eles não vão querer outra coisa.
    Beja tem de embarcar no avião do desenvolvimento!
    Alentejo Acreditamos

    ResponderEliminar
  27. FINALMENTE isto acabou!!!!!

    Aleluia!

    ResponderEliminar
  28. Zig- efusivo por acabarem os 35 anos? LOL

    ResponderEliminar
  29. O Zig, parece que ficou triste:)não por isto acabar...mas pela mudança.
    A CMB precisava URGENTEMENTE de mudar de cor política.

    ResponderEliminar
  30. H:

    Não, foi porque FINALMENTE os noticiários deixam de falar quase exclusivamente de política - Aleluia!

    Noctivaga:

    Costumo dizer: Vou esperar sentado...;)

    ResponderEliminar
  31. Anónimo11:40

    Há oito anos atrás, quando o Jorge ganhou a Câmara, aqui em Mértola, vivi uma espécie de segundo 25 de Abril. Nessa noite, uma enorme multidão, com lágrimas nos olhos, festejava o fim de uma era. Era a esse sentimento que o Jorge (certamente) se queria referir quando falou em "Democracia".
    Se o que aconteceu depois, aqui em Mértola, foi um mar de rosas, posso-vos assegurar que não! O Jorge não é o super homem! Acontece que ele tinha uma estratégia, um programa e, acima de tudo, soube congregar vontades. Tal como fez em Beja. Mértola mudou e muito. Concordo que nem tudo está bem, e a minha pessoa, que o apoiou, também o critica.
    Bejenses, estão de parabéns! Experimentar mudar, experimentar participar e exercer a crítica, faz-nos bem. E, sobretudo, não se deixem embalar nas mentiras que se escrevem sobre a Câmara de Mértola! Porque não são críticas, mas apenas ressabiamento.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo17:44

    Pulido amigo o povo esta contigo!!!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo18:53

    E o Diário do Alentejo, o jornal mais independente e imparcial da região. Como estará?! O que dirá!?

    ResponderEliminar
  34. Anónimo21:37

    Acho piada quando falam mal de Mértola, em que estado o JPV deixou a Câmara de Mértola e bla, bla, bla..
    Será que não percebem que o PS ganhou outra vez em Mértola? E 2 mandatos devem-se ao Pulido?

    ResponderEliminar
  35. Anónimo15:29

    O poder pelo poder foi a nota dominante nesta eleiçoes por parte do Ps e do Psd! A Birrinha do Sr. Ramoa por não ter sido o escolhido a suceder ao monge na vereação pagou - se caro... mas outros interesses irão surgir... a ver vamos como serão colocadas as peças do xadres nos lugares publicos em beja... Hospital, Governo Civil, AMCAL, AMDB, EMAS etc... tudo ao serviço de um governo de minoria do Ps que quer a todo o custo prosseguir a sua politica, com o apoio dos seus eleitos nos orgãos publicos.
    Agora não há fiel de balança! apenas os subordinados! O Poder Local para os comunistas não é um fim, apenas um meio para transformar a sociedade em que vivemos, resolvendo e lutando pela resolução dos problemas e anseios das populações. O que se assistiu foi a um assalto à C.M.Beja por parte de duas forças - PS e PSD, com a ajuda de alguns bloquistas.
    O Sr. Pulido não é nada mais nada menos do que a cara de um conjunto de interesses imobiliários e economicos dentro da autarquia... dai terem havido concertações ainda antes das eleições com alguns empresários.... incluindo aqueles que querem abrir uma empresa de manilhas...!!! e que constantemente adiaram o arranque das obras do Centro comercial.. Grupo FDO... asociado ao PS!
    O tempo dirá para onde vão todos aqueles que rodearam esta campanha do pulido... lugares, postos e cargos não vão faltar... a diferença é que irão estar ao cargo de interesses pessoais e não colectivos, diga-se região/distrito.
    Em évora foi igual há 8 anos, so o PS com o PSD conseguiram ganhar a CME... este centrão não tem novidade, apenas antiguidade no seu metodo!
    Para nós os comunistas, o PCP não é ao contrario dos outros um partido eleitoralista, mas sim um partido pela transformação da sociedade. Existimos há 88 anos de idade muito antes de haver poder local democrático,resisitimos e crescemos no norte do pais sem nenhuma Câmara Municipal! Resistiremos e lutaremos em Beja independentemente da CMB.
    Esta é nossa missão, razão de ser e força de ser comunista não só em beja mas em todo o pais!
    Quanto a si Sr. H, a sua suposta inocência e vontade de se mostrar pelos interesses da cidade, esqueceu-se completamente que Beja é um todo e não so a cidade, afinal existem 14 freguesias rurais que tambem têm direito a melhores condições de vida e esse trabalho foi feito ao longo destes 4 anos.
    O seu partido Sr. H. é Beja, tal como, aqueles que afirmaram que o seu partido era Salvada, Cabeça gorda, Beringel entre outras freguesias, escondendo aquilo que era realmente o partido que tem fustigado com politicas de direita as populações do alentejo ao longo de anos, o seu PS.
    Nunca se esqueça de uma coisa, para governar á necessário ter uma ligação intrinsseca com as populações e seus representantes, coisa que o PS não tem nesta vitória, pois perdeu nas grandes freguesias rurais e consequentemente na Assembleia municipal.
    O poder não se exerce de cima para baixo, antes pelo contrário!
    Nesse campo serão os comunistas, activistas da CDU, independentes e simpatizantes a ditar as regras deste jogo politico. Muito há para dizer, vou aguardar porque ainda irá haver muito para dizer!

    Cumprimentos e saudações comunistas :)

    Aluno do IPB

    ResponderEliminar
  36. @aluno do IPB - Havia tanto para dizer! Mas como sabe escolhi responder em silêncio!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo17:30

    COMUNA MÁ LÍNGUA - INTERESSES IMOBILIÁRIOS? MAIS??? ENTÃO NÃO SABE QUE TODOS OS CONSTRUTORES VOTAM CDU EM BEJA?
    LEIA O QUE VOCES QUERIAM PARA O ESTÁDIO E O QUE DEFENDE O PULIDO!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo17:37

    Sem ler os posts anteriores quero apenas deixar-lhe uma palavra: parabéns pela coragem que teve ao longo destes meses, caro H, em que ouviu coisas desagradáveis, a seu respeito e de familiares seus, que provavelmente nunca pensaria ouvir e a que uma grande maioria não se sujeitaria. Por isso reforço, parabéns pela permanente coragem e determinação.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo18:46

    Então, onde estão as críticas aos anónimos?

    ResponderEliminar
  40. ultimo anónimo - não entendi!

    ResponderEliminar
  41. Anónimo20:58

    O aluno do IPB, já parece um adulto na lenga lenga do PC. Não faça figura de ridiculo, respeite os outros

    ResponderEliminar
  42. Anónimo21:23

    Ai ai ai, Évora também ganhou outra vez o ps é porque as pessoas continuam a gostar da mudança, o mesmo ira acontecer com Beja daqui há 4 anos. Fazem-se comparações tão parvas.

    ResponderEliminar
  43. Anónimo23:08

    Estes anónimos ressabiados que nunca dão a cara ... lembra amigo H. É isso que falo num post anterior.

    A postura muda conforme a moda.

    ResponderEliminar
  44. @anónimo - sabe há quantos anos escrevo sobre anonimato na net?!!
    A tempo: quem foi insultado neste post?

    ResponderEliminar
  45. Anónimo18:57

    Havia tanto para dizer! mas escolho o silêncio (por agora).

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!