segunda-feira, outubro 05, 2009

Beja debaixo de Beja...

"Oi Hugo tudo bem? Tive conhecimento de um assunto acerca da cidade que gostava de ver editado e comentado por quem de direito ou simplesmente por quem quiser. Não sei se sabes mas por debaixo da nossa cidade existe um vasto número de túneis, com ligação aos principais monumentos, bar conhecido, e arredores da cidade. Além de permitirem o estratégico trânsito de pessoas entre locais, serviam ainda a rede de águas termais possivelmente entre pisões e a pax-julia. A dimensão de toda a rede julgo não estar ainda encontrada mas é grande o suficiente para ligar a igreja de Santo Amaro aos Prazeres, (este abateu á 40 anos no largo de Santo Amaro, sendo entulhado em meia duzia de metros), ao castelo, Salvador, C. São Francisco, etc. Os diâmetros dos corredores podem variar dos poucos metros até salões de dimensões mais avantajadas, alimentados de oxigénio por chaminés desactivadas. Ao que pude saber são revestidos a tijolo de" burro " e ainda permitem que se ande lá dentro na maioria deles. Na minha opinião é um assunto sensível para o poder local a ponto de ser mantido em "segredo". Não me sendo possível provar o que aqui escrevi, e sem saber que impacto isto terá, deixo ao teu critério a seleção do conteúdo de forma a que este assunto possa ser explorado com o devido respeito. ps:O meu objectivo é apenas o de dar um contributo para aumentar o potencial da cidade na vertente turistica/econòmica ao exemplo de algumas cidades Espanholas. Este monumento associado ao recente Aeroporto pode estar para Beja como o petróleo para os Árabes. Parabéns pelo blog, abraço.
Pedro"

Quem quer ajudar?


35 comentários:

  1. Anónimo17:21

    Não devias ter divulgado isto,já estou a ver os árabes a venderem os póços de petróleo e irem morar para Beja.!!!!!

    ResponderEliminar
  2. É uma questão muito antiga, mas a maior parte dos túneis estão caídos.

    Intacto está aquele por baixo da Rua dos Infantes, as duas tampas quadradas nessa rua dão acesso a ele. A discoteca perto da Estação dos Comboios, quando foi remodelada, tiveram que fechar um que, segundo dizem, dá até à Praça da República. Na Rua da Guia, onde morava, há um túnel que alegadamente termina no muro do Castelo, vindo também da Praça. No entanto, são "infraestruturas" muito dificilmente recuperáveis...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:40

    Segundo se consta existem inúmeros túneis debaixo da cidade, sendo os que se ouvem falar mais, são os que vão desde a antiga casa do governador no castelo até á praça da república, do antigo convento( museu) até ao seminário, outro que ia desde o castelo até para lá da praça de touros e ainda um emaranhado de túneis por baixo do mercado, mas que foram todos tapados durante a contrução do mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:23

    Ainda não perceberam que à Câmara não interessa "desenterrar" o que está quieto?Não interessa o desenvolvimento turístico da cidade, para que os lugares se mantenham intocáveis.Para bem de todos os bejense é bom que este "reinado" acabe e que deixem a cidade crescer e vingar como bem merece!
    Tenho dito!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:32

    Penso que a nossa cidade tem um potencial túristico enorme, fico triste que até agora tenhamos passado ao lado de todos estes assuntos devido aos autarcas com uma visão comunista puramente politica que nos enterraram para o fundo desses "túneis", cabe aos habitantes mudar esse rumo no próximo domingo

    ResponderEliminar
  6. voz de beja21:35

    eu ja andei dento de um com uma centena de metros ha bastantes anos quando era criança... foi enterrado quando fizeram as infra-estruturas do bairro seminario na rua sousa porto e restantes urbanizaçoes... o local era muito perto das antenas da cabovisao outro tunel muito maior segundo me consta terminava no museu

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:46

    "Canhas de água", meus amigos há em todas as vilas do nosso querido Alentejo.
    Eu andei também dentro de vários quando era mais pequeno.
    Imaginam que existem também em Évora, Lisboa (na baixa há vários).
    Não sei qual é a surpresa. Na rua do antigo hospital em frente ao portão de ferro se derem um salto, sentem o chão oco.
    Há achados destes bem preservados, mas a grade maioria não oferece condiçoes para ser visitado.
    Vão haver surpresas nesse sentido, no Conservatório.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:13

    ...mais um que abateu junto ás Alcaçarias,recordo-me de o meu pai contar que percorreram parte dele sendo possivel a certa altura ouvir-se o ruido dos cavalos da G N R, cavalariças. Todos tem ajudado a desenterrar parte deste património,cada um com aquilo que sabe ...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo23:23

    Parece que alguns iluminados acham que se devia demolir as nossas cidades para por a descoberto as ruínas romanas ou outras. Santa ignorância!

    Por acaso acham que só em Beja tal sucede?

    ResponderEliminar
  10. hpalma23:32

    @voz de Beja
    Esse túnel era mesmo junto à linha de caminho ferro por detrás do bairro da policia? Também me lembro desse túnel e de brincar lá dentro!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo00:20

    Boas, amónimo das 11h23, iluminado é aquele que apresenta soluções em vez de problemas e ignorantes são aqueles que falam de outros sem os conhecer. Este comentário tal como o seu em nada se enquadram no tema, mas possivelmente servirá no seu proçesso educativo/formativo...

    ResponderEliminar
  12. @ Voz de Beja e @HPalma

    A malta chamava-lhe o "Buraco dos Mouros" e sempre me disseram que ligava o museu e a pousada a um convento que antigamente existiu fora da cidade.

    ResponderEliminar
  13. voz de beja09:59

    "sien " e " hpalma" já nao me lembrava do nome ... era esse mesmo " buraco dos mouros" por detras do bairo da policia

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:13

    Os túneis não se resumem ao espaço debaixo de Beja.
    Eles vão dar por exemplo ao Tanque dos Cavalos, a sul de Beja.
    Sei do que falo...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo14:13

    Cuidado com os assaltos. Os túneis passam por debaixo de muitas casas, empresas, etc, é melhor não divulgar muito por onde passam!!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:21

    Cuidado kelezandoaí e falam strangêro!Tic!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo18:39

    São árabes, ou seja TALIBANS, ui.

    ResponderEliminar
  18. Há quem saiba muito acerca destes túneis e provavelmente não lhes chamará assim. Há um escritor a escrever um livro de ficção sobre os mesmos! Quem bem os conhecia era Figueira Mestre e creio que o professor Florival Baiôa também. Se querem informações científicas sobre o assunto perguntem-lhe.

    ResponderEliminar
  19. àpoizé23:52

    A chave deste mistério está nas mãos do professor Florival Baiôa!!!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo00:05

    nesse caso agradece-se a presença do sr. professor Florival Baiôa neste blog. :)

    ResponderEliminar
  21. Anónimo19:55

    O prof. Florival Baiôa poderá pronunciar-se, mas se me permite, após as eleições, para que não venham a haver aproveitamentos politicos de parte a parte.
    No entanto, apenas o professor pode dizer de sua justiça.

    ResponderEliminar
  22. Amigo Hugo,

    Adoro ver o pessoal falar sobre as cidades que nós pisamos diariamente, a Beja de hoje até à provável Conistorgis da Idade do Ferro.
    Como todas as crianças que vagueavam em calções pela cidade, também eu vi entradas de alguns desses túneis que povoavam os sonhos eróticos dos adultos e dos menos adultos.
    O túnel que ligava o convento de São Francisco ao convento da Conceição dava para contar histórias durante vários anos à volta das roupagens virgens das freiras clarissas.
    Mas a História fala-nos de outras histórias, e a verdade é que os romanos, provavelmente nos séculos I e II, ou mesmo anteriormente, fizeram um sistema de esgotos sob as duas ruas que cruzavam a cidade de Norte (Portas de Évora), a Sul (Portas de Mértola, e a Oriente (Portas de Aviz) à de Ocidente (Portas de Aljustrel, na Rua Brito Camacho).
    Estes esgotos, com cerca de 2m de altura, eram construídos em tijolo, cruzando-se, provavelmente, na zona do museu (?). Havia ainda outros túneis de menor altura (cerca de 70cm) que estavam sob as ruas traçadas paralelamente às duas principais, a cardum e a decumamus.
    Na Pandora existe uma abertura para um desses túneis.
    Quem foi a criança de calções que não andou por um desses túneis.
    Existem outros túneis nas zonas rurais, mas fazem parte das chamadas minas de água, tal como em Pisões, Quinta da Abóbada, Quinta da Saúde (século XX), Quinta da Suratesta, etc, etc.
    um abraço amigo

    ResponderEliminar
  23. Anónimo21:55

    ...silêncio que se está a cantar o fado...

    ResponderEliminar
  24. Anónimo20:24

    Esperava mais do "ti Baiôa", mas respeito a sua contenção, que até percebo!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo00:06

    sou dos que perdia um dia e até uns euros para os visitar, um dia ou mais pelo que dizem. enfim , até lá vamos continuar a passar por cima como se simplesmente não existissem

    ResponderEliminar
  26. É verdade que há muito mais para dizer sobre as "entranhas" desta nossa cidade. Há histórias para contar sobre os sons e os silêncios que atravessam os subterrâneos que atravessam, de lado a lado, as muralhas do velho burgo. E, até, há um projecto na cabeça de uns amantes de Beja, que visa a sua exploração para fins culturais e turísticos. Se este fosse realizado todos nós poderiamos ouvir os sussuros daqueles incrédulos que só ouvem os passos dos seus próprios sapatos.
    Um dia, quando esta cidade acordar e as pessoas se tornarem mais corajosas nas suas atitudes e acções, então o proecto verá a "luz do túnel".
    um abraço aos amigos e um beijo à prima

    ResponderEliminar
  27. Anónimo12:23

    ...Deus quer o Homem sonha e a Obra Nasce...

    ResponderEliminar
  28. Anónimo16:10

    Ainda existe alguma entrada para algum desses túneis "activa" ou alguma suposta planta do mesmo túneis sobre a cidade? Em Moura também existem alguns, mas também já foram 'tapados', o meu pai contou-me algumas historias sobre os túneis. Eu na minha opinião isto dava um excelente produto turistico e só tinha-mos a ganhar com a sua exploração, ainda que não fosse total, mas só que já fosse possivel ir da zona X à Y por baixo da cidade, e talvez fazendo alguma espécie de "museu" dentro dos túneis seria sufeciente para ganhar-mos bastante turistas. Algum projecto em mente ou será preciso que tire a licenciatura em Turismo e tente convencer os autarcas a deixaram explorar? :)

    ResponderEliminar
  29. Anónimo16:10

    Ainda existe alguma entrada para algum desses túneis "activa" ou alguma suposta planta do mesmo túneis sobre a cidade? Em Moura também existem alguns, mas também já foram 'tapados', o meu pai contou-me algumas historias sobre os túneis. Eu na minha opinião isto dava um excelente produto turistico e só tinha-mos a ganhar com a sua exploração, ainda que não fosse total, mas só que já fosse possivel ir da zona X à Y por baixo da cidade, e talvez fazendo alguma espécie de "museu" dentro dos túneis seria sufeciente para ganhar-mos bastante turistas. Algum projecto em mente ou será preciso que tire a licenciatura em Turismo e tente convencer os autarcas a deixaram explorar? :)

    ResponderEliminar
  30. Anónimo19:33

    Como esperava este tema tem vindo a despertar o interese das mais variadas pessoas.Pelo que tenho apurado junto de algumas pessoas e dos comentários,o seu estado poderá ir da simples sedimentação no chão, a zonas bloqueadas com entulho. Presumo que apesar de ser possivel percorre-los a quase todos não deverá ser possivel faze-lo ao publico em geral em codições de segurança,isto porque apenas um estudo detalhado a toda a estrutura tanto ao nivel do sub solo quer a nivel da superficie, e também pela possivel contaminacão da parte gasosa, uma vez que alguns gases nocivos, e sem cheiro ou forma de serem detectado sem o recurso a aparelhos especificos,são mais pesados que o oxigénio encontrando alojamento nestes locais isolados pela falta de trocas gasosas com o exterior. Não sei até que ponto não seria interessante uma exposição permanente ou temporária documentando com fotos, planta, e mesmo lendas ou historias que tenham viajado no tempo até aos dias de hoje. pedro

    ResponderEliminar
  31. Anónimo20:02

    Se o PS descobre um túnel entre a sede e a Câmara Municipal, mesmo que não ganhe, vão para lá durante a noite trabalhar, e melhor ainda seria ter comunicação também com o Governo Civil.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo22:26

    O semanário SOL na pág. 12 apresenta um estudo intitulado “Vive-se bem em Portugal”.
    É a conclusão do estudo nacional que avalia a Qualidade de Vida nos Municípios.
    A cidade de BEJA aparece entre “os melhores municípios para viver.
    Angra do Heroísmo; Portimão, Albufeira; S. João da Madeira; Funchal; Beja; Bragança; Cartaxo; Covilhã; Estremoz; Figueira da Foz; Grândola; Guarda; Leiria; Lisboa; Odivelas; Portalegre; Porto; Santo Tirso; Vila Real.
    Este ano, Évora é um dos concelhos que se junta aos participantes.
    Então, meus amigos, estão espantados? Pois eu não estou.
    Beja, é uma cidade com qualidade de vida, em termos de: Identidade, Cultura e Lazer; Acessibilidades e Transportes; Turismo; Diversidade e Tolerância; Felicidade; Saúde; Economia e Emprego; Ensino e Formação; Urbanismo e Habitação; Ambiente.
    Francisco Santos é sem dúvidas um grande Homem, e um Grande Presidente.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo00:08

    Anonimo das 10h26, fico contente com esta noticia pois adoro e defendo beja, mas não anda esta boa gente a iludir quem passa? Então veja não temos empregos,açessos espero para ver,muita gente vive muito mas muito acima das suas possibilidades por causa do vizinho do lado,o aeroporto já era, vivemos oprimidos e condicionados pelos ciganos donos de ruas, supermercados,para não dizer mais, porque à 26 anos eram cerca de 30 que viviam de especial favor na praça de touros, mas como era pouco para esta gente trabalhadora e que merece tanto,na decada de 80(final) fez-se um bairro para eles (João Barbeiro), a sèrio não estou a brincar, com o aumento dessa população já lhe deram mais um bairro , a rua da Lavoura , e ainda umas casas junto á EDP, QUANTOS SÃO HOJE , não te atrevas a cruzar o caminho deles ...JA AGORA QUEM LHES DEU A CIDADE? isto também contou para esse juri?

    ResponderEliminar
  34. Anónimo12:17

    Porque é que não te mudas para um monte? Assim ninguém te iria incomodar.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo22:38

    anonimo 12h17 se eu tiver um pé cagado limpo, mas tu es daqueles (as) que caga o resto do corpo para ficar igual, ou seja não interessa de onde vem os euros o que importa é que te engorde a carteira. NÃO SOU EU E OS 30.000 QUE ESTAMOS ERRADOS E ABANDONAR A CIDADE , MAS COM O CAMINHO QUE ISTO LEVA NÃO SEI NÃO.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!