sexta-feira, outubro 09, 2009

Buga Lá votar...

Domingo é dia de eleições autárquicas! Como os leitores bem sabem - até porque foram obrigados a ler inúmeros dislates neste blogue - sou apoiante da candidatura Beja Capital/PS, tendo assumido, a pedido de Jorge Pulido Valente a coordenação do programa eleitoral desta candidatura! Algo que fiz com honra e prazer, abdicando do meu tempo para a construção de uma alternativa para o Governo da Cidade!
Não perco o sono com as eleições: fiz uma escolha, lutei por aquilo que acredito e tranquilamente deixo ao eleitor a sua escolha, ciente que este é o soberano! E aconteça o que acontecer, segunda-feira irei estar no IPBeja, como faço há 10 anos, como gostaria de fazer nos próximos dez!
Quando o eleitor for exercer o seu direito de voto no próximo dia 11, vai perguntar-se algo: quer que a cidade continue como está (ainda me recordo de me dizerem neste blogue que seria complicado fazer o programa, porque numa cidade onde há tudo, nada mais há a fazer!!!) ou entende que a cidade pode melhorar!
Pessoalmente defendo que a cidade deve mudar: mas não sou nem quero ser dono da verdade, limito-me a expressar a minha opinião, respeitando aqueles que legitimamente acreditam no contrário!
Acho piada ao candidato do CDS-PP: mas por maior que seja a sua vontade, não conhece a cidade e os seus problemas! Estimo o Dr. João Lemos, um homem sério e agradabilíssimo no trato pessoal, mas votar BE é dar um voto para a continuidade! Sou colega e amigo do Pires dos Reis, sei bem da sua competência e afirmei no passado e mantenho no presente: é parte da solução, não é parte do problema! E não tenho dúvidas de que vai ser um excelente vereador!
Ninguém tem a menor dúvida que a única solução para quem defende a mudança é Pulido Valente: defender o contrário, mais que demagogia, é parvoíce!
Só Domingo vamos saber o resultado! Mas neste momento TODOS sabemos que a mudança nunca esteve tão próxima! E a decisão é sua de todos e cada um dos eleitores, especialmente dos mais jovens! Porque não se esqueça: de todos os votos, o voto mais importante é o seu!

Post Scriptum: Sábado é dia de reflexão! Por esse motivo vão ser eliminados TODOS os comentários realizados após as 00h00 relacionados com este acto eleitoral. Agradeço a compreensão do leitor, pelo que sei que não me vai obrigar a apagar...

46 comentários:

  1. Caro Hugo,

    Não me parece que JPV seja uma alternativa positiva ao desenvolvimento do concelho de Beja.
    Ao ler o programa eleitoral de JPV, não encontrei verdadeiramente propostas alternativas reais. antes pelo contrario, vi demagogia e jogos de palavras e recolha de propostas de alguns descontentes com a CMB, sem critério. Notei preocupação em aglutinar em torno desta candidatura todas as vozes descontentes, sem o conseguir.
    Pode ser opinião minha mas JPV, quando anunciou a sua candidatura esperava aglutinar em torno da mesma , PS, PSD, BE e descontentes. Não o conseguiu, e nem mesmo conseguiu unir o Ps em torno da sua candidatura.

    ResponderEliminar
  2. BUGA: Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro.

    De bicicleta, de carro, a pé, de carroça, trator ou mesmo às cavalitas ... o importante é mesmo votar.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:23

    O programa da BejaCapital não correspondeu de modo algum às expectativas.
    Talvez tenham pensado que FS não faria um programa consistente, mas, é de longe melhor.
    A continuidade de um projecto de verdadeiro desenvolvimento, sem demagogias, baseado nos recursos que verdadeiramente Beja tem, as ilusões ficam de parte.

    A CDU é o voto certo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:48

    o Francisco Santos ja teve tempo para fazer alguma coisa e nada fez...é daqui para a frente que vai fazer?! não me parece...se ele queria mesmo fazer alguma coisa de util para a cidade nao precisava esperar por novas oportunidades, tinha aproveitado as que já tinha. na minha opiniao a candidatura de jorge pulido valente tem pernas p andar e penso que a equipa que foi escolhida poderá ajudar a melhor a qualidade de vida em Beja.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:34

    A questão aqui é se querem que tudo continue na mesma... esquecidos num cantinho do alentejo. A minha opinião é que devemos mudar e fazer com que Beja evolua. Por isso Jorge Pulido Valente é a escolha certa.

    ResponderEliminar
  6. hpalma10:38

    @ 2º Anómino
    Sem querer discutir qual o melhor programa, o que o passado me diz é que a CDU apresentou à 4 anos um programa em que a percentagem de promessas cumpridas é muito baixa. Será que merecem nova oportunidade ou vamos dar o beneficio da duvida a quem nunca teve oportunidade em Beja? Fica ao critério de cada um...

    ResponderEliminar
  7. António Pedro10:46

    O debate de ontem na Voz da Planicie foi elucidativo. O Pulido Valente é sem dúvida alguma o mais indicado. Nota: aquela tirada do Serafim foi absolutamente a coisa de MAIS MAU GOSTO que ouvi nos últimos tempos, uma verdadeira vergonha! Caro Serafim acho que te devem ter obrigado a fazer aquela figura, Mas enfim... BUGA lá votar na mudança! Eu voto Jorge Pulido Valente para a Câmara Municipal.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:07

    bom ensaio para o seu esperado discurso de derrota.
    claro que a sua entrega é de tal monta que acontça o que acontecer no dia a seguir tem o seu emprego, o pior sao os outros.
    claro que essa é uma atitude de estou-me cag---.
    é por isso que eu e muitos dos PS da velha guarda do sangue na guerla, nao aceitam um candidato que pouco apareceu na campanha legislativa, que parece ter medo de dizer que a sua candidatura é do PS que até escokhe gajos, perdao H, para lhe coordenarem o programa etc... onde estao os escrupulos, onde estao os Homens do Edmundo, e dos camaradas de barba rija. atençao estejam atendos a todas estas jogadas de paraquedistas.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:48

    Caro H, reparei que você, as outras candidaturas, a comunicação social, e a blogosfera tiveram tendencia para desprezar por completo a candidatura independente, especialmente este post em que fala de todos menos da sua "ex-aluna". É verdade que a sra não tem discurso politico, aquele estar e falar dos políticos, mas algo me diz que tanto PS como CDU ainda hão de ter que lhe dar a importância que não lhe deram na campanha.

    ResponderEliminar
  10. @ultimo anónimo - Sou muito contido nas observações que faço as ex-alunos: e tenho um princípio que não abdico: não critico publicamente ex-alunos!

    ResponderEliminar
  11. @anónimos que falam do programa!
    Não vou defender o programa: o texto está lá para ser lido e comentado! E ser eu a afirmar que é bom, seria um triste acto de auto-promoção!
    Mas, lanço o repto que já lancei outras vezes e ninguém quis aceitar: quais as proposta demagógicas e quais as que copiam propostas de outros?

    ResponderEliminar
  12. Sempreempé12:18

    Gosto de passar por este blog, mas cada vez mais me convenço que tens toda a malta apoiante do FS como a maioria de visitantes.

    Estas atitudes é de gente preocupada, com medo de perder alguma coisa (os conhecidos tachinhos), daí a grande necessidade de mandar abaixo.

    A meu ver e como sempre soubeste resumir, mandar para o lado as tricas e ires ao fundo da questão:

    » querem continuar como está, ou NÃO

    no meu caso, eu quero a mudança.

    Vou fazer o chamado "VOTO ÚTIL", eu voto no JPV.

    ResponderEliminar
  13. @anónimo dos tachos -
    Compreendo que para alguém que ganha mal e não é respeitado no seu trabalho, exista uma enorme tentação em vender-se para um qualquer tacho! Discordo, mas respeito as fraquezas humanas!
    Reconheço que para algumas pessoas como o meu caro, ser vereador seja o sonho de uma vida: um vencimento que para si era milionário, a possibilidade de mandar em pessoas, vingar-se de outras e, durante 4 anos, pensar que é respeitado porque os outros têm medo de si!
    Mas esquece uma coisa pertinente: tenho um emprego que me realiza, sou muito respeitado por colegas e alunos (e apesar de cobardes anónimos me terem chamado de tudo, NUNCA colocaram em causa a minha competência profissional), tenho um vencimento que me permite um agradável nível de vida e exerço profissionalmente algo que de bom gosto faria de graça (como já o fiz!!!).
    Beja Capital tem algo que a distingue da maioria das candidaturas: o seus principais apoiantes (os 3 mandatários, o coordenador do programa e o candidata à AM) são pessoas que não vivem, nunca viveram e não querem viver da política! Mas que deram a cara por algo que acreditam!

    ResponderEliminar
  14. Beja(s)12:20

    @sempre em pé:

    mais nada, o amigo também soube resumir:

    CONTINUIDADE ou MUDANÇA

    Eu tamém escolho a mudança, voto Jorge Pulido Valente

    ResponderEliminar
  15. Anónimo12:22

    E se o dr. Francisco Santos fosse seu ex-aluno? O principio mantinha-se? :D

    ResponderEliminar
  16. @anónimo - Se o Dr. Francisco Santos tivesse sido meu aluno, seria bem mais contido nas análises! E repare uma coisa: não encontra neste blogue uma apreciação depreciativo sobre a pessoa do Dr. Francisco Santos! Apenas um juízo político! Mais. Sabe bem que sempre afirmei que FS era um homem sério e honesto! (e, nem ontem, quis comentar a tolice do convite!)

    ResponderEliminar
  17. Anónimo12:35

    Aos Velhos do Restelo do PS e aos comunistas preocupados, vamos lá a ver quem malha mais no H, não se esqueçam que só têm até à meia-noite.
    Vamos ver quem desce mais baixo, vá lá...eu sei do que são capazes.
    H não tenhas medo deles mantém-te firme e hirto.

    ResponderEliminar
  18. @ultimo anónimo - Mas alguem honestamente acredita que quem vem aqui dizer que sempre foi PS e vai votar CDU, são pessoas do PS?!!
    Será que somos todos tolos? Quem se faz passar por PS ainda não percebeu que o argumento "não gostamos deles que querem os nossos tachos"!, é a assinatura daqueles que continuam a dizer que quem não é comunista apenas está na política para ganhar emprego?!
    Enfim...

    ResponderEliminar
  19. @ultimo anónimo - Mas alguem honestamente acredita que quem vem aqui dizer que sempre foi PS e vai votar CDU, são pessoas do PS?!!
    Será que somos todos tolos? Quem se faz passar por PS ainda não percebeu que o argumento "não gostamos deles que querem os nossos tachos"!, é a assinatura daqueles que continuam a dizer que quem não é comunista apenas está na política para ganhar emprego?!
    Enfim...

    ResponderEliminar
  20. AVozDaquelesQueEstãoLongeMasVãoVotar15:31

    Devemos ser justos, independentemente do partido político, o trabalho efectuado pelos antigos presidentes da Câmara foi na sua maioria digno e responsável.
    Julgo no entanto que a alternância, no que toca a nível de agenda partidária, é necessária.
    Pode ser ou não, Pulido Valente o impulsionador de uma nova era na cidade. Não tenho disso qualquer garantia mas uma mudança é necessária. Um novo estilo de governação, um novo ângulo na vida económica da cidade, uma aproximação ao comércio (precário) e indústria (inexistente) e aos jovens que lhes seja dada a oportunidade de poder continuar a viver e residir na sua terra.
    Espreitamos, pela primeira vez, uma alternativa séria para os destinos do concelho! Essa é sem dúvida a de Pulido Valente.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo16:44

    EU VOTO NA CONTINUIDADE!!!
    VOTAR NA MUDANÇA???..COM JPV???..OBRIGADA MAS NÃO!!!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo16:53

    Eu voto na muadnça!! JVP

    Força Beja!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo16:54

    Correcção ao post a cima:

    Eu Voto na Mudança!! JPV

    Força Beja

    :)

    ResponderEliminar
  24. O "Clubismo" eleitoral-partidário é das enfermidades mais denunciadoras de uma cultura democrática básica e precária. Significa, grosso modo, que um simpatizante ou apoiante de uma força partidária,vota sempre e incondicionalmente nesse partido, sejam quais forem as eleições, sejam quais forem os dirigentes desse partido,sejam quais forem as equipas autárquicas, sejam quais forem os programas eleitorais a sufrágio.
    E é do mais penoso "clubismo eleitoral-partidário" o que se vem assistindo neste e noutros blogues. Ou seja, os eleitores, apoiantes, simpatizantes da CDU, votam "porque sim", porque é o que decorre da sua condição de eleitores e apoiantes de um partido, do mesmo modo que um adepto do Benfica, defende e "vota" no seu clube em qualquer ocasião, mesmo que o dirigente seja um bandido, o treinador um mentecapto,e a equipa de futebol uma lástima.
    Por isso mesmo, incapazes de argumentar pela "positiva", impotentes para sustentar um mandato autárquico que foi a vários títulos desastroso, impossibilitados de justificar tantos incumprimentos eleitorais e tanta trapalhada feita, agarram-se às fantasias, às caricaturas dos adversários, ao mais saloio e bacoco clubismo. Muitos de forma compreensivelmente interessada: todos os que dependem directa ou indirectamente da CMBeja, e todos os que acolheram expectativas de dela dependerem directa ou indirectamente, e são muitos...
    E porque a racionalidade política devia sobrepôr-se ao clubismo eleitoral-partidário, eu, e espero que muitos mais, vou votar Álvaro Nobre para a Junta de Freguesia da Cabeça Gorda, JPValente para a CMBeja, e Bloco de Esquerda para a Assembleia Municipal.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo17:47

    Clarividência, coerência, assumpção plena da atitude ou da escolha, bendita liberdade. Mas não resisto em lembrar-lhe a estória dos cartazes e de outras que circulam lá pela Cabeça Gorda

    ResponderEliminar
  26. @Anónimo,
    Lembra bem, tal como eu lembrei na ocasião e também neste blog: foram afirmações infelizes, injustas e inusitadas. Posteriormente, foram retiradas dos cartazes, e ainda bem. Os responsáveis e autores dos cartazes deviam ter acompanhado o gesto por um pedido de desculpas. Não o fizeram, não lhes ficou bem.

    ResponderEliminar
  27. Raramente comento, mas junto a minha à voz do que anseiam por mudança.
    Nas autárquicas não se votam nos partidos, votam-se nas equipas de pessoas.Votam-se nas pessoas que vão gerir a cidade onde passo os meus dias. Neste momento acredito na equipa de JPV e será ela a receber o meu voto.
    Até Domingo

    ResponderEliminar
  28. Anónimo19:47

    Hugo nunca te vi tão "falador", estás a ficar nervoso, a atirar os últimos tiros que tentam ser certeiros, agora faltam poucas horas. Não te enerves.

    Francisco Santos a presidente, voto na continuidade.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo19:59

    Ultimo dia de campanha, a cidade está um caos, todos os semáforos estão intermitentes, a esta hora (20:00) as caravanas avançam incessantemento, as pessoas estão na rua a manifestar o seu apreço por este ou aquele partido (devia escrever candidato mas isso é 1 falácia).

    Em suma esta treta vai terminar, tirando o domingo em que meia cidade (ganhe la quem ganhar) vai tornar a sair à rua a fim de apoiar aquele que ajudou a eleger.

    Desejo-lhe muita felicidade nos resultados de domingo. Não irei votar JPV e tenho por certo que FS também não mas estou convicto que a sua actuação serviu para elevar o substracto de discussão durante estes meses!

    Bem haja

    Um seu amigo que desta vez prefere o anonimato

    ResponderEliminar
  30. Se uns já andam a fazer barulho pelas ruas, esperem a partir das 21.30H para verem a força de expressão!......

    Poderá ver numa rua perto de si....

    ResponderEliminar
  31. Anónimo20:09

    Não creio a 100% em sondagens, mas como indicador, o jornal O SOL, dá-nos uma perspectiva acerca das mudanças que poderão ocorrer no país.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo20:12

    A CDU na senda do futuro.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo20:50

    Então Hugo, já tens os serviços da câmara instalados no edificio do Banco de Portugal? era aquilo que propunhas no teu "programa eleitoral".
    Quanto custou mais esse edificio?
    Era ouro sobre azul, Banco Portugal, Governo Civil, Pousada de S. Francisco, que belo "cluster", nem seria necessário andar muito !!!
    Grandes campanhas, que se poderiam fazer, muito melhores que esta última.

    ResponderEliminar
  34. Recebi hoje na caixa do correio, último dia de campanha, o boletim municipal da CMBeja, edição de... Julho/Agosto.
    Ao exortativo boletim, pago com o nosso dinheiro, onde se glorifica e amplifica as miúdas façanhas desde penoso mandato da CDU em Beja, junta-se um precioso suplemento... Uma lustrosa entrevista ao vereador e candidato Miguel Ramalho. Uma entrevista a que só falta a sigla da CDU para passar indistintamente como descarado desdobrável de campanha eleitoral.
    É a sem-vergonhice em todo o seu esplendor.

    ResponderEliminar
  35. c.c.21:30

    Após uma " longa noite " , de 34 anos , aturando a camarilha da Rua da Ancha , que conduziram a nossa cidade a um estado de subdesenvolvimento, vamos mudar , VAMOS VOTAR PULIDO VALENTE.Aos "XICO´S" que tenham decência e educação. Ganhar e perder faz parte da democracia , mas ELES SABEM O QUE É ISSO DA DEMOCRACIA ? NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo22:15

    O semanário SOL na pág. 12 apresenta um estudo intitulado “Vive-se bem em Portugal”.
    É a conclusão do estudo nacional que avalia a Qualidade de Vida nos Municípios.
    A cidade de BEJA aparece entre “os melhores municípios para viver.
    Angra do Heroísmo; Portimão, Albufeira; S. João da Madeira; Funchal; Beja; Bragança; Cartaxo; Covilhã; Estremoz; Figueira da Foz; Grândola; Guarda; Leiria; Lisboa; Odivelas; Portalegre; Porto; Santo Tirso; Vila Real.
    Este ano, Évora é um dos concelhos que se junta aos participantes.
    Então, meus amigos, estão espantados? Pois eu não estou.
    Beja, é uma cidade com qualidade de vida, em termos de: Identidade, Cultura e Lazer; Acessibilidades e Transportes; Turismo; Diversidade e Tolerância; Felicidade; Saúde; Economia e Emprego; Ensino e Formação; Urbanismo e Habitação; Ambiente.
    Francisco Santos é sem dúvidas um grande Homem, e um Grande Presidente.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo22:43

    Passei o dia a ouvir que o Barriga estava zangado com o Pulido! Qual não foi o meu espanto quando esta noite no palco vi Barriga, Pulido, Ramalho, Lança da Silva e o Mantinhas!
    De longe o melhor encerramento de sempre!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo22:43

    Porque nas autárquicas "não se vota em partidos" no próximo Domingo vamos votar em Francisco Santos para novo mandato à frente da Cãmara Municipal de Beja.

    Com todos os defeitos (quem os não tem?) e virtudes é a PESSOA que nos merece mais credibilidade talvez por não acreditarmos em paixões súbitas e assolapadas que depressa se desvanecem deixando atrás um rasto de desilusão pelas altas expectativas criadas. Foi assim com JPV em Mértola e não nos convenceu que em Beja seria diferente. Que fique com o "tacho" da Edia e com o lugarzito de Vereador que já é demais para figurinha tão insignificante!

    O voto útil é em Francisco Santos. Votar no candidato do PSD, pessoa que nos merece consideração, é votar na bengala de JPV.

    MLuísa

    ResponderEliminar
  39. Anónimo22:45

    Terminada a campanha estes funcionários ou comissários politicos do PCP, têm urgentemente de fazer um a reciclagem. Aconselham-se as melhores universidades - Cuba ou a Coreia do Norte. Se, por lá quiserem ficar, não fazem cá falta nenhuma.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo22:46

    Esta gentalha é incapaz de defender o candidato deles sem insultar os outros!
    Voto como quiser, mas vote em democratas! Comunas e fascistas nunca mais!

    ResponderEliminar
  41. Anónimo23:00

    Nunca tinha visto em Beja uma caravana do PS com tantos carros! Estou optimista! Pela primeira vez vou votar PS.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo23:17

    Porque é que os comunas se fexaram no Pax Julia? Por vergonha?

    ResponderEliminar
  43. Anónimo23:52

    11:17 PM

    Escreve-se feCHaram do verbo fechar

    Eu fecho
    Tu fechas
    Ele fecha

    ...

    ResponderEliminar
  44. Anónimo00:02

    Gostei de o ver esta noite na festa: sempre lindo e charmoso! Embora, não entendo esse seu olhar triste...

    ResponderEliminar
  45. Anónimo18:06

    Kerido H:
    Então e quais são as suas previsões para a Vidigueira?

    ResponderEliminar
  46. Kerido Vidigueira - Continuidade!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!