sexta-feira, outubro 09, 2009

Democracia, com qualidade...

A poucas horas das eleições autárquicas, muitos esperavam que a crónica desta semana fosse dedicada às eleições! Escolho não o fazer! Sou apoiante de uma candidatura, aceitei ser coordenador do seu programa eleitoral, pelo que sinto-me despido da isenção que gosto de nortear as minhas crónicas! Por outro lado – e sem que as minhas palavras sejam uma crítica a quem pensa diferente – entendo eticamente que não devo usar a crónica num jornal para fazer apelos eleitorais!
Mas é impossível numa época onde se cheira e transpira eleições, num tempo em que em quatro meses fomos chamados a votar três vezes, não tecer considerações sobre a qualidade da nossa democracia!
Escrevi algumas vezes e mantenho, que em todos os partidos, existem pessoas boas e dignas, gente honesta que oferece o seu tempo para o bem comum, porque genuinamente acreditam no que defendem, porque a forma com que vêem o mundo influenciam as soluções que preconizam: da mesma forma, em todos os partidos e sem excepção, existem pessoas que se movem por interesses egoístas e mesquinhos, pessoas cuja única convicção é procurar da forma mais simples tratar da sua vidinha! Sempre assim foi e sempre assim será, não tenhamos ilusões! Pelo que o desafio dos partidos, sejam de esquerda, da esquerda verdadeira ou da verdadeira esquerda, do centro ou de direita é combater para inverter os números, ou seja, aumentar a participação daqueles que se movem por convicções genuínas e honestas, diminuindo o número daqueles que actuam por oportunismo! E não me parece que essa guerra esteja a ser ganha!
Admiro a coragem de quem se candidata a um qualquer cargo público, todos aqueles que, independentemente dos partidos ou movimentos, têm o arrojo de se submeter ao escrutínio dos eleitores! Afirmo-o, não tanto por aceitarem as regras da democracia e deixarem que o povo se pronuncie sobre as suas propostas, mas por a paciência de se sujeitarem a achincalhamentos públicos, más-línguas e mesquinhez daqueles que se acham melhores e mais inteligentes que todos, mais dignos e puros! Ouvir e ler o que se diz e escreve de Sócrates, Cavaco Silva e Ferreira Leite, ou mesmo Portas e Louça, o desdém com que publicamente se ridiculariza e humilha quem cometeu o único crime de lutar por aquilo que acredita!
Desde há muito que defendo uma reforma do sistema político: permitir que os movimentos independentes concorram às eleições e a limitação dos mandatos, foram um primeiro passo que merece ser aplaudido! Mas insuficiente: exige-se uma reforma administrativa com o reforço dos poderes dos municípios e a diminuição do seu número, a redução do número de deputados e a criação de círculos uninominais, a redução e determinação do número de Ministérios e a auscultação parlamentar dos ministros ou a obrigatoriedade de serem eleitos deputados, para citar algumas! Por fim, tudo o que se defende será irrelevante, sem que a investigação ao crime económico seja profícua, sem que os tribunais actuem de forma célere, sem que o cidadão possa confiar na Justiça, aniquilando esta estranha sensação de politização das investigações judiciais, que descredibiliza um Estado que se deseja de Direito!
Escrevi neste mesmo espaço há três semanas que “quando se aproximam duas eleições de crucial importância para o futuro da região e do Pais, importa meditar sobre as estranhas razões que não justificam que em trinta e cinco anos de democracia, tenha baixado tanto a qualidade média dos nossos eleitos, tenha crescido tanto o desinteresse dos cidadãos face ao poder político, bem visível na crescente taxas de abstenção e votos em branco! Como deveria ser motivo para uma profunda reflexão, as razões que justificam que cada vez mais as pessoas se afastem da política e se recusem ocupar cargos públicos!” e estou convicto que a parte substancial das culpas reside nas estruturas partidárias! Mas não todas: boa parte das responsabilidades também são de cada um de nós, desta estranha foram de viver a portugalidade, a tendência confundir o trigo com o joio, de aceitar como natural a pequena promiscuidade, a forma cândida como desculpamos comportamentos indesculpáveis! E antes de clamar contra quem nos governa, importa nunca esquecer que foi o nosso voto, que fez deles os nossos representantes…

16 comentários:

  1. Anónimo00:28

    Eu bem sei que são sempre os mesmos a escrever ... mas de qualquer forma dá-me "tesão" ainda por cima a esta hora...

    Hugo, que pena a "Crónica Feminina ter acabado", sempre poderias escrever mais umas crónicas, talvez acerca das "Açordas de Alho".

    O Diário do Alentejo, não te passa "cartuxo" por isso não gostas, pois é, é a vida de um escritor, aspirante a politico de segunda categoria.

    Se te dói alguma coisa, vai ao Barriga, 50 euros de consulta, pode ser que a ti, te faça um desconto.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:33

    Tanta escrita ... achas que alguém vai ler esta "colhoada", parece um discurso cassete do Jorge Puluido Valentis.
    As cassetes que sobram, vão estar à venda, na feira da ladra. Apenas depois do dia 11.

    Amanhã não te esqueças, vai à arruada, e à noite está tudo à tua espera no Kremlin (casa da cultura)

    Mas, não te preocupes, o Pires vai vencer.

    ResponderEliminar
  3. Apoiar um político/partido é muito giro. Somos elogiados/adjectivados a toda hora.
    É só para quem os tem.
    Admiro quem se lança na vertigem das desconsiderações e sentir que é para o lado que dorme melhor.
    Lamentavelmente, é levar com os covardes, que se escondem atrás do anonimato sem terem os "ditos" no sítio para assumirem os comentários de nível.

    ResponderEliminar
  4. Ah! O essencial...

    Bonita a tua atitude H.
    Além de giro e charmoso és bonito :Ppp

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:25

    Aninhana, serás mesmo do sexo feminino, ou serás travesti, ou ainda, serás alguém que se esconde atrás do anónimato para se defender a si próprio?

    Beijinhos, ou abraços, conforme o caso...

    ResponderEliminar
  6. Txiii !! @ANÓNIMO
    Ao contrário da Caster Semenya, nunca me submeteram a testes médicos. Mas tudo indica que sou mesmo mesmo mulher.
    E não sou anónima, basta seguir o meu trilho e encontrará o meu contacto ;)

    "By the way" nem se quer conheço o H, nem nunca tive o prazer de falar com ele.

    Por isso... beijinho com um abraço à mistura.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11:16

    Interessante a leitura do Correio do Alentejo de hoje! Tres crónicas de opinião, por parte de três apoiantes das três candidaturas: dois deles usam o jornal para conseguir votos e o H tem esta excelente crónica!
    Finalmente: triste o Serafim que fez ontem aquela figura! Espera-se mais de quem é candidato!

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - a insinuação de que eu sou a aninhana é absolutamente ridícula e só pode sair de mentes que estão perturbadas e utilizam esses expedientes!

    @aninhana - só não digo que tu também és gira, porque depois o feio insulta-me!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:58

    é mesmo idiota! faz um texto razoavelmente bem escrito a dizer que não apela ao voto e depois faz um descarado pra os seus amigos de direita a pedir voto no PS!!

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - Não entender a diferença entre um jornal e um blogue pessoal, qualifica-o!
    Cumprimentos, do idiota!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:46

    Torno a gabá-lo H., aturar tudo isto desta vara de anónimos sem perder a compostura é de louvar.

    Por outro lado, e esquecendo os anónimos já que não gosto de falar com quem não me existe, estou farto desta série de eleições em catadupa e mais farto estou destes momentos de campanha que apenas fazem sobressair o lado mau da natureza humana.

    Quanto a si meu caro, o seu trabalho é verdadeiramente meritório por todas as ideias que conseguiu aglutinar (ou coordenar se assim o preferir designar) mas particularmente por fazer tal desinteressadamente e quem lhe encontra motivações políticas subjacentes é tonto (palavra curiosa que me faz lembrar outras épocas).

    Domingo é dia de ir a votos e eu, desde que em 1998 tal me passou a ser permitido, fá-lo-ei. E faço-o com 2 certezas, para a Câmara a minha única garantia é em quem não vou votar, enquanto que para a minha junta (S. João Baptista)opto pela continuidade de alguém que, felizemente, não é político no mau sentido do termo.

    JH

    PS: Esta campanha autárquica deixou-me o detestar a palavra cluster!

    ResponderEliminar
  12. Meu caro Hugo,
    Duas notas discordantes.
    Em primeiro lugar, nenhuma crónica de opinião é "isenta", seja ela escrita no Natal ou na véspera das eleições. E sinceramente,acreditando tu no projecto autárquico pelo qual dás a cara e o trabalho, não utilizares um espaço opinitivo (é de opinião que se trata, e não de uma peça jornalística) para veiculares opiniões e apelos, não te qualifica moralmente. Dá até a impressão de abrandamento nas convicções. Porque é disso que se trata: de existir convicção e seriedade na abordagem. Por outras palavras, podias tematizar as eleições e desenvolveres argumentos eleitorais, sem que o fizesses de forma "eleitoralista" e demagógica (o que seria o caso). Assim, prestarias melhor serviço à tua consciência cívico-política e darias maior utilidade ao teu espaço opinativo.
    Segunda nota: Ao contrário do que sugeres, creio que uma apreciável fatia dos candidatos a cargos políticos elegíveis, não se candidatam por nenhuma estóica e virtuosa e republicana razão. Bem pelo contrário, tratam-se de empregados da política, assalariados partidários, desempregados políticos, ou profissionais do carreirismo. Vivem "da política" para "si mesmos", e não de "si mesmos" "para a política".

    Afinal, uma terceira nota: és muito mais feio do que eu! Nem careca és!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo19:53

    Hugo faz uma pausa, toma um café, não te chateis, tens uma menina toda enamorada por ti, aproveita, faz crescer a população de Beja, e no Domingo, vai votar, se bem que com pouca convicção, mas pronto, buga lá o voto no Puluido, e depois chora com ele.

    Beijinhos lindo.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo19:53

    Hugo faz uma pausa, toma um café, não te chateis, tens uma menina toda enamorada por ti, aproveita, faz crescer a população de Beja, e no Domingo, vai votar, se bem que com pouca convicção, mas pronto, buga lá o voto no Puluido, e depois chora com ele.

    Beijinhos lindo.

    ResponderEliminar
  15. Humm enamorada?? Quem quem??
    lol

    Isto é tão giro!

    Gosto!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo22:18

    O semanário SOL na pág. 12 apresenta um estudo intitulado “Vive-se bem em Portugal”.
    É a conclusão do estudo nacional que avalia a Qualidade de Vida nos Municípios.
    A cidade de BEJA aparece entre “os melhores municípios para viver.
    Angra do Heroísmo; Portimão, Albufeira; S. João da Madeira; Funchal; Beja; Bragança; Cartaxo; Covilhã; Estremoz; Figueira da Foz; Grândola; Guarda; Leiria; Lisboa; Odivelas; Portalegre; Porto; Santo Tirso; Vila Real.
    Este ano, Évora é um dos concelhos que se junta aos participantes.
    Então, meus amigos, estão espantados? Pois eu não estou.
    Beja, é uma cidade com qualidade de vida, em termos de: Identidade, Cultura e Lazer; Acessibilidades e Transportes; Turismo; Diversidade e Tolerância; Felicidade; Saúde; Economia e Emprego; Ensino e Formação; Urbanismo e Habitação; Ambiente.
    Francisco Santos é sem dúvidas um grande Homem, e um Grande Presidente.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!