quinta-feira, outubro 29, 2009

Diário do Alentejo, nos tempos de agora...

O inqualificável comportamento do Diário do Alentejo durante os meses de campanha eleitoral, a descarada postura de quem foi incapaz de manter a independência que apregoa, a forma como se subjugou a interesses ideológicos, torna inevitável uma mudança na sua Direcção! Quem não respeita as regras básicas da pluralidade, quem utiliza um jornal que é de todos de um modo caciquista, procurando silenciar opções diferentes, não é digno de continuar a dirigir aquele que é o mais importante órgão da imprensa escrita regional!
Para a nova maioria PS na Associação de Municípios, a mudança na Direcção do Diário do Alentejo será um momento muito significativo, uma daquelas decisões que nos permitem perceber, para que caminhos se dirige o Partido Socialista, nomeadamente, se o espírito da Beja Capital continua vivo ou morreu no dia das eleições e o PS vai regressar aos tempos onde decide sozinho, fechado sobre si mesmo, nas masmorras dos interesses partidários!
Com efeito há dois caminhos possíveis: ou o PS faz o mesmo que a CDU e nomeia para o Diário do Alentejo alguém que lhe preste vassalagem, sempre disponível para acatar em silêncio os mais absurdos caprichos ou a escolha é pela qualidade, pela análise de currículos, pela construção de um projecto verdadeiramente plural e independente, sem cegueira ideológica ou partidária!
Quem me ouve e lê, sabe o quanto respeito e gosto de Imprensa, a importância que lhe reconheço, o quanto admiro os jornalistas sérios e competentes! E o quanto respeito o passado do Diário do Alentejo, como me entristece ver definhar um jornal que é parte integrante da nossa memória colectiva!
Quem me ouve e lê não tem dúvidas de qual seria o meu caminho! Porque salvar o mais importante jornal da região é uma missão de todos, porque o Semanário não aguenta mais atentados à liberdade de imprensa, porque a região precisa e merece que este jornal volte a ser credível, imaginativo, um local de exaltação do melhor que se faz no Baixo Alentejo, uma ligação privilegiada entre Beja e todos aqueles que amam esta cidade!

37 comentários:

  1. Anónimo15:23

    O jornal é só de Beja ou é de toda a região? Parece-me que está a cair na tentação de defender uma "DA" para a cidade, esquecido do resto do Baixo Alentejo. Isso é mau, muito mau!

    ResponderEliminar
  2. @anónimo - sinceramente, não entendo como chegou a essa conclusão! Veja o parágrafo final...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:00

    Já agora que refaçam os preços da publicidade no jornal, pois parece que estamos a pagar minutos em televisão, e que o tornem mais atractivo: novo grafismo, mais côr, mais apelativo!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:46

    É demais... por exemplo, na última edição trocaram, baralharam as datas de posse dos eleitos do PS, na de hoje arrogantes, propritários da verdade nem um pedido de desculpas aos leitores.
    Tinham obrigação de noticiar a morte do Dr. Flores, não o fizeram nem o fazem. Com raras excepções os leitores, exigem um jornal independente, isento e para todos e estes senhores não são capazes ou têm ordens para não o fazer.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:33

    Há muito que o DA deixou de ser um jornal na verdadeira acepção da palavra apesar da vasta equipa de que dispõe. Mas isso é outra questão...
    Ora o que eu proponho é que o jornal saia da esfera pública e seja vendido, entrando no mercado como qualquer empresa, seja de comunicação social ou de pneus!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:57

    Um jornal da região? LOL Tenha paciência! Não vejo por lá nada do que se passa em Portalegre ou Évora!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:58

    Sou bom! Pronto! Ai quando eu mandar! ...

    ResponderEliminar
  8. @penúltimo anónimo - a minha região é o Baixo Alentejo...

    ResponderEliminar
  9. outro anónimo - comprimidos para a azia!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo19:26

    H não tenhas ilusões, a BejaCapital acabou no dia das eleições.
    A maioria socialista na Associação de Municípios não quer saber do "espírito" da BejaCapital, e o Diário do Alentejo, vai tornar-se o meio oficial do PS, tal como vai acontecer com a rádio Voz da Planície, e como já acontece com o Correio do Alentejo.
    O PSD apenas serviu para eleger um Socialista para a edilidade, nem sequer temos um vereador, quem nos vai representar?
    O PSD tem que mostrar que está vivo, ou então mudámos para ficar no mesmo.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:38

    Não entendo porque escreve isto, quando há 15 dias toda a gente sabe que vai ser o próximo Director do Diário do Alentejo! Para provocar?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:42

    Tanta hipocrisia até enoja os espíritos mais sensíveis.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo19:43

    Quem é que vai ser?
    Eu não sei e gostava de saber.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo20:44

    H a sua região é o Baixo Alentejo...porque razão nao é o ALENTEJO?...na sua globalidade...

    Gostava que explicasse...

    ResponderEliminar
  15. @anónimo a meio da lista - Começo a ficar preocupado! Com tantos empregos novos que vou ter segunda, temo chegar atrasado à aula de Direito da Família, segunda às 15h30!

    ResponderEliminar
  16. @anónimo 9.22 - Sou bairrista! E sempre me assumi como Bejense e Baixo-Alentejano! Nada me move contra o Alto, como nada me move contra o Algarve ou o Minho, mas... é baixo-alentejano que me sinto!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo21:49

    É o eterno mal de Beja; gostam de pensar e ser piquininos ... em tudo! Por isso nunca passarão de uma cidadezinha pobre e provinciana, muito provinciana que não atrai nada nem ninguém ... que preste. Enfim ...

    ResponderEliminar
  18. C.C.21:51

    Privatização do DA e de toda a sua estrutura , permitindo ás Camaras afectar os parcos recursos disponiveis a situações prioritárias( habitação , educação , acessos , abastecimento e distribuição de água , limpeza , etc, etc

    ResponderEliminar
  19. Anónimo22:50

    Porque perguntar não devia ofender, o jornal chama-se Diário do Alentejo ou Diário do Baixo Alentejo? :)

    ResponderEliminar
  20. @anónimo - Não me ofendi a mudança de nome, mas seria uma tolice! E não me parece errado ter um jornal do Distrito, que fale do Distrito!
    Por detrás de algumas opiniões, há o secreto desejo de uma Regionalização com um só Alentejo (em vez de uma, duas tolices), com sede em Évora (a terceira tolice!).
    Não é nem nunca será o meu caminho...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo23:02

    acharao que o pessoal de evora, n diz, somos alto-alentejanos???para estarem a criticar???

    ResponderEliminar
  22. Anónimo23:18

    Dirigir um jornal não é o mesmo que dar aulas de direito!!! Cá para mim o PS vai recuperar o António José de Brito que foi corrido pelos comunistas depois de ter feito um excelente trabalho. Na redacçao do DA há quem deseje muito esse regresso.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo23:28

    A direcção, a redacção habituados a escrever para o partido ou em nome do partido, devem sentir enormes dificuldades em escrever para toda a gente e permitir a livre opinião de cidadãos que em democracia têm o direito de expôr os seus pontos de vista. Se sentirem incapazes demitam-se, pode ser que o Avante os acolha.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo09:57

    Nem merece comentários, tanta "parvoice" junta.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo10:00

    Acham que o H, apenas por escrever umas coisitas aqui no blog, que nem sequer são nada de especial, seria um bom director para um jornal? Santa paciencia, tenham juizo.
    Não vai perder concerteza, depois de tanto apoio, algo irá ganhar, ele, ou alguém próximo. Merece, foi um grande esforço.
    Mas daí, a dirigir um jornal !!! já agora ponham o Espinho a dar uma ajudinha. Seria a cereja em cima do bolo.

    ResponderEliminar
  26. @ultimo anónimo - deixe-me tentar explicar-lhe uma coisa, com carinho e paciência! Se me quer acusar de procurar tachos, não é boa ideia começar por reconhecer a qualidade do meu trabalho! Porque... se sou competente, então, não seria um tacho, não é?!
    Pense nisso, e de ora em diante, faça como outros e parta logo para a ofensa directa!

    Sobre a Direcção do DA, está escrito o que entendo!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo13:12

    E nomes, já há?

    ResponderEliminar
  28. @nónimo - nomes para?

    ResponderEliminar
  29. Anónimo13:05

    Competencia é diferente de tacho.
    Esta é uma grande máxima.

    Todos aqueles que vão ser colocados na câmara, empresas municipais (umas que já existem, outras que irão surgir), serão todos competentes.

    E os tachos? o PS, partido dos tachos, transformar-se-á numa empresa de "sucata" para mais tarde reciclar tanto metal.

    Dizem para aí que não, parece que as sucateiras também andam com pequenos problemas ... até parece que problemas com gente do PS.

    Mas, não se pense que os socialistas se vão intimidar com problemas tipo freeport ou sucatas, ou escolas virtuais, ou seja lá o que for, passam os tachos a designar-se de "competencia" e pronto, resolve-se o deferendo.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo13:07

    Perdão, "diferendo".
    É a competencia que está a falar mais alto.

    ResponderEliminar
  31. @ultimo anónimo - Concordo consigo! Longe de mim pensar que existe algum não comunista que seja competente!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo18:48

    A competencia não é exclusiva dos cumunistas, essa é uma falácia utilizada para descridibilizar quem sabe aquilo que faz.

    A competencia pertence apenas aos competentes. Tenham eles a ideologia que tiverem.

    Os tachos, esses sim, pertencem aos incompetentes, mesmo que se façam passar por aquilo que não são.

    ResponderEliminar
  33. @ANÓNIMO - Claro!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo09:50

    Não confundam "papeira com inchaço" a Voz da Planície é uma empresa privada, com o estatuto de cooperativa, tal como a nova rádio do Município. O DA depende e é propriedade da AMDB/ AMBAAL ou CIMBAL.
    Informem-se, por exemplo, nas Finanças e ficam a saber qual o estatuto empresarial da RVP.
    Há "assaltantes" que ficam à porta.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo00:50

    Só uma pequena correcção a um dos inúmeros anónimos que por este blog graçam. Não me recordo se o DA deu destaque ou não ao desaparecimento do Dr.º Horácio Flores mas o que sim tenho certeza é ter o mesmo merecido honras de crónica crónica quinzenal escrita por quem dele foi colega de profissão e com quem muito conviveu.

    jh

    ResponderEliminar
  36. A RVP é,e sempre foi uma pouca de merda e o seu director de informação é um comunistazinho tendencioso que agora procura as migalhas.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!