quinta-feira, novembro 25, 2010

A greve de ontem (hoje!)


Estas linhas estão a ser gravadas no fim da manhã de quarta-feira, pelo que desconheço a real dimensão da greve geral de ontem! Mas mesmo ignorando-o, estou certo que o Governo vai avançar com um número baixo, os sindicatos com um número elevadíssimo, porquanto e infelizmente, a deslavada mentira faz parte da forma portuguesa de fazer política e já ninguém se ofende quando vergonhosamente, uns e outros, nos mentem na cara!
A minha intuição é que esta greve terá reduzido impacto no sector privado, mas terá uma imensa adesão dentro dos funcionários públicos, aqueles que vão pagar a maior parcela da crise! Porque é óbvio o descontentamento: porque se há demasiados funcionários públicos que não merecem o que ganham e envergonham a profissão – e todos nós temos colegas assim -, para quem dá o melhor de si, ver desaparecer parte do seu vencimento é uma afronta! Mais. Debaixo de cada pedra saí um desvario e um disparate, de um Estado inapto para se governar, onde um bando de privilegiados dos aparelhos partidários se enche de benesses injustificadas, onde graça a irresponsabilidade de quem não tem o menor respeito pelos dinheiros públicos!
Mas apesar de tudo, escolhi não fazer greve! Porque uma greve deve ter um objectivo e num momento em que é constitucionalmente proibido demitir o Governo, fazer uma greve contra o Governo é um disparate, uma espécie de tomar viagra no segundo antes de fazer um voto de castidade!
Provavelmente ontem ouvimos os fazedores de promessas explicar que têm a solução milagrosa e que todos podem ter tudo sem que ninguém faça sacrifícios, agarrando em dois ou três casos para vociferarem que os ricos paguem a crise! É simples e a demagogia encontra sempre adeptos entre os incultos!
Mas o tempo não está para hipócritas nem para falsas promessas: Portugal atravessa uma profundíssima crise económica e social, sendo preciso o melhor de nós todos para que em conjunto voltar a fazer de Portugal um país a sério! Mais do que nunca Portugal precisa dos melhores, que os mais capazes tenham a coragem de avançar e lutar por Portugal!
Eu acredito em Portugal: mas precisamos de credibilizar a política e recuperar os mais capazes: porque quando estamos à beira de um precipício, se temos Sócrates & Passos Coelho a governar, Jerónimo e Louça a berrar, temo que o único caminho possível, seja … dar um passo em frente!


10 comentários:

  1. Anónimo01:43

    Até os jogadores do Benfica fizeram greve! Assim é que é!

    ResponderEliminar
  2. João Pedro Reis02:06

    Concordo consigo, infelizmente não é com greves que resolvemos os nossos problemas da crise... Não é com estes políticos que nos salva-mos.. e não é com a figura triste que fizeram os Trabalhadores da AutoEuropa... que depois de serem aumentados, ao contrário da maioria, decidem fazer uma adesão de quase 100% à greve... é uma imagem vergonhosa para se dar à Europa... mas como vivemos num Estado em que todos temos Direitos, e só ALGUNS têm deveres... Já nada me surpreende...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:20

    Bom, a Greve Geral foi muito maior que alguns preferiam e pequena para alguns muito exigentes. Mas foi, parece, a maior e estamos assim conversados.
    Mas, no texto do autor do blog fiquei a saber muitas coisas; Primeiro que só incultos dizem que os ricos deviam pagar a crise; Segundo, que quando se faz um greve geral é para demitir um governo; Terceiro, que quem faz greve não perde pelo menos um dia de salário (sim, porque se fôr em algumas mui democráticas empresas pode perder bem mais);Quarto,que os funcionários públicos são uns cretinos preguiçosos;Quinto, que só o PS e PSD sabem o que fazer por este País; Sexto, que você e alguns dos comentadores anti tudo não fazem parte dos milhões de portugueses que se manifestam quando é preciso porque pior que a actual situação nunca tivemos e que , mesmo assim ainda se julgam os maiores pensadores. Davam uma ajudinha se nos informassem porque estamos hà décadas sempre a descer e se conhecem por aí algum responsável. E já agora, como parece ser pacifico que estamos muito mal como país, o que é preciso fazer para se sair disto. Uns dizem que é preciso por Portugal a produzir e apostar no trabalho e nas pessoas. Outros dizem mal destes!

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - você percebeu isso tudo?!! E ainda há pessoas que dizem que não é esperto...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:50

    Eu acho que, neste caso, não entendeu a razão de fazer greve.

    ResponderEliminar
  6. João Pedro Reis00:20

    Sr. Anónimo, em primeiro lugar queria agradecer pelo seu elogio. Depois gostaria de dizer que não é saber tudo (ou pensar que sei), simplesmente expressei a minha opinião, e a ela todos temos direito, assim como o direito a greve que também temos, sendo esta aprovada a 8 de Julho de 1977, e Promulgada em 9 de Agosto de 1977. Mas infelizmente nós não temos apenas direito, também temos deveres. E talvez fazer greve numa altura de uma grave crise económica, não seja a coisa mais acertada a fazer. Não sou filiado a nenhum partido, e talvez como a maioria dos Portugueses, não acredito em muitos órgãos(ex. Tribunais, AR, Policia), pois eles não me dão razões para acreditar. Mas se as pessoas se queixam com o Sócrates, tirar 5%, o que dirão se vier o FMI e tirar 10% ou 15%. Fazemos greve 1 semana???

    P.S.:Como diria o Sr.H, QUID JURIS?
    P.S.2:Sr. Anónimo, se gosta de ser engraçado porque não faz como nós e mostra quem é?
    P.S.3:Por fim, que já tem PS's a mais, não acha que as pessoas que mesmo querendo ficar com o rabinho quente na cama, mas que o levantaram no dia 24-Nov para ir trabalhar, e assim serem produtivos e tentar tirar o País da podridão em que está, merecem respeito??? Eu acho que sim. =)
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Jacaré01:57

    Se eu soubesse o que ia ler neste post, faria greve à sua leitura! Um disparate tremendo afirmar que houve uma adesão enorme no sector público e uma irresponsabilidade medonha em afirmar que houve pouca no sector privado; eu gostaria de ter os mesmos recursos que o H para saber ao certo quem mente e, na verdade, os precisos números da greve. Eu vi-me em filas enormes em qualquer estrada de circulação rodoviária de malta que vinha do trabalho, porque, como nós sabemos e o H sabe também, o dinheiro perdido ao fazer-se greve, numa altura de crise, é ouro! É pena é que ao fim de tantas greves, esta sociedade corrupta em que vivemos, ainda não se apercebeu dos resultados directos na produtividade do nosso país(por tabela ou não, o grande mal deste país).

    ResponderEliminar
  8. lacaré - você leu o que escrevi??!

    ResponderEliminar
  9. Jacaré20:33

    Por azar sim.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!