sexta-feira, novembro 19, 2010

A Nato está entre nós... (Com Adenda)


Durante estes dias Portugal é uma espécie de centro do mundo, com a mega big grande Cimeira da Nato, que traz aqui a Beja ou ali a Lisboa os mais importantes líderes políticos mundiais! Bem como aquele bando de gente que vem até nós protestar contra a Nato!
Hoje sinto vergonha de dizer, mas deste há algum tempo que sou contra a Nato! Não encontro razões para que esta subsista! E até acho que pode ser contraproducente retirando algum espaço e autonomia à ONU. Ou pelo menos àquilo que eu gostava que fosse a ONU!
Mas apesar de ser daqueles que entende que hoje a Nato já não se justifica, tenho vergonha de o assumir! Porque enoja-me correr o risco de ser comparado com um bando de gente que por aí anda a vomitar disparates sobre a Nato, diabolizando-a, como se fosse a raiz do mal. Como se hoje a Nato ainda tivesse o peso que os uns quantos tontos lhe dão!
A Nato estar em Lisboa é bom para o País. Se tudo corresse bem, seria uma excepcional propaganda para o País, um excelente elixir para o nosso turismo, uma das poucas industrias portuguesas que ainda funciona!
Ser contra ou a favor da Nato é irrelevante por estes dias: tal como a Expo, o Euro ou outros eventos, é importante para o País que tudo corra bem, porque estes eventos têm uma dimensão económica muito importante! Mas há gente que não consegue ver uma gaja nua, nem quando ela lhe espeta as tetas no rosto...

Adenda, tipo acto de justiça: Ontem falei em gente que vomita disparates contra a Nato. Mas tenho de ser justo: também há muita gente a dizer disparates a favor da Nato: porque para uns, se o PCP não gosta são contra! Para outros.. se o PCP não gosta.. eles são a favor...

11 comentários:

  1. Anónimo00:31

    Não me lembro de o ouvir falar assim sobre a vinda do Papa a Portugal!

    ResponderEliminar
  2. Acabar com a Nato sem mais nem menos seria difícil e perigoso, agora, ela tem que mudar e adaptar-se aos novos tempos. Como? Em breve se verá...

    ResponderEliminar
  3. @primeiro anónimo - está enganado! Critiquei a "ponte" mas defendi o evento, contra os abichanados" que se queixavam dos custos!

    ResponderEliminar
  4. Zig - Claro que não defendo que a Nato acabe amanhã! Apenas.. preferia que as funções da Nato fossem progressivamente absorvidas pela ONU!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:43

    O Hugo hoje está de parar o trânsito!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:52

    BRILHANTEEEEEEEEEEEEE "Mas há gente que não consegue ver uma gaja nua, nem quando ela lhe espeta as tetas no rosto..."

    ResponderEliminar
  7. Ando a treinar para polícia sinaleiro!

    ResponderEliminar
  8. Mas aquela de impedirem a entrada em Portugal de um grupo que jovens porque vinham manifestar-se contra a NATO - porque vinham vestidos de negro e traziam uns panfletos - é a negação de tudo o que é minimamente razoável, quer em termos democráticos quer em termos de segurança. Se as pessoas não se podem manifestar contra a NATO que raio de democracia é esta? Confundir um grupo (ou bando, como o H gosta de chamar) de jovens vestidos de negro e a espalhar panfletos com perigosos terroristas é a negação da eficiência do sistema de segurança montado.
    Mas tudo isto só serve "para inglês ver", não passa de uma montra onde uns dão espectáculo e outros (muitos, demasiados) comem à custa do orçamento.
    A NATO é mais uma daquelas (tantas!) organizações criadas com uma missão específica que, quando esta acaba, fazem tudo para se manter, porque interessa a muitos (tantos!).
    LG

    ResponderEliminar
  9. LG - Hoje estamos em total sintonia: a NATO foi gerada com uma razão ponderosa e justa e hoje apenas existe para alimentar uns quantos, que até são muitos, mas quase sempre os mesmos!
    Sobre as fronteiras... os amadores são assim...

    ResponderEliminar
  10. A NATO, é, acima de tudo, uma organização de segurança cooperativa e não uma polícia do mundo como muitos tendem a dizer. Uma parceria(a palavra-chave)estratégica de defesa colectiva definida por nações denominada Aliança Atlântica e não uma organização internacional de 190 e alguns países como é a ONU. Portanto é um interesse nosso e dos nossos aliados e não de todos os países representados na ONU! Há, inclusive, uma necessidade de intervenção por parte da NATO aquando hostilidades entre um país(Coreia do Norte talvez) e outro democraticamente desenvolvido pertencente à NATO. Acho que não devemos entrar em superficialidades como por exemplo, alimentar bocas de uns quantos(sabemos que o comando português da NATO é o mais barato de todos os comandos portugueses) mas sim, em concreto, na estabilidade diplomática de tensões preocupantes das quais, sei lá, poderíamos estar envolvidos. Acho que, tendo Portugal as costas quentes, poderíamos todos chamar de cabrões, só por brincadeira, aos líderes norte coreanos, que eles não nos fariam mal nenhum!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:39

    Deviam era de expulsar de Portugal essa corja de comunas que tanto mal fizeram a este pobre país saido do golpe da abrilada!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!