domingo, novembro 28, 2010

Parabéns ao PCP e o Aeroporto de Beja






Escrevi-o há dois dias e mantenho-o: há pessoas cujo sonho é ter uma pila suficientemente grande para se auto-enrabar! Por faz parte do nosso fado, de ser portuga e de ser alentejano esta irresistível tendência autofágica!
No caso do Aeroporto de Beja temos assistido a um verdadeiro desfilar de disparates, tonterias e parvoíces ao longo destes anos de deixar brancos os pêlos púbicos! Como seria importante que a gente que vomita disparates sobre o projecto ganhasse cinco minutos a tentar perceber o projecto!
Percebo as críticas lisboetas ao aeroporto: afinal Lisboa critica tudo o que é investimento fora das grandes cidades do litoral e há demasiados interesses em construir um novo aeroporto e todo e qualquer argumento contra Beja e Portela são positivos! Mas... o que só a estupidez explica é a razão pela qual tanto bejense adere a estas premissas!
O PCP está de parabéns e deixo aqui um público elogio! Porque tem razão quando critica o atraso no projecto responsabilizando os últimos 3 governos, quando critica a falta de acessibilidades (pessoalmente mais que o IP8, faz-me confusão o comboio Sines-Espanha), - podia ter criticado o anterior executivo da CMBeja que durante 3 anos e 9 meses não se lembrou que havia um aeroporto em Beja -, mas... sublinhando o mais importante, aquilo que deve unir todos os bejenses: o projecto é bom, é exequível, é importante para a cidade, para a região e para o País! (Pulido Valente também criticou o relatória no Facebook!). 
Obviamente que só os tolos e os parvos esperam que vão existir voos Beja-Lisboa ou Beja-Porto, que só daqui a cinco ou dez anos este Aeroporto poderá ter um número significativo de passageiros: mas este poderá ser um excepcional Aeroporto de retaguarda, um Aeroporto para transporte de mercadorias - o caso do correio aéreo -, estacionamento de aviões e alguma industria aeronáutica! Ou.. se tivesse havido a capacidade para lutar pelas oficinas da TAP!
Vamos ser honestos: Beja não tem características excepcionais, não têm demasiadas valências: não matem as que temos com parvoíces!

13 comentários:

  1. Anónimo01:04

    Declaração inicial: Não percedo nada de aeroportos nem de aviões.

    Quando há uns anos se começou a falar no aeroporto, pensei que construir um aeroporto em Beja era o mesmo que construir um restaurante no meio do deserto, porque depois de construir o restaurante é que se vai pensar como levar para lá os clientes, aqui foi igual primeiro construiu-se o aeroporto e agora vamos lá ver se o conseguimos rentabilizar, parece-me que aqui funcionou aquele método de começar a construir a casa pelo telhado.
    Quando para substituir o Aeroporto de Lisboa se optou pela margem sul (apesar de eu achar que seria a melhor opção) pensei agora é que o nosso brinquedo não tem utilidade nenhuma. Mas, e às vezes, infelizmente há sempre um mas, quando a nossa grande crise chegou (ou tomámos conhecimento dela) voltei a pensar, aqui está uma grande oportunidade para nós termos uma esperança, vamos abandonar a ideia de construir um novo aeroporto, e uma vez que este mal ou bem já aqui está, vai poder ser rentabilizado para transporte de mercadorias, correio e provavelmente alguns voos daqueles baratinhos (isto se ainda houver dinheiro para andar de avião). Mas será que ninguém inteligente e iluminado (como são os nossos governantes) vê uma solução tão fácil.

    O choradinho na tv do JVP a dizer que ninguém gosta de Beja e que ninguém nos apoia, está um bocadinho fora de tempo, porque esse era o argumento utilizado na altura em que o burgo era governado pelos comunistas e por isso eramos esquecidos e desprezados. Por favor alguém que lhe actualize o discurso.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:57

    Meu Kerido H
    A posição defendida pelo meu Presidente na última reunião da Cimbal, aponta uma resposta clara ao tribunal de contas e ao governo:
    Beja deve ser alternativa a Lisboa e a Faro.
    Com esta simples frase, em jeito de conclusão, teria dado ao Tribunal de Contas e a este relatório uma dimensão de quem está realmente preocupado com a utilização de dinheiros públicos e pela inexistencia de elefantes brancos.
    Não sei se concorda com a ideia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. MARIA DE FLORES14:04

    Uma óptima ideia ( aproveitamento da Base Áerea de Beja ) com um investimento reduzido , é torpeada por uma data de " actores " politicos , sem que tenham uma resposta á letra dos " politicos " regionais .

    Por onde andará o "Deputado " Pita Ameixa ? Tal como na Assembleia da Republica nem " Pia ".UMA VERGONHA.

    ResponderEliminar
  4. Meu kerido Vidigueira,
    era importante explicar em quilómetros de auto-estrada ou de TGV quanto é que custou o Aeroporto de Beja! Pode ser que algumas pessoas entendam!
    Abraço
    PS - Hoje é que me informei sobre o tal assunto! Houve pouca habilidade! Eu sou por concursos!

    ResponderEliminar
  5. @primeiro anónimo - Construir um Aeroporto em Beja não seria uma excelente ideia! Mas.. o que se fez foi adaptar um aeroporto que já existe!

    ResponderEliminar
  6. @maria das flores - o grande drama deste aeroporto foi o excesso de politiquice. Não contem comigo para esse peditório!

    ResponderEliminar
  7. turista acidental18:09

    A grande questão é, até prova em contrário (que já vai tardando!!!), adaptar para quê e para quem? O dinheiro gasto não poderia ter sido gasto de outra forma em proveito das populações residentes e da sua qualidade de vida? Beja, com aeroporto ou sem aeroporto, é uma cidade desagradável para quem aí residente e pouco ou nada atrativa para os visitantes: espaços públicos pouco cuidados, restauração e hotelaria de fraca qualidade e pouco profissionalismo, etc. etc. etc.
    E não serve de desculpa dizer que "nós portugueses somos assim" porque temos por cá exemplos de localidades do interior que, indepententemente dos problemas que certamente notará quem por lá reside, são agradáveis e calorosas na forma de receber turistas nacionais e estrangeiros. Beja não é assim!!!

    ResponderEliminar
  8. turista - é a sua opinião! Tão defensável como o contrário!

    ResponderEliminar
  9. Hong-Kong quer dizer águas profundas.
    Sines é o nosso único porto com capacidade para receber navios de grande calado e como tal com potencial para se tornar uma das portas da Europa. Os chineses já lá andam!

    ResponderEliminar
  10. Nos comentários do J.P.V. sobre o T.C. só lhe faltava dizer que o T.C. era uma força de bloqueio....

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:54

    Epa o H(omem)elogiou algo do pcp. Quer inscrever-se?

    ResponderEliminar
  12. @anónimo - Muitas vezes o fiz! Não tenho complexos desses!

    ResponderEliminar
  13. "H" tocou num ponto importante que seria aproveitar as facilidades de Beja Aeroporto para a manutenção da Tap quiça para trazer os simuladores da Tap e fazer deste aeroporto uma plataforma giratória do aeroporto de Lisboa onde Beja teria todas as valências como infra-estrutura de apoio a Lisboa como acontece nos States com a Delta A. Para isso necessitávamos de outro governo que pensasse nas infra-estruturas a sério. Seja TGV, aeroportos ou auto-estradas e não andasse ao sabor de interesses instalados,mas pensar no interesse do país. O tgv deveria passar por Beja e o aeroporto estar ligado a ele.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!