domingo, novembro 21, 2010

Trânsito em Beja




O Presidente da Câmara Municipal de Beja começou por estes dias a usar o Facebook para comunicar com os cidadãos. Algo que em privado e agora em público elogio: a CMB tem um crónico e grave problema de comunicação e fechar os olhos para as novas tecnologias é tão absurdo como as jovens senhoras não fazerem depilação genital!
Por estes dias o Presidente recebe no mail jorge.valente@cm-beja.pt sugestões para alterações de trânsito na cidade e no concelho!
Pessoalmente há muito que defendo a inversão do trânsito na Rua de Lisboa para que quem vem de fora entre na cidade em vez de ser expulso do centro, assumo que sou favorável ao trânsito no centro histórico e.. desafio ponderar a reabertura parcial da meia-laranja! E os leitores? Têm ideias?!

29 comentários:

  1. Quanto à 1ª questão, aplaudo, pelas razões que aponta.
    Quanto ao trânsito, chamo a atenção para aquilo que é pratica na generalidade das cidades - retirar, tanto quanto possível, o trânsito dos centros histórios, quer porque não foram construídos no pressuposto dessa utilização, quer para facilitar a livre circulação dos peões. Foi nesta perspectiva que foi organizado o trânsito na Cidade de Beja, a de dificultrar o acesso automóvel ao seu centro histórico, tanto quanto julgo saber. É por isso que se tornou fácil sair do centro histórico e complicado nele entrar de automóvel.
    Julgo, por isso, que se deve reflectir primeiro sobre o princípio e só depois introduzir as alterações em função da conclusão a que se chegar. E, cuidado com as mudanças pontuais, porque se não forem bem vistas as suas consequências no sistema geral, podem complicar mais do que resolver problemas.

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  2. Desculpa, em primeiro lugar, em discordar contigo! Acho que o trânsito está bem cá no burgo, necessitava apenas de pequenas alterações e nunca aquelas que aqui referes, por todas e mais algumas razões.

    Em segundo lugar, desculpa por vir tão poucas vezes aqui à "tua casa", mas já sabes, o meu PC está impossível, só "marcha" com o antivírus desligado, pouco aconselhável para frequentar este teu blog (loool)

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  3. Anónimo01:16

    Presumo que o mote "alterações de trânsito" também inclua a componente de criação de novas infraestruturas viárias, ou estarei enganado?

    Há uns dias atrás encontrei uma noticia que me deixou curioso. Uma noticia da Rádio Voz da Resistência em que dava a conhecer a intenção de construir uma nova cintura (circular) que irá fazer a ligação entre o IP8 e a estrada que nos leva rumo ao Sul. O interessante aqui, é que esta nova circular vai ser construída, não no lado "esquecido" da Cidade, mas sim, do lado onde já existe uma "semi-circular".

    Não consigo compreender o que leva a gestão da nossa Cidade (e aqui o nosso NOVO Presidente não terá culpa) visto que estou a falar directamente dos serviços da Câmara que têm o dever de planear o desenvolvimento da nossa Cidade deixarem a cidade chegar ao ponto que chegou.

    Tantos foram os benefícios no lado poente da Cidade, que este, para mim tomou o nome de LADO NOBRE. Nele existe a maior concentração de Serviços, Comercio (Grandes Superfícies), Equipamentos (Piscina Coberta & Descoberta, Parque da Cidade, Escolas Secundárias e a maior concentração de metros quadrados de espaços verdes da Cidade.

    Esta gestão conduziu a cidade numa especulação imobiliária sem precedentes no LADO NOBRE e deixou o LADO POBRE e "esquecido" totalmente dependente.

    Qualquer munícipe que se tenha que deslocar do LADO POBRE (nascente ou entrada de Serpa/Espanha) para o LADO NOBRE é obrigado a, DAR UMA GRANDA VOLTA (por fora da Cidade) ou OBRIGATORIEDADE atravessar a Cidade.

    Tudo isto para defender que, o correcto e sustentado desenvolvimento do lado Nascente da nossa Cidade, só acontecerá se for planeada e construída a médio prazo uma nova semi-circular para que finalmente (e atenção que isto deveria ter sido uma prioridade do Século/ Milénio passado) seja possível circular em volta da cidade.

    Mas... o LADO POBRE está em vésperas ser brindado com o maior Centro Comercial do Alto e Baixo Alentejo.

    A pergunta que deixo é, não será então altura para construir essa ligação que julgo fundamental, entre o LADO NOBRE e o LADO PODRE?

    Beja XXI

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  4. LG - Efectivamente tem sido política comum, nacional e não só, retirar o trânsito dos Centros Históricos! Salvo erro um movimento que começou em Roma, quando se avaliaram os resultados da poluição nos Monumentos!
    Mas... justifica-se a questão da poluição na esmagadora maioria das cidades?! Mais: quais os impactos de retirar o trânsito nos centros históricos?! Merecem aplausos?!
    Sustento que não! Levar o carro até porta de casa é um vício terrível! Mas..contrariar esse vício tem resultado em pessoas a mudar de casa, em vez de matar os vícios!

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  5. ZIG - em futebol e trânsito, somos totalmente diferentes!

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  6. Beja XXI - Vou repetir-lhe o que defendo em privado há anos: Beja tem meia variante: precisa de uma variante completa!
    A linha da CP castra a cidade! É tempo de castrar aquela linha!

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  7. A minha ideia é acabar com carros em cima do passeio na Rua General Teófilo da Trindade. Já expus o assunto à CMB, a qual ainda não resolveu a situação, que é caricata: às vezes não se consegue entrar em casa.

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  8. Vitor - onde fica essa?!

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  9. Hugo: para te orientares, digo-te que é a rua que vem da zona da estação, passa em frente da " Pandora"( esta ainda funciona?) e segue até até ao antigo posto da polícia de trânsito...perto da cadeia.

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  10. Já sei! A Rua Grande, na parte de baixo do Castelo! Não acho que seja uma questão da CMB, mas.. da PSP! Embora.. algures por aí um parque não fosse má ideia!

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  11. Não, é da CMB. E a CMB sabe bem do assunto porque já lhe expus a problemática. Disseram-me que estão a estudar... Esta é uma das questões que o JPV tem de resolver, pois não faz sentido nenhum ter carros nos passeios e ser dificíl aos moradores entrarem nas suas casas por causa dos carros.... e de parques privativos de cargas e descargas( pelo menos há lá um...)

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  12. A propósito da zona da estação, parece-me que aquilo ali deveria levar uma profunda obra de remodelação e recuperação. Por norma, os "gestores e fazedores das cidades" esquecem desses espaços....

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  13. Vitor - Tanto quando me recordo, dá multa e compete à PSP multar...
    Mas.. não vou polemizar!

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  14. Vitor - Eu tenho uma ideia linda para revitalizar aquela zona! Mas.. por ora, apenas em privado para não queimar a ideia!

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  15. Está bem. Temos que nos encontrar um dia em Beja; eu também tenho várias ideias....porque gosto muito de BEJA.

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  16. Zéi19:32

    Inversão do sentido na Rua de Lisboa e continuação da circular interna desde a zona da Acos passando pela quinta D'el Rey (nova ponte claro), moinhos de Sta Maria até á mata. Acho que são as situações mais gritantes e urgentes.

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  17. Caro Hugo

    Sobre alterações de trânsito vou ser breve...justificar o injustificável..Beja cidade pela sua dimensão, justifica muito mais uma rede de acessibilidades condizentes com as necessidades da cidade do que propriamente "arranjos" para comodistas. Passo a explicar :

    Há gente que se pudesse metia o carro a porta ao lado da cadeira e/ou espaço em que trabalha..é gritante!!! Em Beja há zonas que até dói só de pensar que deslocam viaturas que nem chegam a andar 1km para ir trabalhar...dá para rir!!!

    Ohhh mentalidade laseiruda...aprendam com os verdadeiros modelos europeus de desenvolvimento e vejam onde estão se utilizam meios não poluentes para deslocação, se ANDA A PÉ!! ou se utilizam os transportes públicos, vulgo urbanas aqui no burgo...

    Mas o comodismo é tanto que depois ao que assistimos é ao minar de anteriores ambientes verdes e respiráveis, onde há pessoas que investem para morar e são apinhados de carros todas as manhãs, como é o caso da minha zona, onde morei descansado há 9 anos, apenas o circuito de manutenção pela frente, nada opondo à instalação da ESTIG onde o caro H lecciona, mas é frustrante assistir semanalmente a perda total de algum bem estar ecológico, engolido pelos carros que aqui circulam e estacionam...começaram a obra pelo telhado, esqueceram-se completamente que a instalação da mesma traria consequências e impactos ambientais para a mesma e para os seus moradores.
    O Campus do Ipbeja tem um parque de estacionamento enorme...bastava para isso disponibilizar o portão de acesso via Agrária...minorava o sucedido..mas como já disse atrás..qualquer dia só falta mesmo estacionar dentro da própria escola.
    Os moradores ficaram privados dos seus estacionamentos também.

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  18. Caro H2O - é obsceno que a Estig tenha sido construída sem estacionamento!

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  19. Sei que há projecto para o estacionamento, agora resta saber onde será e como será...só espero não me enganar de novo, isto é, que ainda invistam mais pelo circuito propriamente dito ou pelos arredores...uma zona de excelência ainda com alguma coisa de verde. Esta cidade carece urgentemente de zonas verdes e de lazer que faça as pessoas, os munícipes investirem na sua verdadeira qualidade de vida, estimulando o organismo, andar, correr, nadar, etc que é para isso que ele foi feito e não para continuar a alimentar a % de sedentários que já existe em todo lado...e olhe que sei muito bem do que falo..Beja cruza-se a pé de uma ponta a outra em menos de 20 minutos...

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  20. H2O - Não é segredo que defendo um segundo parque verde - ou um verdadeiro parque verde - na zona sul de Beja!

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  21. Anónimo00:32

    @H

    "defendo um segundo parque verde - ou um verdadeiro parque verde - na zona sul de Beja!"

    mais um espaço verde no LADO NOBRE?!

    e o LADO POBRE?!

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  22. Distrai-me com o lado pobre!!! Onde se refere?!!

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  23. Anónimo15:27

    @H,

    Observe a seguinte imagem, reflicta um pouco sobre a qualidade de vida entre os 2 lados da cidade e depois diga se continua a defender esse novo espaço verde, na mesma localização que referiu anteriormente!

    aqui vai a imagem!

    http://i51.tinypic.com/2qtloba.jpg

    Beja XXI

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  24. Beja XXI - Acho que a cidade merecia um GRANDE parque verde! Nunca menos de 15 ha!
    Mais importante que o lado... será um local onde o preço dos terrenos ou a sua titularidade tornem o projecto exequível! E.. neste momento, mais não posso dizer! Até porque... há coisas a andar... que não me competem a mim divulgar!

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  25. Zéi17:02

    Eh lá 15ha( 150.000 m2) no plano de pormenor de Beja só me estou a lembrar do terreno entre o cemitério e o bairro dos moinhos, terrenos esses da ESAB( ou cedidos). Ainda ninguém também referiu a circulação anedótica no parque industrial, ou os própios acessos, de todas as zonas industriais que conheço( e são algumas de norte a sul) acho que é mesmo a pior.

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  26. Anónimo19:30

    @H,

    Acho sempre os espaços verdes bem vindos, caso não venham a sufocar financeiramente as autarquias. Até porque quem quer grandes superfícies de espaços verdes têm que ter €€€ para os manter. Iluminação, água e custos com pessoal não é factura barata.

    De qualquer forma, se o mesmo for sustentado e se desta vez beneficiar o LADO POBRE, até lhe faço uma vénia.

    Digo-lhe que estou muito curioso com o futuro PDM, visto ser um PDM produzido com a "prata da casa" sem a consulta a "especialistas" na área, fazendo recurso aos chamados engenheiros (que nunca foram formados para executar trabalhos do género) mas que foram moldados pelos anos que trabalham no nosso município a fazer tais planos.

    Digo-lhe mais, o grande problema das cidades sofrerem hoje de grandes desigualdades ao nível do seu tecido urbano, é fruto dos anos que Advogados, Engenheiros e Projectistas andaram a brincar às cidades.

    É preciso novas visões para esta cidade. É preciso querer utopias para se avançar. Isso só será possível através de novas ideias e novas pessoas que executem trabalhos para o município. Sejam novos quadros ou através de outsourcing.

    Beja XXI

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  27. Beja XXI -eu concordo com muito do que diz, mas essa de culpar os advogados é que me surpreendeu!
    Sobre os custos de um parque verde... é uma questão de opções: a minha era um grande parque verde!

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  28. Anónimo20:44

    Penso que o mais importante a criar boa sinalização, indicações sobre os monumentos ,Igrejas, centro histórico , parque de feiras e merendas , pousada da Juventude ,hotéis , Cine Teatro Pax Julia e etc etc
    FAZ FALATA TANTA COISA EM BEJA .

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  29. Concordo com a ultima frase!

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