terça-feira, fevereiro 15, 2011

Aquilo a que chamam de Orgasmus! Perdão, Erasmus…

Podia começar por explicar do que se trata o programa Erasmus, mas já todos o devem saber ou não… Só quem passa pela experiência e a vive de acordo com “o regulamento” Erasmus é que a pode descrever e posso dizer que mesmo assim nem todos conseguem arranjar o vocabulário para o fazer.
Começo então por contar a minha visão, da minha própria experiência (mas não me peçam para contar tudo que não posso!). Erasmus para mim é uma experiência que me marcou e continua a marcar de tal maneira que já estou na segunda dose! Faz-nos crescer muito em termos culturais e pessoais, pois em Erasmus temos o privilégio, de além de estudarmos muito e tirarmos boas notas nas disciplinas que não conseguimos fazer em Portugal, num país que não é o nosso e numa língua que não é a nossa, de conhecer pessoas de todos os “cantos do Mundo”, de aprender algo sobre várias culturas, vários países, de compreender alguns dos seus hábitos e costumes, conviver à noite (Ah pois, não é só estudar!), divertirmo-nos muito, seja pela vivência diária numa residência de estudantes, quer seja pela viagens e visitas que ocasionalmente são organizadas, pela própria escola ou por nós, às cidades vizinhas e países fronteiriços, visitas essas que muito dificilmente faríamos se ficássemos a estudar no nosso país. Erasmus tem também a outra face da moeda, estamos longe da família e amigos, do nosso dia-a-dia em Portugal, longe de coisas e pessoas que gostamos e as saudades são mais que muitas! Além disso, temos que nos habituar (falo por mim) a algumas tarefas que em minha casa só ocasionalmente faço, como cozinhar, limpar, lavar a roupa e a louça, limpar o pó, aspirar, lavar o chão, fazer compras, contar os tostões para não gastar demasiado em comida e sobrar muito mais para bebida, entre muitas outras coisas, aquilo que é chamado na gíria de lida da casa.
Para vos dar uma pequena ideia daquilo que já vivi, vou contar sucintamente algumas histórias que se sucederam comigo e com alguns companheiros Erasmus. Por exemplo quando estive a estudar na Polónia, eu e mais 5 colegas portugueses fomos assaltados por um grupo de polacos com facas, pois eles não gostavam que alguém de um país diferente olhasse sequer para as meninas polacas, de quem eles pensavam serem donos. Felizmente já tínhamos gasto grande parte do nosso orçamento para essa noite na bebida e não levaram quase nada! Outro episódio na Polónia, aconteceu quando fomos convidados para um Jantar de Gala, onde era necessário vestir-se a rigor e por acaso nenhum de nós tinha vestuário apropriado para a festa. Ainda nos submeteram a um investimento avultado numa camisa e lá fomos nós. Posso dizer que fomos tratados como se fossemos celebridades de cinema, grandes desportistas, estrelas da música ou assim. Desde um discurso de agradecimento, ao facto de nos solicitarem para fotos, para beber um copo ou simplesmente para conversar, fomos o centro das atenções literalmente. Posso dizer que no dia seguinte estava expressamente proibido de me levantar da cama. Nem às aulas pude ir, eu que não gosto nada de faltar!
Já na República Checa, o espírito Erasmus é completamente diferente. Existe muito contacto diário entre todos os estudantes e por isso mesmo fazemos todo o tipo de actividades juntos (Não vale pensar em coisas perversas que não é nada disso). Desde ir às compras, grandes jantaradas no corredor, saídas nocturnas, uns jogos de futebol para os rapazes, etc. Depois existem as viagens e visitas, onde destaco duas: Viagem a Ostrava e um mini interrail por Brno-Bratislava-Budapeste. Ostrava por ter sido uma viagem combinada “em cima do joelho” e por ter um único intuito, mais uma saída nocturna! Saímos de casa num dia de tarde e só voltámos no outro dia de manhã, sem sítio onde dormir, a viagem de comboio foi a nossa melhor amiga. Resta-me dizer que para uma simples noite de diversão, fizemos uma viagem de sensivelmente 220 km ida e volta. Quanto ao mini interrail, foi uma viagem das mais espectaculares que vivi. Vi cidades lindas que só tinha tido oportunidade de ver através da Internet ou da Televisão, mais Budapeste que Bratislava, pois Budapeste é qualquer coisa de extraordinário e uma viagem que eu aconselho a todas as pessoas! Budapeste marcou-me pois é uma cidade cheia de história e com vistas lindíssimas na zona do rio e além disso vivi a noite mais invulgar da minha curta vida, uma festa num parque aquático!
Encerro assim o meu texto, se alguém o ler vai com certeza ficar com água na boca e com muita vontade de experimentar, o que eu aconselho vivamente!

Abraço,
Fabiano Dionísio

7 comentários:

  1. Anónimo09:46

    Grande Fabiano! Gostei de te "ler" e de ver como "cresces-te" enquanto pessoa e ser humano, e continuas a ser aquela pessoa consciente e responsavel, mas que obrigatoriamente tem de viver os 20 de forma activa e alegre. Como mandam as regras! Parabens e continua. Aquele mister chato. CG

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:58

    Orgasmos tivemos nos esta noite ! Foi linda obrigada Por todo o teu amor e romanticíssimo.
    uma noite inesquecível o champanhe as rosas e o magnifico pequeno almoço... quero-te só para mim amo-te.

    ResponderEliminar
  3. @anónimo 11.58 - É importante esclarecer que o seu comentário é para o FAbiano! Ou para o CG! Sob pena de amanhã eu ser acusado de publicidade enganosa...

    ResponderEliminar
  4. Fabiano17:10

    É mesmo importante esclarecer Professor! O comentário não pode ser para mim, porque eu apesar de ser bem romântico, o champanhe e o magnifico pequeno-almoço (imagino que na cama) não fazem o meu género.
    Por isso mesmo, é melhor a anónima(o) especificar para quem é o comentário...

    Muito Obrigado Mister! Um Grande Abraço também para si!

    Tenho que agradecer também ao Professor por nos (a mim e ao Miguel) ter dado esta oportunidade de partilharmos algumas das experiências vividas e também um pouco do que é o espírito ERASMUS.

    Cumprimentos,

    Fabiano

    ResponderEliminar
  5. @abraço Fabiano! E eu é que agradeço!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo01:18

    este texto tem uma falha muito grande, não se menciona o facto de o Fabiano ter conhecido o estilo de vida nortenho aqui com o seu amigo. Espero voltar a vê-lo num breve espaço de tempo para por a conversa e a bebida em dia. um grande abraço do Nortenho Miranda ;)
    Ps: o Fabiano e o Miguel falaram-me muito bem de si professor, para além de este blog ter sido "visita assídua" enquanto estávamos em Zlín.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo02:30

    Não sei porque é que o meu primeiro comentário não apareceu.. lol

    É isso mesmo fabiano, grandes tempos que nos deixam grande saudade!

    Miranda isso não era para dizer, fogo agora o professor fica logo todo convencido e pensa que isso é verdade.. eu pelo menos nunca visitei o blog enquanto estive lá :) ahahah

    Abraçoo

    Miguel Afonso

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!