quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Duas ou três breves palabvras sobre o aeroporto de Beja



Sempre defendi que o sonho comanda a vida, e todos nós somos do tamanho dos nossos sonhos, pelo que, entristece-me, falar dessa coisa aborrecida chamada realidade!
A premissa vem na sequência das agradáveis notícias sobre o aeroporto do Beja e da quantidade de voos inaugurais que já andam a circular por aí, mormente, a intenção de uma companhia inglesa de começar a voar com regularidade estival para Beja.
Não me perco em euforias porque, pelo facto de uma companhia de aviação inglesa pretender dormir com a ANA, não significa que a ANA queria dormir com esta companhia! Porque o que não faltam são “Anas” por aí que recusam todos os convites para dormir! Mais. Quando, deste sempre, defendi que a gestão do aeroporto de Beja deveria ser da EDAB, foi por temer que a ANA fosse a mais pudica das mulheres, que não tivesse interesse em aceitar as propostas que recebe para Beja, de forma a manter o seu negócio entre Faro e Lisboa.
It`s the economy, stupid é uma frase ficou famosa, por ter sido proferida por Bill Clinton no debate eleitoral com Bush pai! E uma frase que há muito tenho presente! Podemos discutir estilos e flores, mas, no final do dia, sem uma economia sólida e forte, temos uma mão cheia de nada e outra com coisa nenhuma! E o Aeroporto de Beja é crucial para estabelecer a diferença entre a Beja que temos e a Beja que alguns de nós sonham!
As minhas profundas e conhecidas divergências com o anterior executivo bejense, resultavam do facto de aqueles não terem uma ideia sobre o Aeroporto, de durante e anos terem sido alérgicos ao projecto com a desejo exclusivo de procurar culpar alguém por atrasos e falhas! Sei bem que o Jorge Pulido tem um projecto para o Aeroporto de Beja, que sabe perfeitamente o que é preciso para aproveitar aquele investimento, a operacionalização de um cluster aeronáutico com valências como o transporte de passageiros, de mercadorias, empresas de reparação e outras de aeronáutica!  Mas se sei que o Jorge Pulido sabe o que deve ser feito, tenho dúvidas se o trabalho está a ser feito! Porque urge uma empresa de promoção económica, porque urge um Parque empresarial, porque urge uma estratégia regional de aproveitamento das potencialidades do aeroporto!
Por mais que eu não goste da resposta, a pura verdade é que se este aeroporto fosse em Évora, já estava a funcionar!

14 comentários:

  1. Dica00:30

    O Aeroporto de Beja vai finalmente ser inaugurado face às notícias que nos chegam, com voo de Cabo Verde para testar ( mas com licença especial para o efeito, porque a pista está testada com quase 50 anos ) e posteriormente outros ( muitos ) felizmente se seguirão não só para Inglaterra, como para outros destinos.

    A dôr de cotovelo de alguns não consegue arrefecer o ânimo e as expectativas de muitos, com a consequente dinamização do investimento diversificado que tal facto originará mas, exista seriedade, o factor tempo será o melhor juiz e é indespensável dar tempo ao tempo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:09

    Se o poder central tivesse no passado seguido as opiniões do Jorge Pulido Valente hoje não teriamos este problema.
    Pura e simplesmente não teriamos aeroporto.
    As pessoas podem mudar de opinião, mas há um minimo de honestidade intelectual que leva a que se assuma isso. Pulido Valente, quer na questão do Aeroporto, quer nos comboios, tinha posições que manifestou e estão escritas com opiniões muito contrárias ao que hoje diz que defende. Se mudou de opinião que o diga, ou então peça ao h para fazer um post a reescrever a sua posição, ele é especialista nisso.

    ResponderEliminar
  3. @anónimo - No dia que as pessoas forem capazes de colocar a cidade em primeiro lugar e deixarem a politiquice para segundo plano, Beja poderá evoluir!
    Mas, infelizmente, as pessoas andam ocupadas a procurar culpados em vez de procurarem soluções!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:06

    Lá tinha que vir Évora ao barulho...porquê??

    ResponderEliminar
  5. @anónimo - Porque as forças vivas de Évora, porque os partidos políticos de Évora têm a capacidade de se unir na defesa dos interesses da cidade!
    Eu gosto muito de Évora e nunca tive pejo de reconhecer as virtudes alheias!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:47

    Essa história das forças vivas de Évora se unirem é um mito urbano de Beja.

    ResponderEliminar
  7. Qualidade da Democracia ...14:48

    Será que alguns " burros e sectários " desta boa terra que nos viu nascer, educar e viver, não compreendem que sem UNIDADE apesar das diferenças que todos temos, nada conseguimos obter.

    ACORDEM PARA A VIDA !!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:01

    Um pouco lateral a este tópico mas:
    Porque é que a EMBRAER vai para Évora e não vem para Beja?
    Esta pergunta julgo que ficou no ar aqui há uns anos, e depois fizeram-se viagens à China para ir carregar pilhas ou que diabo foi e ficou tudo em águas de chop suey.

    ResponderEliminar
  9. Pedrada no Charco ...18:26

    Perguntem ao secretário de estado Carlos Zorrinho e ao euro-deputado Capoulas Santos, ambos do distrito de Évora ???

    ResponderEliminar
  10. Anónimo19:03

    Mas agora contamos espingardas assim?! Bora lá, eu vou perguntar ao Ministro Serrano e à Eurodeputada Maria da Graça quais os motivos deste atraso no aterrador de aviões...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:55

    Mas a tal companhia inglesa vai trazer (e levar) passageiros para Beja ... ou para a CAPITAL ÉVORA?!

































































    (provocador)

    ResponderEliminar
  12. O boicote de esgotar espaço nos comentários do (provocador) é mais um argumento para combatê-lo(s), O Serrano ( independente ) saiu de Beja c/ 17/18 anos e a Maria da Graça ( PSD ) mais ou menos com a mesma idade ambos formados no Liceu de Beja, mas creio que têm amor e laços à terra, mas não têm poder político.
    Essa é que é a arma principal para acção e Évora possue um aeródromo seu anónimo de conflitos.

    ResponderEliminar
  13. maria19:51

    "se este aeroporto fosse em Évora, já estava a funcionar!"

    sim sim claro como está em plena laboração a fábrica da embraer e tantas outras coisas que tem sido por lá prometidas ...

    Preocupem~se com o que se passa por cá e deixemse de comparações bacocas e idiotas com o que Évora tem, com o que Évora faz, com o que Évora isto, com o que Évora aquilo, ... Porra! Não conseguem pensar pela própria cabecinha!!!

    ResponderEliminar
  14. @maria - Há post que são mais complicados de perceber, como em tudo na vida!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!