quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Erasmus,,,


A minha aventura começa quando saiu de casa, da qual nunca tinha abandonado por mais de uma semana, despedir-me daqueles que fazem parte do meu dia-a-dia, da minha vida, os meus hábitos, os meus costumes, enfim, de tudo aquilo a que podemos chamar o nosso mundo.
                  Ouvia falar em Erasmus como sendo uma experiência em que fazíamos umas cadeiras de forma muito fácil, apanhávamos umas “bezanas” com os colegas e, até víamos umas miúdas giras. Não posso falar por todos aqueles que fazem, ou já fizeram Erasmus, mas para mim tem sido uma realidade muito diferente. Para mim, a principal aventura tem sido estar num país completamente diferente do meu, longe de todos aqueles que amo e que tanta falta me têm feito. A saudade tem sido sem dúvida o sentimento mais marcante nesta experiência. Em seguida vêm todas aquelas tarefas e fazeres que nunca precisei de fazer nem de me preocupar e que agora se não for eu, ninguém as fará por mim. Cozinhar, lavar roupa, engomar, lavar loiça, aspirar, etc., são algumas das tarefas que rapidamente tive que aprender e habituar-me a desempenhá-las diariamente. Estes têm sido os fardos mais difíceis de carregar nesta aventura.
                  Na parte boa destacam-se o espírito de companheirismo, as amizades que fiz, as pessoas que conheci, o contacto que criei com pessoas de todos os cantos do mundo, as culturas e países que visitei e conheci, as paisagens e monumentos lindos que enxerguei, desenvolver uma língua que estava muito pouco desenvolvida até ao momento, todos os momentos de diversão fantásticos que tenho passado, andar em cidades com idiomas super estranhos apenas com um mapa na mão à procura de sítios para dormir, passear, visitar e divertir.
                  Em suma esta tem sido uma experiência que me tem enriquecido em todos os aspectos, pois passei toda a minha vida num mundo muito reduzido e limitado e aqui conheci e deparei-me com um mundo completamente diferente ao que me habituara. Expandi os meus conhecimentos, aprendi a viver longe de casa e a sobreviver sem os mimos e fazeres dos meus pais, conheci, compartilhei e vivi momentos com pessoas de sítios que nem sabia onde ficavam, fiz amizades que jamais esquecerei, diverti-me como nunca. Sem dúvida que uma experiência como estas é realmente muito enriquecedora e é uma oportunidade que quem a tem não a deve desperdiçar.
                  Esta tem sido a maior aventura da minha vida… 
Miguel Afonso

18 comentários:

  1. Anónimo01:31

    Em que país andou este Miguel?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo02:03

    Algures pela República Checa. Fica aqui um abraço para ele e para o inestimável Joaquim Afonso!

    jh

    ResponderEliminar
  3. Anónimo03:17

    Obrigado Professor! Não estava a espera que quisesse baixar o nível do seu blog assim tão drasticamente! ahahahah
    Obrigado por tudo...

    E obrigado também ao jh que mesmo não sabendo quem é deve ser uma pessoa de bom gosto :)

    Miguel Afonso

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:27

    Bem gostei muito do que li menino Miguel... mas tu cozinhavas??? Ou era aqui o preto que subia todos os dias ao tronco(fogão) para preparar aqueles manjares dignos de vossa excelência, não tão bons como os da mama mas comia-se, desde o chilli c/ carne à feijoada à "tuga". Também não posso deixar de realçar que o único monumento que estiveste foi numa igreja em Praga, a qual o Padre tem outro nome "Dj", pois uma discoteca que fica numa igreja.
    Agora bem mais a sério foi um prazer meu poder conviver com pessoas como tu nos últimos meses da minha vida académica, és um PEQUENO GRANDE HOMEM, desejo-te a maior sorte deste mundo =DD

    Joelson Teixeira
    "o branco"

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:00

    Se calhar sempre valeu a pena teres "comprado o avião" e nós termos posto 40 pessoas na nossa casa para se despedirem de ti :)

    Ana N.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:42

    Não têm aulas de Português nestes programas? É que este texto está terrivelmente mal escrito. Erros e mais erros. Um bom exemplo de como se trata mal a nossa língua. Menos "bezanas" e um pouco mais de leitura de boas obras em português para ver se melhora a escrita ...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:49

    não, tÊm aulas de inglês, anónimo invejoso!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:19

    Miguel devias ter escrito em vez de bezanas, ficar em estado de embriaguez é mais correcto a nível gramatical.
    Sr Anonimo nem sabe o esforço que fiz para não lhe chamar tudo, mas deveria consultar nas suas gramáticas o conceito de “gírias” . . .

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22:57

    ahahahah é bem observado sim senhor realmente o texto tem umas gafes engraçadas mas como eu também não tenciono seguir linguas... enfim se um dia precisar peço umas explicações ao senhor anónimo :)

    Miguel Afonso

    ResponderEliminar
  10. Anónimo03:24

    Porra pirimu, tu has vezes consegues ser mesmu lamexas.
    Éh bom saberi qe te divertiste muito la por os sitius onde tiveste e qe foi a melhor aventura da tua vida.
    Sentixte falta da papinha toda feta da mama Fatima ne?
    Páh proxima, quando a mama Fatima xamar pa aprenderes a cozinhare , nao lhe digax qe nao te interesa e qe te vais embubadare hehehe.

    Sr. anonimu, pesso dexculpa mas nao tinha ninhum disionariu há mau...

    Abraçu pirimu Miguel, do pirimu cinicu qe tens

    Luis Caixinha

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:09

    Realmente não se pode fazer um comentário que fica tudo muito ofendido. É por estas e por outras que nada vai para a frente em Portugal. Temos que mudar de discurso: que lindo texto, bem escrito, com sentimento, puro e cândido!!! Muito bem, que maravilha. Tenho as lágrimas nos olhos, tão grande que é a emoção de ler estas bonitas palavras!!! Força!!! Para a frente!!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:12

    PS: "Sr Anónimo nem sabe o esforço que fiz para não lhe chamar tudo ... "
    Pode chamar, não tenha problemas!! Porque não chamou? Chame, ainda vai a tempo! Vá lá!!! Quero ler tudo o que tem aí para me chamar. Pode descarregar todas as suas frustrações neste blog que o H não se chateia!!! Não é meu querido H?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo00:31

    Vamos estar aqui a discutir a gramática e os erros ortográficos que o texto tem ou a mensagem que o texto transmite?
    Na minha opinião é isso que vale a pena debater e que merece a nossa atenção, ou seja, o partilhar daquilo que se passa/passou em ERASMUS para incentivar cada vez mais pessoas/alunos a emergir num mundo de experiências completamente novas e que as fazem crescer tanto profissionalmente como pessoalmente.

    Fabiano

    ResponderEliminar
  14. Fabiano, sabe quem vai aparecer aqui na próxima semana?
    abraço

    ResponderEliminar
  15. @anónimo 22.12 - Sem duvida que sim!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo06:53

    professor eu não lhe disse que ia baixar o nível do blog? ahahahah você é que não acredita em mim... fabiano é isso mesmo vai já preparando o discurso que para a semana és tu o próximo condenado! ahahahah oh senhor anónimo não se chatei com isso que eu também não, eu sei que o texto está um cadinho mal construido mas eu quando o escrevi tinha uma lagriminha no canto do olho e estava com saudades de casa e escrevia com o coração e com a cabeça! Não me venha agora dizer que o país está mal porque um aluno escreveu um texto mal :) como o H publicou e bem portugal até é o número 1 do sexo na europa para que é que havemos de perder tempo com 2 ou 3 erros gramaticais?
    Não se preocupe que eu tive sempre boas notas a português, e só não tenho ainda porque no meu curso não há essa cadeira! :D

    Cumprimentos!
    Miguel Afonso

    ResponderEliminar
  17. Anónimo14:05

    Não faça isso professor, senão é que blog entra em "guerra"! Ou então faça uma revisão ao texto primeiro, para não haver mais debates sobre os erros gramaticais e ortográficos.
    Cumprimentos,

    Fabiano

    ResponderEliminar
  18. Anónimo17:06

    ViVa o Erasmus. Tenho um filho que vai para Inglaterra. Espero que com o mesmo espírito aqui apresentado. Mesmo que venha a dar um ou outro erro, não me vou chatear. Ele que aproveite como vejo vocês aproveitar.
    Força pais de Portugal. Vamos apoiar o Erasmus dos nossos filhos, mesmo com alguns sacrifícios. Troque de carro para o ano AHAH
    JN (Vidigueira)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!