sábado, fevereiro 05, 2011

O Beijo de Magritte...

... é como gosto de chamar este quadro, fingindo que ignoro que o nome do quadro é os amantes! Ou um dos amantes de Magritte!
Não gosto da conotação da palavra amantes, como se, os amantes não fossem aqueles que se amam, como se os amantes tivessem necessariamente escondidos no pecado do obsceno, presos numa teia de inverdades, falsidades, mentiras e enganos!
Prefiro ler neste quando um beijo, roubado, mas puro, singelo, ainda belo! Imagino-os de rosto escondido, coberto sobre um manto que os torna anónimos, porque este é o primeiro beijo e quando os lábios se unem pela primeira vez, estão cobertos no quente manto do desconhecido, a excitação irrepetível do inaudito, aquele mágico momento em sentimos o céu a romper-nos o peito!
Pergunto-me porque se escondem as mãos, se se afastam, ou se se entrelaçam no recato do quadro, no ocaso da tela, se se procuram na esperança de se encontrar e ficarem unidas para sempre! Ou não! Porque a personagem masculina traja as cores escuras de Magritte, um preto demasiado negro que quase indicia o luto, num contraste, com a personagem feminina que veste um vermelho forte, de paixão e de amor!
Olho o quadro o esboço um sorriso intimo, comentando comigo mesmo, se a menina de vermelho não está a ensinar o senhor sisudo as cores do amor verdadeiro...

5 comentários:

  1. A mulher é sempre mais colorida, ela dá cor à própria vida, com a sua alegria e imaginação ela inspira o homem a sonhar, e este, com o seu pragmatismo e sobriedade revela-lhe que o fascínio dos sonhos é torná-los realidade, onde tudo verdadeiramente existe ….

    “O beijo” …eu imagino que para estes “amantes” as aparências sejam completamente irrelevantes, e que fundem no beijo o que de mais profundo existe no íntimo dos seus seres. E sim…..as mãos entrelaçam-se porque se sentem levitar e precisam que haja uma prova concreta de que aquele beijo não é mais fruto da sua imaginação …

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:01

    É um convite? As 2 da manhã a porta da igreja … ;) até lá

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:10

    Belíssimo !
    Um post cheio de vida! Um post com algum desejo que a menina de vermelho....seja a menina de vermelho forte, de paixão e de amor!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:07

    As cores do amor verdadeiro...será que o senhor sisudo quando fecha os olhos, as consegue ver...ou pelo menos imaginar?!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:26

    Só alguém brilhante, sem medo de mostrar que sente coisas, tem a capacidade de interpretar desta forma belissima um quadro igualmente belo.

    P.S. O manto, pode também representar o medo de encarar o outro ou, o medo de assumir o quanto se quer aquele beijo. A.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!