domingo, fevereiro 20, 2011

O sitio que um dia foi o mercado municipal de Beja... (com Adenda)


O Mercado Municipal faz-me invariavelmente lembrar o meu pai! Recordo-me, ainda puto, de o acompanhar, passar a zona das frutas, entrar nos talhos que enchiam o mercado, um mar de gente grande onde me temia perder, de irmos à banca do peixe dar um beijo ao meu tio, de ir tomar café no largo dos correios! Provavelmente estou a fazer confusão, mas o café era algo como Pereira, um balcão em frente, umas poucas meses, escuro, fumo, onde nos sentávamos e bebíamos café! (o meu café, era um galão em copo de café, mas que me fazia sentir orgulhoso).
Recordo a zona das flores, onde mais de uma vez comprei cravos feios para oferecer à minha mão! (uma vez, não contem isto a ninguém, foi um ramo com um cravo de cada cor, provavelmente o mais feio ramo das história das flores! 
Esta manhã regressei ao mercado com olhos de olhar! Queria ver algo! Mas não fui capaz de ver nada! Porque o mercado é hoje uma coisa abominavelmente feia! Onde uns, cada vez menos, lutam pela sua sobrevivência! Porque o mercado está feio, sujo, porco, descaracterizado, sem carisma, sem elegância, sem condições!
Deixarem chegar o mercado ao ponto que chegou é criminoso! Nada fazer é inadmissível! Porque nem ninguém merece morrer assim... 


Adenda: Porque há imagens com mais impacto que a solidão das palavras!

30 comentários:

  1. Como eu o entendo. Esta malta agora só sabe fazer novo. Não sabe requalificar. As cidades apodrecem no caroço.

    ResponderEliminar
  2. Dica10:02

    H,

    Está em marcha segundo sei pela comunicação social local, um plano alargado por fases face ao custo de requalificação e dinimização do Mercado Municipal de Beja, com início já neste 1º trimestre, por parte da proprietária que é a autarquia, face ao abandono e degradação de décadas.

    Contudo, o tempo avança e hoje os desafios da concorrência das médias e grandes superfíceis comerciais na cidade são uma realidade na procura, oferta, preço, diversidade e comodismo e mesmo com vontade política da edilidade e de alguns comerciantes é muito difícil dar a " volta ", mas tentar é uma realidade.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:02

    Deixe de ser parvo; avcabe com o blog ou modere os comentários e não dê cobertura a insultos e ofensas pessoais através do anonimato. Porque nos ultimos postes já se foi longe demais.

    ResponderEliminar
  4. capitão - tem sido uma das minhas guerras nos últimos anos!

    ResponderEliminar
  5. @anónimo - Ainda esta semana falei sobre comentários no blogue! Porque muitos me enojam!
    Mas tenho grande dificuldade em avançar para a moderação! Porque, regra geral, que começa a moderar acaba a censurar as coisas que não gosta! Porque a moderação é sempre um crivo subjetivo!
    Acabar com o blogue é algo que há mto está presente! Mas.. acabar porque energúmenos lançam aqui estrume, era dar razão aos idiotas! E isso, nunca!
    Tenho tido um critério legalista: só apago os comentários que são susceptíveis de desencadear processo legal, pelo que, em cinco anos, devo ter apagado menos de cinco! Sei bem que pessoas que estimo já ficaram chateadas comigo, houve mesmo quem me tenha deixado de falar por comments aqui... mas acredite, que não é fácil procurar soluções! Por exemplo.. se a ideia fosse moderar os insultos, o seu comment em que começa por me chamar parvo, seria apagado...
    Termino sublinhando o óbvio: claro que acabar com os comentários é uma forte possibilidade! Injusta, porque limita o direito à discordância, mas... uma forte possibilidade!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:30

    Bom sitio para fazer um shopping ... local óptimo bem no centro da cidade!!Digam lá que a ideia não é boa? E aposto que tinha sucesso!!! Meu caro H, eu compreendo as suas observações, mas, e por muito que me custe dizer, os anos passaram e a realidade é outra! Isso de voltar atrás, de recuperar, de "modernizar" ... não sei, tenho dúvidas. E em ultima instância, são as pessoas que decidem onde vão comprar o peixinho fresco ... e já agora as flores que o meu caro (e muito bem) oferecia à sua digníssima mãe.

    ResponderEliminar
  7. De facto é triste ver assim Mercado. Seria otimo que este conceito fosse reinventado, aliás como já existe noutras cidades, proporcionando a venda de produdos locais conjugado com outro tipo de mostras...
    Quanto ao ramo de flores...concerteza que o carinho e a beleza do gesto tornaram aquele ramo superespecial (ainda que não entenda porque é que um cravo de cada cor possa fazer um ramo menos bonito...)

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - Entendo o seu ponto de vista! E respeito-o! Porque compete às pessoas escolherem onde querem fazer as suas compras! Mas... deixem as pessoas escolher! Não as obriguem a ir a centros comerciais!
    Permitam que exista um mercado com estacionamento, com dignidade, onde os produtores possam vender em condições e deixem depois o consumidor escolher!

    ResponderEliminar
  9. maria18:55

    Já abriu algum centro comercial em beja? Ando tão distraida!!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo19:06

    Maria, no tempo dos comunas haviam muitos,, agora é que desapareceram!

    ResponderEliminar
  11. Beja para ter alguma viabilidade comercial com o numero de grandes e médias superficies que tem neste momento teria que ter no minimo 100.000 habitantes.Podem pintar o mercado de ouro
    ,mudar de presidentes de câmara 10 vezes por ano,ter muitas e lindas ideias que com 25000 habitantes tudo não passa de ilusão.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:27

    JC em poucas palavras disse tudo.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo19:44

    Então, e tendo em conta as palavras do JC, o centro "Vivaci" será sempre uma miragem (ou como diz "ilusão")? É isso que está a pretender dizer? Quanto ao que disse o H, é tudo muito bonito, mas pergunto eu quantas tentativas é que já foram feitas para revitalizar o espaço do mercado? Não foi a CMB (ainda comunista) que para lá fez umas lojas no 1º andar que não deram em nada? É que basta passar por lá e veja o que lá está aberto ... nada!!!! Meu caro H, antes da mudança nos espaços, é a cabeça das pessoas que tem de mudar, não concorda? E olhe, estava aqui lembrar (não sei se é "consumidor" da telenovela "Laços de Sangue" da SIC), mas parte da história é passada num mercado tradicional e olhe que aparecem lá umas vendedoras que nem lhe conto (veja e depois diga). Com aquelas o mercado passava do 8 ao 80 em 1 semana apenas ... hehehehehe

    ResponderEliminar
  14. Anónimo porque acha que o CC ainda não começou sequer a ser feito após tantos anos de faz ou não faz?

    ResponderEliminar
  15. Estimado JC, penso q saiba que um centro comercial qd é projectado, são efectuados e analisados estudos de mercado e de viabilidade(entre outros), posto isto, também deve saber como seria de esperar, qualquer centro comercial tem um raio de influência que se estende por vários KM, basta ver o caso do Fórum Algarve/Guia ou o Dolce Vita Tejo, basta ver q todo o Alentejo vai a um desses de prepósito deixar dinheiro e perder horas em viagem de ida e volta.
    Portanto estimado JC, espero que compreenda q fez um pouco figura triste com esse seu comentário, visto q deve desconher por completo a realidade, mas vou-lhe deixar aqui uns factos:
    - Número de habitantes BAIXO ALENTEJO: 125 066.
    - Número de habitantes Alent.Litoral: 94 904.
    (Os dados são de 2009)
    Faça as contas e veja se ñ existe mercado para um centro comercial em Beja. Veja bem o número que dá, isto sem contar sequer com o Alto Alentejo, pois para esses, seria mais perto para uns irem a Lisboa e outros a Beja, é relativo.
    Claro q nem todo o Alentejo litoral ou Baixo Alentejo viria cá fazer compras, mas deceteza q seriam bem mais de 100mil na mesma :)
    Resto de uma boa noite.

    ResponderEliminar
  16. Inteligente zedocafe porque acha que o CC ainda não começou a ser construido?Fico bastante satisfeito pelo excelente grau de sabedoria por v.exa evidenciado,denoto em si um invulgar nivel de conhecimento.

    ResponderEliminar
  17. Acredite q ñ vou ser eu a perder tempo a dizer-lhe, digo-lhes antes q até final de 2013 está construido, o resto se tiver mais curiosidade basta q se limite a informar, não nos cafés e esquinas como é óbvio ou no primo q tem uma vizinha que tem uma amiga que tem uma madrinha q lhe contou :)

    ResponderEliminar
  18. Zedocafe obgd pelo seu esclarecimento como disse anteriormente estou bastante impressionado com as suas "capacidades",no final de 2013 espero encontrá-lo Vivaço!!!Se não for este o nome o h de certeza que me ajuda a rectificar.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo21:59

    ZÉdocafé se fosse assim tão simples o vivacci já estava feito há muitos anos,desculpa mas concordo com o jc,acredito que até se possa fazer mas não qie seja um sucesso.

    ResponderEliminar
  20. Acredite zedocafei que fiquei muito feliz pela noticia que me deu,já estou farto de ter que ir ao modelo para ver umas gajas boas e quando lá chego dizem me todas que estão feitas com o H,parece que da caixa 1 á caixa 16 é tudo dele.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo22:24

    Depois podem vir a Évora, ao retail park

    ResponderEliminar
  22. Anónimo22:28

    Sim, o H é um assíduo frequentador das caixas do Continente (perdão) ... do Continente ... já lá o tenho visto com alguma frequência ... mas voltando ao assunto Vivaci ... o facto é que, rentável ou não, os habitantes da cidade há muito que merecem um shopping para dar umas voltas, porque de Continente, já estamos cheios ...
    E espero que realmente se faça uma coisa a sério porque vejamos:

    - O CCCarmo está morto ... e nunca foi propriamente um shopping
    - O Lidador, só para tomar café (e mal)
    - O CCPax Julia dá para rir
    - O CCDManuel foi engolido pelos chineses.

    Portanto, chega de brincar aos shopping e façam algo a sério, ou vamos ser espoliados também nisto? Já foram os serviços públicos, já foi o comboio, o Aeroporto é uma projecção tri-dimensional virtual, o Alqueva é só para os Espanhois ... pelo menos façam cá um shopping para entreter o pessoal, porque é uma pena ver tanto desempregado sem sitio onde passear durante o dia!!!

    ResponderEliminar
  23. Eu entendo o meu amigo H,há quem goste de tantrismo,outros de sado-masoquismo,cabedais sexo em grupo etc.....o H gosta de as ver sentadas junto a uma caixa de supermercado,acredito que o bip do codigo de barras lhe desperte alguma reacção,mas como disse só o próprio poderá esclarecer...:)

    ResponderEliminar
  24. Adoro, adoro estes economistas e gestores de taberna! Vossas excelencias é q deviam estar à frente de todas as empresas multinacionais e tomar todas as decisões q envolvem milhões.
    Em 2013 encontramo-nos na area de restauração do Vivaci :)

    ResponderEliminar
  25. Anónimo22:43

    @Zedocafe

    Meu caro, quando disse "Em 2013 encontramo-nos na área de restauração do Vivaci :)" só se esqueceu de dizer a que Vivaci se está referir, é que há vários no pais. É ao de Beja? hehehehehehe

    ResponderEliminar
  26. Zedocafe conhece o vivacci em lisboa na luciano cordeiro?

    ResponderEliminar
  27. Anónimo22:52

    @JC

    Essa foi demais, heheeheheheheheheheheh!
    Se o Zedocafe não conhece fica aqui o link da página da net do referido Vivaci ...

    http://aeiou.expresso.pt/morar-ao-lado-da-prostituicao=f496544

    ResponderEliminar
  28. LOLOLOLOLOLOLOLOL a piadinha de existirem vários Vivacis em Portugal ahahah se estamos a falar no de Beja...AHAHAH LOLOLOLOLOL

    ResponderEliminar
  29. Anónimo23:25

    @Zedocafe

    Quem começou com as piadas foi o "Zedocafe", ou não foi? Tá a rir do quê?? Não percebo.

    ResponderEliminar
  30. Já tinha saudades de ler aqui discussões inteligentes e aprender um pouco!
    OBRIGADO!

    (é por isto, que gosto de ter comentários, é por isto que gosto de ter comentários abertos!)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!