terça-feira, fevereiro 01, 2011

vamos fingir que somos nórdicos?

Nunca escondi que tenho fascínio pelos países nórdicos! E não pense o perverso leitor que vou aqui falar de suecas ninfomaníacas a gemer na nossa porta ou essas outras coisas que vocês passam o tempo a pensar! O que me apaixona nos países do norte da europa é o elevado sentido cívico! 
E invejo isso! Porque gostava de viver numa sociedade assim! Por estes dias passava na TV um comentário onde se falava nas escapadas para a montanha e no uso comum de pequenas casas arcaicas aqui construídas! A única regra é que quem utiliza a lenha ter de repor! E pensei em Portugal! Na nossa estranha forma de ser!
Onde era impensável a ideia de construir uma cabana na serra para outros usarem! Porque obviamente ninguém repunha a lenha! Porque em três tempos partiam a cabana toda! Porque a deixavam suja, imunda! Porque o espaço colectivo é a nossa lixeira privada! 
Por culpa dos governos e dos governantes...

9 comentários:

  1. maria00:41

    comentário?! ou seria um documentário? ai ai

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:51

    ai ai, que comentário mais parvo!

    ResponderEliminar
  3. Lá está o que o H dizia outro dia: não se pode ter tudo. De facto os países nórdicos têm um sentido muito cívico do que é o "bem comum", no entanto, eu não troco as especificidades/potencialidades de um país tb mediterrânico, por ex.: numa área geográfica diminuta temos uma diversidade natural invejável; uma gastronomia deliciosa e altamente saudável; tentamos conseguir conciliar o que há de melhor no tradicional com o que é pós-moderno, e as gentes...simplesmente fantásticas,calorosas, hospitaleiras, espontâneas.
    Aos portugueses "só" falta valorizar mais o que é nosso!
    Sugiro uma cabaninha no Gerês, onde tem tudo o que precisa para se sentir Zen.

    ResponderEliminar
  4. É uma tristeza, não é?... E claro, a culpa é dos governos e dos governantes. Sobretudo porque não dão subsídios para os utilizadores reporem a lenha.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:00

    Se calhar se Portugal tivesse sido arrasado pelos Nazis na 2ª Grande Guerra a reconstrução tivesse feito um País como deve de ser e entre os Portugueses se tivesse criado uma ideia de colectivo e união cívica infelizmente muitos de nós não estaríamos cá para ver, mas que seria diferente isso seria.
    Portugal carece de muito civismo e muita civilidade, a culpa é em grande parte é das classes dirigentes das últimas décadas que com o seu exemplo de inépcia, xico espertismo, caciquismo, em suma filha da putismo, fazem de Portugal um País de sem descrição...Que ao fim e ao cabo apenas tem aquilo que merece.

    ResponderEliminar
  6. hpalma11:16

    Um amigo contava-me outro dia, que na Suiça perto do sitio onde mora, tem uma banca de venda de alguns produtos agrícolas. Nessa banca, apenas estão os produtos em venda, uma caixa para o dinheiro e o preçario. Os clientes aviam-se, deixam o dinheiro na caixa e vão embora!

    ResponderEliminar
  7. Na Suécia, em casas de arrendar, na cave existe uma máquina de lavar comum...sim, ouviram bem, cada inclino a pode usar! Se fosse por cá era bonito, isso era...
    hpalma: esse tipo de venda tb existia na Alemanha do meu tempo...depois da reunificação deixou de existir...porque será?

    ResponderEliminar
  8. bem sei que venho atrasada no comentário! Mas a verdade é que face ao frio que se sente por onde eu ando, imaginar um sitio a que poderia recorrer onde ia lá encontrar uma lareira quentinha à minha espera, deixando o frio da realidade no exterior, torna-se um pensamente bastante caloroso!:)

    ResponderEliminar
  9. Por culpa dos governos e dos governantes... e sejamos sinceros nas palavras, já que muitas vezes não o somos nos actos; culpa também dos governados, não?

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!