segunda-feira, outubro 12, 2009

As eleições aqui do burgo - II

Depois de uma noite mal dormida, escolhi não comentar sobre as eleições (de noite, talvez escreva algo intimista sobre as sensações da noite, se estiver inspirado!). Adoro político, mas estou enjoado de politiquice! E depois de 11 meses a trabalhar no BejaCapital, estou farto e exausto! E como escrevi ontem de tarde, enquanto me lembrar desta esmurro quem me desafiar para outra!
Tinha umas coisas giras pensadas: uma foto que iria aqui ser colocada na sequência da música de quinta-feira e, como escrevi no Alvitrando há meses, dia 12 iria falar de partidocracia! Mas vou ficar calado! Como iria falar de qualidade da democracia, de insultos, de bloggers ressabiadas, de anónimos mal educados e ratos a pular de navios. Mas seria uma estupidez: sempre gostei de responder em silêncio, deixando que as minhas atitudes falem por mim! Por isso calado vou ficar!
Deixa-me apenas deixar escritas 4 pequenas notas para encerrar definitivamente o processo autárquico!

UM - Ontem não ganhei nada! Escolhi não estar nas listas e quem não se candidata nada ganha! Envolvi-me neste processo para discutir ideias, porque aceitei um repto: em vez de fazer propostas no blogue e na rádio, venha ajudar a fazer um programa para o governo da cidade! Ontem dormi com a convicção de que ajudei a minha cidade! Mas igualmente com a certeza que a mais nada estou obrigado!

DOIS - Um elogio público à estrutura concelhia do PS, que tantas e tantas vezes critiquei publicamente (e as críticas estão no blogue, não apaguei, nem mudei de ideias!). Apesar de não ser socialista (e sempre o ter assumido!!!) agradeço a forma simpática e cordial como sempre me trataram! Não confundo 3 idiotas e uma loira burra com todo um partido e publicamente reconheço que tiveram um papel crucial nesta vitória! Conheci muita gente simpática e mesmo algumas inteligentes! Escolheram um bom candidato, deixaram-nos formar a sua equipa, aprovaram a sua lista e o seu programa! Entenderam que para mudar Beja, era absolutamente necessário que esta fosse uma candidatura aberta à sociedade civil, com pessoas mais esquerda e outros mais à direita; perceberam que para mudar, não basta o partido socialista, era necessário que Beja fosse o nosso Partido!

TRÊS - Tenho pena que o Pires não tivesse sido eleito! Apesar de não ser uma surpresa: desde Maio que dizia num círculo intimo que não havia outra hipótese: ou maioria absoluta ou derrota! Sexta-feira apostei com o Miguel que ele era eleito: chamou-me louco, agora terá de me pagar um jantar! (em Serpa, no Pedra de Sal, com Grous)! Mas reitero: Pires fazia falta na CMBeja, porque é um homem sério e profundamente competente! Não utilizar a sua capacidade para colaborar no projecto Beja Capital será um erro!

QUARTO - Desde há uns meses que se percebia que a CMB podia mudar! A meio do Verão todos os dados confirmavam isso! O que não justifica, mas explica todo o nervosismo que a CDU demonstrou na campanha! Francisco Santos não devia ter permitido alguns comportamentos nestas últimas semanas! Mas, depois de viver por dentro uma eleição, reconheço que os sentimentos são muito intensos e roubam-nos algum discernimento: eu próprio, tive um comportamento neste blogue há uma semana, do qual me envergonho! Fui um dos grandes críticos de Francisco Santos ao longo destes anos: mas reafirmo o que sempre disse: é um homem sério, honesto e integro que deu o melhor de si para ajudar a sua cidade! E quem luta por aquilo que acredita, nunca perde! Se nos cruzarmos, irei cumprimenta-lo: e estou certo que ele fará o mesmo, como aqui elogiei!

QUINTO - Se olharmos para estes resultados, é óbvio que a CDU ganha a CMB em 2013! Se o Pulido quiser ser reeleito, só tem uma hipótese: trabalhar muito e bem, para ser um grande presidente! Trabalhar com todos, vestindo a camisola de Beja, unindo todos à volta de um projecto! E eu acredito que é o homem certo para o fazer!
Mais: se quisermos encontrar vencedores na noite de ontem, os vencedores são dois: o Jorge e o Zé Barriga. Para mim, foi uma enorme honra conhece-los, trabalhar com vocês e receber a vossa estima e confiança! Aos dois, o meu MUITO OBRIGADO!

PS - Uma palavra para dois ex-alunos que ganharam as suas eleições - Manuel Narra e Nelson Brito! Sempre que um ex-aluno meu consegue um objectivo, fico feliz! (por falar em ex, apostei uma garrafa de Grous: podem deixar na minha escola..)
PS - 2 - Como afirmei no primeiro dia, isto para mim acabou ontem! Estou no IPBeja e, apesar de tudo, sinto-me bem numa casa a que chamo minha! E é por lá que vou continuar...

23 comentários:

  1. H
    Infelizmente perdi no fim de semana uma pessoa muito importante na minha vida e não festejei esta esta vitória, que foi de todos nós(já tinha a bandeira preparada no carro), mas fui votar e torci sempre por esta mudança. Nem tudo são más noticias... e melhores seriam se soubesse que acompanharás este processo , contribuindo com as tuas ideias e o teu bom carácter.Beja só tem a ganhar com pessoas como tu, íntegras e de confiança. Pensa no que tens para dar!!
    Beijinhos desta amiga!!
    Ainda estou em dívida para contigo quando precisares vai lá levantar o prémio :O)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:03

    Para mim, foi uma agradável surpresa. Confesso que já não acreditava, principalmente depois do tipo de campanha que a CDU efectuou de pura e simplesmente dizer mal, e principalmente das mentiras. Mas o povo não se deixou enganar.

    E Mértola, se o Pulido era tão mau, deixei aquilo de pantanas e fugiu, etc. e o PS voltou a ganhar lá. Parece que a verdade está à vista.

    Será que aquela história de fugir para ir para um tacho que eles tanto repetiram estavam a pensar em Aljustrel?

    Vamos ao trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Zéi13:31

    DE facto foi uma agradável surpresa. No íntimo penso que poucos acreditavam na mudança, mas ela ai está e espero pelo melhor. Agora é pegar na frase tanta vezes dita, e vestir a camisola BEJA, essa sim é importante. Demonstrar e merecer o voto de confiança que foi depositado. Espero que a equipa BejaCapital e o povo se possa orgulhar daqui a 4 anos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:29

    Meu Kerido H
    Por cá o que se esperava.
    O Presidente goleou. 56% dos votos!
    É muita fruta.
    Quanto ao seu post, erradamente, o meu amigo diz que acabou ontem.
    Nada disso.
    O problema começa hoje e vai durar quatro anos.
    A bem da região esperamos pelo sucesso da equipa vencedora.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:10

    Hugo, disse-te uma vez e hoje repito! Muitos de nós, apenas votámos PS porque estavas no projecto. Não continuares é defraudar muitos eleitores do PSD que confiam em ti! Pondera bem!
    F.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:20

    Ainda bem que a CMB mudou! Mas esta não é uma vitória do PS! É uma vitória de JPV e dos muitos PSD que acreditaram nele, ao ponto de deixarem de votar no Pires, que decerto seria um excelente vereador.

    ResponderEliminar
  7. Tricosi15:45

    Sinto falta da sua rubrica "provocações", que encaixaria na perfeição a respeito de alguns silêncios e ambientes de cortar à faca, que se presenciam no dia de hoje em diversas intituições da cidade!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:46

    Mais umas notas:
    - Foram CINCO coisitas e não quatro...
    - É importante também realçar, para além das novas pessoas que se envolveram neste processo, pelo sentido de cumprir o dever de participação, no que estava ao seu alcance, para tentar a mudança; todas as pessoas que alcançaram com esta vitória um esforço de muitas lutas e percas, a todos os meus Parabéns,
    - Não há dúvida que não foi PS que ganhou, mas o projecto BEJA CAPITAL e todos os seus apoiantes e simpatizantes, independentemente da facção política ou até não...
    - Por curiosidade? Para onde é que o Dr. Francisco Santos disse que tinha que voltar? Qual é o seu local de trabalho?...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:49

    Um breve apontamento apenas.

    O modo como JPV chega à CMB, à custa de um PSD local verdadeiramente autofágico, o qual, designando um candidato totalmente desconhecido para o eleitor comum (ainda provavelmente capaz)e apoiado numa lista de incapazes politicamente (exceptuando a Dr.ª Ana Rosa).

    Este comportamento, a meu ver, inconcebível para um partido da envergadura do PSD, destrói muito do capital acumulado por João Paulo Ramoa em ulteriores actos eleitorais e, acima de tudo, faz com que as pessoas se desiludam ainda mais com a política.

    É este o meu sentir, sendo ideologicamente mais próximo da direita, sempre votei PSD mas este comportamento indigno penso que me possa voltar a repetir esse voto!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo18:03

    Gostei de ver ontem aquando no nosso passei a pé para festejarmos,alguns membros da juventude comunista pararem e felicitarem membros da juventude socialista,deram os parabens e felicitaram sem que faltassem ao respeito e é assim que deve ser!!Uns perdem outros ganham!!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo18:37

    Carissimo,
    Qual é o cachet que a Herdade dos Grous lhe pagou, para que todos tenham de comprar uma garrafa do liquido deles para lhe oferecer?!!
    Abraço
    Vitor Martins Romão

    P.S. Posso estar enganado, mas a sua ligação à politica ainda está no prefácio.... ehehehe

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:39

    Perder para si, era chato, mas suportava! Perder para aquela gente do PS, mete nojo!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo20:10

    Vc não referiu, mas podia ter feito também uma referência a pessoas que, para quem acompanhou de perto a campanha, foram fundamentais nesta grande vitória da Beja Capital, a vários níveis. E vc sabe perfeitamente quem são.

    ResponderEliminar
  14. ontem foi um dia muito importante...percebi finalmente que valeu a pena ser casmurro e voltar para Beja para trabalhar e viver...esta é a minha cidade...parabéns aos três pilares: Barriga, H e JPV...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo23:05

    Tenho ORGULHO em ter tido um professor a escrever a este Nível.

    Abraço Professor/Amigo!!!

    LAG

    ResponderEliminar
  16. No apuramento do resultados eleitorais hà sempre vencedores e derrotados, independentemente da proveniência do sentido de orientação dos votos.Parabens aos vencedores!!!Eu pessoalmente sinto-me menos alegre com os resultados, apesar de não ser surpresa para ninguém ( bem....talvez para o candidato do PSD), nem para os mais distraidos.
    Nunca em Beja a expressão "juntar os trapinhos" fará tanto sentido como agora, PS em maioria absoluta na Câmara, CDU com a mais que provavel maioria absoluta na Assembleia Municipal ( falta apurar S.Brissos,em Plenário de Cidadãos).
    Este é também um momento como outro qualquer para deixar recados internos, para refectir o que correu mal, e se não doer muito, modificar alguma forma de pensar e de agir, é que nas eleições autarquicas o eleitorado está muito próximo dos candidatos, e o voto do povo ainda é soberano!!!!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:06

    Meu caro, relativo ao ponto 3, tenho ideia que mais valia um H que 10 Migueis.
    Esperemos que o tempo me prove o contrário.

    ResponderEliminar
  18. @ito - e há um desafio a todos os eleitos! Privilegiar interesses partidários ou os interesses gerais!!!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo15:13

    Caro Professor,

    No post scriptum em que felicita o seu ex-aluno Nelson Brito, permita-me que o aconselhe a ler o programa eleitoral do seu ex-aluno à camara de Aljustrel.

    Garanto-lhe que é uma leitura muito divertida, caso não tenha tempo para tal, pois deve estar a ganhar inspiração para fazer os seus casos prácticos com o dartacão & Friends, consulte o site do PS Aljustrel e principalmente o separador Turismo.

    Cmpts

    ResponderEliminar
  20. Caro Aluno,
    confesso que não li! Nem acompanho minimamente a realidade autárquica de Aljustrel! (ou Vidigueira ou Moura, onde tinha o mesmo tipo de interesse em algumas "vitórias").
    MAs.. despertou-me a curiosidade e vou ler! E.. só não comentarei, porque estou de abstinência opinativa!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. Anónimo13:06

    Caro Professor,

    È uma pena estar em abstinencia opinativa...mas por outro deixe-me contar-lhe o que o seu Ex-aluno defende pois é importante que os comentadores do seu blog, muitos aljustrelenses, percebam onde votaram...O seu Ex-aluno defende o seguinte para o Turismo, melhorar acessibilidades ao Moinho, Colocar o posto de Turismo mais visivel e abrir a Famosa Igreja Aljustrelense Nossa Senhora do Castelo. Concluindo este pretende construir uma estrada para o moinho, mudar a porta do posto de turismo de lugar colocando de frente para a rua e quanto a abertura da Igreja, esta está aberta ao publico a não ser que pretenda abrir a mesma à noite...

    Muito Inteligente.

    Cmpts e Continue com o excelente trabalho na ESTIG.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo23:16

    As eleições já estão decididas, as sedes de campanha dentro de pouco fechadas.
    Os programas eleitorais rasgados; ou alguém imagina que Pulido vai executar aquela Biblia de propostas!!
    Nem ele próprio sabe o que lá está escrito.
    H escusas de responder, não tens culpa, a tua parte está feita, e agumas partes do programa "esboço" deram-me vontadade de rir, mas no geral estava razoável.
    Assim o JPV tivesse vontade e capacidade para o cumprir.

    Mudando de assunto, o parlamento é muito apetecível ...

    ResponderEliminar
  23. @anónimo - Não comento o programa! Mas claro que irei avaliar o seu cumprimento!
    Mas.. respondo por outra razão: parlamento ?!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!