sábado, janeiro 30, 2010

Carne de suíno à alentejana!

Só a esclerose explica o inexplicável facto de ainda não ter partilhado com os meus saborosos leitores, a primeira iguaria em que me tornei um reputado especialista: carne de suíno à alentejana!
Alguns ainda recordam com saudade - não se vão manifestar porque estão F comigo porque me baldei aos anos do heterossexual do Sena -, de noites imemoriais à volta da mesa a degustar esta coisa maravilhosa! Já para não falar das sobremesas...
Mas vamos a isto que começo a ficar com fome!
Os ingredientes base são o suíno e as ameijoas! Sobre o suíno, o melhor será um lombinho de porco preto ou, se for mariquinhas e tiver medo da gordura, pode sempre usar do branco: fica uma porcaria, mas como não sou eu a comer, não faz mal! Mais complexo é arranjar uma boa ameijoa! Se ganhar muito bem ou tiver um corpinho que o/a permite dedicar-se à prostituição, o melhor será na loja exterior do Mercado Municipal, onde as doidas das ameijoas são susceptíveis de provocar uma erecção gastronómica! Caso não seja possível, a solução serão as congelados, algo nem sempre fácil de arranjar com qualidade! As melhores, sem margem para dúvida, são umas pretas japonesas: apenas deixei de comprar, porque era embaraçoso andar a implorar por um quilo de ameijoas no pacote!

Com os ingredientes na bancada, vamos preparar o repasto! Numa frigideira não aderente, coloque um fio de azeite alentejano, 5 dentes de alho (que faz bem ao hálito e à rima!), uma porção de presunto gordo e deixe namorar! Cerca de uma hora antes, corte o lombinho em cubos e deixe-o fornicar com massa de pimentão e umas gotas de vinho branco!
Quando os alhos começarem a ficar corados, junte a carne, atire com as ameijoas, tape com uma tampa (o que havia de ser, se não uma tampa!!!), polvilhe com flor de sal, piripiri (que ajuda a amar) e deixe aquilo no lume até estar pronto.
Acompanhe com batatas fritas ou com uma pessoa amiga...

15 comentários:

  1. Andava eu a vasculhar pelo mundo da blogesfera quando me deparei com isto!
    Muito bom Sr.H uma receita com personalidade.
    Vou passar por cá mais vezes isso é certo.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:06

    E se eu lhe disser que esta receita dita "alentejana" teve origem lá pelo Reino dos Algarves com o nome de carne de suino alentejano com ameijoas! Faz sentido não?

    E esta hein?!

    ResponderEliminar
  4. Só é pena não levar paperica, mesmo assim acompanhada de uma amiga, pessoa claro, não me parece mal.
    Claro que não pode faltar uma litrada, até pode ser de um lambreado.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:22

    Meu Kerido H
    Grande gala em Beja.
    Gostei dos espectaculos.
    Os do palco mas também o das personalidades.
    Gostei do abraço efusivo entre o meu Presidente e o ministro da agricultura (sabia que foram colegas no secundário), ao Sr Governador, ao Dr. Pulido Valente e ao Dr Paulo Caldas (Cartaxo).
    Por momentos pensei que eram camaradas de partido, mas depois apercebi-me que ali, no meio dos do PS, estava um Homem, que se está nas tintas para a politica, mas que defende esta região com unhas e dentes.
    Lamentavel a ausencia de outros autarcas de concelhos produtores de vinho, refugiados nas suas quintazinhas sem vontade de unir esforços para fazer de BEJA não a cidade do vinho, mas da Região o Distrito do vinho.
    Já desabafei.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:21

    http://elesdizemporca.blogs.sapo.pt/

    outro para dar dentadas?

    ResponderEliminar
  7. Porque não posso iniciar um novo tema no blog que não me pertence e a propósito de carnes, em concreto "carne para canhão" sobre a luta dos enferemeiros nada? Niguém articula uma ideia publicamente partilhada sobre a luta dos que nos aturam quando estamos doentes, internados e principescamente alojados num qualquer hospital?
    Ninguém se atreve ao sabedor pronuncio sobre os “churudos” vencimentos que os enfermeiros auferem?
    João Domingos
    http://fotojdomingos.blogspot.com
    http://www.flickr.com/photos/40009659@N06/sets

    ResponderEliminar
  8. @nome esquisito - infelizmente não sei fazer pezinhos... Se algum leitor quiser oferecer a receita.. mande por mail!

    ResponderEliminar
  9. @Kerido Vidigueira - Como poderá saber, não estive presente no Evento, mas agrada-me saber que correu bem!
    E é importante que seja um evento de todos, porque não é de partidos, mas de uma cidade e de uma região!
    Como, me parece muito positivo, que o encerramento seja na Vidigueira!

    ResponderEliminar
  10. @joão - como perceberá, não é possivel abordar todos os temas actuais no blogue, ainda mais, porque sempre vinquei uma pretensão regionalista no mesmo!
    Por outro lado, algo me diz, que não iria ficar radiante com a minha posição sobre o tema!

    ResponderEliminar
  11. ok obrigado por me informar da vertente regionalista do Blog já que apenas postei aqui 2 ou 3 vezes. Sorry. De facto o assunto é supra regional. Quanto à sua posição sobre a matéria versus meu estado de espirito...não é importante :-)
    João Domingos
    http://www.flickr.com/photos/40009659@N06/sets
    http://fotojdomingos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. @joão - apesar de falar de temas nacionais e internacionais, a óptica é sobretudo regional!
    Volte sempre!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Anónimo10:46

    Outra sugestão:
    Tire-lhe a ameijoa (que pode sempre comer noutra ocasião), junte umas folhinhas magericão e uma colher de margarina vaqueiro, acompanhe com um esparguete cozido à parte só com sal e um fiozinho de óleo.

    ResponderEliminar
  14. @ANÓNIMO - ou juntar camarão...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!