quinta-feira, janeiro 28, 2010

O "milagre" da Vidigueira

Há decisões que podem ser uma pedrada no charco ou uma pedrada na parede, daquelas chatas que fazem ricochete marcam o rosto de quem decide!

Antes de dissecar o cerne da questão, permita-me o ouvinte um ténue esclarecimento, de forma a evitar interpretações ínvias das minhas palavras: é verdade que fui Professor do Senhor Presidente da Câmara da Vidigueira, é certo que me imponho um dever de reserva a todos os meus ex-alunos, mas não tenho com ele uma qualquer especial ligação, que me iniba de opinar descomprometidamente. Por outro lado, conheço terrivelmente mal a gestão autárquica daquele concelho, pelo que me abstenho de fazer valorações sobre a mesma. Comento apenas factos ou ideias isoladas, sem que das minhas palavras seja licito inferir algo mais!

No período da campanha eleitoral tinha elogiado o Presidente Narra pela sua postura num debate; contrariamente ao comum nos seus camaradas, percebeu que foi eleito para defender os legítimos interesses dos munícipes da Vidigueira e não para culpar os governos centrais, assumindo um discurso positivo, dialogante e sério! O que obviamente se aplaude!

Esta semana foi notícia por aumentar excepcionalmente os vencimentos dos funcionários com mais parcos rendimentos! Se esta medida fosse tomada em próximo das eleições, esta crónica serviria para o acusar de demagogia populista. Mas a medida foi tomada no rescaldo dumas eleições e, se constava do programa, nunca foi apresentada como uma bandeira eleitoral!

O aumento destes salários vai pagar-se com a redução dos vencimentos dos eleitos e das nomeações políticas!

Sou crítico à redução dos vencimentos dos titulares de cargos políticos: são sempre medidas que me cheiram a demagogia, tornam-se perigosas porque alimentam o sentimento da populaça de que todos os políticos são imprestáveis e recebem mais do que merecem, contribuindo para descredibilizar a política, colaborando para afastar desta actividade os mais capazes, sem paciência para o enxovalho público por ressentidos e medíocres! Mais! Os intoleráveis abusos salariais e mordomias excessivas não estão nos cargos políticos: está na corja que ocupa empresas públicas e municipais, nos assessores, nas avenças e nos estudos e projectos, onde a racionalidade económica, o bom senso e a moral exigem cortes remuneratórias, pelo que, medidas como estas, tendem a desviar as atenções do que realmente importa, tratando de forma igual, situações que em nada são análogas!

Mas, no entanto, não há verdades absolutas! E as pessoas tal como as ideias dependem sempre das circunstâncias: em momentos de crise, numa época em que se goste ou não urge cortar nas despesas públicas, num tempo economicamente muito complexo, devemos exigir do poder político a capacidade para dar o exemplo, não em palavras, mas pelos seus actos. E é por isto, e apenas por isto, que deixo nesta manhã um efusivo aplauso para o Presidente Narra, com o sincero desejo que esta medida inspire outros. Mormente os paladinos da moral…

25 comentários:

  1. Apoiado! Se todos os políticos por cá pensassem assim...estariamos de repente na Inglaterra ou Noruega...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:19

    É realmente de louvar.

    o CDS fez uma propsota parecida

    http://www.ionline.pt/conteudo/43887-portas-props-ao-governo-cortar-salarios-dos-politicos-e-dos-gestores-publicos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:26

    Nem mais; Nem milagre nem demagogia mas antes VONTADE DE FAZER ...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:28

    Grande presidente, grande homem e uma grande iniciativa! Afinal ser presidente também é isto!

    Sem dúvida que para 2013 é a pessoa que eu gostava de ver encabeçar uma renovada lista da CDU em Beja.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:41

    LOL

    @último anónimo...

    então? agora assim de repente a CDU ficou fã das IMPORTAÇÕES?!

    não arranjam ninguém de jeito em Beja?!

    LOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    ResponderEliminar
  6. Anónimo01:00

    Ultimo anónimo

    O Sr. deve ter uma perfeita noção de que a CDU em Beja tem a imagem pelas ruas da amargura, daí que uma "renovação das caras" que estão na linha da frente é mais que necessária para essa altura.

    Não se trata de importar, porque o que não faltará no poder local são autarcas importados. A título de exemplo o presidente da CMBeja.

    ResponderEliminar
  7. Espadaúdo14:06

    Os comunistas, para as próximas autárquicas podem sempre contar com o ex-vereador monge para encabeçar a lista da cdu em Beja, porque como todos sabemos é uma pessoa que se disponibiliza para tudo e além disso está muito bem visto na cidade. Se noutro ângulo, quiserem fazer daquilo um circo cujo principal número seja o dos macacos amestrados, podem sempre contar com o ex-vereador Miguel Ramalho.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:06

    Excelente texto! A coerência ganha-se assim, sem receio de elogiar os adversários!
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  9. @anónimo - agradeço as palavras gentis, mas de forma alguma considero adversário o Presidente da CMV!

    ResponderEliminar
  10. Espadaúdo16:35

    Sobre o gesto do executivo camarário da Vidigueira, é de facto louvável, mas como mencionou o H, o discurso do Presidente Narra é assinalávelmente diferente de outros ex-candidatos ( e presidentes) comunistas a outras Câmaras. Leva-me este facto a suspeitar que o dito Presidente, se identifique muito pouco com ideias de foice e martelo. O que é novamente louvável e salutar.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:04

    Conhecem o Presidente Narra?
    Varia entre o CDS e o BE.
    Tá-se nas tintas para as politicas age com a cabeça e o coração.
    Bem haja Presidente

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:29

    Por acreditar que pensa assim é que eu, não concordando consigo a maioria das vezes, o venho ler todos os dias. Mas tb por acreditar que pensa assim, é que acho, que a partir de Abril (final dos seis meses) vai ter que engolir muitos sapos. É pena, por si, e por todos nós.

    ResponderEliminar
  13. @anónimo - se há coisa que me dá prazer (sem ironias!) é receber aqui quem discorda de mim! Porque gosto de debater!
    Dito isto, vou desiludi-lo! Não vou engolir sapos! Vou concordar quando achar que devo, discordar quando entender fazê-lo! (como já o fiz, ainda que de forma subtil, porque acho que deve haver um período de uns meses de "estado de graça"!)
    Aliás, admito que não acredite: mas faria o mesmo se tivesse ganho o PCP! (há um comentário optimo de um anónimo, que tentava adivinhar qual era o meu post ao assumir a derrota!)

    ResponderEliminar
  14. @anónimo - se há coisa que me dá prazer (sem ironias!) é receber aqui quem discorda de mim! Porque gosto de debater!
    Dito isto, vou desiludi-lo! Não vou engolir sapos! Vou concordar quando achar que devo, discordar quando entender fazê-lo! (como já o fiz, ainda que de forma subtil, porque acho que deve haver um período de uns meses de "estado de graça"!)
    Aliás, admito que não acredite: mas faria o mesmo se tivesse ganho o PCP! (há um comentário optimo de um anónimo, que tentava adivinhar qual era o meu post ao assumir a derrota!)

    ResponderEliminar
  15. Se calhar para se poder dar mais aos que menos têm é preciso mesmo ir buscá-lo aos que mais têm.

    ResponderEliminar
  16. @beija - elogiei a medida! Apenas, não gosto de demagogia populista e irresponsável!

    ResponderEliminar
  17. No caso em concreto não me parece nada que seja demagogia populista. Pelo contrário. É uma medida séria, proposta por um homem sério que entende o exercício da política como ele deve ser entendido: de forma séria, para servir e melhorar a vida dos que nos conferiram (temporariamente) o PODER [de decidir, de mandar, de construir ou destruir, de melhorar. No fundo, de fazer a diferença, se formos capazes].

    A elogiar, sem sombra de dúvida.
    Mas H, não concordo nada consigo quando afirma que "Os intoleráveis abusos salariais e mordomias excessivas não estão nos cargos políticos"(..) mas sim na "corja" das empresas e tal...parece-me uma análise redutora, para além de enfiar toda a "corja" no mesmo saco o que não é correcto.
    Os intoleráveis abusos e mordomias TAMBÉM estão nos cargos políticos, basta analisar: (brutos)vencimentos, carros, despesas de representação, gasolina, cartões de crédito, todas as despesas pagas, estadias, alimentações etc, tudo isto em crescendo conforme se sobre do local para o nacional...
    E não me estou a referir a esta ou aquela força politica, é assim porque a lei permite que seja assim.

    ResponderEliminar
  18. @Mar - Ponderei a expressão corja! Porque é forte e porque todas as generalizações são injustas! Mas optei por a manter: porque sei que há gente séria, competente e honesta nestas empresas, mas cada vez são menos!
    MAs utilizei, exactamente para deixar claro um ponto: que pode ser perigoso baixar os salários e mordomias dos eleitos! Não acho que o problema esteja nestes, mas naqueles!
    Sobre o resto, estamos em sintonia: uma optima medida do Presidente Narra (da CDU!)

    ResponderEliminar
  19. Anónimo23:11

    Meu Kerido H
    É com satisfação que vejo este post em relação ao meu Presidente!
    Permita-me discordar da sua discordância em relação ao baixar do salario.
    Não pode ser populismo nem pode ser perigoso quando as decisões são tomadas como a aquisição de um direito moral de se dirigir aos outros e lhes pedir sacrificios de modo a combater a crise.
    O que realmente nos deixa tristes são as vozes que não se ouvem, os actos que não se praticam e as medidas que não se tomam.
    As palavras das medidas são sempre dirigidas aos outros e nunca direccionadas para nós próprios.
    Apareceu um HOMEM que fez o que se diz e que não se faz.
    Ainda não vi mais ninguém seguir-lhe o exemplo.
    Tem razão meu Kerido H, estes gajos são mesmo uma corja e ponha lá quase todos os politicos porque são isso mesmo:
    UMA CORJA.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Em primeiro lugar queria parabenizar os eleitos e nomeados politicos do concelho da Vidigueira, que aceitaram abdicar de uma parte dos seus vencimentos em prol de quem possivelmente mais necessitará. o texto do H está muito bem escrito e extremamente adequado á realidade nacional.

    Em segundo lugar queria alertar o H e os leitores do Blog sobre a atidude de arrogância despropositada da CMBeja em relação ás freguesias. O assunto que quero focar (há outros mais), relaciona-se com a transferência de verbas da CMBeja para as freguesias, pois em trés meses de trabalho? deste executivo pela segunda vez as transferências de verbas estão muito atrasadas, o que coloca em causa o funcionamento das juntas de freguesia (salários,luz, água, escolas, centros de convivio, em suma...toda a sua actividade). Este não é o primeiro executivo da CMBeja com dificuldades financeiras, mas a grande verdade é esta, nunca as tranferências de verbas para as freguesias, ao abrigo da descentralização de competências deixaram de ser feitas na devida altura.
    O que se está a passar em Beja, vou mais uma vez afirmá-lo, isto é um "Dejá Vu", anteriormente no concelho de Mértola.
    Denominador comum????...JPV!

    Carissimo H, com muita pena minha,pois sou adepto do poder democrático, lamento o facto de aínda não ser esta a sua escolha correcta. Vamos ter muitas situações para falar disso.
    Penso que os eleitores do concelho de Beja aínda estão á espera de um pedido formal de desculpas sobre a história dos valores correctos do endividamento da CMBeja, poderia até ser feito através da comunocação social cá do burgo.

    Poderia estar aqui a noite inteira a escrever sobre o passado e a fazer futorologia, mas quero apenas lembrá-lo de um tema que eu sei ser-lhe particularmente querido " A UNIVERSIDADE SÉNIOR".

    Vou tomar a liberdade de extrair um excerto do seu texto, que identifica aquilo que JPV não é! " No período da campanha eleitoral tinha elogiado o Presidente Narra pela sua postura num debate; contrariamente ao comum nos seus camaradas, percebeu que foi eleito para defender os legítimos interesses dos munícipes da Vidigueira e não para culpar os governos centrais, assumindo um discurso positivo, dialogante e sério! O que obviamente se aplaude!"
    PS: No fim de semana pretérito, no XII Congresso da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), foi aprovada uma Moção, por quase unanimidade (houve duas abstenções), cuja proposta era uma maior descentralização de competências para o poder local, acompanhadas das respectivas verbas, vindas directamente do Orçamento de Estado.
    Nunca como agora esta reivindicação fez tanto sentido, pois as freguesias não podem estar á mercê do estado de humor dos Executivos municipais.

    PS1: Esta é uma opinião minha, e apenas minha, pois aínda não a comentei com nínguém, mas dá-me a sensacão que se se anda a provocar mal estar entre os menbros da Assembleia Municipal,e das duas uma: ou é puro gozo, ou então alguém não terá o minimo interesse em que o Orçamento seja aprovado. UM BEM HAJA!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo23:26

    É mesmo daqueles que dá o outro mundo e a cabeça deste. E quem controla? Um político de uma Câmara retira quanto quer, quando quer e usando o meio que quer. Dar é entregar a outrem aquilo que nos pertence. Oferecer aquilo que não é nosso?? São mesmo patinhos , qua, qua ,qua ... qua, qua ...

    ResponderEliminar
  22. Cadilhe10:27

    Esta gente que escreve aqui não tem a miníma noção do que é a gestão pura e dura, ou seja gestão profissional. Só na cabeça de gente que não quer o desenvolvimento do concelho e vive à espera de hipotéticos "tropeções" da actual gestão é que germinam tais pensamentos. Os comunistas falam aqui nos atrasos das verbas para as JF, mas não falam do facto da Câmara estar a pagar uma enormidade de juros dos 650 mil euros que desapareceram. Na minha opinião, o anterior executivo pagou sempre essas verbas a tempo e horas porque tapava os pés e destapava a cabeça, tapava a cabeça destapava os pés, isto é, recorria a verbas que não eram destinadas para esse fim. E assim, devido a esta gestão danosa, o cobertor foi ficando cada vez mais curto a ponto do actual executivo ter herdado não um cobertor, por mais pequeno que fosse, mas sim um cinto.

    ResponderEliminar
  23. Espadaúdo11:04

    Já suspeitava que o Presidente Narra, o chico santos e o miguel ramalho não eram farinha do mesmo saco, e quando vi a entrevista do Narra à TV Alentejo, dissipei todas as dúvidas. Fiquei até com a ligeira impressão que ele ficou aliviado da CDU não ter ganho em Beja, até porque como não é parvo , já sabia o que a casa gastava. A verdade é só esta, o que interessa ao povo para liderar uma Câmara é que a pessoa seja competente, honesta e sensível aos problemas dos municípes, não pessoas que vão para esses cargos para fazer favores aos amigos ou para se auto-promoverem.

    ResponderEliminar
  24. EU APLAUDO CONTIGO HUGO...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo14:31

    É evidente que na Vidigueira não há favores aos amigos até se tira do próprio corpinho para meter no do próximo.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!