domingo, janeiro 03, 2010

A triste razão do meu orgulho...

Não expliquei aqui a razão pela qual estava orgulhoso dos meus alunos de Gestão/Dia! Não era o momento: pediram-me opinião antes de decidirem e não me competia a mim tornar pública algo que era ainda apenas uma intenção!
A história é dura mas conta-se em poucas linhas: uma colega deles faleceu há um ano atrás num trágico acidente! Por iniciativa exclusiva deles, decidiram homenagear a amiga, oferecendo um traje académico à família (que foi consultada antes!). E hoje foi o dia!
Não vou descrever a sensação daquele momento: é algo que prefiro guardar para mim! De público digo apenas que estive esta manhã na missa (uma quase hipocrisia para um agnóstico) e confesso que me senti confortável, se me permitem a heresia.
Apesar de não ser crente - e cada vez menos - tenho profundo respeito pela Igreja Católica: e entendo a necessidade de quem Acredita de se reunir, de partilhar em comunhão as Suas certezas, a tranquilidade de um local que convida à meditação! Admito: uma manhã diferente...

12 comentários:

  1. Anónimo18:47

    Lamento a razão pela qual escreve este texto ...
    Mas vejo que começou o ano com novas sensações.
    Um dia ainda deixa de ser agnostico!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:04

    Por motivos pessoais, não posso deixar de me sentir tocado com este seu post..

    Lamentei na altura o sucedido e louvo a iniciativa de agora. Recordar é viver e nesta situação reavivar a memória de alguém importante, que já não se encontra neste mundo terreno, será sempre de louvar!

    JH

    ResponderEliminar
  3. Olha aí ó amigo. Tudo aí que voc~e fala ou é pura balela, ou você não tem consciência do que fala. Porque não descxreve a sensação daquele momento? faltam-lhe palavras ou não sabe mesmo o que sentiu e queria era pôr-se a andar dali pra forinha? para um gajo laico tens todas as qualidades de um católico praticante. Se calhar só és laico por preguiça; para escapares à missa de domingo. Foda-se, então se te sentes confortável lá na missinha, é só ires lá mais vezes para encontrares mais conforto. quem sabe ainda dás num padre dos melhores e assim tens conforto toda dia. E não és crente!!!!!!!... uau!... E cada vez menos!!!... uau uau uau!... Tens um PRFUNDO respeito pela igreja católica!!!!!! E até entendes a necessidade de quem ACREDITA de se reunir, de PARTILHAR em COMUNHÃO as SUAS certezas, a TRANQUILIDADE de um local que CONVIDA à MEDITAÇÃO!
    !!!!!!!!!!!... Não és católico? Tens a certeza? Ou nem sabes o que és? Cá para o se7e/5, não sabes o que és nem quem és, o queres ou que não queres, no que acreditas ou não acreditas. mas sabes que dá umjeitão dos DIABOS umas cunhas católicas, hein, grande artista? Pois é. Entendi, sim senhor.

    Quanto ao falecimento da colega desses teus alunos, lamento essa perda. Por várias razões.
    para eles o meu abraço, para ti... nada! para aprenderes a falar o que deves e não tropeçares em ideias e palavras. Há um distúrbio qualquer na tua interpretação de alguns conceitos. Mas já não deves ter remédio. vais ficar assim para o resto da vida.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:32

    Sr Se7e/5 não consigo ver qual é o seu problema...
    Nega a direito? A namorada ficou caidinha pelo prof de direito? Inveja? Dor de cotovelo? Ou será pura estupidez? Ou tudo junto?
    Quem se julga que é para julgar os outros?
    Não gosta do sr. o que vem cá fazer?
    Olhe, para este ano desejo-lhe um pouco de boa educação e serenidade.

    ResponderEliminar
  5. SeteQualquer coisa - Gosto de respeitar todas as opiniões. Mesmo algumas como estas...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:51

    Voce é claramente um Professor especial! É uma honra ser seu aluno!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:12

    Muito bem pela parte humana e tb o meu lamento pela perda.

    Gostaria contudo de aproveitar para lhe pôr uma questão:
    Diga-me os motivos pelos quais um aluno que pretenda ir para Gestão, se deve inscrever no IPB, e não ir para Faro ou Évora por exemplo:

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - para lhe dar uma resposta fundamentada, teria de conhecer melhor os cursos de Évora e Faro! Caso a ambição seja TOC, então a resposta é mais simples, porquanto existe um protocolo com a CTOC!
    Por fim, será estupidez esconder, que cada vez mais as escolhas dos estudantes em todo o Pais, se relacionam mto com questões geográficas!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:09

    "existe um protocolo com a CTOC!
    Por fim, será estupidez esconder, que cada vez mais as escolhas dos estudantes em todo o Pais, se relacionam mto com questões geográficas!"

    Você às vezes é tão ingénuo!!!! :)

    ResponderEliminar
  10. Nós temos orgulho em ter sido seus alunos...
    Professor exemplar mas acima d tudo um amigo!

    Acredite que a mão no ombro, o apoio soube muito bem naquele momento..

    Ninguem consegue descrever o que por lá se viveu...

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo09:33

    Anónimo das 18,09: Importa-se de ser mais específico...
    Isto para quem está de fora, mas tem interesse em termos futuros.

    ResponderEliminar
  12. Eu também gostava de perceber o anónimo...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!