domingo, julho 04, 2010

Beja Wine Night (Com Adenda)

Ponderei em baldar-me a opinar publicamente sobre a Beja Wine Night, sobre a qual, assumo agora, tinha algumas reservas! E, assumo agora o meu cepticismo, quando - na hora em que escrevo estas linhas - tudo se conjuga para ser um sucesso!
Cada pessoa tem os seus critérios para aferir a pertinência de um evento: alguns gostam se podem levar um vestidinho que compraram, outras se lhe dão bilhetes para oferecer, outros têm de criticar sempre porque a mesquinhez a isso obriga e outros apenas gostam das coisas que os amigos fazem! Estes, como deixei muitas vezes escrito, são os meus critérios!
E opino com base em duas premissas que me garantem ser verdadeiras:
- a CMB gasta no evento cerca de 15.000 Euros! (como bem sabem aqueles que jogam para o ar valores que eram claramente pornográficos);
- estão confirmadas a presença de cerca de 1200 pessoas, na sua maioria, de fora da cidade, para deleite de hotéis e restaurantes. Posto isto...

... há quem goste de mulheres tipo muçulmano, com muita roupa a cobrir, para permitir o efeito surpresa; pessoalmente prefiro de mini saia e sem cuecas, para saber exactamente com o que posso contar. Ou seja, fez-me confusão o manto de mistério sobre a festa e temi que isso afastasse as pessoas! Pelos visto, aqui o burro era eu e sei reconhecer o mérito a quem o teve!
O preço dos bilhetes pareceu-me excessivo: não vinha mal nenhum ao mundo que a festa fosse à porta fechada, deixando zurrar aqueles que não sabem fazer outra coisa!
Não vou à festa! Porque é o tipo de coisa que normalmente me aborrece solenemente e porque regressei de uma interminável viagem e estou exausto e cheio de trabalho atrasado! Mas estou presente no desejo que seja um estrondoso sucesso! Porque é deste tipo de eventos que a cidade precisa para que possa sem vergonha chamar-se capital!
Porque desejo que a Beja Wine Night seja a primeira de muitas que se possam seguir, impondo a cidade definitivamente nos roteiros do vinho, numa simbiose em que a cidade promove os vinhos e os vinhos divulgam a cidade!
Termino com um abraço! Para o Miguel. E não é porque faz anos! Pela coragem: ele sabe melhor que ninguém que se a noite de hoje fosse um fracasso ficava com o rabinho num estado lastimável! Com o sucesso da noite, obviamente que não cala os idiotas! Mas ganha o respeito dos outros...

Adenda: Gostei de ler isto!

29 comentários:

  1. Se me dói estar menos perto de Beja nestas alturas...

    ResponderEliminar
  2. @amora - estou certo que amanhã surgem aí em uns blogues fotos a ilustrar a noite com uns mea culpa...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:47

    Mais um excelente texto!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:55

    É uma falta de honestidade intelectual dizer sobre os custos da festa que a Câmara vai gastar 15.000 euros. Só a empresa do Porto vai levar mais de 90.000 euros basta ir ver o valor à Base.gov. Desses nem um euro fica em Beja. Falar em hoteis cheios e restaurantes a abarrotar é pura ficção.
    Já sei qual é o argumento: e tal e coiso isto é financiado pelo QREN a 80%. Pois e o dinheiro do QREN é uma coisa que se vai a uma árvore e só abanar que ele cai.
    E já agora, seria interessante saber de que candidatura ao QREN é que sairam estas verbas.

    ResponderEliminar
  5. @anónimo - como escrevi, parto da premissa que a CMB vai gastar 15.000 Euros! Se for mentira, cá estarei para regressar ao tema!
    Mas.. como perceberá, é mais credível acreditar em alguém que dá a cara, do que num qualquer anónimo que chuta números para o ar!
    Aliás... você acaba por reconhecer a existência de financiamento externo, o que é esclarecedor, sobre a honestidade e desonestidade intelectual...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo02:29

    Não sei se o Miguel merece assim tantos aplausos...Ainda na 2f faltou e nem avisou ao encontro com os alunos do IPB...Deve ter a agenda muito ocupada..

    ResponderEliminar
  7. Anónimo02:35

    A festa está óptima faltas tuu

    ResponderEliminar
  8. Também não fui, não tenho saído muito, não gosto estar a só numa multidão...;)

    Mas, a agreditar no enorme sorriso com que o Miguel me cumprimentou quando o encontrei à entrada da CMB na sexta-feira os preparativos deviam de estar a correr muito bem!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:36

    Correu tudo muito bem conforme esperado. Os comunas é que devem estar cá com uma azia que nem se aguentam.

    ResponderEliminar
  10. Tenho andado assustado. Pensei não aguentar o sucesso da noite de ontem, qual apocalipse. Tudo está resolvido.Continuo por cá, uff. Beja resolveu todos os seus problemas, estamos no mundo. Pois é, foi só para nos esquecermos por momentos de tudo o resto. Parabéns, resultou. Por um momento pensei que estavamos no Nikki Beach. Hoje procurei e ainda não encontrei nada nas noticias nacionais. Todos juntos vamos manifestarmo-nos quanto à arrogancia dos Media capitalistas que teimam em não promover as nossas festinhas, talvez a 1ª do jet7 bejense. A 15.000 € até é barato.

    ResponderEliminar
  11. Reinaldo Louro12:01

    Hugo ( teu irmão e cunhada logo te contam, perguntei por ti ),

    ESMAGADOR o cenário !

    INESQUECÍVEL a noite !

    PARTICIPAÇÃO confirmada de 1.400 !

    PROMESSA para o ano de 2011 haverá mais !

    ResponderEliminar
  12. Anónimo12:19

    Os jornais e revistas de hoje fecham próximo à meia noite, para estar na banca logo pela manhã em todo o país.

    Amanhã e durante a semana a " venda " da imagem do BEJA WINE NIGHT, será uma óptima realidade.

    Adjectivos não tenho, foi uma noite magnifica ( saí às 3.20 e ainda ficaram mais de 500 ) e é para continuar nos anos futuros.

    PARABÉNS

    ResponderEliminar
  13. Anónimo12:50

    Por que será que os que se preocupam com a verba gasta neste evento aplaudem o «mercado cultural» da vila de Serpa onde se gastou mais de 300 000 euros? sem retorno e para satisfazer clientelas...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo13:45

    Às 4h da manhã, quando saí, ainda estavam umas 200 pessoas. Memorável a noite! Beja precisa de mais eventos como este. O Castelo precisa de mais eventos como este. Parabéns à CM Beja. Mto, mto, mto bom! AC

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15:22

    Beja precisa urgentemente sair da mediocridade generalizada para a qual foi empurrada durante os 36 anos das trevas comunistas. E eventos como o da noite passada contribuem e muito para esse objectivo.

    Muito bom! CA

    ResponderEliminar
  16. António Pedro16:44

    O Vosso castelo estava lindo! Adorei a noite! Acho que foi uma acção fantástica. Pelo que procurei a festa terá custado apenas cerca de 15 ou 16 mill euros pois foi financiado a cerca de 80% pelo QREN... o que foi muito, muito bem aproveitado mesmo!!! As cidades devem olhar para estes exemplos e começarem a fazer coisas que realmente são diferentes para melhor. Parabéns à organização e não desperdicem a oportunidade que criaram ontem!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo18:05

    Lindooooooooooooo! Grande noite, Viva BEJA!

    ResponderEliminar
  18. Sandra20:49

    Fomos de São João da Madeira até aí e adoráááámos o evento que descobrimos na newsletter da Escape do Expresso! Como dizia o meu marido, estávamos longe de imaginar que a surpresa ia ser bem grande. O castelo estava lindo, as pessoas muito simpáticas, bom ambiente e muito gira aquela ideia dos violinos na muralha do castelo: esteve fantástico. Para o ano voltamos!

    ResponderEliminar
  19. Para os que afirmam que nada passou nas notícias estavam entretidos com a SIC e a TVI a ver novelas porque deu na RTP 1, já agora a Força Aérea deslocou para a Madeira todos os seus aviões para gastar o que o país não tem e nada apareceu nas televisões. Para os que falam de uns quantos milhares de euritos eu falo em milhões de euros para uma festa. Quanto a isso ninguém diz nada?

    ResponderEliminar
  20. Anónimo23:05

    Meu Kerido H
    Ora porra para esta merda.
    Estes comentaristas estiveram na festa?
    Eu estive, teve mt gente, não sei quantos pq nao os contei.
    Fiquei sem perceber se era promoção do vinho do Baixo Alentejo ou a festa da vitoria do PS na autarquia de Beja!
    Ha coisas a corrigir principalmente a postura de alguns, pois ainda não perceberam que o P C da Vidigueira é diferente de toda a gente.
    Foi o unico Presidente de <camara presente para além do anfitrião a mostrar que a regiao se deve unir em torno deste segmento de mercado.
    Bardamerda mais a politica quando em causa esta a REGIAO.
    Onde andavam os outros autarcas, porra.
    E a carinha do grupelho da malta do PS por verem a postura do meu PC com o Sr Governador Civil.
    São amigos estão a cagar-se para a politica e tem uma coisa em comum muito forte.
    A defesa intransigente do Baixo Alentejo.
    Um aplauso para estes dois HOMENS com H grande.
    Quanto ao JPV, falta-lhe perceber o que é a cidade e a região.
    Aquilo não era a festa da nova esposa a sociedade bejense.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Meu Kerido Vidigueira -
    Sobre o que se passou dentro do Castelo, não posso opinar, que não estive presente.
    Mas, dos vários relatos que me chegaram, ouvi coisas muitissimo positivas!
    Como me parece muito positivo a presença do PC da Vidigueira: uma lição para os camaradas ausentes!
    Sobre o resto... não me parece que tenha sido o JVP a fazer política com a Festa; o que lemos e ouvimos durante as semanas anteriores, mereceu uma bofetada, que espero que saibam dar de luva branca...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo23:33

    Meu Kerido H
    Nao falo de politica, falo de assumir na pleinitude o seu papel de PC da capital.
    A dimensao tem de ser outra!
    Mas isto é so a minha opiniao
    Um abraço

    ResponderEliminar
  23. Anónimo23:47

    A primeira e até ao momento única acção mediática visível deste executivo.

    Eu não sei mas disseram-me que daqui a um ano fazem outra e que com sorte, no último ano do mandato farão duas!

    Quanta generosidade, só espero que não se acabe esse tal de QREN..

    ResponderEliminar
  24. Anónimo23:54

    @Vidigueira: voce vive neste mundo!? Poix claro que não: está a falr de um tipo que quer comprar um jornal e entregar ao partido que o elegeu.... e se calhar até foi ideia sua! E é triste a forma como o faz... mas ok é a vossa democracia não é!? Quanto ao evento... o mesmo foi EXCELENTE... ou nao era disso que se estava aqui a falar!?

    ResponderEliminar
  25. Anónimo00:27

    http://a-vidaebela.blogspot.com/2010/07/beja-wine-night.html

    Gostei deste post

    ResponderEliminar
  26. Anónimo08:39

    Meu Kerido Anonimo
    O que tem a compra do DA a ver com o Beja Wine Night?
    Agora que foi o UNICO Presidente de Câmara, para além do anfitrião, a marcar presença isso é indesmentivel.
    E já reparou que ele esteve-se a CAGAR para aquilo ser uma festa do Partido Socialista?
    Porque me parece que é o único que continua a ter a exacta noção da importancia que o vinho e a vinha podem ter no desenvolvimento da região.
    Agora quem ficou com MUITA AZIA foram alguns ilustres membros do PS quando o viram lá.
    Um abraço e deixe lá o DA que isso sao contas de outro rosário.

    ResponderEliminar
  27. @anónimo - está bom o post, sim senhora!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo20:06

    Grande post!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo00:36

    Comentários políticos à parte, foi uma grande noite! Uma das mais bonitas noites de Beja dos últimos anos, independentemente de quem esteve ou não esteve presente, de quem gostou, ou não, que fulano falasse com cicrano ou com beltrano. Isso é assunto de M...a! Os comentários que mais ouvi foram : "Quando é que é para o ano porque quero voltar" (normalmente só se ouve na Ovibeja e já nem tanto) e um esmagador mas elucidativo: "Nem parece que estamos em Beja.". Vale o que vale mas reflecte o sentimento de todos os presentes, menos dos habituais, mas sempre bem-vindos, velhos do Restelo. Parabéns Beja! Obrigado Beja!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!