terça-feira, julho 13, 2010

Curso de Solicitadoria

Como o IPBeja me paga imenso dinheiro e tratam-me com um petit prince fica o seguinte esclarecimento:
Atendendo a diversas dúvidas que nos têm chegado, cumpre esclarecer:
1. No Concurso Nacional de Acesso, o Curso conta com 30 vagas para o regime presencial e 20 para o a distância;
2. Adicionalmente e em atenção à grande procura verificada no Concurso de +23, foram criadas 10 vagas presenciais e 20 a distancia reservadas para estes;
3. As vagas que, eventualmente, ficarem por ocupar no Concurso Nacional ficarão disponíveis para o candidatos não colocados pelo Concurso para + 23;
4. Consequentemente, se todos os aprovados no Concurso de + 23 concretizarem a candidatura, os primeiros 30 seriados já têm vaga garantida, podendo os primeiros 10 optar pelo regime que mais lhe interessar, presencial ou a distância;
5. O regime a distância tem previstos Seminários presenciais e possibilitará a frequência das aulas sempre que os estudantes respetivos o desejarem, serão também acompanhados tutorialmente, na escola ou por via eletrónica, em todas as disciplinas existirão provas presenciais, a realizar na Escola ou em Instituições com as quais sejam estabelecidos protocolos específicos, apenas não será requerida a presença física dos alunos nas aulas.
Espero haver esclarecido as maiores dúvidas.

18 comentários:

  1. Anónimo00:26

    Bem melhor que a página do IPB.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente co o anónimo da 00:22 e também acrescento que devido ao interesse que o curso tem suscitado deviam ter divulgado logo no inicio do ano civil a intenção. Resultado foi que muitos dos interessados souberam ainda estes mês e os panfletos que sairam à 15 dias deviam ter sido divulgados durante a Ovibeja.

    ResponderEliminar
  3. A-nomimo - Eu fiz entrevistas no ínicio do mês, tinha dúvidas da abertura e no primeiro dia nem saboa do b-learning!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:40

    Uma dúvida a quem possa responder:
    Para que serve mesmo o curso de solicitadoria?
    Formar solicitadores e/ou juristas?
    O curso de direito forma juristas com acesso ao exame da ordem e provavelmente ao exame da câmara dos solicitadores (se existir) e este dará acesso ao exame da ordem dos advogados? Talvez após mestrado (que não deve existir) ou apenas ao tal exame (caso exista) da Câmara dos solicitadores?

    Só espero que não caia no que caiu o curso de direito da Moderna nos últimos tempos (e não só): formar muitos reformados cheios de manhas, permitir a prática de promiscuidade ética (para não dizer mais) entre alunos, professores e funcionários, logros nos exames, entre outras coisas provavelmente muito mais giras.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:27

    (re)cursos de m**** para enganar papalvos que acham que ter o "estatuto" de dr. é o máximo a que se pode aspirar. Enfim ...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo - formam juristas, basicamente juristas de empresa! Outra saída profissional será a profissão liberal, quer como solicitador, quer permitindo o acesso a solicitador de execução (que e chato que se farta, mas dá imenso dinheiro!)
    Sobre a UMB é tema que desde há anos não falo!

    ResponderEliminar
  7. @anónimo - Encerre-se o IPB em particular e o resto do ensino superior em geral..

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:11

    Com essas saídas deve formar jovens desempregados, caixas de supermercado e malta para a centrais telefónicas. E os tais reformados...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo - o que propõe? Eu não decido, mas quem decide lê o blogue! Faça sugestões! Ensine-nos a trabalhar melhor..

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:42

    Embora um pouco céptico o curso de Solicitadoria parece me suficiente para a Região embora se deva tentar que mais cedo ou mais tarde dê acesso ao exame da OA.
    Quanto a propostas:
    Cursos em áreas em que julgo que Beja se deveria querer afirmar e tentar:
    Engenharia Mecânica Ramo de Energias
    Engenharia Mecânica Ramo de Aeronáutica
    Engenharia Electrotécnica
    Biotecnologia com acesso a mestrado em Medicina.
    Ou voar mais alto e tentar transformar o IPB em UBeja e fazer investigação à séria para ter mestrados e pós graduações de qualidade.

    ResponderEliminar
  11. Gosto de ambição, apesar de me parecer mto complicado o IPB passar a UMB! Possivel, só apenas Universidade do Alentejo, com a fusao IPB, IPP e UE!
    Sobre as propostas, não são da minha área, pelo que não tenho opinião formada! Agora.. sabendo que para abrir um curso, tem de fechar um, quais os 4 a encerrar!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:21

    A conseguir ter os cursos mencionados quaisquer 4 dos abaixo poderiam sair sem danos:

    Biologia
    Protecção Civil
    Saúde Ambiental
    Educação e Comunicação Multimédia ou Artes Plásticas e Multimédia ou Animação Sociocultural ou Educação Básica
    E no limbo ainda ficava pelo menos mais um curso da ESE e outro da ESTIG

    ResponderEliminar
  13. Gosto de debate! E penso que seria útil quem tem o poder de decisão, saber ouvir opiniões! Especialmente quando não são meros palpites jogados para o ar!
    (Protecção Civil já foi!)

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:25

    Se tivermos em conta que grande parte das maiores entidades empregadoras do distrito são as autárquicas e tendo em conta ao quase congelamento de novas entradas na FP, também seria útil apostar em cursos que permitissem dotar os funcionários existente de melhores e diferentes capacidades, de forma a colmatar as necessidades dos Municípios e aumentar a qualidade dos serviços dos mesmos...

    ResponderEliminar
  15. Acho que o IPB o podia fazer, partindo da premissa duvidosa que há interesse por parte desses funcionários!
    Mas.. deve ser essa a vocação do IPB?!!

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Não defendo que deva ser essa a vocação exclusiva do IPB, mas penso que podia ser uma complementaridade do IBP a aposta em cursos que pudessem satisfazer essa realidade.

    Claro que parte sempre do pressuposto do interesse ou não dos funcionários, mas se se pretende um maior nível de qualidade nos serviços públicos deve apostar se na sua formação e oferecer oportunidade para tal.

    Acredito, ou quero acreditar que os mesmos tenham interesse em aprofundar as suas capacidades e se tivessem a oportunidade de o fazer, iriam aproveitar.

    P.S: O comentário em anónimo também foi meu, mas não sei pq motivo não ficou registado como tal.

    ResponderEliminar
  18. Lenin - Hoje estamos em total sintonia: e seria muito útil que quem tem poder de decisão, estivesse atento!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!