sexta-feira, julho 30, 2010

O leitor escolhe o título...

Eu sei que não é simpática a premissa, mas o mais grave problema de Portugal são os portugueses, um estranho povo incapaz de se governar e deixar governar! A forma como cultivamos a maledicência, o boato e a calúnia são quase ternurentos, não fosse o pequeno detalhe de ser patético! Porque a mesquinhez e a inveja, apesar de características fundamentais da portugalidade, não deixam por isso de ser ridículas!

Os jornais, as televisões, as rádios e a Internet enchem-nos a paciência com o brocardo da crise, incapazes de perceberem o essencial, que pior que a crise do deficit ou das finanças públicas, pior que a crise na economia produtiva, que ainda pior que a praga do desemprego e da miséria, a mais grave crise que abala o nosso Pais é a crise de valores, de honra e ética!

Estas palavras azedas, não se escondem sequer numa qualquer constatação recente, num qualquer pseudo-facto que me tenha libertado um espasmo pessimista: encontram sustentação numa análise ao que se vai dissertando e vomitando por aí!

Dentro de cada português esconde-se um génio, um exímio especialista em assuntos gerais, alguém cujo extremo talento apenas não foi reconhecido por culpa de qualquer outra pessoa; para quem tem dúvidas do que fica escrito, basta ver os verdadeiros tratados de filosofia e politica que quotidianamente são recitados em cafés e tascos das nossas cidades, vilas e aldeias! Poderá algum leitor mais desatento, arguir que o portuga lida com prazer sensual com a corrupção, não cometendo a insensatez de votar em alguém apenas pela singela razão de que é corrupto encartado, que adora pedir e oferecer “cunhas” que cospe no chão, joga todos os tipos de lixo na rua, que é incapaz de ser pontual, mas é magnífico na arte da gazeta, mas, todas essas qualidades são meras idiossincrasias que não afastam o essencial: dentro de cada português esconde-se um génio incompreendido! Infinitivamente melhor do que qualquer outra pessoa, com excepção dele próprio!

E é por isso mesmo que o tuga é exímio em criticar todos os outros: especialmente os políticos, que convenhamos, são sempre um alvo acessível! Ou quem tem uma vida mais confortável com a nossa, porque estamos absolutamente convictos que aquilo que os outros têm, são coisas que por direito deviam ser nossas!

O que ajuda a explicar muitas coisas! E uma delas é muito preocupante: cada vez mais, os portugueses mais valorosos, aqueles que com mérito e muito esforço constroem carreiras profissionais, fogem dos lugares políticos, abrindo verdadeiras avenidas onde desfilam incompetentes! Porque se é verdade que muitos afirmamos que não nos importam o que os outros dizem de nós, temos ciência que a frase é uma falácia e que ninguém gosta de ver o seu nome enxovalhado em praça pública, quase sempre por uma corja de corajosos que se esconde no anonimato ou de penumbra de ninguém saber quem são!

Já o escrevi no passado, volto a fazê-lo hoje, com a certeza certa que o irei repetir no amanhã: agora mais do que nunca, Portugal precisa de pessoas competentes e credíveis, com coragem para traçar um rumo para uma nação confusa e perdida: o drama é que em Portugal ter credibilidade é uma impossibilidade natural...

19 comentários:

  1. Aumentem os ordenados aos políticos, na mesma proporção que aumentaram os dos jogadores de futebol.
    Quando os futebolistas jogavam "por amor à camisola" não havia free-shop no aeroporto que resistisse (cassetes de vídeo, perfumes...); mas desde que lhes aumentaram os ordenados, parece que essa moda passou.
    Portanto eu digo: Aumentem-lhes os ordenados, pode ser que assim, eles passem a governar o pais em vez de se governarem a eles próprios.
    Abreijos.

    ResponderEliminar
  2. Bom texto.

    http://aeiou.expresso.pt/corrupcao-portugal-e-dos-membros-da-ocde-que-menos-cumpre-as-recomendacoes=f596574

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:52

    Inteiramente de acordo a crise é de valores e de pesssoas, o que quer dizer quq a maioria dos que cá andam são incompetentes, incapazese não têm credibilidade, mas também não largam, ora estea merecem severas criticas. Quero eu dizer que há criticas justas.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:28

    Fora de Contexto -O Viagra e Prozac foi atacado e, por estes dias, eu não consigo entrar na minha conta!
    Espero que isto seja apenas um até breve-...
    h, que se chama, Hugo Lança

    ResponderEliminar
  5. Boas h,

    aconteceu-me o mesmo na conta do gmail mas penso não ter sido ataque. Tente recuperar a sua password do gmail a que está associado o fórum.
    Caso precise de apoio a esse nível:

    pelourinhoaosul@gmail.com

    Não tenha problemas em contactar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Não sei qual título a dar a este texto, mas - permita-me concordar discordando, ou seja, dar uma opinião acerca deste tema com alguma distância que ainda consigo manter (leia-se: a minha costela alemã, lol)

    Portugal e os portugueses sempre tiveram um grande defeito: falta de empenhamento cívico! As críticas são sempre à boca pequena, raramente se junta um grupo (cívico) para trabalhar para um certo e determinado fim. Depois, se existir algum "malfeitor", indiferente em que área, em vez de falarem com ele chamando-o à atenção - não! Fala-se mal dele à (dita) boca pequena e não se tenta apanhá-lo directamente! Não quero dizer com isso que agora se deve desatar a meter toda a gente em tribunal - não! A falar é que a gente se entende, seja em que área for. Por vezes, esse "malfeitor" nem sabe que está a fazer mal, é necessário que alguém lhe o diga.

    ResponderEliminar
  7. Jo cardeira17:45

    de acordo H

    Cumprimentos de Mértola

    http://2boletas1chaparro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Já percebi...vais de férias :)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:26

    zzzzzzzzzzzz

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:49

    zig - Nao e uma questao de ferias! o blogue foi "raptado.."
    h

    ResponderEliminar
  11. Estranho :(

    Se calhar descobriram a tua password ou então, um daqueles tipos que mete aqui comentários às toneladas é um Hacker e fez das suas...;)

    Podes sempre criar um novo blogue :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:14

    xupa, xupa e continua xupando

    ResponderEliminar
  13. Anónimo10:16

    senhor Hugo,
    Está disposto a depositar 50 mil euros na minha conta para eu lhe devolver esta bosta de blog?
    Responda aqui!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:24

    nunca tiveste tanto tempo sem postar...so podes estar muito longe da net...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15:31

    Impressionante! Há canalha para tudo

    ResponderEliminar
  16. Anónimo05:46

    PORTUGAS!!!!
    JO

    ResponderEliminar
  17. Anónimo14:25

    serão "hackers" MADE IN ipb?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo00:07

    Finalmente "cagou" no blogue, no IPB, em Beja e decidiu ir para outro sítio! Fez bem. Você merece mais e melhor que esta cidadezinha de gente mesquinha, provinciana e hipócrita.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo16:33

    Esta cidadezinha de gente mesquinha, provinciana e hipócrita merece melhor

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!