sábado, novembro 13, 2010

Conservatório de Beja

Ponderei bastante antes de trazer este tema para o blogue! Porque o Conservatório de Beja merece respeito, porque temo que este post se faça com ataques pessoais e respeito muito Carreira Marques que deu muito de si para a cidade, apesar do seu ultimo mandato, que começou mediano e terminou medíocre!
Pensei não falar neste tema, porque não me apetece falar da forma como surgiu o contrato que agora cessou! Porque... não me apetece mesmo!
Porque não quero falar do passado do Conservatório! Porque se tem imensas virtudes, até os senhores das abas reconhecem que tem imensos problemas! E essa devia ser a nossa missão: pensar o futuro do Conservatório! Pela cidade!

18 comentários:

  1. Pedro11:26

    Peça ao jornal Correio da Alentejo que lhe mostre a respota do ofendido explicando toda a história.
    E algo muito curioso, essa notícia foi escrita por quem? Jorge Pulido Valente.
    E mais não digo, porque ainda é cedo.

    ResponderEliminar
  2. Pedro - se há uma resposta, por certo que o CA a vai publicar na próxima semana! Se o não fizesse, este blogue iria publica-la, porque nunca subscrevo canalhices!
    Sobre o autor da notícia, desconheço, mas por certo que não foi o Jorge! Se em outro jornais são os políticos a escreverem as notícias, não será o caso do CA! Tem defeitos.. mas esse não!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:49

    Meu Kerido H
    Não sei se leu o editorial do CA.
    Retratam e bem o meu Presidente. Só existe por lá um pequeno/grande lapso.
    Manuel Luis Narra é militante do PCP.
    E opta por este rumo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Meu Kerido Vidigueira, li e li com atenção! Como li o que há umas semanas escreveu o Vitor Silva! E.. logo escrevo sobre isso!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:55

    Em vez de se preocuparem com o diz não diz da " classe politica local " não seria importante falar-se que os funcionários do conservatório unicamente receberam 25 % do vencimento de Outubro ???????????????. Concerteza que a culpa não será de JPV ou do Narra . Quem tinha poderes executivos no Conservatório ????

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:59

    Acho que não vão haver aqui muitos comentários. Até porque, cuidado, há muita gente metida nisto... ou será que não? Sabem por quem era composto o anterior Conselho de Administração? Agora acho é que deveriam ser dadas mais explicações sobre o caso. Explicações muito esclarecedoras para que todos pudessemos perceber o que se passou e a noticia é muito vaga.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:52

    Como é que o Correio do Alenteja vai publicar o desmentido se não publica alguns comentários à notícia?
    Será que se baseia no mesmo perfil da Pax que faz censura a algumas notícias?
    E depois não gostam que se chame áquele amontoado de folhas de pasquim...

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - temos uma visão tão diferente de liberdade de imprensa, que nem vale a pena comentar!
    Reitero: este espaço está aberto a uma resposta!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:45

    LEIAM LÁ A NOTÍCIA TODA:

    O antigo presidente da Câmara de Beja, Carreira Marques, foi notificado e informado nos primeiros dias de Novembro do seu afastamento do cargo de director-executivo do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA), função que desempenhava desde 2009.
    Segundo apurou o "CA", a decisão foi tomada há cerca de um mês pelo conselho de administração do Conservatório, onde estão representadas as câmaras municipais de Beja, Castro Verde e Aljustrel. E foi sustentada pelo parecer jurídico que suporta a nulidade do contrato que ligava o antigo autarca bejense à instituição.
    O processo, que causou algum desconforto no seio da administração, foi levantado no início do Verão, durante a preparação do orçamento do CRBA para o ano lectivo 2010-2011. Na altura, foi detectado que Carreira Marques tinha sido nomeado director-executivo na última reunião do anterior conselho de administração, então presidido pelo Centro de Cultura de Beja (CCB). Sucede que o CCB era representado naquele órgão pelo próprio Carreira Marques e, além disso, o cargo para o qual o antigo autarca "se nomeou", não estava previsto nos estatutos do Conservatório (o que já acontece actualmente, depois da revisão estatutária entretanto realizada).
    Por outro lado, o ex-presidente da Câmara de Beja não tem as habilitações exigidas pela Direcção Regional de Educação do Alentejo para exercer aquela função. E iria receber uma remuneração de 1.500 euros por mês, num contrato com a duração de cinco anos, quando os mandatos do conselho de administração são de apenas quatro anos.

    Processo "estranho"
    Contactado pelo "CA", Carreira Marques diz que "foi e não foi" notificado da decisão pelo CRBA. Ou seja, foi informado da decisão da administração mas ainda não teve acesso à respectiva acta.
    Ainda assim, e apesar de considerar ser "prematuro" tecer qualquer tipo de comentários, o antigo autarca revela já ter pedido a acta em causa através de uma carta registada. E garante que vai "contestar" a decisão tomada "de forma unilateral", ponderando mesmo avançar com uma acção judicial.
    Já o presidente do conselho de administração do CRBA, Jorge Pulido Valente, admite tratar-se de um processo "um bocadito estranho", sobre o qual "as pessoas tirarão as conclusões óbvias". O autarca bejense, que preside ao CRBA por inerência da presidência da Câmara de Beja, garante igualmente que este processo foi "analisado em conjunto no seio do conselho de administração" da instituição.

    Solução interna
    Com a saída de Carreira Marques, coube a José Filipe Guerreiro assumir interinamente a direcção-executiva do CRBA. Mas até ao final deste mês de Novembro deve ser indicado o novo titular do cargo, numa opção da administração que deve passar pela "prata da casa" e sem que isso represente qualquer aumento nas despesas.
    "Não se justifica que uma instituição destas, a viver com inúmeras dificuldades financeiras e podendo resolver o problema internamente, esteja a contratar uma pessoa de fora", justifica Pulido Valente. E acrescenta: "Se o fizéssemos, seria alguém que estivesse no activo e reunisse as condições exigidas, nomeadamente da parte da Direcção Regional de Educação do Alentejo, para o exercício deste cargo".

    ResponderEliminar
  10. Anónimo18:49

    O exmo. senhor Pedro que faz o primeiro comentário devia ter cuidado para não pôr a pata na poça...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo01:02

    Esse senhor Carreira devia era ser corrido de Beja para a terra dele que por cá só tem feito merda muita merda. Este caso é só mais um a atestar quem é tal personagem ...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo11:26

    Anonimo da 1,02
    Chama-se a isso "democracia", tal como aconteceu com a vinda do Pide, perdão, Polido Valente a Beja. Merda faz você com as suas diarreias mentais.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo22:38

    Anonimo da 11,26
    "Democracia" foi coisa que o ditadorzeco carreira nunca soube o que era durante os longos anos que conduziram esta cidade ao estado em que se encontra.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo19:24

    Anónimo 22.38
    Hoje a dirreia mental foi forte! O que comeu? Veja lá se é algum cancro que lhe corroi a amostra do seu cérebro

    ResponderEliminar
  15. Pedrada do Charco ...21:01

    O exemplo de Carreira Marques :

    Não olhar a meios para atingir fins, os estatutos não foram cumpridos e o usofruto financeiro inerente às funções ?

    ResponderEliminar
  16. Pedro12:57

    Já leram a resposta do Carreira Marques, no dito jornal? Saiu esta semana...

    ResponderEliminar
  17. Pedro, não li! Quer fazer aqui um copy paste?!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo13:25

    alguem sabe como acabou essa historia?Gostaria de conhecer o final...
    obrigado

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!