sábado, setembro 26, 2009

Bolo de Chocolate à chuva



Nota prévia:
Esta receita destina-se apenas a dois tipos de pessoas: as que não têm tempo nem paciência para cozinhar e as que, tendo tempo e paciência para o fazer, preferem fazer bom uso dessas preciosas ferramentas com outras coisas, nomeadamente, estimulando a imaginação ou a atenção aos detalhes.
Em especial respeito ao Anfitrião deste animado espaço, a quem com amor e carinho dedico esta preciosidade, não usei os bons préstimos da sua visceral inimiga. A Bimby!
Agora a própria da dita.
Ingredientes:
1 forma de bolo, de preferência em material de implante, que dispensa manteiga para untar e farinha para polvilhar.
1 pacote de bolo de chocolate pré-preparado (de preferência Pingo Doce, que é de cacau magro)
1 pacote de M&Ms (que para magro já basta o bolo e não é preciso exagerar)
1 tesoura
1 forma de corte
Chuva (muita)
Comece por abrir o pacote de M&Ms (de preferência dos grandes), primeiro para se certificar se vêm de todas as cores e segundo para provar a qualidade de cada uma delas. Depois, pegue na tesoura e abra a embalagem do bolo pré-preparado, já que esta marca não tem sistema de abertura fácil. Logo em seguida, como diria a minha tia alentejana (e em Beja, sê Bejense!) jogue na forma e cubra com os M&Ms. Sugestão da Chef: coma os castanhos, que assim como assim não se vão ver no bolo.
Para a cozedura, siga as instruções da embalagem. Para o ambiente, não deixe de reciclar as respectivas no ecoponto amarelo.
Depois de arrefecido e desenformado (aqui dava para fazer uma graçola à H., mas eu sou uma senhora e tenho tento na língua), use mais uma vez a imaginação e pense numa forma original para o servir. Recorte-o, em vez de cortar. Como? Com o penúltimo ingrediente - que poderá ter a forma que quiser - recorte o bolo em tantas peças quanto possível. As sobras coma às escondidas, antes de passar à sala.
Serve-se só ou acompanhado, dependendo do numero de calorias que queira engordar. Se for acompanhado, pense na hipótese de uma bola de gelado de baunilha, que vai ver que vem mesmo a calhar.
E depois?
Depois é rezar a S. Pedro por um magnifico dia de chuva. Ou vir comê-lo a Lisboa, onde por vezes chove tanto que até chateia. Mas, convenhamos, um bolo de chocolate à chuva sabe bem melhor!
* titulo inspirado na obra juvenil "Chocolate à Chuva", de Alice Vieira

2 comentários:

  1. Anónimo14:17

    Muito giro o texto! Como se pode mandar textos de receitas?

    ResponderEliminar
  2. Para o mail do blogue, ireflexoes@gmail.com

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!