domingo, setembro 20, 2009

Coisas que gostava de ter escrito...

... Mas ali encontro, derramados em todo o seu esplendor (e como em tantos outros sites e blogues da net), os dois piores defeitos, se não mesmo características, do portuguesinho: a inveja e a cobardia. A inveja dos medíocres para com os que se destacam ou triunfam, e a cobardia dos anónimos, dos que só têm coragem quando o inimigo está de costas ou a mão que atira a pedra é escondida. Já o disse uma vez e já o penso há muito: a net e o seu anonimato garantido parecem inventados de encomenda para servirem os piores defeitos dos portugueses. Não que a politica e os politicos não mereçam tantas vezes desconsideração ou mesmo repúdio. Mas o teor e a arrogante ignorância destes comentários, a viscosa inveja que deles transparece sem subterfúgios, o tom de ofensa e calúnia pessoal com que tratam qualquer político, as escabrosas difamações pessoais como argumento de razão, são simplesmente deprimentes e chegam a ser revoltantes. Não conheço nenhum povo que trate assim o poder e os seus governantes, nenhum que tenha a soberba de achar-se sempre melhor, infinitamente mais sério e mais inteligente que os seus governante. Palavra de honra que, embora tantas e tantas vezes eu próprio me irrite com a politica e os politicos, custa-me a perceber como é alguém ainda tem vontade de fazer política em Portugal: eu não aguentava nem quinze dias!"

Miguel Sousa Tavares, Expresso

17 comentários:

  1. Anónimo00:31

    Vamos ver quantos anonimos vão ter a coragem de discordar...

    excelente discurso!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo02:18

    Grande Texto! Fabuloso, ao bom estilo de MST (excepto quando comenta assuntos relacionados com o FC Porto). O fiél retrato do povo que realmente somos. Faltam aqui a mesquinhez e a lamúria como caracteristicas complementares da rapaziada cá do burgo.
    Subscrevo palavra por palavra o texto de Sousa Tavares!
    Ass: Anónimo.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:10

    Meu Kerido H
    Começaram as aulas.
    Com surpresa vimos os autocarros começarem a utilizar o terminal rodoviário.
    Não inauguram o terminal rodoviário? - perguntam alguns espantados.
    O Presidente disse que não havia inaugurações a partir de 30 de Junho.- Dizem outros.
    Mas ele não estava a fazer politica?- Questionam os mesmos.
    Querem dizer, a mentir!
    Pois, quem não faz inaugurações nenhumas três meses antes das eleições só pode estar a brincar.
    Olhem, o posto da protecção civil em Pedrogão também está pronto. Ouvi dizer que a inauguração é no dia 12 de Outubro, depois das eleições.
    E eu que pensava que o PRESIDENTE ao dizer que não prometia nada estava a gozar.
    Isto não se deve passar na Vidigueira.
    Post colocado em ANTÃO VAZ.
    O MST devia conhecer este Presidente.

    ResponderEliminar
  4. Meu Kerido Vidigueira - parece o que se passa por aqui! Quase quase igual...

    ResponderEliminar
  5. Euzinho anónimo mêmo20:07

    Eu sou o maior, o blog é meu e só gosto dos "anónimos" quando concordam comigo. Os outros são cobardes e tal e coiso. Hilariante LOL

    @anónima Raquel, qual é mesmo o seu nome completo, fotografia, idade, naturalidade, profissão, motivações?! Haja paciência!

    ResponderEliminar
  6. euzinho - por maior dor de cotovelo que isso lhe provoque, neste blogue respeitam as opiniões de todos, mesmo daqueles que discordam comigo.
    e não se apagam comentários nem são filtrados: que outros blogues conhece assim?!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:56

    Hugo, parece que o anónimo otário picou-se! ehehehe

    ResponderEliminar
  8. A vitória do Braga revelou uma grande falta de respeito pelo FCP :O) e cheira-me que o atrevimento lhe vai sair caro!!Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  9. Já tive uns anónimos no meu blog... poucos, pois é muito pouco frequentado. Mas quando os há, normalmente é para dizerem sempre aquilo que não têm coragem para me dizer face to face.
    Quanto ao "Miguel" acho que ele tem muita razão... aliás já tinha discutido sobre isso. Eu cá é que nunca iriei para a política. A única coisa que sabem fazer é falar mal do que está à frente sem se interessarem por se "auto" inaltecerem. E o nosso portugalinho é tão mau tão mauzinho, que vieram uns ingleses apontar o dedo ao nosso primeiro ministro, e nós por cá quase que o crucuficamos. SE O INGLES DISSE È VERDADE.
    Havia de ser os portugas a falar do PM Ingles que eramos logo processados seja ~lá pelo que for.

    Eu só quero uma anónima. Pequenina. Mas cabecinha erguida. E nada de me andarem a escaranfunchar na minha caixinha de pandora.

    ResponderEliminar
  10. Epá H, desculpa lá os erros, e o tropeço em palavras... é os nerBus!!!!

    ResponderEliminar
  11. Não resisto e vou citar também o texto no meu Blog, para me ficar mais à mão. Espero que não se importe se eu lhe der o mesmo título!

    ResponderEliminar
  12. obviamente que não, Capitão!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Anónimo02:49

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo02:49

    euzinho anonimo mêmo:

    Eu até teria todo o gosto em responder as suas questões, mas as minhas motivações baseam-se em principios que defendo!Como deve ter percebido, não morro de amores por anonimos!
    Mas , se me permite, sugiro uma leitura bem mais interessante que o meu curriculo, o post seguinte!
    Está muito "hilariante" , ajuda a acalmar o stress, quem sabe fica mais "paciente"!

    Fique bem!

    ResponderEliminar
  15. Coisinho e tal12:23

    H disse...
    euzinho - por maior dor de cotovelo que isso lhe provoque, neste blogue respeitam as opiniões de todos, mesmo daqueles que discordam comigo.
    e não se apagam comentários nem são filtrados: que outros blogues conhece assim?!

    8:15 PM



    Comentário eliminado
    Esta mensagem foi removida pelo autor.

    2:49 AM



    hehehehehehehehehehehe

    Há coisas fantáticas não há?

    ResponderEliminar
  16. @coiso e tal - na propensão para me procurar atacar, por vezes perde-se a lucidez e dizem-se disparates, como este: como bem refere, a mensagem foi removida pelo AUTOR, ou seja, por quem a escreveu! Se tivesse sido eu a apagar, apareceria removida pelo ADMINISTRADOR! E já aconteceu: sempre que se violam a Lei, apago! Ou quando se ataca a esfera pessoal de alguém.
    Mas a verdade é que é algo que raramente tive de fazer, porquanto, tenho sem margem para dúvidas os melhores leitores da região!

    Vê como por vezes se perdem excelentes oportunidades de ficar caladinho?!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo22:17

    Apenas não assino, porque preciso de continuar a trabalhar, e não quero usufruir do rendimento minimo.
    Mas, pode ser que daqui a alguns dias, te possa responder de outra forma.
    De qualquer forma, arranjar um "avatar" com um nome, idade, morada, etc, falsos, como se encontram por ai muitos, de nada serve. Apenas esconde o anónimato do anónimo. Há por ai muitos.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!