A primeira obrigação de um democrata é questionar a democracia! Porque a democracia é um sistema imperfeito, apenas é melhor que todos os outros até hoje conhecidos!
Porque a democracia nunca é garantida! Porque na vida ter a percepção de que algo é garantido é o primeiro passo para o perdermos! Porque tal como o amor, quem não mima, quem não trata, quem não conserva o que tem, merece perde-lo!
Questionar a democracia é perceber que é imperfeita! Perceber que o principio de que cada homem um voto, faz com que o cidadão informado tenha a mesma relevância daquele que vota sem perceber a razão pela qual vota; perceber que por os ciclos eleitorais serem de quatro /cinco anos os governantes têm uma obsessão pelo imediatismo, sendo que, todos sabemos, que quando vivemos a nossa vida a pensar nos prazeres imediatos, acordamos um dia com a certeza que desperdiçamos o nosso tempo e hipotecámos o nosso futuro!
Só os tolos, os distraídos e os ingénuos acreditam que a democracia é um fim em si mesmo! Nada mais errado, nada mais absurdo: a democracia é apenas um meio para alcançar um objetivo maior, que será aumentar a qualidade de vida das populações, sendo que, nesta noção capciosa e subjectiva de qualidade de vida temos considerar o fator económico, o elemento da justiça, o acesso à cultura e ao saber, a condição ambiental e o respeito pela individualidade, porquanto, admitindo que a finalidade suprema do Homem é atingir a felicidade, urge reconhecer o direito de cada um de subscrever as suas próprias escolhas!
A democracia faz sentido quando permite estabelecer uma meritocracia ou seja, um sistema onde o poder seja exercido por quem tem mais mérito, um sistema imune à origem social, aos apadrinhamentos, credos e raças. Amar a democracia é questionar a razão pelo que trinta e tal anos depois de todos puderem votar livremente, cada vez mais pessoas se abstêm de exercer a sua cidadania! Amar a democracia é perceber que nada é eterno e a democracia não é um dado adquirido!
Meu caro,
ResponderEliminarNão o conheço mas passo por aqui com alguma regularidade porque, apesar de muitas vezes não concordar com o que escreve, acho interessante a maneira como o faz. Apenas estou a "comentar" hoje porque não resisto a dizer que na minha opinião a "meritocracia" que defende não permite que o sistema seja "imune à origem social".
A democracia é sem duvida o sistema menos mau, mas se olhar para a elites politicas ( não precisa de ver Marrocos, Libia, Siria e outros que tais), em Portugal, e a generalidade dos Paises Ocidentais constatará facilmente que os apelidos se mantêm de geração em geração.
O sistema é o menos maus de quantos se conhecem, mas não é imune à origem social.~
Cumprimentos
Meu caro,
ResponderEliminarapenas um esclarecimento: defendo a meritocricia, pela democracia! Porque.. a democracia é o pior sistema de todos, com excepção de todos os outros!
Cumprimentos
(e volte sempre, que eu gosto de quem discorda!)
Com o devido empenho e investimento, a Democracia, até pode ser um Amor-Perfeito.
ResponderEliminar