sexta-feira, agosto 24, 2007

Ensino Superior e Financiamento

Entre muitas outras lacunas, o Governo Sócrates têm um problema de comunicação, ao qual acrescem sintomas de descrença!
Sendo certo que se gastam milhares em propaganda, desde o início que este Governo tem profundas dificuldades em explicar as suas medidas.
Vem isto a propósito do Sistema de Empréstimos a Estudantes do Ensino Superior.
Se dois primados forem salvaguardados – não aumento das propinas e não existir diminuição dos montantes de acção social – a medida merece efusivo aplauso. Finalmente chega a Portugal um modelo de financiamento, que existe em todo o mundo ocidental, que permite a estudantes oriundos de famílias de modestos rendimentos, frequentar o Ensino Superior e viver durante esses anos! É uma daquelas medidas simples, tremendamente significativas para permitir uma verdadeira igualdade de oportunidades, um dos verdadeiros pilares da democracia!
Obviamente que o meu elogio, não pretende escamotear as dificuldades: seguindo os ensinamentos de muitos e tal como no caso dos Fundos Comunitários, imensos jovens vão usar aquele dinheiro para tudo, excepto para pagar os estudos. Faz parte da forma Tuga de estar na vida, procurar em cada momento vantagens que não se justificam!
Mas os desvios que irão por certo existir, não retira virtude à medida! Especialmente o facto de o valor dos juros estar indexado às notas! É a imposição de um princípio de responsabilidade, de premiar o mérito, tremendamente pertinente num país que se congratula com a mediocridade!
Por tudo, penso que pela primeira vez, hoje elogio o Ministro da Ciência, a quem também chamam do Ensino Superior!

1 comentário:

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!