sábado, agosto 25, 2007

Restaurante Espelho D`Agua

Mais que uma vez publicamente elogiei o Parque da Cidade de Beja. De todos os desvarios do Programa Pólis, parece-me consensual que foi a grande obra. Mais. Defendi no passado e continuo a concordar com a decisão do executivo camarário em escolher os empresários que exploram o café e o restaurante do Parque, por critérios diferentes que o valor da renda.
Nunca lancei uma palavra crítica ao facto de o empresário que explora o Restaurante Espelho de Água pagar um valor muitíssimo inferior aos valores de mercado! Nem o faço agora! Entendo que era importante serem espaços de qualidade, factores de atracção para os bejenses!
Pois bem. Desde o inicio que sou cliente frequente do Restaurante. Muitas vezes o elogiei: em tempos terá sido o local onde melhor se comia na cidade de Beja. Infelizmente, com o passar dos meses foi perdendo qualidade, passando de um bom restaurante, para um vulgar, sendo que por estes dias atinge a mediocridade.

Por exemplo, a espetada de algo que diziam ser novilho, com ananás e camarão estava digna do mais imundo balde do lixo! Se o meu fornecedor de carne me vendesse algo assim, presumo que o estrangulava ou pagava a alguém para o sodomizar!
Mas... nem é isso que me irrita! O que me deixa fulo é a mania constante, desde o início de SEMPRE que se pede a conta, constarem produtos que não foram consumidos. Quem me conhece sabe bem que além de parvo sou distraído, sendo este o único sitio onde me dou ao trabalho de "ler a conta" e TODAS AS VEZES encontro itens não pedidos.
Quando esta postura é habitual e reiterada, começamos a ter a inequívoca sensação que não são equívocos, mas uma política deliberada. O que não fica nada bem!
Porque os protestos privados não parecem consciencializar o proprietário, contra gosto e sem vontade, este é lavrado em público...

14 comentários:

  1. Anónimo22:50

    Quando tem razao, tem razao Caro h..

    ResponderEliminar
  2. Em Beja há vários restaurantes onde nunca mais meti os pés, pelas mais variadas razões. E há outros onde vou muitas vezes, pois, porque aí nunca me enganaram (tanto quanto sei)!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:31

    concordo plenamente consig h... pode ter tido mt boa fama e estar situad num belo sitio mas, a gerencia do msm deixa mt a desejar

    k

    ResponderEliminar
  4. É assim que eu gosto de ler! E é para isso que também serve esta nossa ferramenta: apontar o que está mal.
    Uma pergunta: já lavrou o seu protesto no "livro de reclamações" do referido restaurante?
    Eu não tenho nada a apontar (também não fui lá mais do que 2 ou 3 vezes), mas acho que a restauração em Beja está a como a cidade. E a culpa é nossa!

    ResponderEliminar
  5. O restaurante em apreço, por acaso, nunca foi meu sitio favorito em Beja para um qualquer repasto. Desde logo, sempre o considerei como 1 local feio e pretensioso em excesso.

    Em termos gastronómicos terá começado bem mas degradou-se, motivo pelo qual continuei a preferir frequentar o outro donde este derivou.

    Outro aspecto que sempre tenho defendido é não haver em Beja (que a última vez que soube ainda era capital de Distrito)uma casa onde se possa dizer que há um bom restaurante. De facto, o tempo de Os Infantes já lá vai, apesar de incautos turistas lá continuarem a ir ludibriados pelos guias turísticos que tal continuam a incluir nas suas recomendações e mais não há que se possa considerar como superior à média.

    Há algum tempo confidenciava-me um amigo que tinha um cargo de relevo na Pousada de São Francisco, que turista que lá pernoite e pretenda jantar fora, ao pedir informações ele os preferia remeter para a Romana (perto da Biblioteca) que, apesar da falta de maiores aspirações, continua para mim a ser neste momento a melhor relação qualidade preço que existe em Beja na área da restauração.

    Findo com uma expressão que muito uso sobre este tema: Se queres comer bem em Beja, vai a Serpa!

    P.S.: A questão de ser praticamente impossível ir a um restaurante ao Domingo na nossa cidade seria outra situação a ter em consideração mas isso seria também para um outro qualquer comentário.

    ResponderEliminar
  6. Ainda não o fiz. Sublinho o ainda. No sábado, ponderei entre o post ou o livro de reclamações. Optei, bem ou mal, pelo post...

    ResponderEliminar
  7. @h - e a opção está correcta, apesar de, como invariavelmente conhecermos os donos ou empregados, preferirmos dizê-lo de viva voz. Às vezes faz falta ter uma experiência de vivência na Europa. Mas ainda estamos todos muito longe.

    ResponderEliminar
  8. jh:
    Restaurante O Beco, aberto todos os dias, domingos incl.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:49

    @zig,

    o beco é um dos restaurantes dos meus tempos de secundário. era o "beco" e era o saudoso alhinho. o primeiro ninguém sabia onde era, enquanto o segundo fazia uns bifinhos com cogumelos e natas / mostarda que tinham tendência a cair mal no estomâgo de quem os provava.. (lol) e para lá ir, sempre preferia ir ao "teotoniu´s"

    digo e repito, em Beja não é possível escapar ao ordinário, quer dizer, ao bife (seja de que tipo for) acompanhado das monótonas batatas fritas e a/ou o deslavado arroz. Não quero saber de cuisine française nem nada do género mas comida tradicional ainda é 1 arroz de pato à antiga, um esparregado decente ou qualquer outra parte do porco que não sejam secretos de algo que mais se assemelha a "porco albino".

    Diga-se que tal pode implicar preços mais altos. Mas isto é como tudo na vida, o que é mais caro também esgota mais depressa.

    Para findar, o conceito de restaurante acoplado a bar, ou que nele se torna a partir das 24:00, em Beja já se devia ter percebido que não resulta. Ou uma coisa ou outra, as duas é que implica um negócio condenado ao fracasso.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:05

    tomara em beja 1/4 dos restaurantes ter a qualidade do espelho d'agua em termos de confeccao e qualidade dos alimentos isto dito por um antigo empregado.xe me dixerem ke o ambinte de trabalho n e o melhor concordo agora ke nao ha restaurante igual nem sequer la perto no tipo de confeccao e qualidade de alimentos ixo nao ha.agora kem kizer comer de barato vai as caritas.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:38

    Os erros são para ser rectificados no momento e não difamados depois.

    Palavras ditas com convicção, são sempre assumidas por quem as faz...!
    "PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS SÃO REFRESCO NOS NOSSOS"!

    Inês :)

    ResponderEliminar
  12. @Ines, confesso que nao a percebi!
    @nonimo 5.05 - fui o primeiro a dizer q ao inicio era mto bom!

    ResponderEliminar
  13. Rui Farinha11:37

    Acabei de deixar lá ontem uma queixa no livro de reclamações.

    Não é a primeira vez que lá vou, e sempre fui razoavelmente bem atendido, ontem um novo empregado que nunca lá tinha visto, veio aconselhar-nos as espetadas, como especialidades.

    Acabei por pedir uma espetada "Espelho de Água" que passado 5 minutos me disseram que não havia, mudei o meu pedido então...

    Qual não é o meu espanto quando passados outros 5 minutos entra um casal, em que a Sra. pede a dita espetada ao mesmo empregado, que a descreveu e anotou o pedido. Fiquei incrédulo !!! Chamei o dito empregado que me disse que a espetada não ia ser bem o que era, e que só ia ser feito devido à proximidade do gerente com a pessoa em questão.

    Não me pareceu bem, pedi livro de reclamações que foram renitentes em dar, e mesmo o próprio gerente foi bastante mal educado durante todo o processo.

    Por mim, risquei do mapa !

    ResponderEliminar
  14. Anónimo01:31

    o pior restaurante que beja ja esteve preços altos para o serviço que se pratica falta de limpeza empregados sempre a mudar .enfim acho que a camara de beja deveria repensar na escolha das gerencias dos espaços da camara

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!