segunda-feira, novembro 26, 2007

O Estado da Região

Como fiz aqui referência, a RVP inventariou esta noite o Estado da Região, numa sessão na Casa da Cultura com os deputados José Soeiro e Pita Ameixa.
Fui assistir e gostei! Está de parabéns a rádio pela iniciativa!
Por imperativos profissionais e pessoais não assisti a tudo: pelos primeiros, cheguei trinta minutos depois; pelos segundos, saí mais cedo, cheio de frio e com dor de cu (não porque me fizeram mal, mas por falta de cadeira!)
Deixo duas ou três breves notas; começo por elogiar a jornalista Inês Patola pela forma isenta e profissional como conduziu o debate! (o esquecimento do Partido os Verdes, confesso que a compreendo!). Sobre o estilo do debate, são opções que entendo não me dever pronunciar!
Na minha opinião, pela negativa merece destaque a ausência do PSD, que decidiu evitar o debate; por razões conhecidas, não subscrevo a escolha da Casa da Cultura, porquanto as condições estão bem longe das exigidas!
Termino com uma sugestão: se este Estado da Região teve como fundo as políticas governamentais, seria interessante uma parte dois, tendo como ponto de partida as politicas municipais! Se o fizerem, voltarei a estar presente e repetirei o público elogio...

4 comentários:

  1. Só duas notas sobre a isenção e profissionalismo da senhora jornalista:
    1. deu indicação para o deputado do PS falar antes do deputado do PC aquando das intervenções iniciais e para falar em primeiro lugar aquando das intervenções finais. Ora é uma regra jornalística elementar nestes debates, alternar a ordem das intervenções, pois o último a falar tem sempre vantagem relativa, pois pode "pegar" na intervenção do adversário e não ser contradito.
    2. antes da intervenção inicial do deputado do PS, a senhora jornalista, tendo-se abstido até então de tecer quaisquer comentários sobre a postura dos intervenientes, deu-lhe a palavra com o adorno irónico e depreciativo de que ele "habitualmente pinta de cor de rosa" o estado das coisas na região. Tendo feito essa inscrição valoradora, justificava-se que a repetisse quando deu a palavra ao deputado do PC, dizendo-lhe que ele "habitualmente pinta de negro" o estado das coisas na região...

    São pormenores que não conseguem disfarçar o que a gente sabe...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:01

    Excelentíssimo Ilustre Magnânimo Magnífico Doutor Revez, sendo Vossa Ilustríssima Excelência uma figura impar da nossa região, munido que é de um manancial de conhecimento tão vasto, que abarca áreas como o teatro, a televisão o jornalismo e um sem numero de áreas que tornariam este comentário tão extenso que dificilmente caberia no servidor que aloja este blog, ainda perde tempo a ouvir a rádio dos comunistas, siga este humilde conselho de uma sua admiradora ignore-os que eles vão muito chateados, e ocupe o seu precioso tempo com a nossa Rádio Pax, essa sim uma verdadeira rádio independente, impoluta e acima de qualquer mácula.

    PS: Já agora, sem me atrever a corrigir o senhor Doutor, no referido debate os deputados tiveram 3 intervenções e foi respeitada o principio que o Doutor defende no seu comentário.

    ResponderEliminar
  3. Mantenho o que disse; não discutindo o modelo de debate e o seu conteúdo, gostei da Inês.
    É certo que os deputados tiveram três intervenções: depreendo que a ordem das intervenções foi sorteado ou por acordo.
    Sobre a alusão cor de rosa, admito que para quem ouviu possa ter parecido estranho; quem viu a forma como foi feita a pergunta, percebeu que foi uma "brincadeira" da jornalista! Por acaso, tb admito, que não tinha ficado mal, falar na visão vermelha (ou negra).

    Sobre o Senhor Anónimo: não vou entrar numa discussão sobre a imparcialidade dos meios de comunicação social: é por demais evidente! Apenas deixo claro que reitero tudo o que aqui escrevi:
    http://ireflexoes.blogspot.com/2007/06/senhor-director-da-rdio-voz-da-plancie.html

    ResponderEliminar
  4. O anónimo tem razão num ponto do seu comentário: ainda perco algum tempo (muito pouco mesmo) a ouvir a rádio dos comunistas. Por acaso há pouco, em viagem de regresso à urbe, ouvi na Rádio a expulsão da Luísa Mesquita do PCP. Terá sido na RVP que ouvi isso?

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!