sábado, novembro 03, 2007

Serenata, por Di Cavalcanti - 1925

Emiliano Augusto Cavalcanti 1897 - 1976.

Di Cavalcanti é quiça o mais brasileiro dos pintores brasileiros. Desde logo, nas ninfas que inspiram, a mulata que foi a sua primeira e principal musa, cantando-a com as suas tintas por todo o continente europeu.
Mas Di Cavalcanti é ainda profundamente brasileiro na sua forma de ler o mundo, na evocação que faz da arte de viver a vida, a mais sublime de todas as formas de artes.
Dele são as palavras “Não é orgulho, é vaidade. Eles não amam a vida. Amam a arte como a um mito. E eu amo sobretudo a vida, esta vida que vem, como os calores sexuais, de baixo para cima…”
O artista, não se aconselha na dor e no sofrimento, não procura na angústia a inspiração para a sua obra. Na poesia de Cavalcanti encontramos as cores fortes e belas da vida, a alegria e o prazer de viver, a invocação da felicidade como a mais bela das obras de arte.
Desdenhava os pintores a quem apelidava de chatos - , não obstante a sua amizade com Picasso, a quem culpava de não saber pintar mulheres bonitas – e era um assumido boémio, que desde petiz privou com escritores, arte que amou tanto como a pintura.
Reconhece-se-lhe a ousadia da sua estética, marcada pela pluralidade de cores, que explora para desenhar as alegrias da vida quotidiana, especialmente os prazeres da noite. E o prazer das mulatas que considerava um símbolo do Brasil. Delas disse “ela não é preta nem branca. Nem rica nem pobre. Gosta de dança, gosta de música, gosta do futebol, como o nosso povo. Imagino ela deitada em cama pobre como imagino o país deitado em berço esplêndido.”

9 comentários:

  1. Anónimo01:13

    Vir aqui ler os seus textos e ver os quadros, é uma excelente forma de começar o fds!
    parabens!

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Passei para agradeçer a visita ao meu cantinho.
    Também gosto de pinturas e mais deste genero que nos dizem tanto!


    Deixo-te um beijo e um desejo de um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:36

    H desejo-lhe boa viajem, bom trabalho e, se possivel, divirta-se.

    ResponderEliminar
  4. Vim agradecer a visita, mas fiquei por aqui.
    Di Cavalcanti é um dos meus pintores preferidos. Se calhar nem tanto pela não beleza das mulatas que pinta. Mas por ser brasileiro e por entender tão bem as cores, os cheiros, os sabores daquele país que tanto amo.
    Por gostar da noite e por ser boémio.
    Por achar que Picasso não deixava as mulheres bonitas, embora às vezes deixasse. Woman in Blue é uma prova disso.
    Enfim, vir aqui começa a ter o efeito de um Prozac, sem os efeitos secundários.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. @nónimo e fátima - voltem sempre!
    @noctivaga - muito obrigado; infelizmente, vai ser curto o tempo para ser possível divertir-me!
    @blue velvet - também sou apaixonado pelo Brasil, onde e contrariamente ao que alguns tentam fazer crer, tem juristas fabulosos...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:04

    Putz véi, que porcaria viu ?
    Vc tem que colocar o nome do quadro, o ano em que o quadro foi feito e a técnica da pintura sua analfabeta da arte popular brasileira !!

    ResponderEliminar
  7. É a sua opinião, que respeito!

    ResponderEliminar
  8. Gi Soares15:46

    O quadro Serenata de Di Cavalcanti,mostra a ousadia do pintor em suas obras, cores,o prazer de viver. Exalta a beleza da mulher brasileira,suas formas e sensualide.Percebemos aí um homem que ama a vida ,a arte,boêmia,um verdadeiro intelctual e brasileiro, enfim um grande artísta.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!