domingo, setembro 27, 2009

Breve nota sobre as eleições...

Terminados os discursos da noite e com os resultados quase finais, três ou quatro notas sobre as eleições desta noite! Como os leitores sabem falei muito pouco sobre legislativas, com uma única excepção aqui. Estive e estava com muitas dúvidas e estou convencido que o próximo Governo de Sócrates vai durar poucos anos e espero que daqui a 2 anos tenha mais certezas que as dúvidas de hoje!

Sobre os resultados, confesso que apesar de tudo senti algumas surpresas!
A vitória do PS foi um pouco maior do que eu esperava, mesmo tendo em conta as mais recentes sondagens (nas europeias, deu o que deu)! O PCP teve um resultado fraco e mesmo o facto de ter mais um deputado não apaga o facto de ser hoje a quinta força política! Por mais que se tente gritar vitória, após dia 12 o PCP vai ter de reflectir! O PSD é claramente o maior derrotado da noite: ainda que tenha mais 7 deputados, há um mês atrás era impensável que o PSD ficasse 7% abaixo do PS.
Por mais que me faça confusão e me cause estupefacção, tenho de reconhecer que o resultado do BE foi muitíssimo bom: duplicou o número de deputados o que é extraordinário! A melhor notícia da noite e excepcional resultado do CDS: não apenas cresceu 9 deputados, como passou os 10% e é hoje a terceira força política! Melhor notícia do que isso, só mesmo o facto de nem com o BE, nem com o PCP o PS pode ter maioria absoluta!

Não termino sem uma menção aos efeitos destes resultados nas autárquicas! A vitória do PS hoje não se deve extrapolar para as autárquicas: são eleições diferentes! Mas ninguém é parvo nem ingénuo: Pulido Valente tem hoje condições extraordinárias para ganhar daqui a 15 dias. Porque o PS ganhou, porque o PSD cresceu 5oo votos, porque o CDS cresceu e o BE teve um excelente resultado no concelho: e todos sabemos que muitos destes eleitores podem votar diferente a 11 de Outubro! Mas, dizer isto não é cantar vitória antes de tempo: hoje é óbvio que a CMBeja é acessível: mas a "guerra" ainda não começou e TODOS os votos vão contar. Nomeadamente o seu que deseja a mudança e sabe que a mudança é BejaCapital!

44 comentários:

  1. Anónimo23:49

    está na altura de mudar o nome do seu blogue!

    ResponderEliminar
  2. que nome sugere?!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:54

    Sugiro "Traz-me mais 1 tacho!"

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - é a vossa mania de que vocês são puros e quem pensa diferente é vigarista e quer tachos! Vocês são os bons e todos os outros canalha!
    Já pensou... que era bem mais cómodo para mim também apoiar o PS nas legislativas e não o fiz? Que mantive a minha coerência, o meu direito de pensar pela minha cabeça e de decidir a cada momento qual a melhor opção?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:02

    "Canta" bem ... LOL

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - já esqueceu que durante meses me acusavam de ter vendido o meu apoio em troca de um lugar de vereador e a minha resposta foi http://ireflexoes.blogspot.com/2009/07/para-puta-que-os-pariu.html

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:05

    a coerência esta nos números...e se os analisar, relativamente a 2005, no que as autárquicas diz respeito, perceberá muito melhor..há muitas pessoas que votam nas legislativas 1 côr e dps nas autárquicas outro..e aqui o voto útil é que conta...o PS hoje perdeu no Concelho de Beja em mais de 70% das freguesias votantes..

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:06

    sugiro "bejacapital" on fire!!

    ResponderEliminar
  9. @anónimo - O resultado no concelho foi uma vitória do PS por 6%! Mas como afirmei são eleições diferentes e acredito piamente que muitas pessoas que votaram num determinado sentido nas Legislativas, votem em outro sentido nas Autárquicas!
    Pessoalmente desde há muito que estou convencido que JPV vai ter no concelho melhor resultado que Sócrates! Mas.. ninguém pensa que as eleições já estão ganhas: vão ser 15 dias difíceis e com o nervosismo que se sente, com muitos ataques e ... cartazes!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo00:11

    QUeriam dois em Beja, como diz aqui http://sic.sapo.pt/online/noticias/portugal2009/Jeronimo+de+Sousa+quer+dois+deputados+por+Beja.htm

    ResponderEliminar
  11. Anónimo00:17

    2009

    31,88% PS
    27,87% CDU

    2005

    48,81% PS
    23,36% CDU

    afinal ??? ainda sei ler as %`s

    O PS ganhou no distrito..mas e o que perdeu ????

    http://www.legislativas2009.mj.pt/territorio-nacional.html?territoryKey=LOCAL-020500#none

    ResponderEliminar
  12. Meu caro anónimo - se está satisfeito com o resultado do PCP, acredite que somos dois! Eu também gostei muito!
    Sobre o CDS gostei ainda mais: mas, presumo que você nem por isso!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo00:22

    não estou satisfeito..reponho é a "verdade" que a Drª Manuela tanto pregou nos números! e já que falo nela, aqui fica sua reflexão na estatística já que disse tb que subiram...

    PSD 2009 - 13,71%

    PSD 2005 - 16,58%

    subiram a descida!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo00:24

    háa e já agora o vencedor do quadro nacional e reconheça..foi o paulinho das feiras, com o mediatismo do Nuno Melo..as 5as à noite na RTP e no caso BPN...deu-lhes o suficiente para fazer mudar o rumo a mt voto..apregoaram a história do RMínimo..e preguiças...e os 2 digítos são a realidade.

    ResponderEliminar
  15. @anónimo - confundiu os números:
    2005 - PPD/PSD
    Partido Social Democrata

    13,71%
    2.677 voto

    2009 - PPD/PSD
    Partido Social Democrata

    16,58%
    3.109 votos

    ResponderEliminar
  16. @anónimo 12,24 - Leu o meu texto?!!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo00:28

    ups..engano dos grandes..leitura vertical e deu no que deu! mea culpa..

    ResponderEliminar
  18. Anónimo00:30

    Li pois! e confirmo! falamos do mesmo

    ResponderEliminar
  19. Amigo, o PS mesmo ter ganho no distrito de Beja ficou a 16% do resultado de 2005 - ou seja, tenham muito cuidado em aproveitar o resultado de hoje para as eleições de aqui a 15 dias, não vá alguém aparecer que saiba fazer contas :)

    ResponderEliminar
  20. Anónimo00:40

    recomendo uma vista aos resultados em mértola...onde estava o senhor JPV..

    ResponderEliminar
  21. Anónimo00:41

    mértola

    PS perde maioria ABSOLUTA e passa a governar condicionado no País, em Mértola a votação de 2005 , 767 votos de diferença para a CDU e em 2009 apenas 94 Votos de diferença, MENOS DE 673! em relação às ultimas legislativas dá um cenário bastante confiante para aqueles que estão à espera de uma grande mudança em Mértola.

    Dia 11 são outras contas, outros resultados.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo00:42

    uiiii isto tá on fire realmente! só é triste é o pensamento continuar a ser rebuscado! Se não nos interessamos por politica somos uns desinteressados..se nos interessamos é porque queremos tachos...
    mas isto aqui em beja é tão triste que a coisa mais fácil é arranjar um tacho porque o desinteresse é tão grande que nem para isso existe competição...

    ResponderEliminar
  23. Anónimo00:48

    http://mertoladeriva.blogspot.com/2009/09/uma-oferta-do-meu-scaner-para-todos-os.html

    para os interessados no tacho!

    Adoro estes trabalhos..este é sobre a (des)governação do JPV em Mertola

    ResponderEliminar
  24. Anónimo00:50

    Se as eleições legislativas e autárquicas tivessem correlação possível, em 2005 o Chico não tinha ganho, né?

    Na mesma altura da maior maioria de PS de 2005, o psd ganhou Sintra, Porto Gaia, etc... quase todas as grandes cidades do País.

    Pagando no H, e como ele diz que eles são parecidos (o Prof. Dr. Eng. José Socras e o Chico) (uma pequena ironia a quem tirou um Curso a sério e outro não), pode ser que o nosso Chico tb leve um tombo tão grande ou mesmo maior do que o outro.

    Força Pulido, que acho que é desta e Beja precisa de mudar

    ResponderEliminar
  25. @ZIG - se compararmos com as eleições mais recentes (europeias) a visão seria outra!
    Mas reitero: cada eleição é uma eleição: e se algo se pode inferir de hoje é que aos autárquicas vão ser muito discutidas! Claro que o resultado de hoje favorece JPV: mas se alguém pensa que a CMBeja já está ganha, está bem enganado!

    ResponderEliminar
  26. @anónimo 12.42 - não é nada rebuscado e é fácil de entender: se apoias a CDU és integro e honesto! Se discordas da CDU és burro, só queres tachos, és um vendido e tenta-se falar com o teu chefe para te prejudicarem no emprego!

    ResponderEliminar
  27. @anónimo 12.50 - escrevi (e fundamentei) porque acho que XIco SAntos e Zé Sócrates são politicamente irmãos gémeos e o futuro de um era o de outro! Hoje, espero ter-me enganado...

    ResponderEliminar
  28. Anónimo00:57

    ninguem fala na abstenção...assustador !!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo13:08

    H não esteja nervoso!! Bejacapital tem uma grande oportunidade de comemorar daqui por 15 dias...ninguém vos calará...mantenha-se calmo...sem stress...vocês tem os votos da direita e dos bloquistas...mas se ganharem saibam que não foi com os vossos votos, que tiveram que ser ajudados...aliás uma matéria que todos entendem bem.."ajuda"..afinal não são todos "farinha do mesmo saco?"

    ResponderEliminar
  30. @anónimo - acha mesmo que sou eu que estou nervoso?!
    Mais.. se leu o que escrevi, a única coisa que afirmo é que nada está decidido e agora é que começa a sério!
    Termino: os votos são dos eleitores e não de partidos e.. a história da farinha é a mesma de sempre: quem é PCP é puro, todos os outros são canalhas! Não é?!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo14:49

    "os votos são dos eleitores e não de partidos"...mas os votos dos eleitores não são dirigidos a partidos?...no final das contas os votos não são de partidos?...confesso-me confusa!!

    Termino: quem se identifica com as politicas de esquerda e nada mais e vota esquerda e quem promete e cumpre e governa à esquerda, é honesto...e quem se diz de esquerda e vota direita e pratica politica de direita, é desonesto!!!

    post scriptum - não se trata de pureza (hoje em dia é muito raro até nas mulheres) e nem de canalhice...

    ResponderEliminar
  32. @anónima - essa coisa da esquerda verdadeira e verdadeira esquerda, a mim nada me diz que sou de Direita!

    Sobre os votos, mantenho: acho que são dos eleitores e não dos partidos!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo15:49

    h - mantenha-se, não mude!!...mantenha-se assim de direita a apoiar e coordenar programas de esquerda....será??!!...tenho duvidas...mas faça-me o favor de não mas esclarecer porque eu também mantenho....

    ResponderEliminar
  34. @anónimo - quando dá jeito o PS é de Direita; quando não dá jeito é de esquerda: decidam-se...

    ResponderEliminar
  35. A velha cartilha do PC continua --eles são a minoria esclarecida.Todos os outros são analfabetos , não esclarecidos e antidemocratas.

    ResponderEliminar
  36. Anónimo23:58

    Meu Kerido H
    500.000 votos a menos!
    Socrates ganha mas perde.
    Mas essas já passaram.
    Venham as de dia 11.
    Já agora recomendo que ouça do debate dos candidatos à CMVidigueira.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  37. Meu Kerido Vidigueira: é dos primeiras a assumir que houve uma vitória, ainda que pequena!
    Quero ver depois nas autarquicas, nos Concelhos onde o PCP ganhar com menos votos do que há 4 anos, também vão dizer que perderam porque tiveram menos votos..
    Abraço (e vou tentar ouvir, porque tenho especial curiosidade!)

    ResponderEliminar
  38. Falando dos pequenos, destaque para a boa votação do MRPP e a desilusão que foi o MEP, pelo menos em comparação com o resultado das Europeias.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo20:46

    Hugo porque é que falas dos comunistas com tanta "anti-patia", o Jorge Pulido anda a pedir os seus votos, faz tudo por tudo para que a BejaCapital pareça uma espécie de partido independente.
    E tu ... amigo ... espantas o eleitorado.
    Ai, levas tau tau.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo22:12

    O CDS está de parabéns, e os advogados que têm os consultórios revolvidos pela Policia Judiciária, por causa dos submarinos do Paulinho das feiras, também.
    Pena esta noticia não ter saído à uns dias atrás.
    Mas quando Paulo Portas estiver no governo, dá mais força às polícias e manda-se prender a ele próprio. E fica com os 10% à mesma e feliz.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo14:17

    Engraçado dizerem tantas barbaridades acerca do comunistas, será que Pulidos que são ex-comunistas, deixaram agora de ser essas coisas todas, que os outros ainda são?
    Talvez todos os comunistas se filiem no PS para começarem a ser bons.
    Pelo menos o PS ficaria certamente.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo20:59

    Este blog está uma seca, espero que a porcaria das campanhas acabe no dia 11.
    Não estás à espera de continuar o resto do ano em campanha, pois não?

    ResponderEliminar
  43. @anónimo - Ninguem mais do que eu quer que chegue o dia 12!!!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo20:38

    Já leram o programa da CDU?

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!