sexta-feira, setembro 04, 2009

Principios, Valores e Ética


1. Pela primeira vez no espaço de um ano, repito este título numa crónica! Faço-o por estar profundamente convencido da importância do tema, da extrema necessidade de colocar a questão da ética no centro do debate político e social! O pretexto são as listas do PSD para as legislativas!
Posso admitir que Marques Mendes tenha sido um mau Presidente do PSD; mas entendo que dificilmente poderia ter feito melhor! Presidente de um partido sem ideologia, que oscila entre uma tal de social-democracia e tímidas aproximações liberais, o PSD tem como principal carga ideológica um espírito reformista, alguma coragem em tomar posições menos populistas, Marques Mendes, na época pai de um partido órfão, viu-se confrontado com a situação inelutável de ter de enfrentar um José Sócrates, que nos dois primeiros anos foi um excelente Primeiro Ministro, com coragem para assumir posições difíceis mas absolutamente necessárias, na educação, administração publica, segurança social, saúde e deficit publico, deixando Marques Mendes um homem só, sem espaço para intervenção!
Admito, por isso, que Marques Mendes tenha sido guiado mais pela necessidade do que por motivação, mas ofereceu ao panorama politico nacional a noção de ética na politica, quando teve a enorme coragem de abdicar de três Câmaras Municipais, quando se recusou apoiar candidatos pronunciados por crimes no exercício das suas funções. Uma posição que merece um afectuoso aplauso, ainda que os eleitores desses municípios tenham votado num sentido inverso!
Nunca entendi os resultados das últimas autárquicas em alguns concelhos como uma derrota para quem defende a ética na política: só é derrotado quem não tem convicções, e o que defendeu e colocou em prática Marques Mendes foi um primeiro passo, mas crucial, para aumentar a qualidade da nossa democracia! Após o desvario populista, quando o PSD escolhe Ferreira Leite e a sua politica de verdade, convenci-me que o primado de Marques Mendes tinha feito escola, pelo que foi com uma terrível decepção que vi as listas do PSD – nesse dia, Ferreira Leite perdeu o meu voto, que sempre achei que estava garantido!
Mesmo quem defende menos Estado – e eu não mudei de opinião – reconhece que os Partidos são cruciais na democracia e que para melhorar a qualidade da nossa democracia – que tanto precisa – é necessário melhorar o funcionamento dos partidos. Bem como alterar o quadro legal actual, consagrando os círculos uninominais, ou seja, a responsabilização directa do eleito pelos eleitores, a possibilidade de votar em pessoas e não apenas em Partidos.
Quando se aproximam duas eleições de crucial importância para o futuro da região e do Pais, importa meditar sobre as estranhas razões que não justificam que em trinta e cinco anos de democracia, tenha baixado tanto a qualidade média dos nossos eleitos, tenha crescido tanto o desinteresse dos cidadãos face ao poder político, bem visível na crescente taxas de abstenção e votos em branco! Como deveria ser motivo para uma profunda reflexão, as razões que justificam que cada vez mais as pessoas se afastem da política e se recusem ocupar cargos públicos!

(o artigo tem um ponto 2! Não consta aqui, porque já abordei o tema no blogue, sendo uma mera adaptação!)

3 comentários:

  1. Anónimo01:54

    Meu caro H, o grande problema é que hoje em dia os politicos NÃO O SÃO POR VOCAÇÃO! A maioria dos senhores que nos governam, são literalmente "empurrados" pelos partidos para exercerem uma "profissão" para a qual nunca foram preparados. Isto para já não falar nos outros interesses que estão por detrás de tudo isto ...
    Aqui vai uma sugestão: coloquem lá esses senhores a ganhar o ordenado minimo nacional e vamos ver quem está por vocação!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:09

    FESTA DO AVANTE

    4, 5 E 6 SETEMBRO

    NÃO HÁ FESTA COMO ESTA!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!