quinta-feira, janeiro 27, 2011

A não ver passar os comboios...

Merece um efusivo aplauso o facto de a cidade de Beja estar reunida na defesa de um interesse comum: o intercidades para Lisboa! Sublinho isto porque os bejenses raramente foram capazes de se unir na defesa de um interesse coletivo! O que se passou nestas semanas é a prova de maturidade cívica! E um grande mérito do Baiôa que é o fio unificador, a pessoa em redor da qual todo este movimento nasceu e existe! 
Pulido Valente percebeu tarde o que se estava a passar! Mas teve a humildade de recuar e hoje está no trilho certo: porque como escrevi aqui - e fui logo atacado - esta é uma questão de dignidade, uma questão de igualdade de tratamento com Évora! Não por capricho, mas porque merecemos! 
Já o escrevi, temo que agora seja demasiado tarde, porque esta luta tem 15 meses de atraso: mas quem luta nunca perde e perder uma batalha não é perder a guerra! 
Mas se a luta pelos comboios mostra o melhor de Beja, também exibe o que Beja tem de pior, de mais mesquinho, de mais ordinário! Porque logo ao segundo dia o Baiôa começou a ser acusado de procurar protagonismo, porque esta luta também faz desfilar aqueles que se estão a cagar para a cidade e apenas preocupado em retirar proveitos políticos desta situação! Basta ouvir os militantes e ler o blogue do PCP: nenhuma preocupação em defender os comboios, apenas um desfilar de acusações ao Pulido e ao PS! Porque - e a verdade por doer, não deixa de ser verdade - em momento algum este PCP dos lugares e dos tachos se preocupou com o desenvolvimento da cidade: gostam da cidade pobre e triste para passarem o tempo a culpar os outros, sejam eles quem for! 
Não me apetecia escrever isto: mas este triste grupo de trabalho apenas vai servir para politizar e matar o movimento de cidadania, estragando um movimento bonito e que estava a resultar! 
Termino e deixo, como sempre, aberta a caixa de comentários: para os dois ou três do costume me insultarem, acusar-me de mil tachos e simultaneamente de nenhum, de me chamar burro e idiota, gordo, parvo, vaidoso e todas as outras coisas que todos os meses me chamam, com a coragem do anonimato! Hoje não que tenho muito trabalho, mas amanhã prometo que me chateio e fico triste... 

24 comentários:

  1. Mais valem 5 pássaros na mão que 1 a voar...
    Beja precisa, sem dúvida, da melhoria das vias de comunicação com Lisboa e Algarve tendo em atenção que se tem um Aeroporto com vocação para companhias low cost e mercadorias.
    Seria bem mais útil um movimento cívico com esta finalidade do que apenas tentar segurar umas poucas ligações directas de comboio.
    É verdade que todas as grandes viagens começam por um pequeno primeiro passo, mas convém que esse passo seja realmente na direcção que se quer seguir.
    Quanto à Assembleia Municipal que infelizmente se resume aos mesmos do costume, por favor PAREM! Por agora não fazem falta nesta viagem especialmente porque o caminho que querem fazer é, infelizmente ainda, muito diferente do que Beja precisa tomar.

    VSB

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:58

    Estou de pé a aplaudi-lo! Parabéns H

    ResponderEliminar
  3. Qualidade da Democracia ...12:26

    Tenham memória estas decisões estavam preparadas pela CP desde Outubro de 2009 ou seja as análises e estudos muito antes ainda, onde estavam as forças vivas da cidade ( leia-se autarquia e assembleia municipal com os poderes que tinham ) a contestarem a matéria em causa ?

    Mais vale tarde do que nunca, mas por favor não metam os partidos no movimento cívico.

    ResponderEliminar
  4. Fairwind12:37

    A luta não tem 15 meses de atraso, mas anos!! Não interessa quem sou, mas sou alguém que andou muitos anos nos meandros do PS de Beja e chamei a atenção muitas vezes a quem tinha poder para mexer algumas influências, da "cama" que nos estavam a preparar que começou quando separaram os comboios e nos roubaram o comboio para Lisboa da hora de almoço. Para quem não se lembra o comboio da hora de almoço, passou a ser automotora até Pinhal Novo onde a interligação "espectacular" da CP e Fertagus é tão boa que temos que esperar uma hora para ligação para Lisboa. Antes que alguma alma iluminada da rua da Ancha venha dizer que a culpa é do PS e afins, é bom lembrarem-se que sempre tiveram deputado também na assembleia e que também andou a dormir estes anos todos.

    ResponderEliminar
  5. João Paulo Ramôa12:58

    Esta luta pela ligação ferroviária directa a Lisboa, com linha electrificada ( 100 milhoes de euros ) está mais carregada de emoção do que de razão. A proposta actual da CP, como proposta intermédia e que se adequa não só à realidade económica de um Pais triste e na banca rota, como ao mercado existente,concordo com ela e considero bem razoável. Futuramente com certeza mais e melhor se poderá fazer, não porque Évora tem ( que argumento mais descabido ) mas porque a procura assim o exige ( entenda-se a procura, quer resultante do aeroporto quer do desenvolvimento regional).

    Parece-me claramente que a geração ou gerações futuras que vão pagar todos os desvarios feitos e que se estão ainda a fazer ( a auto estrada de 4 faixas em substituição de um IP 8 com 3 faixa, por exemplo )nos rogarão varias e lindas pragas. O tempo de fazer a ponte que a agua depois aparecerá, certamente fará parte da nossa triste historia de politica de desenvolvimento.

    No entanto saúdo o movimento de cidadãos, e a sua autonomia clara dos partidos politicos, embora a teia em que o vão tentar enredar ( e que me parece claro que ja foi lançada ), ja no passado castrou genuinas posições reenvidicativas.

    ResponderEliminar
  6. Já o disse no feicibuqui, a petição para a AR não carece de 10.000 assinaturas. Bastam as 4000. Não é pelo número que os deputados se comovem mais. E, na melhor das hipóteses, a AR faz uma recomendação ao Governo.... e fica-se por aí. E a maalta sabe que o Governo não liga muito ás recomendações , sejam elas da AR ou de outros órgãos... As energias na obtenção de 6 ooo assinaturas podem ser antes utilizadas para outras formas inteligentes de luta...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:31

    Quando tens toda a razão, tens toda a razão!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:44

    "Pulido Valente percebeu tarde o que se estava a passar!" Não, Pulido valente não percebeu tarde o que se estava a passar, Pulido foi obrigado pelo movimento de cidadãos a corrigir a rota do comboio que tinha traçado. Não lhe ficava mal assumir isso e dizer que estava errado, mas até agora ainda não o fez e não pediu desculpa a todos os que insultou em defesa da sua posição.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:52

    No tempo do Xico é que era bom! Por maior que fosse a asneira ele nunca voltava atras! Ainda nao perceberam que foi no tempo do xico que a CP decidiu nao electrificar a linha

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:35

    É Pena certos políticos ou pseudo políticos fazer-se notar em “blogues” de pessoas inteligentes, quando muitos são coveiros deste Alentejo profundo, falam de emoções…., de razões…, mas não passam de “yes mens” abomináveis das cores politicas que defendem… a espera de “favores” para terem “cadeiras” onde se sentarem… e receberem chorudas remunerações para garantirem a vida ostentosa que têm… e que levam este Pais a banca rota e que as próximas gerações irão pagar!!!!

    É por estas e por outras que o Pais e o Alentejo em particular estão a definhar porque os interesses, conluios, e favores de colarinhos brancos levam a estas situações….

    Tenham Vergonha!!!!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:35

    Como é que tu tens paciência para essa gentalha!
    Vai-te embora de Beja! Perdeste aí!

    ResponderEliminar
  12. Lúcia Dimas15:45

    Eu já assinei a petição e aconselho a todos a fazerem o mesmo, visto que daqui a pouco acontece uma desertificação na cidade de Beja.

    ResponderEliminar
  13. Admiro e respeito MUITO quem tem coragem para ir contra a corrente e ter a coerência de assumir o que pensa!
    É complicado num mundo de rebanhos! In casu estou em profundo desacordo, mas, com renovado respeito! Porque não é fácil ter convicções nesta cidade!

    ResponderEliminar
  14. Hugo Miguel Lança16:42

    Bem dito.......... Tenho pena , de muitos comentários serem Anónimos, pois se não têm coragem para dar o nome num post, será que dão a CARA para ajudar???

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:11

    Amigo Hugo.
    Há muito... desde mil nove oito cinco ou coisa assim que te conheço...
    E és merecedor do meu respeito.

    Sim tenho a coragem de ajudar!
    Até mais…e saltar para outro lado da barricada e fazer face a ideia que em Portugal os políticos são de carreira e enquanto que um grupo de cidadãos não pode opinar sobre qualquer coisa que valha a pena, pois os abutres políticos sentem-se logo ameaçados começam logo a voar em círculos a espera do momento certo para atacar... atacar iniciativas deste tipo….

    Mas nesta cidade é composta de minas e armadilhas e onde o "medo" ainda reina, apesar de esse tempo do medo já nós ter deixado há muito tempo, no tempo "da outra senhora".

    Mas volto a dizer que o Pais necessita de varrer toda mer** de “politicozecos” regionais de todas as cores politicas que não são mais de "wanna be" a parlamentares ou a espera de cobrarem um qualquer favor politico para se “arranjar”, pouco importando com o bem estar das populações…

    ResponderEliminar
  16. O facto de hoje em dia as pessoas não serem tidas em consideração pela Política, leva precisamente à alienação total das pessoas e, por consequência, à insustentabilidade dos políticos. É incrívelmente lamentável como as necessidades mais básicas e prementes da população podem ser dissuadidas pelos políticos, com justificações que em nada revelam a mínima preocupação por aqueles que representam, e que prontamente expressaram a sua confiança no momento do voto. Espero sinceramente que esta tendência mude, e que Beja se destaque....pela positiva.

    ResponderEliminar
  17. Margarida Becker19:14

    O comentário de João Paulo Ramôa lá em cima é a opinião mais lúcida e realista no meio de tanta baboseira que se vai ouvindo e lendo por aí. Esse argumento de que por cá tantos usam e abusam de que temos que ter porque Évora tem mostra bem a pequenez de quem o usa seja para justificar o que for. Não é argumento mas pura patetice de gente piquinina.

    ResponderEliminar
  18. Chengdu19:23

    A política é uma bola de neve, que consoante as estações aumenta ou diminui.No caso particular de Beja,penso que se acentua mais, porque até o favor do ramo de salsa que a vizinha dá à do lado, é política mesmo sem o ser. Enquanto houver este entendimento por parte dos seus habitante, dirigentes, autarcas e responsáveis, acredito que a cidade não passa da cêpa torta. São muitos anos e provas que dão razão a esta teoria.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo21:50

    Meu Kerido H
    Lembra-se da intervenção do meu Presidente no congresso do turismo, realizado em Beja?
    Dizia ele:
    "Querem desenvolver o turismo no Alentejo?
    Tirem os politicos de cena"
    Ainda hoje ouvi a sua opinião em relação aos comboios.
    "Movimento de cidadãos e os politicos o mais escondidos possivel.
    Lisboa tem de perceber que são as gentes do Alentejo que estão revoltadas com esta realidade e não qualquer movimento partidário que pensa apanhar o comboio para atingir não se sabe bem o quê."
    Aplaudo esta visão e força na contestação popular.
    Sem conotações, sómente POPULAR.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Meu Kerido Vidigueira
    é neste registo que gosto do seu Presidente!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. Anónimo23:04

    O melhor post de sempre!

    ResponderEliminar
  22. Florival Baiôa Monteiro00:31

    Caro amigo Hugo, agradeço os teus elogios, que aceito por virem de ti, que estimo há muito.Posso dizer que, tendo a humildade de um bejense, me fazem bem à alma e me fazem gostar dos que comigo amam esta terra e ainda querem lutar pela sua honra. Não ligues aqueles que me me "cortam na casaca", porque Beja rima com inveja, como dizia o meu amigo Joaquim Mestre, e as minhas costas são bastante largas ... estou habituado. Se há uma pessoa de Beja que nunca quis aceitar nenhum taxo. Ofereceram-me algumas vezes, poucas, e eu sempre recusei. Pois, eles podem continuar a falar. Protagonismo já tenho, pois tenho muitos amigos, e, isso, é o mais importante. Sou um protagonista entre eles ... o resto não me interessa Se pensam num papel politico, então, ainda estão mais enganados, já que tenho projectos de história da arte que adoro fazer, mas sempre da minha terra. Depois da aposentação o que desejo é, mesmo, só o de viver uma vida sem stress ... cool, very cool.
    Deixa-me dar uma palavrinha ao João Paulo Ramôa. Os prejuízos que as linhas de metro e comboios suburbanos das grandes cidades do litoral dão diariamente, dariam para cobrir os prejuízos de um ano da linha do Sul. Todos nós pagamos esses prejuízos com os nossos impostos. O nosso prejuízo é minimo e, creio, se fossem dadas melhores condições poderiam ter mais utentes. A CP/Refer está a exterminar a linha do Sul, acabando propositadamente com o transporte de mercadorias e passageiros. É uma estratégia de extermínio do interior mais débil, olhando aos números, de forma cega. João Paulo Ramôa, um homem de Beja, precisa de prospectivar as intenções da CP e olhar para o nosso futuro e potencialidades. Como empresário empreendedor, JPR, bem poderia incentivar os outros empresários a investir na região.
    Um abraço amigo

    Só mais um apontamento, Se os partidos politicos quiserem "enrolar" o movimento de cidadãos, eu e os outros elementos que o constituem sairão de imediato.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo00:59

    Esta manifestação teve quase tanta gente quanto aquela que o Sr. Baioa organizou junto da Segurança Social em protesto contra o encerramento da Casa do Estudante.
    Mas infelizmente para dezenas de crianças e jovens desfavorecidos, esta era uma causa menos mediática e com menor visibilidade social e política.

    ResponderEliminar
  24. ñ se está já msm a ver o q vai acontecer no futuro qd se der a regionalização? em vez de serem criadas duas regiões para o alentejo(alto e baixo) vai ser só uma, com sede em Évora, por ter lá concentrado uma data de serviços e empressas q outrora eram de Beja, e por ter melhores acessibilidades, bla bla bla. Não me admirava nada q isto interessa-se ao PCP para poder vir a ter uma região só sua, visto q tanto em Évora cmo em Beja andam ao msm nivel de votos entre PS e PCP, e ganhando as duas camaras, o pcp ficaria realmente cm uma região sua.
    Já o PS percebe-se q se esteja a cagar para Beja ñ existe já cá nada ondem possam enfiar uns boys nos chamados tachos, nem existem cá barões reformados do ps e companhia com várias empresas com parcerias com o estado.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!