segunda-feira, janeiro 17, 2011

Porque hoje foi dia de ler o Diário do Alentejo

Não tenho resquícios de dúvida, que apesar do grande lago de dificuldades, o Paulo Barriga vai fazer um excelente trabalho no Diário do Alentejo: porque o Paulo é sério, competente, tem um projeto e, contrariamente ao que era normal, não está amarrado a compromissos ou dependências partidárias!
Dito isto, não gostei nada do ultimo editorial: e na modesta opinião deste escriba, o editorial é fundamental, marca o compasso e o ritmo de um jornal, é o farol que ilumina toda a redação! No Editorial quero perceber se estamos perante um faccioso preso na demagogia, perante um rapaz bem comportado ou, como eu gostaria, perante alguém capaz de promover com seriedade e imparcialidade o melhor do baixo-alentejo, sem pejo para sublinhar os erros de percurso!
Paulo, estou-me a cagar onde o jornal é feito: se para quem trabalha no jornal mudar as instalações será relevante, para o leitor isso é uma treta! Dois editoriais em dois, sobre o umbigo do jornal é um erro. Mais! O editorial também não se pode confundir com artigos de opinião: aquele dislate de defender o centro histórico e fazer filhos na periferia, não apenas enferma de um tremendo erro de análise como, permite-me a observação, se é aceitável num artigo de opinião, é inaceitável num editorial! Agora não és mais um jornalista: és o diretor do jornal de todos nós...

Post Scriptum – Imagino a confusão que este meu texto vai fazer em algumas cabecinhas, incapazes de entender a liberdade de pensamento.

24 comentários:

  1. Anónimo00:34

    Aplaudo!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:44

    Acabei de assistir a uma enorme pouca vergonha na televisão do Balsemão (PSD). Uma tentativa de branquear a ditadura, numa sério nojenta onde o corrupto do Salazar aparece como um santo!
    Se dúvidas existissem que os Sócrates e os Cavacos estão todos feitos para atacar os trabalhadores, bastava ver este filme!!!

    ResponderEliminar
  3. @anónimo - vocês deixam-me sem letras!!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:55

    Li agora a carta aberta do João Honrado: eu se fosse o Pulido Valente apresentava queixa crime no Tribunal! Era uma delicia ver aquele senhor a explicar em tribunal todos os disparates que escreveu!
    Haja falta de vergonha!!!

    ResponderEliminar
  5. Dica12:29

    As ' amarras ' internas na redacção e paginação no Diário do Alentejo são imensas, apesar da liberdade de pensamento do director ser efectiva e é bom tirar os ' nós ' e as expectativas nos leitores e assinantes são maiores e exigentes do que estes dois primeiros números, será que à terceira é de vez, Paulo Barriga ?

    É já tempo no tempo passado do virar de página ...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:45

    Como é que se chama a um tachista que confunde o Diário do Alentejo com a Bola?!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:07

    Onde posso ler a carta aberta do J. Honrado?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo17:23

    (In)DependênCIA

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19:43

    Não me cabe a mim a defesa de uma imensa pessoa, que muito estimo e respeito, não apenas por com ele compartilhar sangue e nome mas também pelo passado e respeitosos cabelos brancos que ostenta.

    Concorde-se ou não com as opções assumidas, creio não ter lido quaisquer ofensas pessoais ou algum vilipendiar nescio no texto dado à estampa no Alentejo Popular, mas tão somente o comparar entre o actual edil da cidade e um seu antepassado que o autor terá conhecido em circunstâncias mais adversas.

    JH

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:24

    Concordo em absoluto. Editorial fraquissimo e um "recado" no fim do mesmo que não se percebe (eu não percebo. Admito que outros percebam) a quem se destina. Esperamos que a coisa melhore na aguardada edição n.º 1500. Parabéns H por pôr, com oportunidade, o dedo na ferida.

    ResponderEliminar
  11. @JH - Não li a carta, pelo que não me vou pronunciar sobre o conteúdo da mesma! Mas.. o facto de estar assinado merece mais respeito que a vulgaridade dos ataques anónimos! Até porque, se tem ilícitos, os visados podem responsabilizar o autor!
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Bejense ausente11:47

    A carta está aqui. E sim, é forte...

    ResponderEliminar
  13. Bejense ausente11:48

    A carta está aqui. E sim, é forte...

    http://www.alentejopopular.pt/pagina.asp?id=5862

    ResponderEliminar
  14. É uma carta interna para militantes! Não vejo especial acuidade!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo19:50

    Uma "carta interna para militantes" não vem publicada num jornal!

    DAAAAAAAHHHHH

    ResponderEliminar
  16. Anónimo20:12

    (A-NÓNIMO) Mas querem tapar os olhos a quem quando defendem a imparcialidade do diretor do DA, é a tal de democracia que chegou a Beja. Consideram aquilo um editoreal? Só se for num novo estilo de destilar veneno aprendido quem sabe com o dono: apagam-se os vestigios do passado porque tudo estava mal. Parabéns que iniciaram bem.

    ResponderEliminar
  17. @anónimo DAAAAAHHHHH - Peça a alguém com um pouco de inteligência que lhe explique o comment!

    ResponderEliminar
  18. @a-nónimo - que vestígios do passado foram apagados?!
    Sobre a imparcialidade... há quem prefira nomeações políticas do que concursos públicos: opções!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo10:46

    H, tens comentadores realmente burros!!! É como dares pérolas a porcos..

    ResponderEliminar
  20. Anónimo12:17

    Parece que tens é um bocadinho de inveja de não teres sido chamado directamente para o cargo sem concurso, tal como o teu irmão foi chamado para o cargo que desempenha. Pelo menos o que está no DA, foi admitido por concurso publico. Deixa-te andar a emitir juizos de valor sobre as outras pessoas em blogues da treta e não te vejas ao espelho, não.

    ResponderEliminar
  21. @anónimo - como disse.. "deixa-te a andar a emitir juízos de valor sobre as outras pessoas em blogues da treta e não te vejas ao espelho, não"!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo12:54

    @anónimo Burro - Toda a gente sabe que o Hugo recusou todos os lugares que lhe foram oferecidos, até o DA!
    Aliás.. até tu sabes! Por isso é que dizes merda escondido, como os bons filhos da puta!

    ResponderEliminar
  23. @anónimo - NUNCA fui convidado para o DA! Essa hipótese só existiu na cabeça de algumas pessoas!
    Sobre o resto... não conheço a mãe do Senhor Anónimo para fazer juízos de valor!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo17:18

    Ninguém mais que o Hugo fez tanto para que o Director do DA fosse escolhido num concurso público! Ter de ler o disparate aqui vomitado por uma besta anónima só pode magoar!
    M%M

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!