quinta-feira, março 03, 2011

Beja e a sua vocação histórica!


Hoje o executivo camarário convida os bejenses para se pronunciarem sobre o Plano Diretor Municipal! Gosto desta visão nova de democracia participativa, do respeito pelos munícipes, de os fazer atores ativos da nossa história coletiva!
Não sei falar do que desconheço, pelo que, obviamente, não vou opinar sobre a questão técnica! Mas não ignoro, nem permito que se esqueça, que antes de ser técnica, esta é uma questão política, porque, todos podemos e devemos ter um contributo para escolher o futuro da nossa cidade, para responder à questão que para mim há muito é fundamental: que Beja queremos em 2020!
As minhas convicções não são propriamente segredo de estado e amiúde tem brotado no papel! Sonho um imenso parque verde na zona sudeste da cidade, i e, a zona confinante com o Bairro do Mirra Serra ao Bairro da Conceição, sendo que, seria na extremidade oposta a este parque que surgiriam as novas urbanizações, de molde a que, em duas décadas, a cidade seja atravessada por um grande parque verde!
A preservação da parte histórica da cidade, quer o património hoje conhecido quer o imenso que está oculto, deverá ser a grande prioridade da década! Urge um esforço coletivo para a reabilitação dos edifícios no centro histórico, isentando-os de todas as taxas possíveis, pressionando os Governos para ter a reabilitação urbana como a prioridade das prioridades para os apoios públicos! Envergonha-nos o aspeto decadente dos prédios, que gritam por salvação ou, na falta de melhor, uma pintura que lhes devolva dignidade!
O que levou muita gente, que tem alergia aos partidos, a sair da quietude e lutar por uma alternativa na cidade de Beja, é o desejo de que haja coragem de sonhar a cidade, o desejo de que se consiga ver mais longe que o quotidiano, a audácia de acreditar que Beja tem condições para recuperar a sua vocação histórica e reerguer-se como a grande capital do Sul!  

12 comentários:

  1. Anónimo00:24

    Quinze meses depois ainda acredita nessa das gentes que sairam à rua para mudar a cidade apoiando o JPV?
    Porque será então que o PSD Beja quer o Narra como candidato da CDU a Beja?
    Ora aqui está um bom exercicio para o H fazer, pensando e repensando:
    - Porque será?

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia que o PSD queria o Narra! Mas... não me parece importante o que vai acontecer daqui a 3 anos! Importa o que vai acontecer nos próximos trÊs anos! Importa-me o novo PDM!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo08:24

    É uma óptima iniciativa. No entanto parece-me um pouco difícil opinar de forma realista sobre um PDM sem ter acesso a uma serie de informação base.Seria mais produtivo se existisse um gabinete ou qq coisa desse género que estivesse disponível para prestar alguns esclarecimentos.(De um modo mais informal). Mais, ao que percebi vão ser discutidas as linhas gerais da revisao do PDM, mas em que fase do processo de revisão se encontra o mesmo. Ainda está no inicio? É que se estiver no final não interessa estar a discutir as linhas gerais uma vez que elas já devem estar mais que consolidadas.

    J.J

    ResponderEliminar
  4. Dica09:39

    Este tipo de debates serve ao fim ao cabo para um pouco de tudo o que anteriormente foi referenciado, ou seja, para além das ideias do executivo e técnicos, esclarecer e ouvir essencialmente os cidadãos para um enriquecimento maior dos conteúdos com a sua e vossa participação.

    Assim se concretizam democraticamente, com a participação de todos e para todos, o Plano Director Municipal de Beja !

    Era uma das promessas da canditatura do BEJA CAPITAL.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:48

    Onde é que está a novidade destes debates? Todoas as discussões em torno da revisão do PDM sempre tiveram estas discussões públicas, até porque são obrigatórias, só que estava muita gente a fazer-se desatenta.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:54

    Capital do Sul...não consigo parar de rir!!

    ResponderEliminar
  7. Democracia participativa é apenas formal para se cumprir a lei que assim obriga.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:15

    12h54 - se percebesse alguma coisa de história, estava-se a rir da sua ignorância!

    ResponderEliminar
  9. Respondendo à questão fundamental colocada, penso que Beja em 2020 possa ser, efectivamente, a verdadeira pérola da planície alentejana !
    Quem ama Beja sabe que esta cidade não está parada no tempo (como os relógios de Dali)mas que goza de raros privilégios que são as suas potencialidades a nível de desenvolvimento sustentável. Ainda há pouco tempo foi divulgado um Relatório Mundial sobre "as melhores cidades para se viver" ou "cidades com qualidade de vida" e os indicadores relevantes referem-se ao equilíbrio dos níveis verificados em questões muito objectivas, como economia, planeamento urbanístico, acessibilidades, turismo (etc), mas a vantagem recai sobre a capacidade de dar resposta (valorizar) a saúde-educação-cultura.
    E é por aqui que Beja deve crescer.

    E sim, estas iniciativas de democracia participativa são fundamentais.Eu diria mais: não é só uma questão técnica, nem só política, mas sim uma questão de cidadania, e é fundamental que todos nos impliquemos em projectos comuns, pondo de lado picardias que só desgastam as energias.

    ResponderEliminar
  10. maria19:52

    "imenso parque verde na zona sudeste da cidade"

    Outro parque da cidade?! para quê e para quem?!

    novas urbanizações????

    Para quê e para quem?!

    "pressionando os Governos para ter a reabilitação urbana como a prioridade das prioridades para os apoios públicos!"

    No estado actual do País a prioridade das prioridades dos Governos deve ser mesmo a resbilitação do chamado "centro histórico" de Beja! é que é já a seguir!! LOL

    ResponderEliminar
  11. @Maria - É perfeitamente normal que não goste das minhas ideias! Que tenha outras melhores! A democracia é feita de diversidade!
    Como, percebo, que é mais fácil criticar do que criar! É a natureza humana!
    Mas.. faça um esforço para ler! Porque... em momento algum defendi que a prioridade seja o CH de Beja, mas.. todos os CH do PAís! Percebeu?
    Claro que pode achar que o Pais deve derrubar todas as zonas históricas, fazer incêndios nos parques verdes.. mas... antes de criticar por criticar tente ler.. tente pensar!

    ResponderEliminar
  12. anónimo 9.48 - Eu sei que é complicado reconhecer que há coisas bem feitas! Coisas de ADN!
    Mas.. estão agendadas muito mais reuniões públicas que as obrigatórias, ao abrigo de uma lógica de democracia participativa!
    Aliás... por mais que não gostem.. a participação esta tarde na Biblioteca foi soberba!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!