terça-feira, março 08, 2011

Dizem que é o festival da canção...




Dizem-me que este sábado houve Festival da Canção! Obviamente que não vi! Carrego em mim quase todos os defeitos do mundo, mas não sou tão má pessoa ao ponto de ser obrigado a ver aquela patetice! Até porque me entristece ver como matam pedaços bonitos na nossa história!
Dizem-me que ganharam os Homens da Luta! Os Homens da Luta que são dois humoristas de dúbia qualidade! Mas que não são cantores! Mas que ganharam o Festival da Canção! Porque em Portugal para ganhar um Festival da Canção é irrelevante saber cantar! Ou mesmo cantar! 
Porque em Portugal o mérito decide-se por chamadas telefónicas! 
Confesso que estou-me nas tintas para quem ganha o Festival da Canção! Não faço a menor ideia de quem foram os dez últimos vencedores! E como qualquer pessoa normal acho ridículo este ano terem ganho dois parvos! Mas não me tira o sono! Diferentemente irrita-me que me tentem dizer que aquilo é uma canção de intervenção! E que apareçam idiotas iluminados a procurar comparações com a Tourada, a Desflorada ou com o Depois do Adeus! Ou que quando aquele tonto diz que representa Zeca Afonso ninguém lhe pregue, respeitosamente, um par de estalos!Porque pensar que aquela gente representa uma geração, era chamar palhaços a toda uma geração!
Deixemo-nos de tretas! Aquela votação é a prova provada dos perigos da democracia! Porque quem vota aqueles palhaços é a mesma gente que votou Coelho nas Presidenciais e que amanhã vota na extrema esquerda ou extrema direita! Embora, neste caso, tenha sido apenas uma piada, ainda que de mau gosto! Porque é uma falta de respeito pelas pessoas que em Portugal dão o melhor de si pela música!

27 comentários:

  1. Quem permitiu que a música, (ou a anedota) fosse a votos nas primeiras fases (que não faço ideia de como se processa) sabia que a mesma não cumpria alguns padrões...

    ResponderEliminar
  2. @babe - essa é a grande questão! Quem permitiu que a canção fosse a votos, quis audiências... e ganhou sangue!

    ResponderEliminar
  3. Que ser-se humorista esteja na moda, tudo bem, mas levar uma palhaçada daquelas a representar o nosso país é demais!! Que irão os alemães pensar ao ver aquela patetice, se calhar "estes são daquele país a quem nós empretamos dinhiero?" Se calhar é melhor mandar o FMI...
    Sinto vergonha por o nosso panorama misical e os país em que temos de viver ir ser representado por dois idiotas...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo02:17

    Caro H.
    O que aconteceu entristece-me profundamente. É verdade que o festival eurovisão da canção já não é o que foi no passado. É ele próprio uma vergonha no que toca ao sistema de pontuações, em que ninguém canta já na respectiva língua-mãe. Vizinhos dão pontos a vizinhos e a qualidade musical não interessa para nada. Só isso justifica que mandemos os homens da luta. A um festival sem qualquer credibilidade, mandamos um grupo que se fosse vinho, seria vinho a martelo daquele que dá dor de cabeça uma semana seguida depois de bebidos 2 copos.
    Gostei dos Flor-de-Lis há 2 anos atrás. Música festivaleira, alegre, com acordeão, cavaquinho e cantada na nossa língua. Foi longe? Passou à final. É o melhor que podemos ambicionar. Julgo que o bom senso mandaria que Portugal e Espanha se deveriam retirar do Festival da Eurovião.
    Agora isto é mau demais. Próprio de um país rasca e sem auto-estima e sem amor próprio. De quem não gosta de si próprio e se quer gozado pelos outros, achando-se depois muito inteligente. Sou de esquerda, esclareço. E tenho simpatia pelo humor dos Homens da Luta (que é uma crítica à extrema-esquerda, para quem não tenha ainda percebido). Mas votarem neles para irem, em meu nome, em nome do meu país, ao festival da eurovisão, envergonha-me. É no que dá o "democrático" Televoto. Mas não me posso queixar. Afinal não votei (nem vi o Festival). E agora gramo com 2 idiotas na Alemanha com um megafone a dizerem que são de Portugal. Lindo!
    Já agora a melhor música ficou-se logo pela semi-final: Chamava-se "Voar Alto" de Carla Pires. Um fado magnífico. Procurem no YouTube. Iria longe na eurovisão? Provavelmente não. Mas é lindo e encher-me-ia de orgulho do meu país. Como no passado o fizeram Tonicha (a nossa Tonicha vencedora em 1971, com poema de Ary dos Santos), e tantos outros, mesmo mal classificados. Agora isto lixo absoluto. Sintoma de que estamos mesmo à beira do abismo, caro H...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:19

    Sinceramente não vos percebo.
    O povo escolheu democraticamente através do televoto.
    Vocês fazem-me lembrar os portugueses que foram ás eleições e votaram branco ou nulo. Ou ainda pior que se abstiveram.
    Alhearam-se e agora reclamam.
    Não têm qualquer razão, e por tudo isso Portugal vai ser representado pelos Homens da Luta. Se bem se mal logo se vê.
    Quanto ao que os alemães vão dizer cá por mim podem meter a lingua logo ali onde as costas mudam de nome.
    E sobre a música realmente é uma merda, mas ganhou, logo passou a ser a minha música.
    É como o Presidente da Republica, estão a ver.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:23

    Caro H.
    Concordo plenamente com o post, pois penso de igual forma, estou-me literalmente nas tintas para quem vence o Festival da Canção. Mas isto ja é um pouco demais, sermos representados além fronteiras com estes tipos de palhaçadas ultrapassa o razoável. Mas talves neste caso esteja bem representada a mentalidade de quem tem deixado chegar o Pais ao ponto em que se encontra, e pelos visto é a maioria que com o seu voto permitem que a nossa credibilidade cada vez seja menor por não dizer nenhuma.
    Vistos os ultimos exemplos que vão surgindo estamos irremediavelmente contagiados pelo espirito "TIRIRICA" do Brasil...
    AMD

    ResponderEliminar
  7. maria12:03

    o festival eurovisão da canção já não é o que foi no passado ou será que o festival da eurovisão é aquilo que sempre foi passado? Do que se fala é do festival rtp e principalmente da triste e ridicula figura que insistimos em dar de nós próprios.

    ResponderEliminar
  8. Viva a Luta12:28

    Aqui nao está em questão a musica em si, mas sim a letra e o que isto representa para o povo portugues. Todos os anos vao vaidosos e pessoas que pensam que sabem cantar e os resultados sao sempre os mesmos: fim da classificação.
    O povo portugues percebeu finalmente que alguma coisa tem que mudar, temos que lutar, sair á rua, lutar pelos nossos direitos.
    Os comentarios que existem é que vão estes dois representar Portugal no festival da canção, mais uma vez preocupados com a imagem e se calhar alguma vergonha.
    Neste momento não há nada que represente melhor o nosso país que os Homem da Luta.

    Pensem um cadinho e deixem-se de vaidosismos e mariquices e enfrentem a crise e os vossos problemas. Não basta estar no sofá e passar o dia a criticar tudo e todos mas sim, saiam para a rua, lutem, só unidos conseguimos mudar tudo isto.
    Gel e Falâncio dão a cara por todos nós, vão para a rua, lutam, coisa que 90% dos portugueses não fazem...
    O Zeca Afonso é adorado porque???

    ResponderEliminar
  9. Pires13:38

    Ri me a gargalhada com este ultimo comentário do viva a luta.

    "Gel e Falâncio dão a cara por todos nós",será que daõ ? por mim nao dão de certeza. eles não passam de uns humoristas de dúbia qualidade como disse o H, e toda a vida ouve humoristas a fazer sátira da sociedade. Agora não venha para aqui dizer que eles representam o povo português porque não representam.

    Pelas suas palavras percebi que talvez tenha vontade neles, e acho que veio para aqui vi mandar bitaites e é daqueles que está sempre de rabo no sofá a queixar se da vida e não faz nada para mudar o que está mal.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:26

    @Viva a Luta

    O Zeca Afonso é adorado? Será mesmo? Muitos dos "adoradores" nem sabem quem foi nem quando viveu ou morreu.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:53

    Merkel quando vir estes palhaços, manda-os enxotar para fora da UE.

    Enquanto estes patetas se entretêm com tretas, o clube de Bilderberg vai organizando o desaparecimento completo de Portugal, enquanto País livre e independente, porque o PORTUGUÊS se encontra hoje:

    ALIENADO MENTALMENTE, PORQUE É PERMANENTEMENTE MANIPULADO.

    INCULTO, PORQUE NÃO PREZA A SUA PRÓPRIA ILUSTRAÇÃO POIS NÃO LHE DÁ QUALQUER VALOR.

    CRIVADO DE DÍVIDAS PORQUE PENSA QUE A RIQUEZA ESTÁ NOS OUTROS E NÃO EM SI.

    SEM BRIO PORQUE É IGNORANTE DA SUA HISTÓRIA SECULAR.

    PREGUIÇOSO, INVEJOSO E TRAFULHA DEVIDO À SUA GENÉTICA.

    HÍBRIDO DEGRADADO DEVIDO ÀS SUAS DEAMBULAÇÕES PELO MUNDO.

    PALAVROSO MAS COBARDEMENTE TOLERANTE, PORQUE A SANTA INQUISIÇÃO O HABITUOU A CALAR-SE E NÃO PENSAR.

    O MAIS INQUIETANTE É QUE QUANDO RECONHECE MUITOS DOS SEUS REAIS DEFEITOS, NADA FAZ PARA OS ELIMINAR.

    ResponderEliminar
  12. http://deixaentrarosol2.blogspot.com/2011/03/haja-saudinha.html

    ResponderEliminar
  13. Eu a modos que ia tendo uma coisa muito má quando vi quem eram. Alguém falou do Tiririca e depois do que vi também me lembrei disso.

    ResponderEliminar
  14. Excelente post com a opinião de uma larga percentagem dessa a que chamam "geração à rasca", na qual me incluem sem eu querer.

    ResponderEliminar
  15. Margarida - Obrigado!

    ResponderEliminar
  16. Votar Coelho nas presidenciais.... Queria dizer Cavaco, suponho.

    ResponderEliminar
  17. Estou totalmente de acordo contigo! Isto de cantar não tem nada, pois estamos a falar de um Festival da CANÇÃO...
    Ainda bem que fui ver o Boss AC no Pax, e quando voltei...nem queria acreditar!
    E essa do povo democrático ñ é bem assim...lembram-se da eleição de Salazar num programa de má memória na RTP?
    Foi um voto de protesto, e agora, tomem lá e desemerdem-se! Germany, here we come!
    Sou fã da Eurovisão, sou fã dela desde tenra idade, porém, vou ter que rever esta minha preferência!

    ResponderEliminar
  18. Hugo tive a mesma reacção só que com palavras diferentes. Dizem que foi o voto e a voz do povo mas dia 12 não seria mais adequado do que pegar no telefone e mandar dois patetas "representar" Portugal?!
    Não é uma questão de vaidosice mas de coerência! A luta faz-se na rua com a própria voz e não com o rabo sentado no sofá a dar-se uma suposta consciência de cidadão preocupado com a crise do país.
    Um bem-haja Hugo :)


    http://ondasedevaneios.blogspot.com/2011/03/apos-apanhar-o-festival-da-cancao-da.html

    ResponderEliminar
  19. Anónimo01:00

    Por favor, de idiotas aqueles dois não têm nada! Tomara que metade de nós tivesse metade da inteligência e do humor destes dois cidadãos...

    ResponderEliminar
  20. @anónimo - compararem-se a Zeca Afonso, parece-me uma idiotice! Mas.. respeito que pense o contrário e os ache muito inteligentes!

    ResponderEliminar
  21. Ze triste15:55

    Quando é que esta gentinha acorda e vê que aqueles 2 sao meras personagens criadas por 2 energumenos. Tenho orgulho em ser porgugues, mas tenho vergonha que aquelas criaturas representem portugal no festival da canção.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo11:59

    Estou profundamente espantado com o post e aquela que é afinal a reacção de tantos portugueses. Brandos costumes... Talvez nem tanto. Nada como uma provocação para por em estado de sítio a tão amada "moral" deste país... Enfim... Vamos por partes. Eu percebo de música, sei compor e sei ouvir. A letra e a atitude incomodam, já deu para ver. Mas porque motivo julgam esta música, enquanto música em si, inferior às restantes? Estamos a falar num formato pop e a melodia parece-me muito bem conseguida. Para mais tem o essencial: um refrão bem conseguido. Quem aprecie as palavras facilmente segue pelo dia fora com o refrão em loop na mente: de noite ou de dia a luta é alegria... e é um prazer cantar isto. Tem piada e é sem dúvida uma celebração popular. Segue-se a representação na Alemanha (que feliz coincidência). Qual o problema? Depois de tantas classificações miseráveis, têm medo do que aconteça com os Homens da Luta? Se bem me lembro foi há bem pouco tempo que venceu uma canção filandesa que era nada mais nada menos que metal extremo tocado por um grupo de indivíduos pintados de forma horrífica. O festival da eurovisão está felizmente em transformação e este pode ser o nosso precioso contributo nesse sentido. O fim da ditadura dos entendidos sobre o que deve ser a música está a acabar e eu direi: ainda bem! Como o autor do post bem diz, não faz a mínima ideia de quem foram os anteriores 10 vencedores, mas os deste ano provavelmente tão cedo não esquecerá!

    De noite ou de dia a luta é alegria!

    epá não me canso disto!

    Ah! e claro, não se esqueçam que é tudo a brincar... relaxem!
    porque a brincar se vão dizendo as verdades...
    sem violência nem hipocrisia. apenas alegria!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo12:21

    na sequência do meu último comentário quero acrescentar ainda outro, com outro tipo de análise.

    a frase que inspira este blog "O que nunca ninguém diz, porventura com medo de parecer vaidoso, é que a inteligência tem um preço: a solidão" traduz para mim aquilo que penso ser a maior falha e o grande detonador da crise que se abate sobre a civilização ocidental. o abraçar da solidão é, para mim, falta de inteligência emocional. tem o seu espaço, sem dúvida, mas como modo de vida, é, na minha opinião, passar ao lado desta e não a viver. assim se acumula conhecimento e se vai sabendo cada vez menos sobre o que mais importa.

    e passo agora a relacionar isto com os recentes fenómenos da música portuguesa Deolinda e Homens da Luta.

    Confesso que os Deolinda me chamaram primeiro a atenção precisamente pelo seu apelo a Vir para a rua, travar uma luta corpo a corpo, porque as vidas que se ganham nos jogos solitários apenas nos fazem perder aquela que é a nossa, preciosa e única.

    A inspiração popular, promove a celebração e comunhão das pessoas. É assim directa antítese do isolamento da sapiência.

    E assim sendo, a reacção dos sábios já seria de esperar...

    ResponderEliminar
  24. Eu acho ofensivo a comparação dos Deolinda com os Homens da Luta!
    Porque os primeiros são um projeto musical! Os segundos não: são humoristas! E essa é que é a questão! Apenas essa!

    ResponderEliminar
  25. Viva a Luta02:30

    .... Acho muita piada as pessoas e os próprios políticos andarem a dizer que os Homens da Luta vão envergonhar o país. E os desvios de dinheiro publico, escutas, desemprego, baixas reformas, cortes em tudo.. Isto sim, é que envergonha o país.. As pessoas que deixam aqui comentarios, devem viver abonadas e sem preocupações, mas esquecem-se que o país nao sao só voces, existem mais 10 milhoes...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo20:04

    É a primeira vez que visito o teu blog e num impulso, desculpa lá, não resisto a chamar a atenção: não é "A Desflorada" mas sim "A Desfolhada". De resto acho que a cancão de intervenção [de intervenção ou não] está de acordo com a imagem que temos lá fora. Um país de parolos completamente ingovernáveis ou desgovernados.

    ResponderEliminar
  27. Camões14:02

    O Nuno Duarte que encarna o tal de Jel, deveria ter mais respeito pelas carreiras de José Afonso e José Mário Branco, porque comparar a dele e a destes dois Senhores é o mesmo que comparar a minha com a do Luís Camões.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!