terça-feira, março 15, 2011

São hortas, senhor! São hortas...


Bem sei que um programa não se cumpre num ano e meio! E sei melhor do que ninguém que o programa BejaCapital era para dois mandatos! Porque uma cidade estragada não se reabilita em quatro anos! Porque só os tontos não conseguem ver que para reerguer Beja precisamos de mais do que um mandato!
Mas se o caminho se faz caminhando, importa não esquecer de dar uns passos! E um passo que me parece que já podia ter sido dado era o surgimento de hortas comunitários! Quer em Beja cidade, quer nas freguesias rurais! Especialmente nestas! Especialmente naquelas cujos Presidentes estejam mais interessados em tratar dos problemas da sua gente que de tristes jogos partidários!
Se as hortas comunitárias - tão gozadas neste blogue!!! - eram uma excelente ideia há dois anos, agora, por maioria de razão, são ainda mais importantes! Porque urge um regresso à terra! Porque urge regressar ao básico! Porque em tempos de penúria, todas as ajudas são milagrosas! Porque as hortas comunitárias podem ser o início de uma coisa maior! E porque é exequível! Porque há terrenos municipais que podem ser utilizados! Porque os custos de instalação são baixos! Porque praticamente não têm custos de funcionamento! 
Vamos avançar com isto?!

11 comentários:

  1. Manel00:16

    Buga plantar nabos no jacuzzi?!

    ResponderEliminar
  2. Dica09:34

    A ideia é por demais oportuna e importante, e por respeito a quem necessita e deseja realizá-lo, certos comentários deveriam primar pela omissão de quem os escreve.

    ResponderEliminar
  3. Na minha aldeia, já existem!
    E é a sorte...
    Enquanto olhamos para a enorme variedade de canteiros e plantas que nascem contra a malícia do tempo à procura de um lugar ao sol, esquecemos a triste figura em que ficou a nossa avenida,não é que a obra não fique bonita mas há coisas que, não havia necessidade...
    Não acredito que o Município não tenha um ou dois calceteiros que terminem as passadeiras para os peões...antes que alguém se afogue lá dentro, ou na melhor das hipóteses pense que aquilo é um talhão e vá semear algumas batatas...

    ResponderEliminar
  4. É uma ideia politicamente correcta, mas não sei se o município de Beja está disposto a incentivar tais práticas. Espero bem que sim!
    Apenas posso contar a minha experiência,em Lisboa, onde já pedi ao vereador Sá Fernandes um bocadinho de terra ao pé do Colombo e ele, há mais de dois anos, nada me disse. Eu sei que há espaços livres na Quinta da Granja, em Benfica.

    ResponderEliminar
  5. maria13:30

    Buga plantar nabiças no jacuzzi?!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:22

    Passem pelas Neves para ver commo se faz!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:37

    Aqui está um sitio onde dava umas excelentes hortas.
    http://bejahoje.blogs.sapo.pt/79640.html

    ResponderEliminar
  8. Já elogiei aqui o que há nas Neves! Porque está aquilo que desejei e lutei por existir! Alias, se me arranjar fotos, coloco-as aqui!

    ResponderEliminar
  9. Acho uma ótima ideia que merece ser operacionalizda! Contem comigo!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:17

    Isabel trabalhe porra, e deixe-se de comentários bacocos e rídiculos!

    ResponderEliminar
  11. Acho uma excelente ideia. E gostava de a ver concretizada em todas as zonas do país. Até porque a quantidade de terrenos públicos que existem por aí destinados ao que se chama de "equipamento", levando anos até as que as autarquias tenham disponibilidade financeira para nos plantarem um jardim à porta, bem que podiam ser aproveitados dessa forma. E em tempo de crise, poderia até ser um recurso válido para nos fazer produzir o que nos faz falta... Temos é todos que ir plantar batatas e nabiças. A mim não me incomoda :)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!