segunda-feira, setembro 14, 2009

O drama do eleitor...



Para quem não vota em rebanho e gosta de pensar pela sua cabeça é dramática a escolha do dia 27 de Setembro! Terminados os debates e agora que começa a palhaçada da campanha, umas breves notas sobre os cinco maiores partidos!


PCP - era incapaz de votar em legislativas num partido que defende que Cuba é uma democracia e que tem dúvidas sobre a Coreia! Mais. O programa económico do PCP não é de ruptura, mas a tentativa de regressar à ex-URSS! Quando se quer comparar números, o PCP não devia fazer comparações com os países da UE, mas com Cuba, por exemplo! Compare-se o ordenado mínimo, ordenado médio e o nível de vida! Com excepção das praias e das gajas e de alguns aspectos do sistema de saúde, quem tem Cuba melhor que Portugal?

BE - Louça é exímio a criticar! O drama do Bloco é encontrar soluções! Quanto custaria ao país nacionalizar tudo, que país defende Louça, qual o seu modelo de desenvolvimento! Louça odeia empresas e empresários: quer começar com a GALP e amanhã está a nacionalizar os cafés e restaurantes! Discordo de muitas das suas "causas fracturantes" e confesso que tenho pouca paciência para beatos, mesmo que ateus! Por fim: muito do que Louça defende é incompatível com a UE: será que queremos sair da UE e voltar a ser orgulhosamente sós?!

Por fim e vale para o BE e PCP - não tenho paciência para a arrogância intelectual de uma esquerda que se diz verdadeira e os únicos com preocupações sociais, como se quem é de direita se masturbe a ver fotos de crianças com fome e de velhotes sem dinheiro para os medicamentos!

PS de Sócrates - Há claramente dois momentos no Governo de Sócrates, mantendo hoje o que aqui escrevi há mais de dois anos! Foi um excelente PM ao início quando teve a coragem de tomar medidas difíceis! Muito bom na Segurança Social, na Educação (continuo a dizer que as tolices da avaliação não ofuscam o excelente trabalho, que no futuro vamos agradecer), nas energias renováveis, nas reformas impopulares mas necessárias na saúde e na administração pública! Péssimo depois e a crise internacional não é desculpa: inacreditável como o Ministro da Agricultura chega ao fim, péssimo no Ensino Superior (o Gago odeio o ensino, especialmente no interior), sem Ministro da Cultura, irresponsável nos aumentos deste ano (contra mim falo!); mais: a politica de obras públicas deste governo assusta-me e faz-me temer o futuro!

PSD de Manuela - Quem acompanha o blogue, sabe a estima que tive com MFL, que foi crescendo com o passar dos meses! E há dois meses tinha a certeza absoluta que iria votar PSD e cheguei a ponderar assumi-lo publicamente. Mas, sem racismo, não consigo entender a presença do Preto nas listas (o que sabe aquele "omem" para fazer ferreira Leite engolir um sapo destes) e fiquei decepcionado com o programa: dizer a todos o que todos querem ouvir, não é politica de verdade, é populismo! Em contrapartida, gosto da política económica de MFL e ainda acredito que se for PM vai decidir sempre colocando primeiro o interesse nacional!

PP - De todos os partidos é o que tem melhores ideias sobre agricultura e segurança. Aliás: sobre segurança é o único que tem uma verdadeira política! Tem razão no que diz sobre o rendimento mínimo! Mas o PP não é um partido: é um homem sozinho com um misto de efeito eucalipto e talento para incendiário! Portas podia ter construído em Portugal uma verdadeira direita: mas não resistiu à ribalta e afastou de si todos os quadros competentes do CDS-PP.


(não irei responder a comentários neste post!)

21 comentários:

  1. Zé Pedro01:31

    Se Ferreira Leite for PM haverá muita gente a penar, e bem. A classe média afundará, recorrerá a empréstimos(mais ainda)...e acontecerá a Portugal o mesmo que aconteceu à Islândia. Falência...
    Se o privado não investe, o Estado tem que obrigatoriamente investir...daí a preocupação do governo nas grandes obras públicas.
    Ela congelou tanta e tanta coisa admitindo ainda congelar os salários...criou impostos e taxas sendo um deles e muito polémico o dos combustíveis...
    É má...admitindo. Muito má.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo02:08

    Não sei em quem votar.

    Analisando ao longo dos anos, constato que o melhor período foi o de Cavaco (menos os últimos 2 anos).

    O Ps está no governo há 11 dos últimos 14, que balanço se faz...

    Tenho pena como português de mais uma oportunidade perdida, que começou bem, principalmente na educação, na saúde , nas energias renováveis (tou a saber das vantagens disso na pele)mas depois....

    Quantas PME estão a fechar e já fecharam, este governo foi o pior inimigo das PME e que importantes são...

    Estas eleições vão ser um dilema, e que dilema...

    Por exclusão de partes, de PCP e BE nem pensar, pois não quero ser a venezuela nem cuba da Europa. É fácil para esta gente dizerem o que lhes apetece, pois sabem que nunca serão governo. Basta ler os programas eleitorais.

    mas devia ter a sua piada, se estes meninos tivessem poder, no dia seguinte, 90% das multinacionais fugiam, a bolsa ..., as grandes empresas portuguesas nacionalizadas era lindo ver os seus lucros, basta recuar alguns anos para ver como foi.

    Que PS vai existir o dos dois anos iniciais ou o dos dois últimos?

    MFL está preparada? é a grande duvida...

    PP - que pena. proporcionalmente é dos que tem melhores quadros, desde um bagão félix, (faz lembrar a integridade do Cavaco) com as melhores ideias, quer económicas quer de solidariedade, mas é o que o h disse vive muito dependente do PP.

    Olhem, pensem e decidam que eu vou fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo08:36

    O Bloco de Esquerda e sem duvida o melhor!
    Porque nao ve-los a governar?
    Afinal, nunca la estiveram!?
    Aqueles que governaram portugal, esses sim! Nunca fizeram nada!!!
    Foi tudo uma grande vergonha!!

    ResponderEliminar
  4. LGhttp//:alvitrando.blogs.sapo.pt12:51

    H: Porque não compara também o que defendem os partidos do sistema (capitalista, para que não restem dúvidas) com os países do mesmo sistema (capitalistas) mais atrasados e com regimes muito "democráticos"?!... Ou será que todos os países do sistema capitalistas são desenvolvidos e têm regimes democráticos?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:28

    se não vai comentar, já não dá pica deixar comentarios!!
    Gosto de o ver nervoso!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:13

    O Sistema Capitalista é que é bom, veja-se agora os americanos, grandes "manifs" contra um sistema de saúde universal.
    É isso que nós também queremos?
    Queremos também uma Segurança Social privatizada (o PS diz que o PSD o vai fazer, mas foi Sócrates que começou já nesta legislatura a privatizar parte da dívida, a assumpção da dívida de um banco falido teve directamente a ver com este assunto), é pena que os portugueses não sejam mais atentos ao que se passa neste país.

    Votar PSD é uma opção, gosto mais do original, do que uma cópia mal tirada.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:15

    Eu voto BE, nunca governaram, quero ver como se portam, vamos dar-lhe a hipótese de mostrar o que valem, se não fizerem um trabalho válido, mudam daqui a 2,5 anos.

    ResponderEliminar
  8. Percebo que não comentes.
    É o teu pior post desde há muito tempo, muito mesmo.
    Nem é registo de sátira porque inclui vários elementos de objectividade analítica, nem é análise política porque está polvilhada de gracejos.
    Mas se a hibridez da concepção é defensável, embora no caso não resulte feliz, o pior mesmo é a intencionalidade caricatural. Tão caricatural que te afasta irremediavelmente do referente que a sustenta, a ponto de não o conseguirmos reconhecer. Ou seja, perdes de vista a análise e produzes fantasias que só por bondade dos estigmas, das ideias feitas, dos preconceitos, e das vacuidades, é que tocam a realidade.
    Melhores post´s virão!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22:09

    Sr. H, gostei muito deste post, ao contrário de certas pessoas que não gostam de ouvir críticas negativas dos partidos que representam ou defendem. Chega de fundamentalismos ideológicos. Só existe um partido e esse é Portugal. O resto é conversa.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:27

    Eu tive um sonho, de que os portugueses um dia votarão nulo numa maioria de 50% + 1 e haverá justiça para penalizar as mafias que nos (des)governam e criar um governo sério, sem parasitas e com verdadeiros representantes no parlamento, honestos e patriotas. Que serão avaliados pelo que fizerem na Assembleia Legislativa.
    Da minha parte, eu irei como já há muito tempo, votar outra vez NULO. Não sustento corruptos parasitas que estão conluiados em todos os partidos, as chamadas áreas politicas que mais não fazem que jogar areia para os olhos do povinho e tratá-lo de estúpido.

    ResponderEliminar
  11. Em suma, toca a votar ps que é o menos mau.

    Uma população pouco esclarecida e desinteressada, geraram isto, um tipo incompetente, desonesto, mentiroso e com tiques fascistas a comandar os destinos do país. Depois, uma pequena percentagem de interessados, que numa óptica tipicamente portuguesa, votam segundo uma perspectiva centrada no seu umbigo, nunca olhando o futuro (tampouco o dos próprios filhos), é que escolhe o governo, perante a indiferença de um povo cada vez mais alheado.

    E agora ainda nos atiram com o papão da governabilidade, do ano e meio que durará o governo, etc, será que não ouviram falar da liberdade no voto e no respeito pela mesma? Se este país fosse um pouco mais evoluido e com menos políticos/empresários e vice-versa,etc,etc. os partidos, mesmo sem maiorias absolutas e coligações, entendiam-se na causa comum de fazer evoluir um país.

    Já agora...
    Os media depressa deixaram cair um assunto que lhes é tão caro como a liberdade de imprensa. Claro que me refiro ao jornal das sextas da tvi, com morte e funeral em tempo record (menos de uma semana). Sem sequer falar da mmg (que não colhe muitas simpatias), convém referir que este jornal trouxe assuntos à baila (e não só do ps) que só a seguir tiveram eco pelos restantes media. E isto é um facto. Muita gente, nem teria conhecimento de tanta corrupção no país se não fosse assim.

    Por isto tudo (e muito mais)também já fiz a minha escolha.

    Não resisto a deixar link para o manual "Como Não Fazer Política em Países Civilizados".

    http://rapidshare.com/files/23967307/Livro_Contos_Proibidos.pdf

    Até logo
    Manuel

    ResponderEliminar
  12. Maria J.09:42

    Isso isso dêem força ao bloquinho de extrema esquerda radical e depois queixem-se!

    POSSIDÓNIOS!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:57

    incrível... ainda dizem que o povo é sábio...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18:54

    Ólha a bola manel, ólha a bola ... é bem melhor certas pessoas se entreterem com futebol e deixarem a política ... pelo menos até perceberem alguma coisa acerca do tema.
    Antes de votarem, pelo menos pensem acerca do que vão fazer, os políticos não têm irremediavelmente que ser mentirosos.
    Ainda há partidos com alguns menos maus, é preciso procurar !!!
    Eu gosto de mulheres, onde há uma mulher, nunca escolho um humem, mesmo que ela seja feia ...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo00:55

    Cuba tem algo melhor que Portugal, os médicos e o sistema de educacao totalmente gratis, no entanto nao tem medicamentos o que mete dó.

    Orgulhosamente sós nao soa nada mesmo nada bem.

    Nao me parece que os de direita façam essas coisas hediondas, naturalmente, essa nao é a questao.

    quanto ao ministro da agricultura concordo.
    Quanto á crise internacional fez o que pode gostava de ver fazerem melhor!
    Naturalmente que nao existem sistemas perfeitos...

    Quanto as obras públicas é uma forma de criar emprego, o seu erro é talvez as PME que penso que podiam ter sido mais amparadas, a questao do pagamento especial por conta pode de facto prejudicar.

    Quanto á MFL já todos se esqueceram da crise de 2003. O portugues tem a memória curta.
    A cereja no topo do bolo foi o voto contra aos tratamentos de fertilizacao que custam pequenas fortunas que teve o voto contra do PSD para se tornar em algo que as familias com menor recursos poderiam ter acesso.

    Mesmo um casal que consiga levar 1500 euros no final mes nao tem acesso, falamos de valores que rondam os 10 000 euros, mas pq é que esses "pobretanas" deveriam ter acesso...se fores infertil casa com alguem rico ou nunca teras a possibilidade de ter filhos!

    O PP concordo com a questao da segurança.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo18:01

    Amigos, não falem em CUBA, quando não sabem do que se passa.
    Informem-se acerca do enbargo económico da parte dos Estados Unidos, depois podem comentar aquilo que quiserem, mas aí já falando verdade.
    Se os espanhóis nos fizerem um embargo económico à semelhança dos EUA com Cuba, o que seria feito de nós ... se assim é o que é ...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo18:48

    PCP-CDU ---> e FAÇO OUTRA LEITURA, por sinal... bem diferente da Dr.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo22:42

    Desculpe anónimo das 6.01 já esteve em Cuba?
    Eu estive em cuba e falei com os locais nao fui a cuba para ir só a varadero como é habito de quem viaja.
    Estive la falei com os locais com os miudos com vendedores de rua com portugueses que lá vivem há muitos anos.
    Existe um embargo estúpido desde há umas decadas é bem verdade e do conhecimento geral.
    O ensino é totalmente gratis e mais se uma crianca for apanhada na rua durante o horario escolar prendem o pai, vao busca-lo a casa e prendem-no sabia?
    Cuba tem muita coisa boa, mas tem muita pobreza, muitos adoram o fidel outros odeiam no mas todos com quem falei dizem que tudo menos os americanos pq os odeiam mas isso qq um percebe...

    Mas nao pense que é um mar de rosas pq nao é! estar preso no seu país sem poder sair deve ser muito triste em pleno 2009.

    E acredite que também nao adoro de todo os americanos!! A maior parte sao muito mesmo muito incultos excepto de uma forma geral os nova iorquinos

    ResponderEliminar
  19. Anónimo21:56

    O PCP em Portugal, tem uma linha orientadora muito mais democratica que esses países em que muitos falam.
    O sector privado é defendido; os grupos económicos apenas têm que pagar impostos como todos nós; os sectores da educação, saúde, segurança, energia, devem estar sob a tutela do Estado, como garantia da sua efectiva universalidade. Tudo isto convivendo a par com os privados, no entanto, há que haver a garantia que o sector público tem tanta qualidade, como tem o sector privado, para que ricos e pobres tenham a mesma cidadania.
    Os cargos públicos têm cada vez mais que ser postos a concurso público, a nomeação politica é preversa, constata-se que todos os chefes, coordenadores, etc, ou são PS ou PSD; então e os outros não pagam também os seus imposto? não haverá nos restantes partidos pessoas tão ou mais válidas do que alguns que estão a exercer determinadas funções? Apenas com concursos públicos, isentos, se consegue combater o compadrio, a cunha, e efectivar verdadeiramente a cidadania e a própria democracia.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo21:57

    É isso que o PCP faz na Camara de Beja?

    ResponderEliminar
  21. Anónimo21:20

    O PCP tem uma forma de trabalhar impar em Portugal, há uma enorme coordenação, planeamento, um trabalho muito grande, antes de executar. Não compreendo as criticas (até porque me parece que essas criticas são puramente filosóficas e não sentidas), no entanto respeito.
    A verdade é que dependendo da sensibilidade de cada um, assim se gosta mais, ou, se gosta menos, de determinada atitude. O PCP trabalha sempre com um fim - O BEM COMUM.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!