domingo, janeiro 16, 2011

A Marina de Carlos Ruiz Zafón

Desde que a Sombra do Vento me escolheu, há uma meia dúzia de anos, que me apaixonei por Zafón: não sentia nada assim desde que conheci Garcia Marques ou antes disso Kundera. Redescobri o fascínio pelo autor no seu magnifico Jogo do Anjo, como escrevi aqui, num interessante debate!
Marina não está ao nível dos seus seguidores, ainda que o autor diga que é o seu filho predileto! O enredo não nos envolve, a história não nos esmaga, o dilema moral não nos levanta delicadas questões de consciência. Mas... o raio do homem escreve melhor do que a maioria das mulheres fornica! Ele não escreve sobre Barcelona: ele faz amor com a cidade, senta-nos nas suas ruas, passeia ao nosso lado pela deslumbrante Barcelona, mostra-nos os recantos da cidade, coloca em nós a semente da paixão pela Catalunha!

5 comentários:

  1. Já fez dois anos que estivemos na conversa? A verdade é que já tinha visto no site do Zafón a notícia do novo livro, mas acabei por me esquecer de a partilhar contigo. Peço desculpa!

    ResponderEliminar
  2. O tempo passa...
    A Marina foi escrita antes, mas só agora publicada em Portugal! Não é inesquecível... mas vale sempre a pena ler!
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Chengdu00:20

    Acho até criminoso haver gente que diz não ter conseguido ler o "Cem anos de Solidão".Devia-lhes crescer um rabito.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:15

    (A-NÓNIMO) Continuo a achar curioso como pessoas com opiniões sociais, politicas,clubisticas etc podem ter pontos em comum tais como determinados autores de leitura.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!