segunda-feira, março 01, 2010

Quatro meses depois...

Se não estou enganado - algo que acontece muitas vezes - faz hoje quatro meses que Pulido Valente começou a exercer o seu mandato autárquico! Um mandato que tem sido bastante criticado!
Do lado dos comunistas, sempre que se mexe um vaso começam a gritar perseguição, numa postura que não surpreende ninguém, continuando a apostar nos boatos e nos ataques pessoais; no caso dos socialistas, ouvem-se vozes descontentes, daqueles que defendiam que uma desratização na câmara e apedrejamento de todos os que directa ou indirectamente tenham estado ao lado dos 35 anos vermelhos!
Para quem entende que o papel de uma liderança é agradar a todos, este foi um mau inicio de mandato: mas essa não é nem será a forma como gosto das lideranças, como aqui expliquei!
Obviamente que nem tudo foi perfeito! É imperioso melhorar a comunicação, há projectos que estavam pensados que já podiam estar em execução - o museu do azeite, por exemplo -, falta apoio do partido na defesa de algumas posições e no combate à desinformação, como urge perceber que é importante reforçar a equipa dentro do Município! E digo-o de forma clara e sem merdas: se há muita gente competente dentro da CMBeja, também há largas dezenas de pessoas na Instituição e nas Empresas Municipais que são funcionários políticos do PCP, entraram com cunhas, são incompetentes e tudo vão fazer para que as coisas corram mal! E esse é um perigo que é parvoíce fingir que não existe!
Dito isto, que fique claro: deu-me um gozo do caraças ter sido parte do projecto Beja Capital!

23 comentários:

  1. hpalma01:02

    Parece que este executivo também não consegue evitar o problema da cunhas, segundo o que consta lá para o Parque de Materiais com a entrada do familiar de um cabeça de lista...
    Assim não ganham a confiança e credibilidade do povo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:07

    Parece-me que quatro meses é pouco para se poder avaliar, uma vez que a casa ainda está a ser arrumada!
    No que respeita a minha area profissional, devo referir , que efcetivamnete há mudança de postura da camara, algo que não se passava , positivamente fomos surprendidos!!!!

    Quanto ao nivel pessoal e falo como residente de Beja, amanha terei algo a dizer....

    ResponderEliminar
  3. Anónimo02:32

    Neste momento, é complicado dizer o estado da arte na camara de beja..

    Quem é comuna diz cobras e lagartos do que por lá se passa.

    Os socialistas, por estarem no poder, apoiam tudo em nome de uma tal de nova liberdade (que ainda não percebi muito bem o que possa ser..).

    Eu, que nao apoio nem uns, nem outros, sinceramente estou algo perdido, até porque a informação não é muita mas suponho que, como em tudo na vida, a verdade (porque virtuosismos aqui não há muito..) esteja algures no meio...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:35

    Concordo plenamente com a sua opinião no que respeita à comunicação municipal. É pouco mais que uma lástima. Em termos de estratégia, em termos técnicos e em conteúdos. O senhor vereador Miguel Góis que se diz perito em comunicação esta a revelar todas as suas (in)capacidades. Mas como também é ele que domina a cultura e o desporto da câmara... estamos no boim caminho

    ResponderEliminar
  5. hpalma - aparentemente, aquilo que fala, é mais um dos mtos boatos!

    ResponderEliminar
  6. "Do lado dos comunistas, sempre que se mexe um vaso começam a gritar perseguição, numa postura que não surpreende ninguém, continuando a apostar nos boatos e nos ataques pessoais" ...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11:45

    Da minha parte, que não vivo em Beja, devo dizer que estou satisfeito porque quando digo que nasci em Beja já não veem os comunas dar-me pancadinhas nas costas e os que não são comunas já não me olham de lado como se eu viesse da cortina de ferro ou fosse um leitor de K7s a precisar de updates.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:01

    E assim falou o teórico do regime. Para ler as entrelinhas...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:27

    Os que estão a admitir agora são todos apartidários e competentes.
    São da familia mas não faz mal.
    Ou esta história da admissão de familiares é mais um dos boatos?

    ResponderEliminar
  10. Hugo Silva Carulo12:32

    Embora, através da hermenêutica se possa adjectivar a palavra DEMOCRACIA, com múltiplos sentidos, é no respeito das pluralidades de opiniões e das diversas ideologias que ela ganha substância.
    O que é premente não é a perseguição de quem tem ideias antagónicas, como alguns defendem, pois tais perseguições foram feitas incansavelmente durante 35 anos (não faças, o que não gostas que te façam). O que é inevitável é separar o trigo do joio, ou seja, os competentes dos incompetentes e, partidarismos à parte.
    O projecto Beja Capital, tem sem margem de dúvida pernas para andar.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:27

    H, ficaram caladinhos, caladinhos, caladinhos! ehehehehe

    ResponderEliminar
  12. Anónimo14:56

    Desculpem-me lá mas bastaram 4 meses para a cidade e o concelho poderem experimentar uma maior liberdade, sem dúvida e outro atendimento e postura também. O pessoal da CDU anda completamente desnorteado e demasiadamente nervoso, continuando a acusar diariamente por tudo e por nada tudo o que mexe. Mas 4 meses ja deram para ver uma dinamica diferente para melhor. Ainda não consegui foi perceber como é q há certa gente que ainda diz que ja deviam ter feito isto e aquilo: são 4 meses e não 34 anos! Mas mesmo assim, basta ouvir as radios todos os dias e percebe-se que a camara fala de projectos, ideias e iniciativas do municipio e nao de Greve e Manisfestações como no tempo da CDU, essa é q é essa. E esse anónimo que parece que tem um fetiche com o Miguel, mais valia era tar calado porque fossem todos como ele e eram de certeza pessoas trabalhadoras, honestas e amigas não lhe importando de q partido sejam. Cresçam democraticamente, aprendam a ser parte de uma sociedade moderna onde ninguem manda em ninguem!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo15:08

    Nao sou amigo pessoal do Miguel Gois, mas pelo que me apercebi no tempo em que ele trabalhou na U.L.S.B.A.pareceu-me ser uma pessoa bastante dinamica e enprendedora, por isso creio que quem ganhou foi a camara de Beja com a sua entrada e que perdeu foi a U.L.S.B.A. com a sua saida, esta é a minha opiniao apartidaria


    P.S.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18:18

    Este post nesta altura podia querer dizer uma de duas coisas:
    1º Que estes 4 meses foram tão bons que tinham que ser enaltecidos;´
    2º Que não foram assim tão bons e tinham que ser justificados.
    Pois parece-me que a 2ª hipótese é a que ao caso se aplica.
    Mas o que mais se surpreende não é a justificação para a existência do post, o que me surpreende, e desilude, é o facto de o H achar que a "única" coisa que poderia ter sido feita e não foi é o Museu do Azeite.
    H que falte de conhecimento da realidade (o que também não me parece que seja o caso).
    Neste momento, é mesmo o que preocupa os bejenses é a falta do Museu!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Pedro19:48

    4 meses de mandato é pouco tempo, mas era para haver alguma obra feita, ou pelo menos, haver o lançar da 1ª pedra de vários projectos falados durante a campanha. Quando falo de obra, não falo de cimento e tijolo. Há cadernos mais importante e que já há muito se fala, e nestes últimos meses ninguém tomou uma decisão:
    - parque de campismo
    - estádio Flávio dos Santos
    - melhoria na recolha de lixo
    - cidade mais limpa
    - atrair investimentos
    - ...

    A cidade não pode ficar estagnada só porque alguns velhos do Restelo gritam cada vez que aparece o Sol. Mas também não convém dar razões para os velhos do Restelo gritarem todos os dias...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo21:41

    4 meses, nem chega para arrurmar a casa. Arranjar pessoas de confiança e preparar o terreno, para avançar. Ver quem é bom trabalhador e quem só pensa em coçar-se, ou quem vive a pensar no partido e em bloquear o trabalho em prol dos municipes. E esses é lembrar-lhes que o ordenado que recebem vem dos nossos impostos e não do PCP. E que agora com o novo SIADAP é muito facil despedirem-se trabalhadores.Por isso não sejam PARVO(A)S
    O primeiro ano não irão fazer grande coisa, pois ha muitas dividas para pagar, e compromissos já antes assumidos. Sabemos com o que contam e seremos pacientes.

    ResponderEliminar
  17. @anónimo do Museu - Admito e respeito que não acho importante. Não ignoro que para muita gente seja mais importante o Marco Paulo vir ao ano novo do que o Museu e Centro de Estudos do Azeite!
    Apenas, discordo destes, porque entendo que este projecto é fundamental para o desenvolvimento regional!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo22:54

    Meu Kerido H
    Erro crasso este post.
    dê espaço de manobra ao novo executivo.
    4 meses não chegam para conhecer o sitio exacto da cadeira e da secretária quanto mais reclamar-se o que quer que seja.
    Tenham calma, comunistas e socialistas, que as boas obras, em qualquer área, necessitam de bons alicerces.
    Quem ganhou precisa de tranquilidade para trabalhar.
    Por isso, deixem-nos trabalhar.
    Este post fazia sentido no terceiro ano de mandato.
    Peço desculpa pelo reparo mas....
    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Meu Kerido Vidigueira - quando uns me acusam de exigir demais e outros de exigir de menos, tenho a sensação que a exigência foi a suficiente!
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. H: Permita-me uma nota, que é uma crítica ao que me pareceu transparecer do que escreveu: Uma câmara municipal, como qualquer outra organização já existente, tem uma cultura organizacional, um património e recursos, dos quais os mais valiosos são os trabalhadores. Quando muda a "administração" é legítimo esperar-se que tente mudar a cultura organizacional, através de uma política e uma prática diferentes. Parece-me um erro crasso tentar fazer isso contra os trabalhadores, porque estes são “dos outros” e, por isso, “urge perceber que é importante reforçar a equipa dentro do Município!”. Julgo que o caminho correcto seria o de tentar ganhar a confiança de todos e melhorar o seu rendimento. Isto é que provaria a melhoria da gestão. É só a minha opinião.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. Lopes Guerreiro - Não estamos em desacordo! Defendi no passado e mantenho que devem usar-se os recursos existentes e que há muita gente competente. E não é por acaso que várias pessoas ficaram nos lugares que tinham, mesmo lugares de confiança política, mesmo tendo muitas vozes do PS contra!
    Mas não devemos ficar iludidos: há demasiados que não o são, que entraram por meios imorais e que tudo estão a fazer para que tudo corra mal! E nesse caso é preciso ter a coragem de enfrentar de frente as situações. E até vou mais longe que fui no post! Se eu tivesse responsabilidades - e não tenho, nem executivas, nem de aconselhamento - mantinha todos os dirigentes por alguns meses, com novas directrizes! Quem cumprisse ficava, quem não cumprisse sairia!

    ResponderEliminar
  22. H: Estou completamente de acordo com a parte final do seu comentário. E já tive oportunidade de actuar dessa forma.
    Haverá assim tantos "que entraram por meios imorais e que tudo estão a fazer para que tudo corra mal", como afirma? Quantos? Quem são eles? A afirmação parece-me demasiado grave para ficar pela generalidade, não acha? Não andarão a ver alguns fantasmas? Não aprecio que se transfira para os trabalhadores (enquanto tal) o combate político, usando-os como arma de arremesso.

    ResponderEliminar
  23. LG - Há muitos, mas mesmo muitos, que ao longo destas décadas entraram de formas imorais! Aliás.. eu próprio concorri para a CMB há doze anos e lembro-me bem da pouca vergonha que foi!
    E a questão não está nos trabalhadores (ou reles funcionários, como outros diziam) mas em algumas pessoas com responsabilidade: deixe-me fazer-lhe uma pergunta: acha que os boys do PSD desejam que Sócrates caía da cadeira pelo interesse público? Ou que aqueles que ficaram no aparelho, estão preocupados com o interesse geral?!
    Cumprimentos, discordantes!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!