terça-feira, março 16, 2010

CMBeja (Com Adenda)

Foi aprovado ontem* - finalmente - o orçamento da CMBeja, com os votos contra da CDU. Questionados sobre a razão do voto contra, fontes próximas esclareceram que votaram contra, porque sim!

* aprovado na reunião de Câmara. Agora vai para a Assembleia onde a maioria é CDU. Vai ser animado...

Adenda: as razões do PCP, no sítio do costume!

Com outra Adenda: uma reflexão interessante de Lopes Guerreiro

37 comentários:

  1. Porque SIM não deve ser bema justificação para votar contra.

    Tente lá averiguar melhor as razões de tal tomada de posição.
    Sempre ficava com o post mais completo.

    É que assim parece uma noticia da radio pax.

    Tem razão a sessão da A.M deverá ser bastante animada.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:49

    Gosto sobretudo da justificativa do voto. Porque sim é uma das justificativas favoritas das crianças. :)

    ResponderEliminar
  3. Lenin - Obviamente que o post carrega ironia! Sobre as razões, não foram - ainda - tornadas públicas, pelo que não tenho como as conhecer! Mas estou certo que alguém próxima da oposição, virá aqui trazer luz sobre as motivações...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:57

    Ao que parece já perceberam que é melhor não porem o Miguel Ramalho a falar, agora só escreve justificações e... "porque sim"! Mas sinceramente, nunca esperei que a CDU votasse contra o orçamento. Sempre pensei que se abstivessem. Mas a Assembleia Municipal está decidida e o PCP vai-se abster de certeza!

    ResponderEliminar
  5. http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/36511

    Aqui ja se encontram algumas razões do voto contra.

    ResponderEliminar
  6. Lenin - agora que há reacções, está a Adenda!
    E a AM vai ser ainda mais interessante: vai a CDU manter a decisão ou vai viabilizar o orçamento desautorizando os vereadores do PCP na CMBeja?

    ResponderEliminar
  7. Sabe h., eu comungo consigo de um problema, às vezes sou parvo! Então não é que quando cliquei no link da adenda, fiquei surpreso de não ir parar ao sítio do pcp beja mas antes ao da RVP?!

    Será que é nessa rádio que os eleitos comunistas decidem as intenções de voto?!

    Acho que o pc em beja já está como o socrates a nível nacional... Não há qualquer espécie de vergonha na cara!

    ResponderEliminar
  8. JH - há um texto neste blogue que adoro: quando afirmei que Francisco Santos e José Sócrates eram almas gémeas! O gozo que me deu ser insultado por comunistas e socialistas...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:08

    Eu sei que é um pouco estranho verem noticias com o natural direito ao contraditório, mas daí a fazerem eco disso vai um bocadinho bom.
    Naturalmente que a noticia da Rádio Voz da Planície está éticamente correcta ouvindo as duas partes, que quem está habituado a ver as noticias na rádio Pax estranha um bocadinho.
    É o costume, no stio do costume...

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - eu conheço a frase, uma mentira muitas vezes repetida torna-se verdade! Mas.. nem sempre...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16:12

    H, veja a coerência do PCP!
    Relativamente ao voto contra por parte da CDU, este Executivo não compreende essa tomada de posição negativa, uma vez que foram envolvidos no processo desde o início, nunca tendo apresentado quaisquer entraves nem objecções ao documento no âmbito da sua discussão inicial e enquanto documento estratégico. Assim, não tendo apresentado essas objecções e uma vez que as razões apresentadas são altamente demagógicas, fica claro que reflectem uma estratégia que põe a nu que a CDU pôs deliberadamente os seus interesses partidários acima dos interesses do município, uma vez que mesmo tendo conhecimento da situação financeira da autarquia (tendo aliás sido responsáveis pela mesma) optam por uma postura demagógica e negativa. Como exemplo, e para responder a uma proposta apresentada de aumento do apoio a colectividades, para o município poder aumentar o montante dos apoios ao Movimento Associativo em 5% teria de se aumentar essa rubrica do orçamento em cerca de 161% relativamente ao inicialmente apresentado pela CDU em 2009, uma vez que esse valor final iria reflectir e ter de responder não só à sub-orçamentação realizada no ano anterior, como também aos montantes que estão por pagar. E isso seria pura demagogia tendo em conta a situação do município.

    ResponderEliminar
  12. Acredito que ira ser bastante interessante.

    Não concordo qd diz que se a maioria CDU na assembleia viablizar o orçamento estará a desautorizando os eleitos na CM.

    Eles fizeram o que lhe compete, assumiram a sua posição, neste caso contra o orçamento apresentado.
    Assim como a assembleia fará o seu papel, são dois orgãos distintos com competencias diferentes.

    Acho que a posição de um não condiciona a do outro.

    Eu pessoalmente prefiro a ortotanásia á eutanásia

    ResponderEliminar
  13. lenin - se o documento for alterado na AM, é um outro documento e o que afirmei perde sentido!
    Mas, se for o mesmo, sem alterações, não compreendo como chumbar num órgão e aprovar no outro, não será uma incoerência com desautorização dos primeiros!
    Porque o documento ou é bom ou não: se não é bom na CMB, tb não será na AM! Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo16:32

    @ Anónimo 16H12.
    Repete com exactidão e alguns melhoramentos os termos da nota de imprensa que o GIRP acabou de remeter às redacções há minutos atrás. Ou seja, senhor vereador MG, vá verear em vez de andar nos blogues e verá que consegue melhorar o orçamento para as associações e para a cultura sem ter que fazer a sistemática queixinha dos antigos inquilinos.

    ResponderEliminar
  15. @anónimo - não faço ideia de quem fez o copy paste que se refere: mas pela sua resposta, fica claro que pertence aos órgãos de comunicação que receberam a nota de imprensa! Mas.. não consigo imaginar qual seja o órgão! Quiçá o Sol?!

    ResponderEliminar
  16. @anónimo - e eu que estava certo que era do SOL!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo17:20

    Como h sabe e bem as notas que deveriam ser de imprensa, não vão apenas para a comunicação social, certo?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo17:27

    Já agora alguem sabe quanto é que cresceu a rubrica de despesas de representação, comparando com o ano anterior? Porque parece que é nesta rubrica que se cabimentam as viagens e outras mordomias.

    ResponderEliminar
  19. A verdade19:16

    @ Anónimo das 16:32
    Desculpe lá mas como é que você sabe que o GIRP remeteu o quê e quando!? Que estranho! E já agora para que o anónimo se enterre ainda mais: eu vi o Vereador com o Eng. Barriga e outro perto do Estádio relvado a essa hora a que se reporta o comentário desse que diz que é o Vereador. Ai ai ai ai!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo19:17

    Eu vi essa noticia da Câmara no site da Câmara.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo22:02

    Meu Kerido H
    A salvação deste orçamento ainda vai ser o PEC.
    Esperemos para ver, porque a "vontade" para fazer, está ausente do Municipio de Beja.
    Ai, ai, onde está a C@pital.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Anónimo22:56

    No primeiro comentário que aqui deixei, pretendi críticar o pc pelo facto de se apropriar da RVP no intuito de dar a conhecer a sua versão dos factos, quando não deveria ser esse o local indicado.

    Algumas respostas depois, li aqui que o executivo havia essa informação (aprovação do orçamento camarário para 2010) no site do próprio do município. Por mera curiosidade entrei no site da CMB.

    Ainda consegui ficar mais estupefacto.. Eu devo ser mesmo muito asno mas se já não se me afigura ser o site da voz da planície o local indicado para servir de voz às razões/críticas do pc beja, menos me consegue parecer que o sítio oficial da Câmara Municipal de Beja, local onde devem ser prestadas informações e serviços (jamais opiniões partidárias), o local correcto para escrever o que lá está escrito!

    É vergonhosa a confusão partido-câmara! Quer-me parecer que, da confusão praticada entre a anterior força política e os serviços da autarquia (motivadora inclusivé de queixas crime junto da entidade competente), tão amplamente criticada há semanas, nada se retirou, tendo mesmo sido feito tábua rasa desse ignóbil exemplo, para a seguir se vir precisamente a fazer igual ou pior!

    Ensinou-me o h., quando foi meu professor, que jamais se pode confundir o património societário com o património dos sócios....

    Parece-me ser cedo para se ter que recordar que câmara alguma é pertença de partido algum, o que outrossim existe é a força política de determinados partidos ser maioritária em determinadas câmaras. Caso do PS em beja.

    Quando me respondeu que tinha adorado escrever o post xico santos e sócrates como almas gémeas, perguntei para mim "qual será então a do pulido?". Mal sabia eu que a resposta me seria dada de imediato...

    É por estas e outras de idêntica espécie que ninguém acredita na política...

    jh

    ResponderEliminar
  23. Anónimo23:20

    Meu Kerido H
    Apos ter lido o comentário anterior, senti curiosidade de ver o que estava escrito na página da CMBeja.
    Um pequeno comentário.
    Foi para isto que o meu amigo tanto se empenhou na eleição de Pulido Valente?
    Lamentavel e vergonhoso o que se escreve nessas linhas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  24. Anónimo23:22

    Alguns comentadores no seu fanatismo nem reparam no ridiculo em que caem, estão a criticar um órgão de comunicação social por ter dado voz ás duas partes envolvidadas (CDU+JPV)numa matéria em que as duas partes são naturalmente opositores.
    Tirem a pala dos olhos

    ResponderEliminar
  25. H, não me lembro de ver nenhum post seu nos tempos em que a autarquia era CDU, sobre o sentido de voto da oposição, se estiver enganado corrija por favor.
    Não me recordo igualmente de ver qualquer post com referências às sistemáticas votações contra e às orientações dadas aos eleitos nos vários orgãos, pelo PS, no tempo em que a CDU era maioritária em Juntas de Freguesia, assembleias de freguesia, etc. Na altura estas questões não tinham importância pelos vistos, perfeitamente perceptível.
    E já agora a importância que é dada aos votos contra dos vereadores CDU a este orçamento, que foi entregue propositadamente em cima da hora num claro desrespeito pelos mesmos e não lhes permitiu análise cuidada do documento, é só uma manobra de diversão para esconder as viagens e a viatura que tapam buracos financeiros? É só uma pergunta!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo09:04

    Desculpem-me lá, mas isto parece o mundo ao contrário! Eheheheh, então uns tipos que fizeram e fazem asneiras políticas (e talvez não só) umas atrás das outras, que cometeram alegadamente das maiores irregularidades, criticam o quê? Um comunicado por parte da Câmara Municipal com explicações e considerações acerca do orçamento e do sentido de voto, etc? Mas já chegámos à Madeira ou q? Não vi lá nada escrito que fosse contra qualquer regra democrática. Tenham paciência e deixem de atirar areia para os olhos das pessoas! Sinceramente. Froça Jorge, deixa-os falar e continua o bom trabalho que estás a fazer... é que as pessoas já não caem outra vez nessas conversas de café e boatos esfarrapados!

    ResponderEliminar
  27. @jh e vidigueira

    Embora tambem não concorde que o site da camara seja o melhor sitio para divulgar o "comunicado" ou lá o que é, não me parece de todo descabido que o executivo municipal use o site da autarquia para divulgar aos municipes os constrangimentos e opções tomadas no orçamento apresentado em reunião de camara...

    ResponderEliminar
  28. Anónimo10:52

    E que tal o site divulgar também as razões do voto da CDU? É quer queiram quer não também os vereadores da CDU fazem parte do executivo certo?

    ResponderEliminar
  29. Anónimo14:25

    sien, eu percebo que queres dizer, afinal as pessoas são as mesmas.. agora o que está em causa é as funções, porque quem governa beja é a câmara municipal e não o ps!

    dou de barato que tal apelidem de preciosismos mas isto também se aplica ao governo do país.

    em jeito de analogia, sócrates é o PM, não o ps e por um qualquer acaso, são as duas faces da mesma moeda, sendo que maioria das vezes o não são e nem tampouco o portal do governo é utilizado pelo ps, enquanto partido politico para criticar outras agremiações políticas! seria só o que faltava para ver a total falta de ética política (houve quem lhe chamasse pântano) onde andamos submersos..

    há uns anos ensinaram-me importância de de não confundir a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras e o sucedido em beja (com estes comunicados e respostas de pc e ps) é paradigmático da apropriação dos partidos políticos face aos cargos que os seus eleitos exercem!

    um abraço charles!

    jh

    ResponderEliminar
  30. Finalmente, uns minutos pra responder!
    Anónimo das viagens - não faço ideia, mas fiquei curioso. E se for inferior ao anterior, mtos vão ter de engolir mais sapos!

    ResponderEliminar
  31. Boga - escrevi inumeras vezes palavras críticas sobre o sentido de voto dos eleitos do PS em Beja. Estranho nunca ter reparado! Aliás, muitos desses post, alegadamente, foram reunidos por militantes do partido e estão arquivados! (também há post a falar sobre isso!).

    ResponderEliminar
  32. Kerido Vidigueira e JH - Vou arranjar uns minutos para cuscar o site da CMBeja para tomar posição! Honestamente desconheço do que falam!

    ResponderEliminar
  33. Jh e Vidigueira - não gostei do parágrafo final! Não o tinha colocado!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo15:12

    entao jh e que tal nao confundir a rainha do broche com o broche da rainha lol

    ResponderEliminar
  35. Anónimo15:52

    versão hardcore do mesmo que, por mero pudor preferi não colocar. ainda bem que temos um anónimo corajoso que não tem medo das palavras (só de colocar o nome)..

    a talho de foice, sempre me deu 1 certo gozo ser conotado com a defesa dos bermelhos!

    jh

    ResponderEliminar
  36. Anónimo11:34

    só deixo uma pergunta:
    se a CDU está tão preocupada com um aumento de 20% no orçamento das colectividades culturais, porque razão nos últimos anos(2/3) não fez o mesmo, ou chegou mesmo a reduzir o que já dava?
    é tão bonito dizer para fazer o que nós não fizemos!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!