segunda-feira, março 01, 2010

Coisas assim tipo que nem sei muito bem (ou até sei...)

Começo hoje um novo semestre. Já são 12 anos de Ensino Superior e daqui a um mês completo dez anos de IPBeja. Sempre amei dar aulas: é patético reconhecer, mas é aquilo que mais prazer me dá fazer! (tanto como aquilo que está a pensar!).
Mas pela primeira vez, vou começar sem vontade! Não vou explicar as razões - ainda não é o momento - mas subir a enorme rampa da Estig não tem sido um prazer. Felizmente, há os alunos...

24 comentários:

  1. Anónimo15:48

    Sem dúvida o melhor Professor que tive na Estig. Já temos saudades suas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:24

    Se sair da estig, perdemos o nosso melhor professor, dos poucos que se preocupa com os alunos e dá aulas que valham a pena

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:29

    Não me diga que os seus amigos da Cãmara não lhe arranjam lá um lugar?

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - até você sabe que não estou porque não quero. Aliás, até parece que há um lugar vazio para Direito. Mas só admito pensar em caso de concurso público!

    ResponderEliminar
  5. @primeiros anónimos - Obrigado! Mas parece que segundo as regras novas, serei um docente entre o mediano e o medíocre!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:21

    Se o Professor Hugo é mediano, seria interessante saber quem são os bons!
    2º ano de turismo!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:24

    Nao foi o senhor que criticou as manifestaçoes dos prof, porque elas eram injustas? entao agora ja lhe estao a tocar nos machinhos, doi nao doi?

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - critiquei e mantenho tudo o que disse (muitos agora mudaram de opinião, mas a minha é a mesma, mesmo quase isolado!)
    Sou defensor da avaliação, acho que se deve premiar o mérito e não vou colocar em causa os critérios, sejam eles quais forem, por absurdos que sejam!
    Aliás, nada no post se refere à avaliação!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:42

    H: Não há umas escadas como alternativa à rampa?! (lol)

    Força....

    ResponderEliminar
  10. Anónimo19:27

    H é um Prof exemplar.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:54

    Hoje li isto. Certamente teremos muito que batalhar, ou talvez não. É uma achega para o que subjaz ao segundo ideal ... Sorry ...(ver PS)

    Does Promiscuity Prevent Extinction?
    ScienceDaily (Feb. 26, 2010) — Promiscuous females may be the key to a species' survival, according to new research by the Universities of Exeter and Liverpool. Published February 25 in Current Biology, the study could solve the mystery of why females of most species have multiple mates, despite this being more risky for the individual.

    PS. Não me posso identificar .. não quero que ela o seja.

    ResponderEliminar
  12. Seja por que razão for: é pena!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo23:59

    Meu Kerido H
    Se quiser vir para a Vidigueira, quero acreditar que o seu aluno jamais permitirá que o Sr vá para o desemprego.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Kerido Vidigueira- fez-me rir! Agradeço, mas não corro o risco de ficar desempregado. Mas.. que tinha graça eu ir para uma autarquia CDU, tinha! ehehehehe

    abraço

    ResponderEliminar
  15. Anónimo10:46

    Deixe a Estig e fique apenas na ESE!
    LM

    ResponderEliminar
  16. B.L.12:21

    Lamento saber!
    Mas a vida é mesmo assim, por vezes há coisas muito injustas, e essas regras novas que o consideram um professor entre o mediano e o medíocre vêm a confirmar isso mesmo!
    E pergunto eu (não espero resposta):
    Se o sr. é medíocre e os outros que lá andam que todos conhecemos e de quem tanto falamos (alunos e ex alunos) que continuam a ser uma grande pedra no sapato e que mesmo depois de grandes criticas ainda continuam a leccionar?
    É com enorme prazer que digo, que tive um excelente professor de direito, um profissional, como infelizmente, não há muitos!
    Espero que tudo se resolva em bem.
    Beijo

    ResponderEliminar
  17. BL - agradeço as simpáticas palavras!
    Mas acho que fui mal interpretado num comentário que aqui fiz.
    Não vou opinar sobre o futuro sistema de avaliação, que aliás, conheço mal e está ainda em discussão (segundo sei!).
    Apenas aquilo que alguns entendem que deve ser um Professor, não corresponde à minha opinião: faz-me profunda confusão que para a avaliação não conte o que se passa na sala, porque, eu tinha esta ideia imbecil, de que a primeira função de um professor era dar aulas! Mas... venham as regras que vierem.. a malta cumpre!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo14:46

    o H que conheci, não se preocupava com invejosos!

    ResponderEliminar
  19. Olha, Hugo, teres as palavras dos teus alunos aqui, a defender-te, é tudo o que precisas... ou quase!

    Também já tive assim, noutra area, e um dia bati com a porta. Saí nesse dia e nem voltei a pôr lá os pés para ir buscar as minhas coisas... E eu também adorava dar aulas.

    Nem todos os alunos estavam do meu lado e muitos gostaram que tivesse ido embora... porque quem é exigente incomoda sempre alguém... O que tem graça é que muitos anos depois, alguns ainda me falam que eu é que lhes dei as bases todas...

    Maz hoxe o encino é uma fantuxada. Çó cerve para o hego de al-guns e para enxer os bolsus a outruz... Us alunus çó lá estam para paghar as prupinas ke alimentão tudu istu!

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Obrigado Miguel.
    Mas é uma velha guerra: a escola serve para defender os interesses dos alunos ou dos professores!!

    ResponderEliminar
  21. Pedro16:45

    Vou ser seu aluno por o 4º ano consecutivo. Não percebo nada de direito, acho que até abomino o direito. Mas lá por isso não quer dizer que o professor não seja um profissional competente, que o é. A porcaria dos numeros e das aprovações para se receber o subsidio lixam tudo. Como Medina Carreira diz :" o ensino anda a formar analfabetos" e eu concordo, na Estig há muitos. Acho que o professor, pelo que sei de si, não deve ter problemas de consciência, mas um bom profissional incomoda muita gente. Deviam alguns ter 1/10 da sua vontade e profissionalismo.

    ResponderEliminar
  22. Hugo,

    A escola existe para defender o ensino de qualidade. Não para defender aluno, nem para professores. Os professores estão lá para ensinar e os alunos para aprender.

    Mas a razão da escola existir são os alunos, não os professores, muito menos os administrativos e nunca os politicos...

    Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  23. Anónimo00:37

    Bastou uma aula para confirmar o que me tinham dito: excelente professor. Só é pena não dar todos os Direitos!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo00:38

    Bom Professor e todo bom!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!