quinta-feira, março 04, 2010

Estádio...

Segundo a imprensa de hoje, parece que a CMBeja está decidida a reabrir a discussão sobre o futuro do Estádio Flávio dos Santos, uma obra excepcional, completamente abandonada nos últimos anos, perdida numa profunda incerteza. Lanço o repto ao leitor: o que gostaria de ver naquele espaço nobre da cidade?
(ps - não fiz link para a notícia, porque há comentários que dão vontade de vomitar. Ou esmurrar, caso fosse visado...)

32 comentários:

  1. manter as utilizações actuais requalificando o campo e o parque de campismo... lembro-me de haver rumores de que o parque de campismo iria passar para a mata..não sei como vai ser mas discordo porque qualquer dia não há mata!

    ResponderEliminar
  2. Hélice - falava-se nisso. Mas acho que era uma ideia idiota que morreu em Outubro!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:00

    Teve medo de colocar no blog a crónica da Rádio? Pois.. na rádio não deixa provas! Depois os cobardes são os anónimos!

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - não acho que os anónimos sejam cobardes: apenas que há alguns que são tontos. Sobre a crónica da Pax é parte da crónica do CA: amanhã poderá ler na integra aqui e no jornal!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:27

    Eu gostaria de ver o Estadio Flavio dos Santos com um bom sintectico, num dos topos um campo de futebol 7 para os miudos,, com um bom restaurante panoramico, o parque de campismo mudava-se para junto da barragem do pisão em Beringel, e essa zona virada para a ovibeja seria vendiada ao Ramoa para contruir habitaçoes para assim poder ser paga a requalificação da zona desportiva.
    VB

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:33

    Gostaria de ver um belo de um centro comercial, paro nos podermos distrair oa fim de semana,com os olhos postos nas montras sem dinheiro para comprar nada

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:59

    "O Estádio Flávio dos Santos é um marco da cidade, uma parte da sua história, pelo que não se pode aceitar que aquele local seja vencido pela especulação imobiliária: as necessidades de financiamento municipal, não se podem fazer derrubando parte da nossa história colectiva".

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - Texto bonito e bem escrito! Eu não diria melhor...

    ResponderEliminar
  9. Que o Flavio dos Santos faça parte da história da cidade concordo. Muitas vezes lá jogei e muitas mais apitei lá jogos.
    Numa cidade onde há 1 relvado e 2 sintecticos mesmo que faça falta outro sintectico sou da opiniião que devia ser construido no complexo desportico2.
    Tambem os antigos estadios pré-euro, Antas, Alvalade e Luz eram marcos importantes nas respectivas cidades e dos seus clubes e vieram abaixo.
    Na minha opinião era mesmo o tal centro comercial Viva...(ñ sei kuantos) que está planeado para o Carmo Velho que ficaria muito bem neste espaço mesmo no centro da cidade, como acontece por ex. em Olhão, na Guarda, Covilhã...

    ResponderEliminar
  10. Sá - é uma perspectiva defensável. Mas pessoalmente discordo: sempre defendi um CC em Beja, mas não o desejo dentro da cidade!
    Sobre o estádio, aproveitamento desportivo, não é sinónimo de um novo campo de futebol 11, que quiçá seja desnecessário!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:03

    concordo com o centro comercial,ja chega de estadios, podiam construir a feira popular para os rapazes do rendimento minimo prestarem algum auxilio comunitário

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15:05

    e que tal fazer deste espaço o novo pavilhão (em condições) da cidade. D.

    ResponderEliminar
  13. @anónimo - achava mais razoável um pavilhão ali ou adaptar o multiusos?!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15:17

    Pois concordo que seria um bom local para um centro comercial, no entanto, nesta zona da cidade ja se encontram grandes superficies, pelo que teria de haver um especial cuidado com essa situação.

    Outra situação a ter em conta é a enorme desordem urbanistica da zona! Os novos edificios,parece que cairam de para quedas, ficam voltados para onde calha, uns de atravessado etc...

    ResponderEliminar
  15. Isso concordo: há ali prédios e ruas que não lembram a iraquianos!!

    ResponderEliminar
  16. Boas.
    Centro Comercial em Beja parece-me bem, no entanto não me parece o sitio ideal. O CC deve ser construído estratégicamente de forma a dinamizar a zona envolvente, dado que só por si atrai a generalidade da população. Colocá-lo no centro da cidade acabaria por retirar a sua rentabilidade máxima. Assim o Flávio dos Santos, poderia dar lugar a um Flávio dos Santos revitalizado, associado às piscinas (caso seja possível), com projectos de desenvolvimento associados a outros desportos com o futebol em destaque porque quer se queira quer não atrai muita gente e ocupações de lazer. Poderiam ser criadas infra-estruturas, que possibilitassem o arrendamento a lojas de desporto clinicas de fisioterapia, enfim alguns espaços comerciais que facultassem uma fonte de rendimento e de dinamismo. Cumps

    ResponderEliminar
  17. Anónimo17:05

    Porque não criar um Óasis?

    ResponderEliminar
  18. @anónimo - Oásis? Como?!!

    ResponderEliminar
  19. Luís Palminha20:54

    segundo boatos, o projecto imobiliário para o local contempla um elevado índice de construção.

    no meu entender, esta solução é aceitável, mas certamente que se poderá construir algo que traga muito mais valias à nossa cidade.

    acho que o parque de campismo não deve ser revitalizado naquele local. considero que o mesmo tenha um novo destino.

    penso que parte daquele espaço pode dar origem a uma nova entrada para a piscina municipal descoberta e beneficiar a mesma de melhores infraestruturas, bem como construir um novo tanque. dito isto, e visto que a piscina municipal coberta não serve os melhores interesses do município (e até me questiono sobre o porquê da sua construção em formato "miniatura") acho que se deveria estudar a possibilidade da piscina descoberta se tornar uma piscina coberta no inverno (o melhor exemplo que conheço é a piscina do Belenenses em LX). Se esta solução não se demonstrar viável (e atenção que o exemplo que dei, funciona na perfeição à muitos anos) , acho que o local pode contemplar mesmo a construção de uma nova piscina coberta, que possa albergar provas nacionais e quem sabe internacionais. O restante espaço envolvente serviria para habitação e escritórios (ou até mesmo a incubadora de empresas), mas não seguindo os já muito conhecidos princípios do "pato bravo" alentejano. já chega de construção barata, já basta de quarteirões em "U". proponham a jovens estudantes da área de arquitectura e urbanismo propostas inovadoras de habitação e/ou serviços com novas metas de sustentabilidade. Beja deve continuar a apostar na sustentabilidade.

    ResponderEliminar
  20. Era importante que o espaço do Flávio dos Santos, que tantas recordações me traz, não fosse cedido à voragem urbanística.

    Há várias razões para tal, desde a hipotética destruição de parte de um património histórico-cultural, que é a memória colectiva dos habitantes da cidade (suponho que a destruição da praça da república haja bastado), passando pelo eventual desaproveitamento de um espaço de excelência onde, a meu ver poderia estar um parque da cidade II e até pelo necessário afastamento da suspeição que recái sobre o porque do parco resultado eleitoral obtido pelo PSD nas últimas autárquicas.

    ResponderEliminar
  21. BEJAKI08:35

    e que tal um parque aquático?? com condições, escorregas e essas coisas todas.um pólo de atracção turística na planície, uma aposta diferente. Lembram-se do Beja Aquática?? Nas Neves.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo11:46

    Mais construção para habitação?
    - não faz falta na cidade

    Para o futebol?
    - deve ser concentrado onde está neste momento, é suficiente.

    Um grande pavilhão multiusos, parece-me muito bem, não somente para os actuais desportos de pavilhão que existe em Beja, como outros que lá podem ser praticados, exemplo Ténis.

    E esta a tese que defendo, integração de um espaço que complete as actividades envolventes:
    - pavilhão municipal
    - ténis
    - piscina

    Complementada com espaços verdes.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo16:30

    UMA Praça de toiros nova multiusos, como em evora, elvas ou redondo

    ResponderEliminar
  24. Anónimo17:43

    Por acaso nunca tinha equacionado a possibilidade de um novo tauródromo em Beja, fora da cova onde se encontra a Varela Crujo.

    Estimado anónimo, olhe, concordo plenamente consigo, até porque seria um novo e mais capaz espaço de espectáculos (tauromáquicos e não só), permitindo também nas próprias instalações desse mesmo multiusos a fixação de espaços comerciais!

    Referende-se isso que o meu voto será favorável!

    jh

    ResponderEliminar
  25. Anónimo22:04

    Um kartódromo, complementado com áreas de lazer !
    Já chega de prédios à Barreiro (é a pu7a da lei que é preversa, mais prédios = mais sisa ou imi).

    MG

    ResponderEliminar
  26. Anónimo22:28

    É claro que gostaria de ver um CC tão perto de mim de modo a poder ir a pé mas.... temos que pensar em prol da cidade e não de nós próprio pelo que acho que deveria nascer ali um espaço verde da cidade que fosse preenchido com zonas destinandas à hotelaria, com esplanadas e um ou dois restaurantes. Deveria manter-se no local algo que relembra-se o complexo desportivo que em tempo ali houve (ainda há...).
    Na minha opinião o Parque de Campismo deveria sair daquele espaço e ir para uma zona periférica à cidade.
    Quanto ao CC pode ficar mesmo fora da cidade pois é mais do que sabido que não irei sem ser de carro (é como ir ao Continente a pé só porque se vive ao pé dele. E quem é que depois carrega as compras??????)

    ResponderEliminar
  27. Anónimo22:29

    É claro que gostaria de ver um CC tão perto de mim de modo a poder ir a pé mas.... temos que pensar em prol da cidade e não de nós próprio pelo que acho que deveria nascer ali um espaço verde da cidade que fosse preenchido com zonas destinandas à hotelaria, com esplanadas e um ou dois restaurantes. Deveria manter-se no local algo que relembra-se o complexo desportivo que em tempo ali houve (ainda há...).
    Na minha opinião o Parque de Campismo deveria sair daquele espaço e ir para uma zona periférica à cidade.
    Quanto ao CC pode ficar mesmo fora da cidade pois é mais do que sabido que não irei sem ser de carro (é como ir ao Continente a pé só porque se vive ao pé dele. E quem é que depois carrega as compras??????)

    ResponderEliminar
  28. Anónimo22:35

    Aproveitando essa alteração, poderia também incluir-se a Piscina Municipal e o Pavilhão Desportivo, já que são locais da cidade pouco "bonitos" e desaproveitados nos dias de hoje. Seria uma boa ideia juntar tudo e aproveitar para aliar o "verde" ao desporto, sem ser o desporto de massas tipo futebol. O Pavilhão como já se encontra na zona e não faz sentido desaproveitá-lo (construir outro deve ser uma questão para esquecer) poderia melhorá-lo e aproveitá-lo para outros eventos como espectáculos. Será que ainda há os festivais de Patinagem Artistica? Que saudades dos tempos em que frequentava tal equipamento na Patinagem (na altura não achava.... mas enfim coisas da idade!)

    ResponderEliminar
  29. Anónimo22:36

    Aproveitando essa alteração, poderia também incluir-se a Piscina Municipal e o Pavilhão Desportivo, já que são locais da cidade pouco "bonitos" e desaproveitados nos dias de hoje. Seria uma boa ideia juntar tudo e aproveitar para aliar o "verde" ao desporto, sem ser o desporto de massas tipo futebol. O Pavilhão como já se encontra na zona e não faz sentido desaproveitá-lo (construir outro deve ser uma questão para esquecer) poderia melhorá-lo e aproveitá-lo para outros eventos como espectáculos. Será que ainda há os festivais de Patinagem Artistica? Que saudades dos tempos em que frequentava tal equipamento na Patinagem (na altura não achava.... mas enfim coisas da idade!)

    ResponderEliminar
  30. Anónimo22:36

    Aproveitando essa alteração, poderia também incluir-se a Piscina Municipal e o Pavilhão Desportivo, já que são locais da cidade pouco "bonitos" e desaproveitados nos dias de hoje. Seria uma boa ideia juntar tudo e aproveitar para aliar o "verde" ao desporto, sem ser o desporto de massas tipo futebol. O Pavilhão como já se encontra na zona e não faz sentido desaproveitá-lo (construir outro deve ser uma questão para esquecer) poderia melhorá-lo e aproveitá-lo para outros eventos como espectáculos. Será que ainda há os festivais de Patinagem Artistica? Que saudades dos tempos em que frequentava tal equipamento na Patinagem (na altura não achava.... mas enfim coisas da idade!)

    ResponderEliminar
  31. Anónimo02:28

    é só spam!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!