quinta-feira, abril 15, 2010

Aeroporto do Alentejo - Beja

Por estes dias, blogues próximos do PCP têm reclamado e com toda a razão, para o facto do Aeroporto do Alentejo situado em Beja estar a perder terreno para aquele aeródromo situado em Évora! E fazem bem estes bloggers em trazer para a discussão o tema; pessoalmente, perdi a conta de quantas vezes tentei trazer a lume a discussão do futuro do Aeroporto, quando a maioria perdia tempo a discutir as obras e a administração da Edab.
A verdade é que nunca a cidade teve um projecto para o Aeroporto: perdidos em guerrinhas impotentes, mais preocupados com dividendos partidários do que com o futuro da região, deixámos terminar a obra sem responder ao mais importante: para que queremos este Aeroporto! É verdade que na campanha autárquica a BejaCapital procurou pensar o futuro e determinar uma estratégia! Mas isso só por si não basta! Agora urge que o município crie as condições que dependem de si - invertendo o longo atraso e estagnação - bem como que pressione o Governo Central para fazer o que lhe é exigido, mormente a certificação da pista e explicar aos militares que eles não mandam no aeroporto. E controlar a ANA! Se é esta a solução, então que rapidamente surja a ANA Regional e que tenha a missão de proteger os interesses do Alentejo e não de Alcochete e Algarve!

22 comentários:

  1. Anónimo12:16

    Estes textos são do melhor H. Aliás, o blog faz lembrar os primeiros tempos: muito ironia, muitas entrelinhas! Soberbo post!

    ResponderEliminar
  2. Pedro14:02

    A culpa não é da CDU, porque por mais discussões que houvesse o poder Central é quem decide.

    Nós não vivemos em democracias onde o poder regional tem muito peso na tomada de decisões. Mas esse é outro assunto, e um dos factores que enfraquece a nossa democracia, já que para construir uma grande projecto, por exemplo, a nova auto-estrada, estamos sempre dependentes do poder central. O mesmo não acontece na Madeira, onde conseguem realizar tudo aquilo que sonham.

    Enquanto não houver uma mudança, vamos ser sempre esquecidos. Porque quem está em Lisboa, não consegue ver o que existe para além do Tejo (Alen Tejo). Só quando querem votos ou construir grandes empreendimentos hoeleiros...

    ResponderEliminar
  3. Pedro14:03

    A culpa não é da CDU, porque por mais discussões que houvesse o poder Central é quem decide.

    Nós não vivemos em democracias onde o poder regional tem muito peso na tomada de decisões. Mas esse é outro assunto, e um dos factores que enfraquece a nossa democracia, já que para construir uma grande projecto, por exemplo, a nova auto-estrada, estamos sempre dependentes do poder central. O mesmo não acontece na Madeira, onde conseguem realizar tudo aquilo que sonham.

    Enquanto não houver uma mudança, vamos ser sempre esquecidos. Porque quem está em Lisboa, não consegue ver o que existe para além do Tejo (Alen Tejo). Só quando querem votos ou construir grandes empreendimentos hoeleiros...

    ResponderEliminar
  4. Pedro - Há condições que dependem do Município! E que não foram criadas! Como há outras que dependem do Governo e que temos de exigir!
    Não quis procurar culpados: mas não inocentes nem pêgas virgens!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:17

    Mas que condições é que não foram criadas pelo municipio, pode dar só um exemplo?

    ResponderEliminar
  6. Posso dar vários! Um Parque Empresarial para receber empresas, fazer alterações no PDM, ter uma posição activa na procura de investimento, exercer pressão - não queixume - ao Governo Central, criar condições fiscais para a instalação de empresas, ter uma política urbanística atractiva para os investidores, auxiliar a Edab na procura de investimento! Quer mais?!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19:19

    Faltou sempre no passado uma coisa chamada ESTRATÉGIA .

    Agora face aos factos e aos actores existentes já no terreno e em que a ANA é a futura mandatária com previsão de a curto prazo ser privatizada, tem que existir uma intrevenção governamental.

    Senão, a máquina emperra apesar das boas vontades locais e as decisões para as soluções não vão aparecer a curto prazo .

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:32

    @17:17

    Pode colocar-se a questão ao contrário: que condições é que foram criadas pelo municipio comuna?! Nenhumas ou seja as mesmas que em 35 anos afastaram todos e quaisquer investidores da cidade.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo20:13

    Continuamos a viver do passado. Meus amigos o futuro depende do presente.
    Quem está a governar a autarquia é o PS, estão criadas todas as condições para que o aeroporto seja uma realidade ... assim os nossos autarcas tenham essa capacidade.
    Este é o ponto fulcral, parece que até agora, a preocupação tem sido com uma divida (que me parece mais virtual, não vi ainda provas cocretas).
    Pulido prometeu o que poderia fazer e aquilo que não podia, apenas por razões eleitoralistas.
    Agora que está instalado não pode regeitar culpas, é ele que governa a autarquia, é ele o protagonista principal,é a ele que compete fazer pressão perante o governo.
    Queriamos mudança, ela ai está. Está na hora de mostrar que se deu verdadeiramente uma mudança. Não basta falar no que foi feito no passado, até porque todos sabemos, temos que exigir progresso para a nossa região, apoiar os nossos empresários, não deixar que a ANA utilize o nosso aeroporto apenas para carga, tornando-o de segunda categoria.
    Em último caso, compete-nos a todos criar sinergias para levar este projecto a bom porto.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - concordo com parte do que diz! Mas essa de que a dívida não existe, só pode ser piada! Porque a vergonhosa dimensão da dívida é assumida por toda a gente! E se não viu, pergunte a quem não recebia da autarquia há nove meses! (média de atrasos!)

    ResponderEliminar
  11. Anónimo20:55

    Para qu~e tanto escandalo com os nove meses, este executivo já lá está á 6 meses e ainda não pagou a muitos fornecedores e instituições e não venha com essa da falta de dinheiro porque tem havido dinheiro para cartões de crédito, carros novos, viagens ao estrangeiro e estes não vendem a crédito.
    E já agora o que diz que o antigo executivo não fez são um conjunto de lugares comuns e outras questões aplicam-se inteiramente á postura do actual executivo

    ResponderEliminar
  12. @anónimo - limitei-me a responder a questões que me foram colocadas nos comentários! E não as consegue colocar em causa!
    E, se leu o post, não andei a procurar culpados, mas a procurar soluções!

    ResponderEliminar
  13. Sabes o quê é que costumo dizer nestas ocasiões? Meio a sério, meio a brincar digo que a culpa é dos alemães! Construiram essa coisa, abandonaram-na (não sem antes renová-la completamente...) a dizer: desenrrasquem-se agora com isto!

    ResponderEliminar
  14. Desde que tive conhecimento deste blog que sou um leitor assíduo. Não há dia que não dê uma olhada nos devaneios do “H”.Muitas vezes tenho a tentação de me deixar levar por uma certa brejeirice que nos alimenta o âmago. Sabe bem falar dos problemas do burgo e discuti-los. Sou um anti comunista convicto e consciente do que estes fizeram pelo mundo fora e do que querem fazer no nosso país. Aqui em Beja relembro algumas das batalhas deste partido: o ataque serrado aos militares da Base Aérea, agora o ataque à câmara, no parlamento é sempre a mesma cassete etc. No caso do aeroporto, não há nada que Évora tenha ganho a Beja. Meia dúzia de aeronaves de uma escola com pouco mais de uma dezena de alunos. Uma pseudo fábrica de ultra-leves. Para uma cidade património mundial e com o triplo da população de Beja, francamente acho pouco. Em relação ao aeroporto não vou bater no ceguinho é um caso político, ao contrário do resto, os militares continuam a fazer obras de beneficiação dos caminhos de rolagem de acesso à pista para o tráfego ser mais expedito, de qualquer maneira o aeródromo está pronto para a aviação. Aproveito para agradecer os momentos de boa disposição, e já agora, também dos que o seguem, falemos de coisas que nós próprios podemos mudar na nossa cidade: o lixo fora dos contentores, de uma maior ligação entre os serviços públicos. Viva Beja.

    ResponderEliminar
  15. Zig - tens tanta razão...

    ResponderEliminar
  16. Pika - terá a sua razão! Mas em tempos de miséria, todas as migalhas são banquetes...
    Cumprimentos e obrigado!

    ResponderEliminar
  17. Notícia de última hora:

    Aeroporto do Alentejo - Beja, único aeroprto na Europa em que o tráfego aéreo não sofreu qualquer alteração devido às cinzas vulcânicas da Islândia, ou seja mantem-se tal e qual como à três dias atrás.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo14:31

    A coisa está bem encaminhada a ter em conta isto: http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/37241

    ResponderEliminar
  19. @ultimo anónimo - Depois dessa notícia, talvez perceba melhor o post!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo22:00

    essa da escola de pilotos de evora ter pouco mais de dezena de alunos deve ser para rir...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo13:05

    Pika, vocês aí em Beja parece que gostam de se estar permanentemente a comparar com Évora. Porque será? Concordo com quase tudo o que diz excepto no que respeita à Escola de Pilotagem. Não fale do que não sabe. Trata-se de uma ESCOLA DE ELITE do melhor que existe na Europa que soube (e bem) aproveitar as excelentes condições do NOSSO Alentejo para aqui investir.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  22. Respondendo ao "anónimo" em relação à pseudo elite da escola de pilotagem de Évora, não lhe vou adiantar muito mas para uma tão excelente empresa nota-se uma grande falta de profissionais. Começando nos elementos que trabalham na pseudo torre de controlo que mais não são do que meros curiosos, onde os militares da torre de Beja vão fazer alguns biscates, já para não falar nos ordenados elevadíssimos que a empresa paga aos seus funcionários....uma miséria, em relação aos instrutores parte deles são pilotos da Força Aérea que lá vão fazer umas horas, agora digo eu não fale do que não conhece.Para terminar a empresa já esteve para fechar pelo menos por duas vezes.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!