terça-feira, abril 20, 2010

Conselho de Opinião (Com Adenda)

Estive a vasculhar agendas antigas e presumo que este mês o Conselho de Opinião complete o seu quarto aniversário, quase duas centenas de programa. No meu caso - e sei que posso falar em nome dos primeiros integrantes do programa - o convite do António Lúcio foi uma imensa surpresa! No jantar em que nos conhecemos para começar a preparar o programa, ainda me recordo de alguém perguntar - salvo erro o Daniel - e será que alguém vai ter paciência para nos ouvir?!
Quatro anos depois a resposta é afirmativa: por estranhas razões o Conselho é dos programas com mais audiência na nossa rádio regional - presumo que já terá tido mais, mas é apenas uma impressão - e tornou-se uma tertúlia obrigatória onde semana após semana falámos de tudo e de coisa nenhuma. Com largas dezenas de convidados! (aliás, só tivemos uma recusa até agora!).
Um programa que se tornou referência no debate, não raras vezes atacado e ridicularizado na blogosfera, a chamada prova provada que a dor de cotovelo é uma coisa realmente tramada e tende a atacar os ressentidos(as).
No meu caso pessoal, aqueles fins de tarde de terça começaram a ser um agradável ritual: fiz amizades no programa, conheci pessoas admiráveis, aprendi a ouvir os outros comentadores e os convidados, sendo que, não o esqueço, parte do meu percurso cívico está intimamente ligado ao Conselho de Opinião, onde partilhei momentos inesquecíveis.

Adenda das 16.15: No programa de hoje, vamos fazer um balanço destes quase seis meses de nova autarquia. Em estúdio vai estar o Vereador Miguel Góis (o que significa que a caixa de comentários vai ser atacada pelos clube de fans no Miguel, onde vão demonstrar que a responsabilidade dos aviões estarem parados na Europa é dele e do Pulido!)
Adenda Dois: Como se percebeu no texto, este foi o meu último Conselho de Opinião. Não o disse antes, porque entendi que o devia fazer primeiro aos microfones da RP e perante os meus colegas de programa, só depois no blogue. As razões são puramente profissionais e tenho muito a agradecer à RPax. Também mentiria se não assumisse algum cansaço e o desejo de menos exposição nesta altura! Sobre alguns comentários que aqui fizeram e outros em outros blogues, são opiniões que respeito: cada um é livre de assumir o que pensa e tenho profundo respeito pelas dores de corno de algumas pessoas...

43 comentários:

  1. Anónimo00:53

    oLÁ, hUGO

    Está a querer dizer que se vai afastar...não posso...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:24

    Isto é para rir ou para chorar? O ridiculo tb mata...

    ResponderEliminar
  3. segundo anónimo - terá a gentileza de me iluminar e explicar o que acha tão ridiculo?!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:01

    Não percebo o post, mas oiço quase sempre e acho um excelente programa de divulgação da cidade!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:00

    Entre este programa e os Marretas a diferença pende favoravelmente para o lado dos Marretas, percebeu agora?
    Não tens espelhos em casa?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:48

    O Hugo não precisa de advogados de defesa, mas penso que os espelhos que ele tem em casa só podem mostrar um homem lindo, inteligente e com uma grande capacidade para entender pessoazinhas como voce e sorrir...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19:51

    Então a história dos aviões não é da responsabilidade dos comunas que dirigiram a autarquia durante 30 anos (naquele período pré 25 de Abril). Atenção aos tiros no pé, deve doer!!!!

    ResponderEliminar
  8. ultimo anónimo - não mudo uma linha ao que escrevi estes últimos anos sobre o Aeroporto de Beja e sobre a responsabilidade da situação actual! E... não tenho dores nos pés!

    ResponderEliminar
  9. @anónimo - Em que estação de rádio passam os marretas? Se me disser um que tenha tido nos últimos anos mais impacto, aceito a crítica! E é cedo para oferecer como exemplo o de quarta com o RM, RSS e JPR, uma vez que está a começar!

    ResponderEliminar
  10. Isabel Silva21:55

    Oh anónimos de merda! vão encher-se de moscas. Ou então de coragem! para poderem falar de igual para igual! A cobardia de quem se esconde atrás do anonimato para vir aqui largar umas baboseiras e encher a paciência dos outros, chega a dar vómitos!
    Além disso, a inveja fica-vos tão mal! E é mais do que óbvia! Palhaços!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo de Merda22:30

    @Corajosa/o Anónima/o Isabel Silva (se é esse efectivamente o seu nome! ...)

    Comentar da forma como o faz aqui ou em outro quaquer blogue/fórum é exactamente o mesmo do que aquilo que tanto critica nos "anónimos de merda". Será que não se deu conta disso?

    Quem é a/o sr.ª/sr, o que faz, onde vive, onde trabalha, que idade tem, ... ?!

    Qual é mesmo a sua opinião sobre o fim do Conselho de Opinião da RPax? :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:32

    Ainda vai aparecer aqui algum comuna ressabiado a acusá-lo de terminar o programa para ir para algum "taxo" dado pelo pulido!!!!

    O costume ...

    ResponderEliminar
  13. Ana Maria22:48

    "Até tenho medo" de dizer isto e de provocar aqui o aparecimento dos tais comentários a cascarem em vocês, mas gostei muito do programa de hoje. Gosto de ver dois jovens como o Hugo e o Miguel a terem posturas verdadeiramente dignas!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo de Merda v.2.023:09

    ou muito me engano, ou deve ir para director do Diário do Alentejo!

    ResponderEliminar
  15. anónimo - Há meses que deixei claro que não tenho o menor interesse para dirigir o DA!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo01:24

    Quem é a corajosa isabel silva?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo01:26

    Para quem não ouviu o programa da RP aguardo o balanço dos seis meses, aqui, no próximo dia 30. Espero que não decida encerrar o blogue antes desse dia.

    ResponderEliminar
  18. Isabel Silva09:08

    Identifiquem-se os anónimos, que eu identifico-me.

    ResponderEliminar
  19. @anónimo - irei deixar aqui um texto, onde repito o que disse no Conselho de Ontem! Como sempre faço!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo14:30

    Há gentinha tão previsível: sem coragem para assumir o que pensam, fazem piadinhas privadas! Perguntam se o ridiculo mata, mas não disfarçam a inveja!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo14:32

    Ar puro, finalmente!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo14:33

    A cidade está mais pobre sem o fabuloso "opinion maker"... EU NEM DURMO JÁ SÓ DE PENSAR NISSO.

    ResponderEliminar
  23. @anónimo - Não sei se deixa de dormir, mas vir aqui deixar vários comentários, diz muito...

    ResponderEliminar
  24. anónimo 14.30 - Por vezes, temos de respeitar a dor de corno alheia! Eles não têm culpa...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo16:19

    Uma pena a sua saída! Ouvia com regularidade o programa e gostava bastante dos seus contributos, nem sempre concordando consigo! E achei graça às boquinhas de alguns seus colegas da blogosfera!

    ResponderEliminar
  26. @anónimo - Obrigado! Mas não é a primeira vez que conselheiros deixam o programa e que este continua. Não sei quem me vai substituir, mas fará o mesmo ou melhor!
    Sobre essas boquinhas.. antes de acontecerem, escrevi no post que o iam fazer! São pessoas específicas, que têm a opinião delas e que a expressam da forma que o seu carácter lhes permite! Não valorizo! São coisas da vida!
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo17:12

    Ainda continua a história de ires para Director do Diário do Alentejo?

    ResponderEliminar
  28. Anónimo - parece que sim, apesar de reiterados desmentidos!
    Infelizmente, alguns continuam com a mentalidade de que sempre que se discorda de algo, escondemos por traz um qualquer interesse muito feio! Uma questão de espelhos...

    ResponderEliminar
  29. sobre a coisa dos anónimos já pouco há a dizer.. é muito louvavel a coragem que se tem ao chamar de tudo e mais alguma coisa a alguem, quando não dizemos quem somos. acredito até que quem o faz se sente inteligente por tal..

    quanto a si h., já lho disse ser meu crer que se expôs em demasia e que caso o projecto pelo qual deu a cara corra mal, parte dessas responsabilidades ser-lhe-ão assacadas!

    da mesma maneira que não concordo nem concordei com muito desse projecto (sempre disse que mudar apenas por mudar, para trocar o encarnado pelo rosa, de nada servirá)e em consequência o não apoiei, sempre lhe louvei a coerência que manteve durante todo este tempo pré, durante e pós eleitoral.

    talvez seja o melhor que faz afastar-se um pouco destas lutas (as quais estou certo não terem sido travados com base em interesses ou ambições particulares), mas o chato é que durante algum tempo terá que gramar com estas coragens destes fabulosos anónimos. talvez o melhor conselho que possa dar seja o de lhes responder quanto for director do diário do alentejo!

    haja paciência...

    ResponderEliminar
  30. Anónimo20:14

    Uma coisa é clara: o facto de sair do programa, deu que falar! Destacado em alguns blogs! Pense positivo: é sinal que ouvem as coisas que diz!
    Continue sempre o mesmo, com humildade e convicção!
    PC

    ResponderEliminar
  31. Anónimo22:31

    Destacado mas não pela positiva... não sabem ler?

    ResponderEliminar
  32. ZÉ DO CASTELO22:45

    Não será o inicio da saida de cena de uma das muitas pessoas , que tal como eu , acreditaram que com JPV seria possivel alterar-se qualquer coisa na nossa Cidade ?
    Passados 6 meses de gestão de JPV qual o balanço ? -- ZERO.
    Se de facto 10 % do que consta na cidade acerca da gestão de JPV for verdade , então será melhor fecharem a porta.

    Nota : dispenso qualquer resposta do Grupo daquele rapaz que foi eleito em 4 º lugar na lista de JPV.

    ResponderEliminar
  33. anónimo do destaque - agora faz-me lembrar aqueles que vêm todos os dias ler, porque não gostam...
    E termino, dizendo o óbvio: foi uma agradável surpresa perceber que as minhas palavras incomodam muita gente! É um sinal muito positivo! Ficava terrivelmente preocupado se algumas pessoas gostassem de me ouvir: era sinal que dizia muita parvoice!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo23:36

    Natural a saída começava a ser hora de justificar a inércia da gestão JPV e afins e isso ía (vai) ser muito dificil

    ResponderEliminar
  35. @anónimo - as razões são apenas profissionais! Até porque não tenho de justificar nada, que não sou eleito e como tal não tenho responsabilidades na actual gestão!
    Por outro lado, não fujo a dar opiniões, nem me escondo!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo09:52

    Esse sr. ZÉ DO CASTELO votou tanto no Pulido Valente como eu votei no PCP! Isto já não há paciência. E compreendam de uma vez por todas que as pessoas fartaram-se disso mesmo, dessa constante maldicência!!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo12:41

    ui razões profissionais... tá bem melga

    ResponderEliminar
  38. @anónimo - então na sua cabecinha, que razões é que são?!

    ResponderEliminar
  39. Anónimo20:06

    Tanto alarido por causa de um cidadão abandonar um programa de rádio. Não vejo o porquê de tanta conversa.
    Quanto aos vários anónimos que postam tanta opinião, já tenho imaginado, se não será por acaso, o autor do próprio blog.
    Quem fala se si, pode em nome de alguem elogiar-se, em nome de outro falar mal, e até em nome de alguém que não é anónimo, sendo-o. Pois afinal quem é o senhor JHonrado? Poderia ser o caro H.

    ResponderEliminar
  40. @anónimo das 20.06 - e nunca ponderou a possibilidade de você ser eu?!
    De eu escrever para mim sobre mim, eu comigo e sendo v.exa eu próprio ou uma imagem da minha imaginação?!
    Aliás, há sempre a hipótese de eu ser o único leitor do blogue, não é?!
    PS - se o JH quiser, ele responderá! Ou ele sou eu! O que nessa cabeça é sempre possivel!
    PS - posto isto, concordo consigo: tanto alarido e tanta boca, por ter deixado um programa, que até continua, sendo que, fui a 4 pessoa a sair, ao longo destes anos!

    ResponderEliminar
  41. Anónimo21:04

    ;) os outros 3 anteriores foram os teus heterónimos :))

    ResponderEliminar
  42. Anónimo00:51

    Gosto dos 3, foi a conta que Deus fez, e o Homem desfez.!!

    ResponderEliminar
  43. Anónimo17:29

    prefiro nem responder, tamanha falta de inteligência demonstrada por o anónimo que acusa de eu não ser eu! lol

    uma pequena nota, gostei do comentário do primeiro de todos os amónimos, porquanto eu próprio gosto de escrever o bENFICA ;)

    JH

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!