sexta-feira, maio 28, 2010

Centro Histórico, mais uma vez...

Já o escrevi no meu blogue pessoal e hoje repito-o, não é mérito do actual executivo, - porquanto aconteceu com este mas poderia ter sido com o anterior -, mas merece um profundo saúdo de esperança, o facto de a Praça da República ter por estes dias uma esplanada decente. Como merece menção positiva a reabertura no Largo de São João de uma outra esplanada, oferecendo às cálidas noites que se esperam, um espaço para os cidadãos. Como escrevo aqui o desejo que haja inteligência na escolha do concessionário do Jardim Público, para que os bejenses possam usufruir deste espaço absolutamente excepcional, que desde há muito voltou as costas à cidade.

Não procurem nestas linhas encontrar setas ou linchar os culpados: sempre gostei mais de procurar soluções do que perder tempo a encontrar alguém a quem culpar e, numa situação de tamanha gravidade, todos os contributos são imprescindíveis. Por muitas razões, os centros históricos da maioria das cidades portuguesas, não sendo Beja infelizmente um das excepções, sofrem de uma doença cancerígena de um estirpe muito complexa de exterminar, sendo que, não sendo estas esplanadas e outras iniciativas muito mais do que um fraco paliativo, nesta fase da doença, toda a medicação é uma vacina eficaz!

Chamem-me tolo, mas gosto de ver gente a passear nas nossas ruas, de sentir o burburinho de pessoas felizes, de sentir pequenas tertúlias onde se discute tudo e coisa nenhuma, de constatar que a cidade não nos obriga a ficar fechados em casa, mas que nos chama para os espaços públicos. Escrevi no passado e mantenho no presente “que se inventem feiras e feirinhas, pequenos mercados, espectáculos, exposições, que se ofereça vida e alegria a estas ruas onde por estes dias apenas mora a tristeza”, que não se seja fundamentalista e não se tenha medo dos carros, que não sejamos intransigentes no estacionamento, percebendo que a vida é como é, não como gostaríamos que fosse.

Urge repensar o trânsito na cidade de Beja: não apenas se exige uma entrada com dignidade na cidade, um caminho que ligue as pessoas ao centro em vez de as expulsar para as zonas novas, como é preciso repensar o estacionamento, sem a inflexibilidade das recorrentes multas, mormente em locais em que não existem alternativas. Como não se pode continuar a desistir do comércio tradicional! Não tenho soluções mágicas nem uma varinha de encantar, mas podemos olhar para soluções que foram tentadas em outras cidades, tendo a inteligência de saber copiar o que funcionou razoavelmente bem, dando algum ânimo àqueles que por teimosia persistem em lutar contra o que começa a parecer inelutável.

E lutar pela criação de novas empresas, ter o condão de saber receber empreendedores, de usar a enorme criatividade e audácia dos nossos jovens, oferecendo-lhes temporariamente espaços, apoio logístico e algum know how, para que ideias talentosas possam conhecer a luz da existência, para que não continuemos a ser uma capital das ideias perdidas e desaproveitadas, ignorando o nosso potencial, abandonando as nossas possibilidades de desenvolvimento. Num esforço constante que tem de ser de todos, sem nunca ignorar que as dificuldades económicas que só os tontos ignoram, dificultam, mas não impossibilitam que Beja seja a cidade que alguns teimam em desejar que seja!



9 comentários:

  1. Anónimo03:21

    MUITO BEM! Sinceramente. MUITO BEM!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:49

    Se do seu texto nascesse uma realidade, nunca mais eu faria versos, como:

    Em ti, nada abunda
    É pequena a rotunda
    É estreita a via
    Um jardim em calçada transformado
    Uma avenida que deram cabo
    Destruiram a mais linda praça que havia

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:28

    Que os seus amigos na Câmara tenham a humildade de o ouvir..

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:03

    Xou bom. Xou msm bom. Xou bué bom.

    ResponderEliminar
  5. @anónimo - não me leve a mal, mas não faço homens! Mas fico lisonjeado!

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a 1ª parte do texto! Basta ir a poucos km daqui até - Moura, tem sempre gente na rua, principalmente de noite.
    Não concordo com a 2ª parte. Há muito defendo a exclusão do trânsito do Centro Histórico de Beja. Farto-me dizer há 27 anos: em Beja, ou casa, ou carro. Para pessoas - nada! Há inúmeros exemplos na Europa onde isto acontece, mas aqui, em Portugal, o pessoal tem que levar o caixote de 4 rodas o mais perto possível de casa / loja / emprego...enfim!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11:21

    Concordo plenamente com o que disse e posso afirmar que a cidade começou a morrer após a grande alteração do trânsito há alguns anos a esta parte. É urgente alterar esta situação, mas julgo que tal questão já está a ser estudada. Nós temos que valorizar as pessoas da cidade de Beja e se estas querem levar o carro até dentro de casa e dos seus trabalhos então não lhe poderemos impor a decisão que entendemos ser a melhor para o embelezamento da cidade, para o sossego, para o ambiente, etc..... Deixem os carros voltar ao centro histórico!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:20

    Dum lado o mar que não nos ouve, do outro lado a Espanha onde os nossos ais não entram

    Miguel Torga

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:57

    Um lugar aprazível e um espaço de mais valia e " vida " para a Praça da República, com uma qualidade / preço muito atractivo.

    Visite e tire as ilacções que eventualmente tenha, a decisão final será sempre a sua ...

    Conviver, trocar umas palavras, beber um copo, está lá tudo à sua espera e com condições ...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!