segunda-feira, maio 17, 2010

Crónica de um PM quase anunciado...

Pedro Passos Coelho vai ser o próximo PM de Portugal. Não se sabe ainda quando, as presidenciais vão arrastar o inevitável, mas dificilmente acaba 2011 sem um novo PM. E será Passos Coelho, porque o PS é um rebanho bem comportado, incapaz de fazer a ruptura por dentro.
Não sou entusiasta de PPCoelho. Gostei quando surgiu há três anos, mas decepcionou-me quando se ajoelhou para pedir apoio ao pior do PSD. Nas últimas eleições, se fosse militante do PSD, provavelmente teria votado Aguiar Branco, ou seja, o pior classificado dos candidatos. E reitero o que antes escrevi: as companhias de PPC assustam-me!
Mas elogiei-o no discurso de vitória. Com a mesma veemência que o volto a fazer hoje.
Os portugueses andavam distraídos a comemorar o Benfica e o Papa e nem se aperceberam que o País viveu na semana passada os seus mais trágicos dias em democracia: estivemos a poucas horas da bancarrota! Ou seja, há uma semana atrás era previsível que este mês o Estado não pagasse os ordenados a ninguém, apenas para dar um exemplo.
O acordo Sócrates-Passos Coelho salvou o País. Porque a alternativa ao PEC é esta!
Se PCoelho não tivesse feito este acordo, o País estava na bancarrota. O Governo demitia-se ou era demitido. Teríamos eleições no Verão. O PSD teria uma vitória esmagadora. Eu sei, o leitor sabe e Passos Coelho sabe ainda melhor do que nós. Mas não o fez: em vez de pensar nos seus interesses egoístas, colocou primeiro os interesses do País. Algo infelizmente raro e que deve ser reconhecido e aplaudido. Com perdas eleitorais, porque é mais simples ser demagógico que responsável!
Agora falta a PCoelho fazer o resto: porque não é possível aumentar mais os impostos, urge criar riqueza. E o plano do Governo é trágico. Como Ferreira Leite sempre disse e não quiseram ouvir! Um plano com verdade, sem a demagogia barata de mandar os ricos pagar a crise, como se todas as pessoas que ganham dinheiro fossem criminosos que urge combater! Um plano que combata o desperdício. Que seja implacável com a corrupção e o compadrio que mata o País. Um plano que mobilize os cidadãos, porque um País não é mais do que a soma das suas gentes: e todos juntos somos capazes!

8 comentários:

  1. Bem, mas o H não pára de ser irónico...à pouco os alemães com os gregos, agora o PSD com o país! Isto mais logo é a ironia do destino milenar de todas as gentes, refiro-me únicamente à morte! Mas isso é outra história.

    Com que então, um partido bom é um partido que se porta mal, que, se, portanto, tomar-mos o BPN como premissa temos então OLiveira e Costa como prémio Nobel da economia. O H é capaz de me indicar uma direcção do "rebanho" PS, anterior à presente, que tenha preparado, permanentemente, uma regeneração do partido?
    PPC prometeu não fazer isso aos portugueses, mas, uma coisa é certa, aumentou-se os impostos, e ele, solidário com Sócrates, juntou-se á causa. Estas coisas nunca são tão concretas como parecem. Promete-se! Mas o resto é, como fomos habituados, a ver passar navios.
    O que é peculiar nisto, e revela, no meu entender, uma curiosa e divertida ingenuidade é como é possível o H dizer que MFL soube e previu, mas que ao mesmo tempo não soube dizer que, no seu tempo(também de bancarrota), não o soube fazer!

    ResponderEliminar
  2. Na lógica bonitinha da coisa... também me apetece mandar aumentar os impostos só para ser a próxima PM. Posso?

    ResponderEliminar
  3. Para não exagerar, digo-lhe que estamos cerca de 96% em desacordo.
    Isto da banca rota estar para acontecer e deixar de estar sem que nada de verdadeiramenete real tenha acontecido é bem revelador do estado virtual em que vivemos, a não ser o espetar até mais fundo a pua a quem já muito pouco tem para ser espremido...
    JS e PPC são gémeos siameses que fazem birras pela sua condição. Ainda haverá alguém que acredite sinceramente que Portugal e o Povo português terá alguma coisa a ganhar com a eventual troca?!

    ResponderEliminar
  4. LG - Há outra alternativa. Tive o cuidado de o frisar...

    ResponderEliminar
  5. Hewitt - O caso BPN é um caso de polícia! Que já devia ter sido julgado e condenado quem há a condenar!
    Independentemente de serem militantes do PSD, independentemente da má supervisão de um membro do PS.
    E fui claro: a corrupção - e nenhum partido é inocente - é um dos cancros do nosso sistema!

    ResponderEliminar
  6. H
    O caso do BPN é um caso de corrupção pura! Corrupção! E corrupção é uma questão política(caso de polícia, mas terão eles armas suficientes?). Uma coisa é saber que há corrupção, outra coisa é provar que há corrupção. E provar é difícil! Cancro? Cancro é o sistema judicial.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:45

    H:
    Quando li o título do seu post até pensei que PM queria dizer «pedaço de caca».

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:05

    Curiosamente, ao ler o seu post, senti-me aliviado, dado achar que era uma "ave rara" por sempre ter achado que, fora eu militante laranja, votaria Aguiar Branco! Pelos vistos não era únco ;)

    JH

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!