quinta-feira, maio 06, 2010

Na ressaca da Feira!

Faz por estes dias um ano, que aos microfones da Radio Pax, defendi que “já á é tempo de acabar com a hipocrisia e publicamente sovar a organização [da Ovibeja]; juntar um grupo de intelectuais na Praça da Republica e dar uma valente sova ao Castro e Brito e aos seus compinchas”.

Venho hoje repetir o repto: porque o que aconteceu na cidade de Beja na semana passada foi uma vergonha! Andamos há anos e anos a vender ao exterior a ideia de um Alentejo pacato, de uma região tranquila, quase desertificado, onde o tempo passa devagar e a vida tem um ritmo alentejano, e no sábado aquele bando de malfeitores, teve a distinta lata de encher a cidade de milhares e milhares de pessoas, naquela que terá sido a maior noite de sempre da Ovibeja, com bichas no trânsito de fazer corar de vergonha os lisboetas! E ainda por cima, essa cambada de estupores, faz a feira sem usar dinheiros do Estado e da Autarquia, gozando com a tradição lusitana de jamais dar um pum sem pedir dinheiros públicos.

Uma feira sem inovação, o que é uma vergonha, porque como todos sabemos, é normal as grandes feiras mudarem tudo todos os anos; mas aquelas mentes tacanhas, só porque têm uma feira que as pessoas gostam e visitam, apostam no mesmo modelo, quando todos sabemos que o povinho é todo burro e as coisas verdadeiramente boas são aquelas onde não vai ninguém!

Ninguém entende como a Ovibeja insiste num Modelo que funciona, em vez de aprenderem com grandes eventos como o Paris Dakar, que inovou há uns anos, não começando em Paris nem terminando em Dakar. O que devia ser uma inspiração para a Ovibeja: que podia perfeitamente começar a achar-se OviÉvora, CabroBeija, AlentejoVaca! Uma outra inovação possível e com certeza bem acolhida pela crítica, seria para o ano as ovelhas usarem biquíni, porque, de ano para ano, usarem sempre aqueles casacos de pele, é uma vergonha: se se percebia quando a Feira era no Inverno, agora era adequado uma noite de Verão! Como em vez de prender as vacas nos Pavilhões, deviam deixa-las em liberdade, a passear na feira; embora isso pudesse não ser propriamente uma inovação, uma vez que organiza garraiadas!

Já para não falar no preço dos bilhetes: quando ver o Desportivo de Beja custa 5 Euros, ir ao ver um filme quase 4, não se percebe a razão de um bilhete para a Ovibeja custar entre 4 e 6 Euros. Andam para aí uns cínicos a lembrar que um bilhete para a Daniela Mercury custa mais do que um livre trânsito para os cinco dias de feira, mas essa escumalha esquece que só vai ver a brasileira quem quer e no caso da Ovibeja, as pessoas são obrigadas a ir à feira!

24 comentários:

  1. Anónimo00:44

    paspalho arrogante. calhando nem lá foi é só mandar bitaites parvos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:12

    Sinceramente nao percebi patavina do que escreveu ,ou estava bebado ou sei la o que....

    ResponderEliminar
  3. ÑCB01:24

    @Anónimo 01:12
    És parvo ou fazes-te de parvo?

    ResponderEliminar
  4. Fantástico mais uma vez! Já te tinha ouvido hoje de manhã e devo dizer que gosto mais de ler-te...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. @anónimos - se me ofender os faz feliz, ofendam-me: porque na vida o importante é a felicidade!
    Cumprimentos e obrigado pela visita

    ResponderEliminar
  6. Só não sabia 1 coisa h., então as vacas estão confinadas unicamente aos pavilhões? Não sabia...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:05

    Quem é que lhe deu o livre-trânsito este ano? É que está tão reconhecedor das virtudes de uma feira para a qual já foi marcada a missa de 7º dia ... terá sido o coveiro Castro e Brito?

    ResponderEliminar
  8. Pedro14:19

    Gostei da ironia. Principalmente neste aspecto, que se encontra inserido no nosso código genético: "E ainda por cima, essa cambada de estupores, faz a feira sem usar dinheiros do Estado e da Autarquia, gozando com a tradição lusitana de jamais dar um pum sem pedir dinheiros públicos."

    Palmas!

    ResponderEliminar
  9. @anónimo - Numa outra crónica, publicada durante a feira, fui claro em dizer que não sou intimo de Castro e Brito e nunca recebi um Euro da Acos, nem cartões!
    Sobre o funeral, será no próximo ano...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo18:08

    Ouvi na Rádio de manhã e fartei-me rir! Parabéns!
    MCB

    ResponderEliminar
  11. O problema é sempre o mesmo. Não creio eu, ter sido este problema influenciado pelo beleza da descarga constante de água, proporcionada pelo enchimento da barragem do Alqueva. Mas, julgo eu, um problema, muito proveniente não só da ignorância como da estupidez. Talvez por inveja. Mas isso é tão banal como o Grimi na defesa do Sporting ou como as intervenções do PCP na Assembleia. Insignificantes. Trata-se aqui do maior problema deles todos, que é sempre o mesmo: cultural.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:25

    O tio Pulido não lhe deu um bilhetinho Krido?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo22:48

    Não sei no meu partido, leia-se PSD não é costume.
    Não me diga que era assim tão intimo do Chico Santos.

    ResponderEliminar
  14. Pois, não lhe sei responder: a mim, nunca nenhum partido me deu nada. O pouco que tenho, adquiri com o meu trabalho.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo23:14

    H: li o seu ultimo há 10 minutos e ainda estou a sorrir!!! à gargalhada!!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo23:15

    @H: li o seu último há 10 minutos e ainda estou a sorrir!! à gargalhada!

    ResponderEliminar
  17. ao que achou graça?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo23:15

    É assim, uns nascem ricos, outros nascem pobres; uns têm que trabalhar, outros, eu não...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo23:17

    leu e não publicou? why?

    ResponderEliminar
  20. Não sei quem é para saber o seu caso. No meu, é sabido que vivo do meu trabalho. E tenho o privilégio de gostar muito do que faço!

    ResponderEliminar
  21. @anónimo - é um problema no blogspot. Recebo no mail mas não aparecem aqui. Daqui a minutos já surgem.
    Como sabe, neste blogue, os comentários aparecem directamente e não apagados.

    ResponderEliminar
  22. LOL

    Adorei este texto - para quando um livro com os teus melhores textos aqui escritos?

    ResponderEliminar
  23. Anónimo19:30

    Os textos de quem?

    ResponderEliminar
  24. Penso que o Zig se referia aos textos de quem escreve este blogue, que o meu caro gosta de ler!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!