terça-feira, maio 11, 2010

Sócrates, católico e benfiquista!

Em condições normais, seria uma idiotice afirmar que o PM esperou por o Benfica ser campeão e o Papa vir a Portugal, para lançar a questão dos novos impostos. Só que há muito Portugal deixou de ser um país de gente normal e confesso que já não estranha se efectivamente isto foi pensado assim e a decisão não se relaciona com uma recente pressão da UE para acalmar os mercados.
Não tenho a visão de intelectual de taberna de que todos os ministros são uns sacanas, que deliberadamente prejudicam o povo em benefício de interesses difusos, pelo que, reconheço, que admitir como verdadeira esta tortuosa conjectura é feio! Continuo a acreditar que José Sócrates é um homem sério - apesar de ter atracção por trapalhadas - e que tenta fazer o que convictamente acha melhor para o País. Como estou certo que durante os dois primeiros anos de mandato foi um excelente PM, com coragem para tomar decisões duras, mas absolutamente cruciais. Mas o PM há muito que está perdido, desnorteado, que perdeu o pulso da governação: porque só quem está perdido baixa o IVA quando as contas não o suportavam, que aumenta 2,9% quando se percebia que era incomportável, que numa tarde joga fora o trabalho de 4 anos na educação, que se recusa a perceber que neste momento não é possível tomar as medidas duras, sem que o exemplo venha de cima, dele próprio, da restante classe política, dessa corja parasitária que são, na sua maioria, os gestores públicos.
Só quem está perdido e os demagogos é que podem continuar a pensar que é com TGV que se consegue a retoma; é mais barato e mais rentável para o País investir milhões a abrir e fechar buracos na rua, do que num comboio que vai custar milhões em investimento externo e uma qualquer exorbitância depois de construído, porque salta à vista que não vai ser rentável!
Estou absolutamente convicto que o tempo de Sócrates terminou: e deixa-me aflito olhar para o lado e não ver alternativas mobilizadoras!

16 comentários:

  1. Anónimo12:27

    Já se fala em aumentar os impostos e cortar no 13º mês. Viva o Benfica!, clube do regime e campeão em nome do desígnio nacional... Que se pode esperar de um país onde a maioria são benfiquistas?...

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão anónimo: o número de benfiquista é o mais grave problema português! Aliás, até estou convicto, que se o Benfica fosse abolido, Portugal saía da crise!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:54

    A culpa neste blog é sempre do vermelho.

    lol

    ResponderEliminar
  4. É o chamado racismo vermelho. Por isso mesmo é que tenho o sonho de que todos possam ser encarnados!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:47

    tanta tanga para não dizer nada já é habitual em si.

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - e mesmo assim insiste em ler-me todos os dias?!
    O meu caro amigo é um masoquista!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:07

    Mais um excelente texto!

    ResponderEliminar
  8. Mas o TGV não será crucial no apoio à economia e, sobretudo e mais importante, no abate ao endividamento do país através de bens transaccionáveis? Não terá sido o TGV de espanha a catapultar cidades desertas para o fluxo da economia espanhola e internacional? Talvez, terei de repensar melhor sobre a influência do benfica na vida quotidiana do país.
    O problema não é Sócrates, são os em redor.

    ResponderEliminar
  9. Hewitt - Nem acho que este seja o momento para discutir as vantagens (ou não) do TGV. O problema é discutir TGV agora!
    E isto não é conversa reaccionária de liberal, porque reconheço que o investimento público agora é crucial. Apenas não estes.
    O projecto das escolas é bom (apesar das adjudicações...); precisamos de investimento público que crie emprego nacional, recorrendo a PME`s. Projectos de recuperação de edifícios públicos, reabilitação de centros históricos, eficiência energética, continuação da boa aposta do Pinho nas alternativas, recuperação de estradas e caminhos rurais, as hipóteses são infinitas.
    Mas que se utilizem bens made in Portugal, com menor endividamento externo, com poupança futura/aumento da qualidade de vida e não grandes investimentos de custos incertos, rentabilidade duvidosa (veja a maioria das linhas espanholas).
    Mais. Quando os aliados do PM são o BE e o PCP, ele tem todos os dados para perceber que está do lado errado...

    ResponderEliminar
  10. Tome-se "em redor" por pessoas dentro do mesmo partido, neste caso o PS.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo18:51

    "precisamos de investimento público que crie emprego nacional, recorrendo a PME`s"

    As Mota Engil do kamarada Jorge Coelho que tudo "ganham" são PME?! LOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    Vc está cada vez mais patético ...

    ResponderEliminar
  12. @anónimo - rogo-lhe que não assine os comentários. Por favor, não envergonhem a professora que o tentou ensinar a ler...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo19:06

    H, de vez em quando, aparecem-te aqui uns perfeitos idiotas!Haja paciência!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo22:03

    De facto o investimento mais disperso, ajuda mais as pequenas empresas e estimula mais a economia.

    Exceptuam-se aquelas obras de "Santa Engrácia", que são executadas, derrubadas, alteradas, refeitas, dilatadas ... enfim, do género - rotunda da bomba da Quinta D`El Rei.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo23:03

    A segunda, da terceira parte do Segredo de Fátima, em verdade vos digo (em primeira mão):
    - Papa não impostor, verá filósofo aumentar impostos;
    - Onda comunista com Jesus atingirá o país;
    - Abençoado 13º mês que do calendário desaparecerá;

    Perdoai-lhe Senhor que eles não sabem o que fazem.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!