quarta-feira, julho 09, 2008

A nova rotunda de Beja...

Beja tem duas entradas mais importantes: a de Lisboa/Évora onde uma rotunda petulante saúda a cidade, esteticamente discutível mas com dignidade e a entrada do Algarve onde erigiram uma maistroideu qualquer, que chamam de rotunda e por acaso até é redonda!
Honestamente, por pura burice minha, desconheço se os ideólogos (ou idiotas) da fita foi a Junta Autónoma de Estradas ou a Câmara Municipal de Beja! Nem isso é importante para opinar!
Quando se faz uma coisa daquelas, há dois tipos de decisão: a decisão técnica e a decisão política!
Não contesto a técnica: admito que o fluxo de trânsito justifique uma entrada directa para o MacPatoDonald e para o Mordelo e o AtéMarchava! Mas depois há uma decisão politica!
E é politicamente indigno que a entrada na cidade se faça daquela maneira, numa viela sem a menor dignidade, reservando a entrada central da rotunda para hipermercados e trampafood! Aliás... até a forma como foi feita aquela coisa a que chamam estrada de acesso à cidade é um aborto técnico, tal a inclinação da curva! Um disparate que envergonha quem o fez!

8 comentários:

  1. Anónimo15:10

    Tem toda a razão: a rotunda é realmente estupida!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:04

    Já andava há muito tempo para escrever sobre isto. Não percebo como se quer revitalizar o centro da cidade e o trânsito é todo canalizado no sentido oposto. Não é necessário encher o centro de carros, mas, deste modo, quase nem se entra em Beja.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:11

    Uma vergonha!!!! Tem toda a razão!! Y

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:07

    este tema dava para escrever uma novela. daquelas q não têm fim. quem anda na estrada não tem o minimo problema em afirmar q a rotunda está em conformidade com o q do código da estrada lhe é exigido, tem uma placa em forma de circulo ao meio e é para circular deixando esta placa à sua esquerda. o acesso á cidade de beja, certamente foi delineado pela concepção técnica, e não pelos comedores de criancinhas. qualquer autarca q se preze coloca o bem estar e a segurança dos seus municipes em 1º lugar, e assim foi feito, pois só desta forma os 50km/h regulamentares serão respeitados, aquela curva de acesso á cidade é uma curva necessária e inibidora dos excessos de velocidade.
    as rotundas são como as estradas, não são estupidas nem perigosas, quem as vê e as tornas assim são os condutores, que o não mereciam ser.
    por falar em rotundas, um exemplo de uma rotunda mal concebida é a da bomba da BP na rua Afonso III, pois quem vem do lado de Serpa não tem obstáculos fisicos que o obriguem a abrandar a marcha, sendo uma rotunda com circulação a direito para quem entra na cidade.isto de andar nos expressos também tira alguma lucidez ás pessoa (li isto não sei onde)

    ResponderEliminar
  5. Obviamente, esta obra é uma parvoíce completa, com uma falta de senso e lógica. Num local onde abunda o espaço, fazem um acesso estreito, com uma curva apertada, sobrando espaço para um "jardim" com dimensões escandalosas, com uma única utilidade, servir o dito "trampafood". Mais uma obra para juntar a tantas outras que na nossa cidade não fazem qualquer sentido, o que me leva a pensar para onde caminha a minha cidade, que em vez de evoluir, parece que volta para trás no tempo, fazendo com que seja cada vez menos atractiva, para jovem como eu.

    ResponderEliminar
  6. Por acaso, conheço a pessoa que fez o primeiro projecto dessa rotunda, completamente diferente da actual! Depois, não sei o quê é que aconteceu, terá sido uma imposição ou do Mac ou dos hipers, não sei.

    Pelo menos, e para atenuar a "coisa", a minúscula placa que diz Beja devia de ser maior e mais bonita! Já que a obra está feita, ao menos se podia mudar essa pequeníssima placa!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:09

    Parece que não se alcançou aqui nos comentários a verdadeira razão desta nova rotunda.

    Qualquer cidade nova e "fashion" está cheia de rotundas.

    E Beja já é moderna e "fashion" » visão da CMB.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:46

    ..por acaso sempre que entro em beja lembro-me da 5ª Avenida!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!